Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

Makel Anderson 02/05/2024

Não basta não ser racista, é preciso ser um antirracista!
O Livro ?Pequeno Manual Antirracista? é um livro extremamente necessário. Todos devem lê-lo. Foi o que fiz após ouvir que não basta me considerar um não racista. É preciso também que eu seja um antirracista. Mas, como? Não sabia, até que conheci a autora e o livro de título chamativo.

Como o próprio título sugere, o livro é pequeno e didático sem superficial. Pelo contrário. Ele vai ao ponto. E é eficaz no que se pretende: nos fazer entender as bases do racismo estrutural em que estamos envolvidos como sociedade; nos fazer entender a importância de ações conscientes de enfrentamento ao racismo no nosso cotidiano, entre outros.

É, sem dúvidas, um livro riquíssimo e necessário a todos os que se dizem não racistas.

Inclusive, o livro consegue produzir o desejo de aprofundamento no tema e autora indica dezenas de obras e autores para que o leitor vá além na sua compreensão do tema.

Vale a pena a leitura! Recomendo!

Bea. S 02/05/2024

Pequeno manual antirracista
Esse livro me fez refletir sobre o racismo estrutural no Brasil em lugares e ocasiões que eu nunca nem imaginei.
Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo deveria ler uma vez.
Cada citação foi impecável, muito muito bem escrito.
Gostei bastante.

Beatriz 01/05/2024

Super necessário
Uma leitura muitoooo curta. É um debate bem inicial mas que abrange temas amplos e complexos. achei bem didático e acessível, o que pra mim é importante pq um livro sobre antirracismo deve ser lido por todas as pessoas. Muito feliz de ter lido e conhecido uma obra dessa autora e ativista tão importante.

Alexsander 01/05/2024

Pisou com força
Não sei fazer uma resenha séria para um livro desse. Li o livro e tive que soltar ele para bater palma para cada lacre que aparecia.

Brincadeiras de lado, achei o livro ótimo como ponto de Start para quem tá começando a ter conhecimento sobre luta antirracista. As opiniões da Djamila se mesclando com as referências de outros autores, é maravilhoso.

Porém, acabei tendo um sentimento meio "Gen Z" lendo o livro. Tive a impressão de que cada capítulo parecia ser uma perfeita thread militante no Twitter.

Maiza63 30/04/2024

Necessário!
Esse é um daqueles livros que eu acredito que todo mundo deveria ler antes de morrer. O livro é perfeitamente estruturado, trás uma leitura fluida, com bastante referências e que nos bota pra refletir sobre nossas práticas racistas e o que estamos fazendo pra combater o racismo. Uma leitura indispensável.

vibs 30/04/2024

Esse livro é esplêndido, uma escrita que realmente foi aplicada com tamanha maestria que não consigo descrever. Tive o prazer de ler e adquirir conhecimentos muito importantes e reafirmar noções que eu achava que eram só pensamentos meus como pessoa preta. Lembrem-se que esse livro é para TODOS, o que eu considero muito bem feito, uma vez que, sua linguagem é muito bem colocada e simples, levando a fácil compreensão de todos aqueles que estão lendo, independente de suas cores. Além disso, vale ressaltar o quão bons foram os tópicos acordados, sejam autoestima, negritude, o papel de pessoas brancas, nossa estrutura, entre outros fatores. Adorei as indicações de autores, que possamos cada vez mais abrir margem para cada um deles, assim como para a Djamila Ribeiro, que merece todo o reconhecimento que ela veio conquistando. Leiam autores negros e sejamos todos antirracistas!!

a__rthur 29/04/2024

Esclarecedor
É muito conflitante quando você vê o preconceito com outros olhares quando lê o livro, é muito escondido e falsamente moralizado, é muito bom pra quebrar os estigmas sociais.

@pinhanh 28/04/2024

LEITURA EXTREMAMENTE IMPORTANTE.
? Como demostrar em palavras o que sinto após essa leitura? Terminei de ler neste instante e estou impactada com tamanha informação, verdades, dados, trazidos neste livro. Pequeno Manual Antirracista é um leitura obrigatória para todos os seres humanos existente neste planeta terra. Uma mulher de muito conhecimento e eloquência em suas palavras. Fiquei admirada pela forma como Djamila Ribeiro traz os temas abordados no livro, juntamente com dados que comprovam o que ela está dizendo. Não é como muitos livros em que há um posicionamento, porém, sem evidências. Nunca tinha lido nada de Djamila, entretanto, após está leitura, já selecionei outros livros da autora para ler. É um livro em que você reflete a cada pequena frase escrita.

? Se você se interessa minimamente pelo tema, deveria ler este livro. Um pequeno manual, como retratado no título, porém, de tamanho valor e conhecimento. Estou encantada com a leitura. Terminei este livro tendo a certeza que saio desta escrita com mais conhecimento. Não vou me prolongar. A única coisa que tenho a dizer, é: LEIA.

whozkay 28/04/2024

Uma ótima introdução ao antirracismo
Um livro de linguagem simples, bem pequeno, ótimo para quem não conhece muito do assunto. recomendaria muito para amigos brancos, assim como para amigos negros em seu processo de descoberta, simplesmente um livro fantástico

Fernando 25/04/2024

Ótimo
Mais uma leitura terminada: ótimo livro explica vários pontos sobre o racismo e explica como combater essa doença que é muito presente em nossa sociedade de uma maneira pequena e simples de ser entender.

teamopeter 24/04/2024

não acho certo dar uma nota para esse livro...
eu acabei lendo esse livro apenas por obrigação da escola, mas no fim valeu muito a pena. não é um assunto que me interessava ou que faz parte da vida que eu levo diretamente e do que eu penso no dia a dia, e foi por esse exato motivo que eu achei tão incrível a crítica que a autora traz e as sujeitões que ela dá ao longo do livro.

adorei o jeito que ela trouxe inúmeros dados, pesquisas, referências, trechos de outros livros e atores pretos importantes para o audiovisual.
também gostei muito como ela compartilhou as vivências dela mas de uma forma bem sútil e que contribuísse para a mensagem que ela queria passar.
eu aprendi DEMAIS com esse livro!! é de extrema relevância e importância todo o conhecimento e experiência que a djamila partilhou com todos que tiveram a sorte de ler seu livro.

achei muito legal que conforme eu ia lendo, eu fui percebendo várias coisas e frases que eu vi e escutei nas minhas aulas de história durante o primeiro bimestre. tudo ia se encaixando sabe?

pra encerrar só queria dizer que eu acho muito difícil alguém terminar esse livro com a mesma mentalidade e pensamento que começou a ler.

Monte4 24/04/2024

Ótima Leitura!
Muito bem escrito é fácil de entender, impactante de uma maneira ?universal? impossível terminar esse livro com a mesma mentalidade que você entrou, aprendi muito e em poucas páginas. Pretendo ler mais livros da autora

Dayara.Silveira 24/04/2024

!!
Simplesmente incrível!
A autora nos mostra fatos em que nunca paramos para pensar de forma leve e simples.
Todos deveria lê-lo.

Matvijenko 20/04/2024

Leitura foda, adoro leituras que abordam temas sociais e que sugerem diversas formas de se desconstruir um tanto do pensamento assim como este livro faz. Só não achei lá tanta coisa pq tem mta coisa q para mim, e por conta da minha experiencia pessoal pareceram senso comum.

Danielle.Maria 19/04/2024

Ótimo aprendizado
Adorei a leitura! Tive o privilégio de ter Djamila como professo em meu curso de pós graduação e adoro ouvi-la e ler sobre o que ela tem a dizer