Primeiro Amor (eBook)

Primeiro Amor (eBook) Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

loren.1 25/02/2024

"Sentia uma emoção que nunca experimentara" o Primeiro Amor.
Confesso que este livro me surpreendeu profundamente. Fui cativada por uma escrita e uma história que superaram em muito as minhas expectativas.

A obra apresenta o protagonista, Vladímir Petróvitch, um jovem de dezesseis anos, proveniente de uma família conservadora, que se vê enfeitiçado por uma jovem encantadora, por quem se apaixona no que conhecemos de "à primeira vista".

É uma narrativa encantadora que retrata de forma avassaladora o despertar do primeiro amor e explora a perspectiva de alguém que se entrega a esse sentimento, sofrendo com a não reciprocidade.

Repleto de emoções intensas, o romance transmite um romantismo tão profundo que desperta sentimentos de angústia e excitação, provocando um turbilhão de emoções que chega a travar um romance entre o leitor e o autor.

Foi minha primeira incursão em um livro clássico, com uma escrita antiga pela qual me apaixonei profundamente.

Em suma, "Primeiro Amor" é uma obra magnífica, repleta de paixão, melancolia, aflição e amor juvenil. O desfecho ressalta a natureza efêmera do amor na juventude e as lições que o protagonista aprende ao longo de sua jornada emocional. Deixa uma sensação de nostalgia, transbordando sentimentos românticos.

Vale muito a pena a leitura. :)

Juliana3279 22/02/2024

Primeiro Amor
A sensação que tive ao ler este livro foi de estar tomando um café e ouvindo uma deliciosa e fervorosa fofoca. Aqui temos um jovem contando a história do seu primeiro amor e tal evento nos remete à lembrança de quão avassalador e assustador pode ser esse sentimento, que muitas vezes não é correspondido. Turguêniev retrata as nuances dessas sensações de forma fluida e com maestria. O livro é bem curtinho, mas não deixa de ser intenso e cheio de reviravoltas.

marrszs 22/02/2024

A história do primeiro amor
Escrita mt boa e fluída e o tema iniciado pelo anfitrião bastante instigante.

Confesso que todas as relações interpessoais me pareceram muito estranhas, mas especialmente a obsessão que todos tinham com Zinaida, o domínio que ela tinha sob todos e a relação do personagem principal com seu pai.

O que mais me tocou no livro foi a cegueira na qual a paixão de Zinaida colocou Vladímir, a ponto de estar disposto a fazer- como de fato fez- as loucuras todas que a agradassem.

A segunda coisa é que mesmo que ele a amasse muito e fosse capaz de tudo por ela- como era- não significa que seria amado de volta nem da mesma forma, como de fato não foi.

A realidade não se mostra tão diferente da história contada.

"Ah, Juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo- cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve..."

Julio503 16/02/2024

Primeiros (e não tão puros) amores
Domínio, controle, obsessão, paixão e inocência (principalmente a perda dela).

Esse foi o meu primeiro clássico russo, e foi uma surpresa ver um texto muito mais cristalino e acessivel do que complexo, como antes ficava presa a ideia dentro do meu imaginário.

"Primeiro Amor" te faz lembrar da sua primeira paixão, da primeira pessoa que ocupara seu coração e sentimentos no passado, e trás (pelo menos a mim trouxe) a pergunta: olhando para trás e analisando com olhos mais maduros, era tão puro e inocente assim o seu primeiro amor?

Nem todos os casos são iguais, fato, mas a relação do protagonista com a "princesinha" trás a tona toda uma gama de sentimentos de poder, controle, domínio, uso e desuso de um ser humano pelas vãs justificativas de um amor arrebatador. É um livro sobre obsessão (da parte do protagonista, Vladmir, de seu amor Zinaida, de seus companheiros, e de outros personagens que podem surpreender), sobre artimanhas e jogos dentro do amor, sobre como idealizamos o mesmo e decidimos ir até o fim (seja ele qual for) por um sentimento. E, acima de tudo, é um livro que diz que, não importa o quanto tentemos algo ou quão grande é o nosso sentimento por alguém, as vezes nada disso adianta ou é o suficiente, pois existe a chance de haver alguém a nossa frente, que toma o lugar que tanto almejamos.
marrszs 22/02/2024minha estante
muito bom!

