Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Clio0 24/06/2022

Decepcionante.

Eu tenho tantos problemas com esse texto que escrever todos pode acabar transformando a resenha numa revisão. Para evitar isso, vou expor da forma mais resumida possível os pontos mais adversos.

Primeiro ponto: A Teoria de Uma Gota de Sangue, onde ter descendência negra transforma automaticamente o portador em representante de raça, menosprezando a miscigenação. É uma proposta importada dos Estados Unidos e, ironia das ironias, é baseada em teorias de supremacia de raça, como o arianismo que viria a dar forma ao nazismo.

Se você não sabe, essa aberração é a responsável pelo atual formato do "censo" que pressupõe a população brasileira como formada por 58% de negros (número fornecido no livro). O interessante é que enquanto no Brasil, ela é usada para engordar o número de uma raça, nos EUA é usada para segregar a mesma.

Segundo ponto: A generalização. Usá-la é uma prática desaprovada no meio acadêmico (do qual a autora, como filósofa, é oriunda) por gerar paradoxos e contra-argumentações sem-fim.

O texto é recheado de opiniões (portanto, subjetivas, portanto, não-argumentativas) e lugares-comuns. Todo brasileiro é racista; se você não luta contra o racismo, você é racista; o racismo é branco, e por aí vai.

Essas três afirmações me chamaram mais a atenção justamente por serem pré-conceitos e falácias históricas. Mas há outras.

Terceiro ponto: Uso de experiências pessoais como exemplo ou justificativa. Se são pessoais, são subjetivas e manipuláveis. Ribeiro utiliza vários momentos acadêmicos que podem ser refutados como experiências individuais (a título de curiosidade, ela abre o texto usando uma explicação que na década de 1980 já estava obsoleta como justificativa para o trabalho escravo no Brasil - e o troca de sua posição do trabalho escravo indígena para o trabalho escravo negro... e ignora o fato de que a mesma foi então repetida para a fomentação da imigração italiana/japonesa no século XX).

Quarto ponto: o reducionismo. A autora não se furta em observar os problemas com as políticas sociais referentes ao combate ao racismo. Porém, em vez de criticar a óbvia maquiagem (pois tais medidas são inócuas, não podem nem ser chamadas de paliativas), ela se firma em seu ponto de vista e apenas repete o lugar comum, ou seja, responde amplas questões sociais como a violência policial, a baixa escolaridade, a pobreza, com racismo. Ele faz parte, mas não é a única resposta.

Quinto ponto: Informações erradas. Especialmente no tangente a produção cultural. A parte sobre a Escrava Isaura me fez crer que Ribeiro nunca leu o livro.

Sexto ponto: a manipulação. Chamar esse livro de Manual foi uma tentativa de dar roupagem formal a um escrito carregado de técnicas informais; dizer que foi "licença poética" é exagero. Ele é um manifesto e deve ser criticado como tal.

Enfim, são tantos os erros argumentativos que não pude dar uma boa nota, mesmo concordando totalmente com a necessidade de combater o racismo. Em minha opinião (sic), obras como essa fazem mais mal do que bem à causa.
Aryana 25/06/2022minha estante
Finalmente alguém corajoso pra falar desse livro. Parabéns!

Paula 25/06/2022minha estante
Uauuu! Que resenha meus amigos!

ANDER CELES 25/06/2022minha estante
Sua resenha foi muito boa. Nunca li o livro, mas fico feliz que alguém que leu possa expor tão bem pontos negativos. Realmente, se essa parte é defendida no livro, que basta ter alguma porcentagem de sangue de descendência negra para ser negro...complicado...num país tão miscigenado...

Alan kleber 26/06/2022minha estante
Você escreve muito bem. Excelente resenha.

Pedróviz 27/06/2022minha estante
A m
A propósito, a maioria dos ativistas das questões raciais mais atrapalham do que ajudam o combate ao racismo.

Alinesmne 27/06/2022minha estante
Não gosto desse tipo de leitura, mas sua resenha foi tão completa, que fiquei com vontade de ler pra concordar contigo ou não. E esse é o espírito.

Vinicius 28/06/2022minha estante
Ainda não li esse livro porém pretendo, mas só pelo seus argumentos, eu achei sua resenha injusta e não concordo

Pedróviz 28/06/2022minha estante
O ruim de resenhar livro ruim é que a gente acaba fazendo propaganda do dito cujo.

bruna 30/06/2022minha estante
Caramba! Admiro a sua enorme coragem de se impor à maioridade que defende todo e qualquer livro com título "antirracista" escrito por autores negros. Sem contar a precisão na crítica da resenha.

