Sons da Fala

Resenhas - Sons da Fala

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

raphael netto 14/02/2022

Atemporal e atual
O que seria de nós sem habilidades como a fala e a escrita? Basicamente é isso que Octavia trabalha nesse conto. E se eu não sou esse que foi escrito por volta de 1980, eu diria que ele é bem atual.

Um vírus assolou o mundo e comprometeu a capacidade de comunicação das pessoas, além de provocar mortes. Em graus diferentes, todos ficaram com sequelas em suas atividades cognitivas. Uns não conseguem mais falar, outros não conseguem mais ler e nem escrever. Há uma grande dificuldade de comunicação, pelo menos oral, neste mundo distópico.

Em poucas páginas a gente fica muito imerso num tema complexo e com tanta profundidade e conseguimos ver como a falta de comunicação afeta as interações humanas. Há um risco constante aqui, todos ficam desconfiados e inseguros perto uns dos outros. As pessoas que mais foram afetadas por esse vírus, ou as mais debilitadas, são as que mais ficam agressivas. Isso porque sem a linguagem (aqui sendo a fala, a escrita, a leitura), outros sentidos são aflorados, como o ódio, a inveja, solidão, perda... As pessoas perdem sua identidade, sua civilidade e o sentido da vida. Até mesmo Rye, a protagonista, lida com sentimentos dessa natureza ao perceber que seu novo companheiro de viagem tem sentidos que ela perdeu. Sem a comunicação, as pessoas se comportam como verdadeiros animais, uma vez que há muitas passagens que fazem essa comparação explicitamente, ?percorriam as ruas correndo umas atrás das outras e guinchando como chimpanzés?. A civilização regride bastante. As pessoas que ainda possuem capacidades de ler, falar ou escrever precisam esconder isso das outras pessoas, porque se não a inveja e o ódio tomariam conta e seriam perseguidos e até mortos por isso.

É uma história que é atemporal e bem atual, não só por trabalhar essa questão de falta de comunicação e diálogos, mas por trazer questões que nos fazem refletir sobre os dias de hoje. Ano passado tivemos um caso de uma mulher violentada dentro de um trem enquanto outros passageiros assistiam, e, nas palavras de Butler em ?Sons da fala?: ?as pessoas poderiam muito bem observá-los inertes caso ele tentasse estuprá-la?.

E o mais magnífico é a descrição de tudo. Dos personagens, dos seus sentimentos, dos acontecimentos e ambiente. A autora brinca bastante com nosso visual, com a comunicação visual, que acaba fazendo o leitor se inserir nesse cenário angustiante e aterrorizante, porque não há comunicação oral na narrativa, o que nos faz experienciar um pouco desse mundo pós apocalíptico sem a linguagem oral.

Sem diálogo e sem comunicação, o mundo muda completamente e percebemos como agiríamos em um cenário assim. E, embora os personagens tentem se comunicar de outras formas (gestos, olhares, etc), ainda podemos ver o caos que a perda de habilidades instauraria. Mas, no final, percebemos a verdadeira importância dos Sons da fala.

Geovana 04/01/2022

Impecável. Comecei sem saber a sinopse e fui surpreendida. A escrita impecável flui de forma cinematográfica, como se eu fosse telespectadora, e isso é incrível! Não consegui tirar meus olhos desse conto e a cada parágrafo era um choque diferente. Com certeza impactante.

Am'oonchild 03/10/2021

Octavia entregou tudo!!!
Lendo esse conto tive a impressão de estar vendo um filme muito bom, pois a escrita é bem visual e o cenário estabelecido me prendeu.

Tudo vai de 8 a 80 bem rápido como manda o espaço de poucas páginas que foi dedicado a essa história, mas como já dito, pareceu que eu realmente sentei por uma hora e assisti um desses clássicos filmes de distopias/apocalipses.

Com a ideia surpreendente da perda da linguagem, não pude deixar de me identificar com a protagonista, já que sendo uma leitora voraz, senti demais o amargo dela em não ser mais capaz de distinguir palavras. Sem dúvidas, é uma perspectiva bem perturbadora.

