Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Ronaldo Cesar 03/04/2020

Inteligente, sensível e bem humorado!
Uma leitura deliciosa!
Chico Buarque sempre nos oferecendo o melhor!

Rodrigo Brasil 01/04/2020

Um Brasil tragicômico
Devorado em três dias, Essa Gente de Chico Buarque, foi uma ótima companhia durante a quarentena.
Apesar de ser uma leitura super rápida, o livro tem um formato incomum, é escrito em forma de diário, cartas e e-mails, sem uma linearidade, aos poucos você vai entendendo como funciona e entrando na história.

Chico narra de forma irônica e bem humorada um Brasil que sofre com alagamentos, arrastões e com um presidente à favor das armas.

O personagem principal, Duarte, é um escritor que está passando por uma crise financeira e resolve perambular pelas ruas do Leblon, encontrar suas ex-mulheres e observar as pessoas na rua. Falar mais do que isso poderia resultar em spoilers, e prefiro os evitar.

Um pequeno trecho:
"A diarista chegava cedo em casa, tomava café e tinha a abominável mania de folhear o jornal antes de mim. Depois tentava disfarçar, mas eu percebia as dobras irregulares, feito vinco de calça mal passada. Também percebia o travo do café requentado, e saudade da diarista é o que não tenho mesmo."

Lívia 30/03/2020

Essa gente
Romance epistolar, meu tipo predileto!
Há eras sou fã do Chico, não sei a razão de não ter lido alguma obra sua antes.
História leve e de uma fluidez admirável. Perfeito para essa temporada sombria do afastamento social.

Alini10 30/03/2020

Difícil não identificar o próprio autor na personagem central desse livro, o que causa incomodo em certa medida.

Felipe.Moraes 29/03/2020

Chico Buarque sendo, sei lá, engraçado...
É um livro leve, quase com uma brincadeira em forma de prosa, com uma narrativa construída de uma forma sensacional!
É um livro afiado, por mais que pareça não querer ser. O livro também pode ser uma crítica a classe média branca, sem ser de uma forma densa.
Dos livros que li do Chico, foi o mais fácil de ler!

alex 28/03/2020

Apenas bom
A estrutura do livro em pequenos capítulos, como um diário, oferece uma boa cadência para a leitura. O protagonista, Duarte, traz aquele ar blasé e introspectivo já presente em outras obras do Chico.

A leitura é agradável, mas longe do gozo oferecido por Budapeste e Leite Derramado.

Lucas.Mello 25/03/2020

Bom entretenimento
Livro de leitura interessante e envolvente.

Salu 04/03/2020

Do Chico Buarque só conhecia suas belíssimas músicas. Essa gente, foi o primeiro livro dele, que tive o prazer em ler. Nessa história, ele conta sobre a vida do Duarte, um escrito sexagenário, que inicialmente está passando por um período de crise financeira e bloqueio de escrita. Teve momentos que tive que parar para digerir o que estava lendo e simplesmente achava incrível suas críticas a sociedade. O que me incomodou, foram partes do livro que estavam confusas. Como o Duarte está desenvolvendo seu próprio livro dentro da história, tinha partes que eu me perdi, pois não sabia qual das histórias estava se passando a narrativa.

ClaudiaMF 27/02/2020

Sabemos bem que gente é essa
Gosto da narrativa de Chico Buarque e penso sempre que seus personagens masculinos são um pouco auto-retratos, o que é bem interessante. Apenas percebo que este livro trata de uma realidade burguesa zona sul carioca bem específica e não sinto qualquer empatia pelos personagens. Não foi um dos melhores livros de Chico que li. Mas gostei.

Debora 26/02/2020

Eu gosto do escritor Chico Buarque
Mas este livro dele não chegou perto do quanto O irmão alemão me envolveu. Ou de quanto achei Budapeste interessante, vim aquele protagonista não muito legal

Vicente Moragas 23/02/2020

A vida como ela é. O cotidiano sem tirar nem por visto pelo ângulo de um ótimo escritor. Livro chill out

Julia.Beatriz 22/02/2020

chico pufavo
Chico, toma.....meu coração.... eh p vc viver mais.......

Luciana 21/02/2020

Um toque de realidade
O romance em si não é especial, mas o livro possui trechos geniais que mostram a sagacidade de Chico na compreensão dos tenebrosos dias atuais.

Ederson 16/02/2020

Mosaico de temas comuns com a narrativa prazerosa de Chico.
Gostei do mosaico de personagens que são tão comuns na sociedade burguesa brasileira. Os assuntos abordados no livro parecem batidos, como o escritor em crise, violência do Estado, racismo e preconceitos, mas Chico Buarque tem o dom de transformar tudo em uma prosa cativante e prazerosa de ler.

Karol 14/02/2020

White people problems
Duarte, um escritor sexagenário da zona sul carioca, divide-se entre se sentir um galã conquistador e observar o panorama de uma cidade decadente e violenta, enquanto trabalha no projeto do próximo livro. Eu tinha lido algumas resenhas e esperava uma análise mais interessante da realidade brasileira, mas o livro acaba focando nos problemas da classe média sofredora e deixando entrever apenas uma pincelada da realidade do país.