Kaylani.Lisboa 20/07/2022minha estante
O livro pode ser ruim mas suas resenhas são incríveis

Lelouch_ph 05/08/2022minha estante
Um dia eu escrevo como a autora desta resenha, amém?

30/08/2022minha estante
Perfeita a tua análise. Esse livro é tão racista que dá vontade de chorar quando vemos os enzos e os lorenzos das redes sociais elogiando um texto que diz que todos os brancos são racistas e que o racismo é branco.

lolo :) 03/07/2023minha estante
você conseguiria me indicar um livro bom que aborda o racismo de uma boa forma?

Clio0 03/07/2023minha estante
Panfletos existem aos montes, mas se vc quer algo mais formal, tente Uma Gota de Sangue de Demétrio Magnoli.

Juliana Rodrigues 19/08/2020

"Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação (...) Perceber-se criticamente implica uma série de desafios para quem passa a vida sem questionar o sistema de opressão racial. Acordar para os privilégios que certos grupos sociais têm e praticar pequenos exercícios de percepção pode transformar situações de violência que antes do processo de conscientização não seriam questionadas."

Esse é o primeiro contato que tenho com a autora e sem dúvidas todas as recomendações que recebi estavam corretas. O livro é pequeno, mas tem o propósito de nos fazer refletir sobre as nossas próprias atitudes e privilégios. Também amplia nossos horizontes para discussões necessárias que sempre tiveram importância, mas que muitas vezes são deixadas de lado. Precisamos estar dispostos a sair da zona de conforto e assumir uma postura diante de atitudes racistas.

"O silêncio é cúmplice da violência!"
Juliete Marçal 19/08/2020minha estante
???

Jefferson Vianna 20/08/2020minha estante
Amei a resenha!
Quero ler!
=)

Juliana Rodrigues 20/08/2020minha estante
Continue com suas recomendações, Juliette! ?

hahaha

Ainda tenho alguns nessa temática para ler esse ano, quero me aprofundar ao máximo, principalmente porque é muito importante ter conhecimento para saber se posicionar em certas discussões.

Juliana Rodrigues 20/08/2020minha estante
Obrigada ?

Recomendo muito! ??

Juliete Marçal 20/08/2020minha estante
???

Louise 27/08/2020minha estante
Quero mt ler esse livro. ???

Juliana Rodrigues 28/08/2020minha estante
Recomendo muito! ??

Vinicius 24/12/2022

Uma introdução!
Cumpre o que Promete.

A minha resenha será uma resposta a resenhas negativas a esse livro porque vi várias e identifiquei dois tipos, pessoas racistas fazendo resenha racista porque se incomodou com o livro e pessoas que parecem que não entenderam a proposta.

Não faz o menor sentido cobrar aprofundamento, o nome é Pequeno Manual Antirracista e o livro é pequeno, é um manual e é antirracista, diante desse título vocês esperavam o que? Um romance policial com 500 páginas?

A obra faz aquilo que propõe se você quer aprofundamento que tal ler as obras e os autores que ela indica? Faz mais sentido né, a autora nunca diz que essa é uma obra definitiva, muito pelo contrário cita muitos outros pensadores e pensadoras, é uma introdução, um chamado a estudar e dar atenção ao tema.

Finalmente entendi qual a "polêmica" em relação a esse livro e a Djamila Ribeiro, basicamente é sobre se pessoas pardas podem ser definidas como negras ou não, essa é uma guerra totalmente desnecessária que abre margem para o racismo. Não vi nada de errado nesse livro da Djamila, as pessoas bem intencionadas estão procurando pêlo em ovo, já as outras só estão sendo racistas mesmo e ainda buscando argumentos supostamente válidos para se justificar.