Ansiosa pra ler mais da autora, de fato, ela tinha um dom.

Mii 08/09/2021

Pera, já acabou?
A narrativa sem dúvida é fluida, a leitura foi muito rápida infelizmente foi tão rápido que num piscar de olhos acaba kkkkkkkkk. Sinceramente eu queria mais, gostaria de conhecer mais sobre a Rye e os desfechos desse mundo "sem som"

Dominique.Auler 31/08/2021

Com uma construção de mundo prodigiosa, a autora nos apresenta um cenário aterrorizante: a perda quase total da linguagem e as consequências disto.

Gabriel 19/08/2021

Octavia é a fodona das distopias
Em 30 páginas a autora criou um mundo pós apocalíptico complexo, diferente do comum e com uma protagonista muito interessante. O que muitas autores não conseguem fazer em 300 páginas, a autora fez em 30.

Enfim, esse conto só fez aumentar minhas vontade de ler outras obras da Octavia.

Stefânea 27/06/2021

Interessantíssimo!
Conto perfeito que tive a honra de levar para dentro de sala de aula e discutir com meus alunos, pois mesmo sendo bem curto, evoca diversos sentimentos e sensações.

Acompanhar Rye é algo bem intenso. No início fiquei confusa, quando entendi tudo seria melhor não ter entendido, mas acabamos partilhando da mesma tristeza. Principalmente lendo ele durante a pandemia, acaba sendo impossível não fazer uma relação do vírus dela com o nosso.

Não estaríamos, mesmo em meio a capacidade de falar, incapacitados de nos entender?

Octavia segue perfeita, e essa leitura segue necessária.

Gabriela Costa | @leia_preta 30/05/2021

Octavia rainha!
Com um conto distopico Octavia nos apresenta um mundo em que a população mundial foi afetada por uma doença que não só matou boa parte da população, regrediu suas capacidades de comunicação, memória e expressão.

Ao narrar a viagem de uma jovem que perdeu sua família expõe inúmeros conflitos e novas realidades dessa pandemia. Tudo muda quando o ônibus de sua viagem quebra e um novo companheiro de viagem surge.

A obra escrita no século passado parece narrar nossa realidade diária. Mais uma vez Octavia se faz incrível e potente, leiam esse conto porque vale muito a pena.

Clara Xavier @araclana 07/05/2021

SONS DA FALA - OCTAVIA E. BUTLER
O conto Sons da Fala de Octavia E. Butler e? super filoso?fico e muiti?ssimo rico de si?mbolos que geram tanta discussa?o que ultrapassariam as 33 pa?ginas que tem o livro.

E? sobre um mundo po?s-guerra cao?tico onde cada um perdeu algum sentido... visa?o, fala, audic?a?o e ningue?m confia em ningue?m o suficiente. Comec?a em uma viagem de o?nibus onde muita confusa?o e briga comec?am a acontecer e na?o se entende muito bem o porque? dos conflitos... da? uma sensac?a?o de descontrole enorme por causa da falta de entendimento. E? de uma profundidade tamanha. Amei!

FocaRafa 22/04/2021

Que maldade Octavia
O conto é absurdo de bom. Consegue fazer com que nos apeguemos aos poucos personagens apresentados e desperta o desejo de que aquele universo se expanda por quantas páginas forem necessárias.

Chega a ser maldade que o conto seja tão curto, o que acontecerá a partir dali? Como tudo chegou ao ponto que as coisas se encontram no momento do relato?

Octavia, por favor... O livro desse conto, nunca lhe pedi nada.

Luciana Leitora 23/02/2021

Maravilhoso
Foi uma leitura maravilhosa. Eu já esperava que fosse bom por se tratar da escrita da Octavia, mas fui impactada com uma história maravilhosa, uma personagem forte e inspiradora.
Além da impressionante capacidade da autora nos fazer mergulhar na atmosfera desse mundo pós apocalíptico em poucas páginas, amei e queria mais dessa história e personagem maravilhosas.
Qnt menos se sabe melhor é. É surpreendente e vale a pena adentrar na história sem saber de nada e deixar a Butler te guiar por esse delicioso conto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6