Sons da Fala

Sons da Fala Octavia E. Butler

Resenhas - Sons da Fala

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@raycobalt 07/01/2023

a complexidade de uma coisa tão simples!
esse conto foi minha primeira experiência com a escrita da octavia e só me deixou com mais vontade de ler tudo o que essa mulher já escreveu!
se a humanidade perdesse a capacidade de se comunicar, qual seria a linguagem adotada? em 33 páginas a octavia conseguiu nos mostrar e nos fazer sentir o caos, o ódio, a inveja, o medo e a desesperança como uma resposta dos sobreviventes diante de suas limitações e de tudo que perderam.

May 04/01/2023

Um mundo sem comunicação
Um mundo sem comunicação, onde a fala e a escrita foram negadas e os seres humanos ficam apenas a mercê dos gestos corporais, Rye procura um motivo pra continuar viva.
Um conto breve mas muito envolvente.

maceciii | @estante.da.ceciii 04/01/2023

QUE CONTO EXTRAORDINÁRIO!
essa é minha primeira experiência com a escrita da Octavia Butler e virou um dos melhores contos que eu já li! a complexidade de uma coisa tão simples como a comunicação colocada de forma tão inteligente nessa distopia me deu vontade de ler tudo que essa mulher escreveu

Roberta 03/01/2023

e se a humanidade perdesse a capacidade de comunicar?
é o que a octavia butler propõe em um conto curto, mas ao mesmo tempo complexo e imersivo em apenas 30 páginas.

a capacidade que ela tem em desenvolver uma sociedade que vive com a perda de pessoas por uma doença que acomete a perda da fala e leitura, mas principalmente pela falta de comunicação e como elas lidam com isso, seja por inveja, medo, ódio, desesperança.

a abordagem de tantos temas com curto tempo mas com tanta profundidade foram uma das coisas que mais me fascinaram durante a leitura e o que me fez querer ler tudo da octavia pra ontem!

incrível também que a morro branco tenha criado esse projeto gratuito para a leitura de contos tão importantes para a literatura, amei.

Michelle.Oliveira 30/12/2022

Maravilhoso
Provavelmente essa é minha última leitura do ano. E não podia terminar tão bem.
Que conto foda, Maravilhoso demais... Não tem adjetivo pra ele.
Essa mulher em poucas páginas me fez senti agonia, desespero, terror, medo, desesperança. A escrita dela é hipnótica é quase como uma bruxaria, encantamento a forma vivida que vivi nessa distopia sem voz.

Gabriela 21/11/2022

Livro 11 de 2022
Confesso que ainda não havia lido nada da autora, apenas a conhecia por conta de todas as recomendações incríveis da sua obra. Então ler esse conto, que me foi recomendando pelo podcast Suposta Leitura, apenas aumentou minha vontade de ler mais coisas dela.

Danile.Machado 12/11/2022

Se a humanidade perdesse a capacidade de se comunicar, qual seria a linguagem adotada?
Nessa obra magistral Octavia E. Butler nos mostra o caos, a violência e o ódio, como resposta da humanidade diante de suas limitações.

Luciana 12/08/2022

Em 33 páginas Octávia faz simplesmente tudo!! Conto distópico maravilhoso, tiro curto e fatal.
Dá para entender bastante coisa nas entrelinhas, sensacional.

dionisocastro 08/08/2022

Se eu tinha qualquer dúvida em relação à minha paixão pela Octavia Butler, essa história curta sanou. A mulher era foda demais. Genial é pouco para ela. Em pouco mais de trinta páginas, ela conseguiu entregar uma construção de universo distópico perfeita, personagens interessantíssimos e um final incrível, de explodir o cérebro.

Mando um salve para o Projeto Cápsula, que me possibilitou ler essa maravilha em formato de ebook. Mal posso esperar para ler todas as histórias presentes em Filhos de Sangue, mas agradeço muito por ter tido a oportunidade de ler essa história individualmente.

É uma história muito visual, quase como num filme. Muito imaginativa, pois mesmo sendo trágica consegue ser divertida. O ritmo perfeito, quase como uma música. O silêncio e a fala sendo evidenciados e colocados na hora certa. O tamanho perfeito, a história não precisa ser maior nem menor. E no topo disso tudo, certamente o melhor final escrito pela Octavia Butler.

Em vez de Kindred, esse deveria muito ser o primeiro contato das pessoas com a autora. E para os amantes de distopias, essa história é um prato cheio. Recomendo demais!

jessicalimao 21/07/2022

AMEI
Comecei a ler esse conto na sala do hospital sem esperar absolutamente nada, escolhi um livro aleatoriamente e comecei. E não podia ter feito melhor, eu não conhecia Octavia Butler e o que ela escreveu ao mesmo tempo que é distópico é tão...real. Em 2020, vendo as ruas vazias, bem capaz que ninguém pensou que aquilo poderia chegar ao ponto que chega na história de Rye, mas felizmente ainda estamos a salvo (mais ou menos). Enfim...adorei a leitura e recomendo!

juferrie 17/07/2022

Simplesmente um dos melhores contos distópicos que eu já li.
A ambientação é muito visual, apesar de não ter tanta descrição em detalhes. O peso que tem nessa mensagem incrível que a Octavia trouxe em apenas 33 páginas é muito atual.
Achei perfeito!

_narasrocha 14/07/2022

CHOCADA!
Descobri esse conto da autora por acaso e resolvi ler porque eu li Kindred e amei, e quero muito ler todas as obras ela.
Enfim, eu AMEI essa leitura. É incrível como em pouquíssimas páginas a autora nos introduzir em um mundo assolado por uma doença que trouxe tantos males a humanidade.
Eu consegui me conectar com a personagem principal mesmo em poucas páginas e fiquei querendo conhece-la mais no final.
Me senti assistindo a um filme, com aquele aspecto pós apocalíptico, as cenas são muito imagináveis apesar de não ser cheio de descrição.
Octavia é uma autora genial, não me canso de falar isso, estou mais empolgada ainda pra ler mais obras dela.

Lu 19/05/2022

Normalmente não me dou muito bem com contos. Pela velocidade com que a história é desenvolvida não consigo me conectar com os personagens ou ligar para a história como um todo. Infelizmente, esse conto não foi muito diferente. Apesar de achar a ambientação incrível fiquei com vontade de mais. Tenho certeza que existe uma mensagem incrível por trás do que está escrito, mas, pelo mesmo motivo, não consigo me importar.

cinnamon1 08/04/2022

Perfeito
Octavia Butler conseguiu criar um universo pós apocalíptico em pouquíssimas páginas e por incrível que pareça eu me desesperei, sorri, fiquei chocada e triste em apenas 33 páginas e definitivamente foi um dos melhores contos distópicos que eu já li esse é a primeira obra que eu leio dela e não vejo a hora de ler a próxima??

Rodrigo 07/03/2022

Leitura obrigatória
Octávia E. Blutler é uma das grandes damas da ficção científica. Figura maior ainda por ser mulher e por ser negra. Neste conto, curtinho, ela trata de um mundo distópico onde uma doença atacou o sistema nervoso das pessoas, afetando nossas funções superiores, fala, entendimento. E ainda assim, em um mundo devastado pela violência e selvageria as pessoas ainda buscam por conexão. É um conto violento, cru mas escrito com maestria. Maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6