Irritantemente ainda tem o vitimismo branco "ain nem todo branco é racista poxa, não podemos generalizar :((" ou você burro pra caralh*, ou está de má-fé, pois não é possível ainda usar um "argumento" pífio desses.
lio 24/12/2022minha estante
a questão do negro ser pardo ou não, é porque a djamila já fez declarações horrendas sobre o assunto (não nesse livro). e outra crítica ao livro, é que ele é extremamente individualista, mas aí entra no fato de ela ser feminista liberal etc. não gosto do livro rs nem da autora por vários motivos. mas de fato cobrar profundidade em um livro minúsculo é foda kaka

Vinicius 24/12/2022minha estante
Sobre essas declarações eu tenho conhecimento delas, mas como eu disse é uma guerra desnecessária, muitas pessoas a atacaram também, os dois lados estão errados por isso chamo de "guerra", mas como vc disse não tem no livro então né

Vinicius 24/12/2022minha estante
Porque ele seria individualista? Eu colocaria ele como parte de uma construção maior, com livros de vários outros autores, como Silvio Almeida

Vinicius 24/12/2022minha estante
Sobre ela ser feminista liberal, tá no direito dela pois kkkk existem muitos tipos de feminismo e acho isso outra guerra desnecessária discordar tudo bem, mas algumas críticas passam dos limites pois

Vinicius 24/12/2022minha estante
Gostei do livro dela, sobre a autora eu não a acompanho, não sou um "fã" e sobre a polêmica recente dela com os termos "pessoas que mestruam vs mulheres" eu discordei totalmente dela e acho que deveria pedir desculpas, a imagem dela ficou arranhada pra mim, mas ainda a respeito

lio 25/12/2022minha estante
o lance do feminismo liberal é direito dela (obviamente), mas o liberalismo é uma corrente ideológica que se apoia no individualismo, é a base mesmo. não concordo com essa perspectiva, acho insuficiente. e não é uma discussão exatamente desnecessárie, porque aborda a questão do machismo/racismo/dentre outros de forma diferente ? inclusive a forma de ser antirracista. e o próprio silvio almeida é bem diferente da djamila em teoria e etc, senão me engano ele é marxista (não tenho certeza!).

e digo que é individualista porque coloca como se as empresas/grupos isolados fossem capazes de atenuar o racismo e como se isso fosse antirracista. só que não é assim, sabe? racismo é um problema estrutural muito mais sério, e a questão desse livro é que ela trata de maneira extremamente simples sendo que é um tema que *precisa* de profundidade. acho que ela tratou de maneira muito leviana, e é algo que ela faz com frequência.

quanto a última polêmica, não gosto nem de chamar assim porque foi transfobia pura. ela destorceu o uso do termo "pessoas que menstruam" e colocou uma discussão incompatível, nem desculpas serviria porque como alguém escreve aquilo e não percebe como é violento? enfim, depois disso ainda teve uma radfem concordando com o texto.

mas é isso, acho que existem autoras que trabalham melhor essas questões, justamente por perceberem a complexidade. e muitas delas possuem linguagem extremamente acessível, então quem se propuser a ler vai conseguir entender e tals.

(ressalto que o lance do feminismo liberal não é um problema, tá? só discordo mesmo)

Vinicius 25/12/2022minha estante
Olá lio vou responder por mensagem aqui já tá enorme kkkkk

Bookster Pedro Pacifico 18/08/2020

“Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro - Leitura Necessária
Em um momento em que a discussão sobre discriminação racial está em destaque, a leitura desse pequeno livro de Djamila, uma importantíssima ativista e filósofa contemporânea nacional, permanece tão necessário. Se você tem dúvidas sobre o tema ou se ainda não sabe como pode agir de forma antirracista - ou contra qualquer tipo de discriminação - essa é uma obra que você precisa ler. Do meu ou do seu lugar de privilégio, o desconhecimento não pode ser usado como justificativa para atitudes discriminatórias. ⁣

Um livro curto, acessível e muito direto sobre como o racismo acabou se enraizando em nossa sociedade, como podemos identificá-lo e como precisamos mudar nossos comportamentos. É aprender que a desigualdade não implica um tratamento igualitário, mas sim um tratamento dos desiguais na medida de sua desigualdade. ⁣

Em um dos capítulos, Djamila aborda a importância da diversidade nas leituras. Um tema que já vem sendo tratado há tanto tempo, mas que ainda precisa ser mais conhecido. É o impacto que uma escolha consciente dos livros pode produzir. E é justamente esse trabalho de pessoas tão essenciais na luta contra as desigualdades que eu quero tentar de alguma forma disseminar e mostrar meu total apoio por meio da leitura. É de textos como esse que eu aprendo muitas das mensagens que tento transmitir por aqui. Temos que estar abertos para aprender com o outro e dispostos a desconstruir nossos pré-conceitos…⁣