Sena 15/02/2024

Vladímir Petróvitch na maturidade escreve a seus amigos as lembranças de seu primeiro amor aos 16 anos. Ele relembra as angústias e novas emoções nascidas de um amor não correspondido. Além disso também temos sua relação com seus pais. A sensação que fiquei é que a relação com seu pai era extremamente abusiva.

araujolivss 14/02/2024

é bom!!
O livro é muito bom, fala sobre sentimento e o plot é super legal.
Masss n foi pra mim, n fiquei surpresa demorei mt pra terminar, mas no geral vale a pena tentar.

KarolDMelo7 14/02/2024

Um livro curioso
Primeiro Amor, de Ivan Turguêniev, é uma obra que aborda de forma sensível e profunda o tema do primeiro amor na vida de um jovem. O autor consegue capturar de forma magistral os tumultos emocionais e as incertezas que permeiam essa fase da vida. No entanto, o livro peca ao apresentar uma narrativa arrastada e repleta de digressões que, por vezes, tornam a leitura cansativa.

A história gira em torno do jovem Vladimir, que se apaixona por Zinaida, uma mulher mais velha e experiente. Turguêniev explora com maestria as nuances desse sentimento, os conflitos internos de Vladimir e a complexidade das relações humanas, principalmente em uma fase de perda da inocência e aprofundamento das relações sociais.

Em suma, Primeiro Amor é uma obra que traz o inegável talento de Turguêniev em retratar as nuances do amor e das relações humanas, o que torna a leitura, apesar de seus defeitos, uma experiência enriquecedora e cheia de reviravoltas.

_cardosinho 11/02/2024

Processo do amadurecer
Apesar de ser um livro curtinho tem muita bagagem emocional. A escrita é super fluída e por conta disso se lê super rápido. O que me surpreendeu positivamente é que por ser um livro curto não esperava tanto desenvolvimento de personagem mas esse livro prova que é capaz sim e fez de uma forma muito bem feita. Gostei de várias coisas em relação a esse livro mas principalmente a forma como o protagonista enxerga toda a situação que ele passou.

Yoyo 07/02/2024

Intenso
Eu me identifiquei com o livro do início ao fim, mais especificamente com o personagem principal, Vladímir Petróvitch.

viver um primeiro amor, muitas vezes não correspondido, é algo intenso, avassalador, assustador, belo, mas terrível. é um evento canônico, não tem jeito.

mais um livro da literatura russa que conseguiu mexer com o mais interno do meu ser, me fazendo repensar e refletir sobre as questões emocionais e sensíveis da experiência humana. certamente, esse livro está marcado profundamente em mim.

Lukas 07/02/2024

Uma Obra de Arte
O Livro é sensacional daqueles que te prende desde o início.
É de fácil compreensão até pra aqueles que não estão acostumados com literatura russa ou clássicos.
Vão sofrer as emoções do protagonista adolescente e quem sabe se identificar com suas dores de juventude
Recomendo a todos

Guilherme Noronha 04/02/2024

Primeiro amor
A Forma como o Ivan Turguêniev retrata os sentimentos de um amor é simplesmente incrível. Esse livro é surpreendente, consegui me conectar com o protagonista e com seus sentimentos diversos a respeito de seu intenso primeiro amor.

Personagens: 10
Lógica: 10
Divertimento: 10

5,0 Estrelas

Flá Costa 04/02/2024

Uma forte razão para amar literatura russa
Uma ode às paixões da juventude, ao mesmo tempo que se tira o veu da inocência para vestir as noções da vida adulta. Um livro curto, rápido, que nos prende do começo ao fim. Conseguia imaginar com exatidão as feições da princesa e sua filha, com tanta clareza que foram descritas. Um livro e tanto!

Joice Antonholi 02/02/2024

Ouvi por aí que era um romance leve e gostoso para se ler, não achei. A ingenuidade do rapaz me irritou do início ao fim. Achei um livro arrastado, apesar de pequeno. Terminei por raiva e não teria a menor vontade de ler novamente.