Não vou me alongar aqui, porque é com Djamila e outros ativistas que você precisa conhecer mais sobre o tema!⁣

"Acordar para os privilégios que certos grupos sociais têm e praticar pequenos exercícios de percepção pode transformar situações de violência que antes do processo de conscientização não seriam questionadas."

site: http://instagram.com/book.ster
Norma 10/12/2020minha estante
Ja li. Essencial. Amo suas indicações. Terminei Herdeiras do mar agora, divino. maravilhoso

Aline AS 19/01/2022minha estante

Caua5 25/07/2023minha estante
adorei esse manual, super essencial para entender,combater e precaver o racismo estrutural que está presente no nosso dia a dia

Erika rosario 05/02/2024minha estante
Ótimo livro!

Jeferson 19/02/2024minha estante
Maravilhoso e essencial!

Isabela.santagueda 29/03/2024minha estante
Com todo respeito não gostei do livro . Tem uma linguagem extremamente formal , o livro fica muito na teoria,n mostra muito o que fazer para diminuir o racismo. O que mais me intriga é o fato da escritora falar em diversas entrevistas que o livro tem que ser lido por crianças ( ok o ponto de vista dela querer que as mesma tenham pensamentos antirracista desde de cedo) porem o livro é formal de mais e para uma criança ler, desnecessário, o livro sem dúvida me deixou desmotivada de ler outros livros dela , e até mesmo nacionais que não é muito minha praia (ou por pura azar só li livros nacionais ruims ) .Não recomendo principalmente para quem está entrando para o mundo da leitura .

JosA381 08/04/2024minha estante
O livro é bom, não possui uma linguagem extremamente complexa e nem difícil, é fácil de ler. Mas, tal como a própria autora fala, ele é apenas uma porta de entrada para o mundo vasto da discussão antirracista. Esse livro, na minha opinião, não dá para usar como base teórica, e sim apenas introdutória e um início de trilho pra vasta discussão que ele propõe a discutir. Bom, mas não uma obra-prima.

Tainateixeira92 10/05/2023

Reflexões sobre a complexidade do racismo estrutural
Sempre que leio um livro procuro por críticas tanto positivas quanto negativas, pois acredito ser essencial para ter decisões formadas. Ao ler as críticas negativas, refleti sobre a dificuldade de algumas pessoas em compreender o significado de “pequeno manual”, ou que talvez isso seja apenas uma maneira intrínseca de perpetuar estruturas racistas. O que ressalta ainda mais a importância de abordar esse problema em uma linguagem acessível e clara para todos.

Embora tenha consciência acerca do tema antirracismo, e me esforce para me manter atualizada, fiquei surpresa pois, muitas questões raciais ainda, não havia assimilado. Logo, em um contexto de profunda desigualdade social e históricas, assimetrias de poder, indivíduos brancos, privilegiados ou economicamente favorecidos podem se espantar ao entender tais informações.

Mesmo para aqueles que se dedicam a compreender e se informar acerca de conceitos e problemáticas relacionadas, à compreensão das estruturas sociais que subjazem este problema exige engajamento intelectual e uma postura de abertura ao aprendizado contínuo. O que destaca a relevância de uma consciência antirracista, sólida e informada, referente às raízes estruturais desse problema tão complexo.

Este manual é um convite a uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira, com orientações práticas para se entender a luta antirracista. O livro é divido em capítulos curtos e acessíveis, nos quais a autora discute diferentes temas relacionados ao racismo, como a linguagem, a educação, a cultura, a mídia e a política. Além de explicar de forma clara e direta conceitos-chave como o racismo institucional, o privilégio branco e a interseccionalidade, ajudando o leitor a assimilar a complexidade do tema. A leitura é extremamente inclusiva, abordando reflexões sobre nossas próprias ações cotidianas, incentivando o leitor a não apenas compreender o problema, mas a agir de forma prática para combatê-lo.

As experiências e fatos relatados no livro abordam a conscientização sobre a realidade vivida por pessoas que sofrem discriminação racial. Quando a autora compartilha suas experiências, ela expõe a natureza da discriminação racial e o impacto que ela tem sobre a vida das pessoas. Essa é uma forma de sensibilizar aqueles que não foram vítimas de preconceitos/discriminações, refletindo sobre as estruturas sociais e culturais que perpetuam a desigualdade racial. Para boa parte das pessoas afrodescendentes esse livro traz a sensação de comunidade e pertencimento, ao unir situações similares de preconceito. Sendo um lembrete de que não estamos sozinhos em nossas lutas e que outros sujeitos lutam contra esse sistema cruel.
Lady Addams 10/05/2023minha estante
??????

Júlia Friedel 12/05/2023minha estante
quero ler!! tá na minha lista há um tempo e agora você me deu o empurrão necessário

J. Silva 24/05/2023minha estante
???????

Sávio 24/05/2023minha estante
Amei sua resenha! Concordo em quase tudo que escreveste. Todavia, o termo "racismo estrutural" me parece que não se adequa a nossa sociedade brasileira! Explico: existe racismo no Brasil. Às vezes escancarado, noutras velado. Mas ele não é estrutural. Seria assumir que todo mundo é racista...Veja que há muito criamos dispositivos, ações, políticas públicas para combater o racismo. Exempli: sistema de cotas nas universidades. Feitos por quem? Justamente pelas nossas estruturas republicanas e democráticas.
Ainda neste ano, o governo Lula equiparou o crime de injúria racial ao crime de racismo...isso é uma luta constante de criar mecanismos para acabar com o racismo.
Agora, não podemos baixar a guarda: existe uma manifestação entre os partidos para passar uma PL que anistia aqueles partidos por não cumprirem a cota de negros e mulheres não últimas eleições. Não podemos deixar passar isso! Tofos que violaram tem de sofrer com as devidas penalidades pecuniárias... só assim respeitam.
Voltando a sua resenha do livro: amei, com apenas essa ressalva. Gostei muito do livro também...
Abraços!
Sávio
Em tempo: seu nome é Tainá?

Gabi Nery 01/06/2023minha estante
esse livro é genial, todo mundo deveria ler

Shaira 04/06/2023minha estante
amei!

Tainateixeira92 04/06/2023minha estante
Olá, Sávio... Obrigada pelo comentário, boas reflexões.
Quase, rsrs meu nome é Tainã.

Daniel-Ef2:8 10/02/2021

Minha opinião: " Muitos exageros por parte da autora"
Fiquei decepcionado pelo fato de ser um livro cheio de exageros, na minha opinião, a autora consegue ver racismo em tudo e isso é decepcionante. Não significa que racismo não exista, pelo contrário, existe sim ( aliás eu mesmo já fui vítima, infelizmente, de racismo e sei bem como é), entretanto ela colocou como se no Brasil tivessem matando negros como se fosse animais e isso é um exagero da parte dela.

Ela usa dados para comprovar sua tese, entretanto, como um homem negro que eu sou e sim, estudei em escola pública e morei em favela e tenho amigos que ainda moram em favela e sei bem o que acontece por lá. Entretanto ela não colocou o porque mais negros morrem em relação a brancos, todos, inclusive eu temos a oportunidade de escrever uma nova história nessa nação e em nossas famílias, só que, infelizmente muitos não enxergam assim e muitos na tentativa de ganhar dinheiro rápido se envolve até com o tráfico e por isso acabam mortos, ou são mortos por outros traficantes negros ou por confronto com a polícia que por sinal também é composta em sua maioria por negros.

Ela descreve como se os brancos estivessem acabando com a vida dos negros e o pior, um livro que tem a ideia de ser "antirracista" ela me pareceu muito "racista", pois como iremos acabar com o racismo contra os negros? Criando racismo contra gente branca? Para né!!

Enfim, teve algumas coisas que talvez dê para se reavaliar e quem sabe concordar com a autora, entretanto, esse livro não pode ser lido e aceitado apenas o que a autora diz, devemos ser mais profundos em nossa avaliação sobre o tema e para isso devemos pesquisar e buscar mais material sobre o assunto!!

É um livro de ativismo e ideologias feministas perigosas que definitivamente eu não recomendaria pra ninguém, a não ser que a pessoa esteja realmente interessada em estudar com mais calma sobre o assunto, até porque algumas informações que ela passa são meio contraditórias com fatos da história e só lê sem estudar sobre o assunto implicaria em aceitarmos os argumentos da autora.
M@g@ 11/02/2021minha estante
Fico feliz em saber que não sou a única que pensa assim, ás vezes penso que as pessoas não enxergam nosso país pelas cores que realmente o compõe e pelo que ele realmente é. Obrigado por me dar esperança.

Éverton 11/02/2021minha estante
Poxa cara, de onde você tirou essa estatística que negros são mortos por negros? Quase todos os crimes de homicídio no Brasil não são solucionados. Dizer que negros matam negros não é baseada em evidência. Vivência não é prova para coisa alguma, é melhor acreditar nas estatísticas. Não li este livro, mas se tem uma coisa que sei por estatísticas e por estudos de diversos acadêmicos; seja da sociologia, antropologia, economia ou direito, é que o racismo está ligado ao número de negros mortos, principalmente pelas forças de segurança (não é só a polícia). Precisa mesmo aprofundar mais sobre o assunto.

Daniel-Ef2:8 11/02/2021minha estante
A autora coloca como sendo os brancos matando negros e que isso é um genocídio contra os negros o que é um exagero da parte dela!! Quando eu disse sobre negros matando negros foi justamente pra refutar o que ela disse porque na visão dela negros não matam negros somente brancos!! Por mais que as estatísticas e fontes que ela usou apontarem que morrem mais negros do que brancos ela em nenhum momento informa para o seu leitor que essas estatísticas que mostram negros sendo assassinados não informam por quem foram mortos!! Eu tive e tenho amigos negros e infelizmente muitos deles se envolveram no tráfico e no crime organizado e alguns dele infelizmente foram mortos por suas escolhas e eles não foram mortos por brancos e nem por policiais mais sim por outros traficantes e bandidos de outras facções que por sinal também eram negros!! Com todo respeito mais faltou você interpretar melhor a minha resenha!! Afirmei que o livro dela se baseia em muitos exageros, não significa que não exista racismo, mais sim que esse assunto tem que ser estudado com calma e fontes tem que ser analisadas com sabedoria e prudência para não ficar generalizando tudo!!

Leanndru 16/02/2021minha estante
Acho q a primeira pergunta que você pode se fazer é: por que tantos amigos seus entraram ara o tráfico?
A segunda é fazer um passeio em festas de jovens ricos e se perguntar : esses jovens brancos vendendo também não são traficantes?

Aí vc relê o livro e veja se muda algo da sua opinião. É só uma sugestao

Daniel-Ef2:8 16/02/2021minha estante
Relê meu comentário e minha resposta ao cara anterior!! Você que não me entendeu!! Um livro com o nome "manual antirracista" não tem nada de antirracismo!! Pelo contrário a autora consegue ser racista do mesmo jeito e generalizando tudo e não levando em conta determinadas situações!! O que eu apresentei foi que não dá pra falar sobre antirracismo se você não está ensinando as pessoas como tratarem pessoas de diferentes opiniões, cor de pele, opção sexual, religião, deficiência física, etc. A autora em nenhum momento ensina algo desse tipo, ela pega dados falhos, distorce parte da história brasileira, e não leva em conta várias situações que infelizmente ocorrem no país!! Se for resumi o livro ele é assim: "brancos são privilegiados e matam negros e daqui a alguns anos não existirá mais negros no Brasil porque os brancos estão nos matando..." Para né!! Não é assim que vamos acabar com o racismo!! Por isso que coloquei que esse assunto principalmente pelos argumentos que ela usa que na opinião dela prova o racismo tem que ser estudado com calma e sabedoria e não ficar generalizando tudo!! Esse livro em nada tem de manual antirracista é mais um livro de ativismo político e nada mais!! Por isso fiquei decepcionado com o conteúdo dele!!

Wilza.Alves 11/01/2021

Para ser lido e relido
Um livro curto e didático, sobre como podemos entrar na luta contra o racismo no nosso dia a dia. Deveria ser leitura obrigatória para todos, principalmente os que não enxergam quão privilegiados são, apenas por ter tom de pele "certo". Ler esses livro não é só indicado, como necessário, principalmente no atual cenário em que o país se encontra.
Lirieudo 14/01/2021minha estante
Com certeza. Fundamental para a convivência em sociedade. Não compreendo como é que uma cabeça pode ser tão pequena a ponto de ser racista. Infelizmente é uma construção social que ceifa vidas. Recomendo pra compreender melhor a condição do negro no Brasil o livro de contos Olhos d'água. Nossa senhora, aquele livro me deu um soco no estômago (aliás, vários).

Wilza.Alves 14/01/2021minha estante
Também não compreendo a mente dos racistas... Eu vi um vídeo falando sobre Olhos d'água hoje de manhã, fiquei com muita vontade de ler, estava pensando em comprar.

Lirieudo 15/01/2021minha estante
Se tiver oportunidade, leia. Nunca vi uma escrita tão bonita como a da Conceição. Ela sabe usar as palavras de uma forma que atinge o leitor. Só entende quem lê

Wilza.Alves 15/01/2021minha estante
Já está na minha lista de compras do mês que vem

Jack 30/09/2020

Apenas o manual é o suficiente!?
O livro: Pequeno Manual Antirracista demanda tópicos importantes para a reflexão e debate sobre causas raciais. Mas é importante mensurar que, a melhor forma de compreender e entender o racismos é estudando a história do mundo com ênfase na do Brasil.
É preciso entender como tudo começou para que assuntos como: a ultrassexualização da mulher negra, a ausência de pessoas negras no mercado de trabalho, a inferiorização do pessoa negra na sociedade encaixe-se dentro do contexto em que nos vivemos para que ai sim, consigamos entende e compreender que: 1) o racismo è estrutural 2) nossos privilégios, quando não reconhecidos compactuam com o crescimentos do racismos no Mundo.
Embora o livro traga pautas de supra importância acredito que para lê-lo se faz necessário uma base histórica do leitor, na medida que, não acredito que seria o melhor tipo de livro para vc pessoa branca que quer entender a raiz do racismo. E acredite, não são palavras minhas e sim da autora: esse pequeno manual serve, assim, como um guia para adentrar debates complexos e com desdobramentos diversos. Está leitura pretende refletir na tomada de atitudes antirracistas, sobretudo para quem busca uma postura ética em sua existência... portanto esse manual está longe de querer esgotas qualquer assunto. Pessoas brancas devem se responsabilizar criticamente pelo sistema de opressão que as privilegia historicamente, produzindo desigualdade... esse livro é uma pequena contribuição para estimular o autoconhecimento e a construção de práticas antirracistas.?
Logo, acredito que antes de comprá-lo, vc deve se perguntar o que está esperando desse Manual? Para pessoas cruas que estão tendo contato pela primeira vez com o movimento negro, aconselho ler sobre a história do mundo antes de lê-lo, para que as coisas criem mais peso na sua percepção.
Como a própria autora diz, ele não esgota os assuntos, mas estimula a pesquisa e autoconhecimento.
Deyvid 30/09/2020minha estante
Acho que não...é apenas uma iniciação no assunto a meu ver, acabei de ler ontem e fiquei com essa impressão.

Jack 30/09/2020minha estante
Deyvid, entendo seu ponto de vista, acredito que o livro seja ótimo para ajudar as pessoas a compreender comportamentos racistas e como devem agir frente a isso.
Claro que todo início para se integrar na causa é válido, mas ainda defendo que apenas o Manual não é o fecho para compreender o racismo num todo.

Deyvid 01/10/2020minha estante
Mas era isso que quis dizer, rsrs...ele seria uma iniciação no assunto, logo não seria suficiente. Ele passa por diversos tópicos que podem e são aprofundados em outras obras de outros pensadores ou mesmo da própria autora (embora não tenha lido outros livros dela, mas já ouvi sobre)...mas é bom pra indicar pra todos!!

Jack 01/10/2020minha estante
Siiim, não é por nada que no final do livro ela deixa as biografias.

Rosália 22/11/2020

Questionável
Sou radicalmente contra o racismo.
Infelizmente ainda vemos inúmeras atitudes e omissões que dão força ao racismo no Brasil.
Mas questiono muita coisa citada no livro.
Pra mim, o problema das desigualdades históricas no Brasil e no mundo, é um questão de caráter. E caráter não depende da cor de ninguém.
Ema 22/11/2020minha estante
Desculpa mas achei tua crítica um tanto equivocada, leia novamente e traga uma crítica mais pontual por favor

Rosália 22/11/2020minha estante
Resumindo:
Não nego os preconceitos e muito menos as desigualdades no nosso país. Porém, a razão de tudo isso é uma questão de caráter. E caráter independente de cor, situação econômica, cultura, sexualidade ou qualquer outra coisa.

ghdpimentel 30/11/2020minha estante
Realmente você está muito, mas muito equivocada. Infelizmente a leitura desse livro de nada adiantou pra você. Releia, procure outras obras sobre o tema.

Rosália 15/12/2020minha estante
Uma das maiores riquezas da humanidade é a liberdade de pensamento.
As pessoas são livres para concordar ou discordar, e é isso que eu chamo de liberdade.
O fato de alguém não concordar com o pensamento do outro nem sempre significa equívoco e sim ângulos diferentes de visão.
Por isso não considero que vocês estejam equivocados, apenas aceito que vocês estão vendo as coisas em um ângulo diferente do meu. ?

brenninho 09/08/2021

um livro extremamente necessário!
li já sabendo que seria bom.
sempre tento não pensar ou falar bobagens acerca desses assuntos e me mantenho fiel à causa, sempre retificando algumas falas racistas da minha família e dos meus amigos.
nunca soube que sabia tudo sobre as práticas antirracistas e por isso decidi ler o livro, foi realmente uma boa leitura e eu ainda aprendi coisas novas!
dei 5 estrelas porque é perfeito e a autora soube expressar muito bem o que é o movimento e como afastar certas falas/práticas do seu cotidiano. todos deveriam ler!
Beatriz1013 09/08/2021minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

iandra 11/09/2020

Tema muito importante para ser discutido
Todos deveriam ler esse livro, aborda muitos temas importantes a serem pensados... Recomendo muitoo!
Louise 11/09/2020minha estante
Quero muito ter a oportunidade de le-ló.

iandra 12/09/2020minha estante
Louise, sem dúvidas você vai gostar!

Louise 12/09/2020minha estante
Já fiz o meu pedido. ???

Mercia50 06/02/2022

Você está fazendo o que pode na luta antirracista?
Já li outros livros da Djamila e confesso que alguns são difíceis de ler pela escrita mais acadêmica, porém ainda são super acessíveis. Agora, nesse livro, Djamila foi cirúrgica ao trazer os principais pontos de questionamentos com um rico embasamento e tudo isso em um pequeno manual com linguagem simples mas sem ser simplista.
Leitura essencial para aqueles que ainda falam que cota é esmola e outros absurdos. Sabemos que quem precisa dificilmente lê, então é nosso papel trazer os pontos do livro para debate dentro dos nossos círculos sociais.
Esther 06/02/2022minha estante
gostei da sua avaliação ??????

Mercia50 06/02/2022minha estante
Obrigada Esther, já lestes esse livro?

Esther 06/02/2022minha estante
ainda não, mas está na minha lista! comprei de um amigo meu, no ano passado

interstellar 10/04/2022

a escrita faz com que a leitura seja fluída, mesmo que o tema abordado seja bastante complexo e delicado.
livro importantíssimo, traz questões que eu, uma pessoa branca, jamais teria pensado por conta da minha ignorância (por não sofrer racismo) no assunto.
cosmiclaire0 13/07/2022minha estante
pisa menos mana

interstellar 16/07/2022minha estante
vsf kkkkkkkkkk

cosmiclaire0 18/07/2022minha estante
te amo ?

Kkamshi 25/10/2020

O que o mundo precisa
Meu deleite foi grade com esse pequeno manual, acredito que deveria ser uma leitura obrigatório para aqueles que além que não são racista.
Pq não basta não ser racista, tem que ser antirracista.
E convido a todos a ler mais autores negros Leia:
Abdias do Nascimento, Adilson Moreira, Alessandra Devulsky, Angela
Lucas 25/10/2020minha estante
É um livraço, mesmo!
Leitura importantíssima.

Kkamshi 25/10/2020minha estante
Faz pensar no que é certo

Lucas 25/10/2020minha estante
Totalmente.

bacelar2 28/09/2021

"Precisamos ir além do que já conhecemos."
Foi uma leitura proveitosa, fluída e bem didática. Djamila Ribeiro consegue explicar de forma simples e direta o que ocorre diariamente na nossa realidade, onde o racismo estrutural e escancarado faz parte da maioria das relações sociais brasileiras.

"Pequeno Manual Antirracista" deveria ser de leitura obrigatória para todos que queiram entender e transformar essa sociedade tão segregacionista.
Lara.Mazorck 28/09/2021minha estante
Estou doida para ler este livro!

bacelar2 28/09/2021minha estante
eu recomendo muito amg
e leva no máximo 2h pra terminar tudo

Lara.Mazorck 28/09/2021minha estante
Ja até adicionei para ler. Há um tempo atrás eu estava querendo fazer um leitura sobre o racismo estrutural no Brasil