Primeiro Amor (eBook)

Primeiro Amor (eBook) Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

xwxtvi 14/05/2024

Esse com certeza é o meu livro favorito eu recomendei a uma amiga mas não é muito a vibe dela então ela me devolveu mas engraçado que eu recomendei a uma outra amiga e ela também me devolveu não entendo porque as pessoas que emprestei não gostaram,esse livro é lindo eu li ele outras vezes e sempre me emociono com o final como as pessoas não podem gostar dele?

Rute31 11/05/2024

Primeiro Amor me fez pensar muito nos poemas da Lira dos Vinte Anos, do Álvares de Azevedo. Contada da perspectiva de um adolescente de 16 anos que se apaixona por uma moça de 21, esse é um livro sobre quão frustrante costuma ser a primeira paixão.

julia5908 10/05/2024

Olha só, eu fiz uma baita resenha boa, mas o app lixo do skoob não salvou. não vou fazer de novo, to colocando assim só pra registrar e contabilizar como mais um lidos do ano.

livro ótimo, recomendo muito

Lanny 10/05/2024

Não creio KKKKKKKKK
Tava dando nada pra esse livro, achei que ia só o moço contando o primeiro amor e ia ser o clichê de sempre KKKKKK MUITO ENGANADA
Fiquei bem entediada até um pouco da metade do livro mas não gosto de abandonar livro e continuei, aí veio o "plot twist" e eu fiquei com a cabeça explodida e ri muito, como logo ele podia fazer isso com o protagonista? TADINHO, edai que a menina não queria ele, tadinho mesmo assim
Não foi láaaa aquelas leituras, acho legal pra passar o tempo, gostei do final por mais que tenha sido bem simples.

campos_cella 30/04/2024

Razoável. ele cumpre oq ele promete, só que ele nao promete muita coisa também kkkkk nada demais, nao acho que mereça ser classificado como clássico

Sofia136 27/04/2024

Trágico e dolente primeiro amor.
Foi meu primeiro contato com a literatura russa, e ainda assim, se tornou um dos meus livros favoritos. Com uma escrita imersiva, o escritor me deixou sedenta por um desfecho. Senti a angústia da primeira paixão junto ao protagonista; a imaturidade e infantilidade de um jovem que ama pela primeira vez.
O primeiro amor começa lúdico; talvez até ardente; e termina de maneira tão amarga que me senti na obrigação de chorar. Me apeguei ao protagonista, senti pena dele e compreendi todas as suas palavras e pensamentos.

Eu não poderia avaliar esse livro com menos de cinco estrelas.

eduarda1097 27/04/2024

O livro em si é extraordinário, porém, não estou acostumada com esse tipo de linguajar. Esse fato, acabou tornando a leitura um tanto demorada e entediante, por essa razão dei uma nota tão baixa, perdão a todos os leitores de clássicos (os admiro muito por compreenderam esse tipo de conteúdo) ?

Débora 21/04/2024

Brutal
É terrível como é fiel à realidade, à perda da inocência. Ele retrata bem a desilusão de um amor inocente, de quando se ama amplamente, se joga de um precipício e descobre que não tem, no chão, senão espinhos. (Ai, essas palavras que uso jsjdnkfkf mas é verdade. É assim mesmo, só quem viu viu)

O livro em si não é perfeito, acho que ele demora demais, algumas partes não são fluídas. Mas a quebrada de cara do personagem é tão real, tão bem feita. Que se parece com um sonho terrível, um sonho que eu mesma tive, e felizmente despertei. Ou não. Vou dar uma choradinha ali no canto e depois volto. T_T

Ah sim, e tenho que abrir um parenteses para falar que a literatura russa do século 19 é um evento na história da humanidade. Não encontrei melhor até hoje.

Frasson 21/04/2024

Leitura leve e fluida. Primeiro Turgueniev que leio e gostei de sua escrita, descritiva e envolvente.

ofranciscox 20/04/2024

A escrita me trás um sentimento que me soa familiar em diversas partes do livro. O sentimento de estar apaixonado, a melancolia dos dias que se vão quando vemos a quem amamos, a dor de não sermos correspondidos ou até mesmo compreendidos.

Leria quantas vezes fosse caso um dia eu esqueça o que é, de fato, o primeiro amor.

Afinal, ?o primeiro amor a gente nunca esquece.?

Maara51 14/04/2024

"O que ela esperava? Como não ter receio de pôr a perder todo o seu futuro? Sim, eu pensava, é isso ? o amor é isso ?, a paixão é isso ? a devoção? E lembrei-me das palavras de Lúchin: é doce sacrificar-se pelos outros."

Carol 10/04/2024

Amor
O livro é intenso fala do primeiro amor de um rapaz de 16 anos.
Onde ele fazia tudo para sua amada Zinaida e ela o desprezava.
Alem do rapaz de 16 anos que cortejava a senhor Zinaida tinha mais 4 rapazes e um amante.
É um livro de mistério e romance.

@tayrequiao 09/04/2024

Vamos falar além do amor?
Parece óbvio falar de amor ao comentar sobre um livro que se chama ?Primeiro amor?.

Sim, o livro vai tratar sobre a paixão e o amor, sentimentos tão complementares e conflitantes. Mas, o título é tão autoexplicativo que o leitor, em alguma medida, já espera por isso.

E já que tanto foi escrito sobre o amor - e suas consequências - te convido a analisar essa obra sob outro aspecto.

A história de Turgueniev tem como pano de fundo uma Russia que adotava um regime de servidão. Havia cerca de 22 milhões de servos no Império Russo, pessoas que eram privadas dos seus direitos mais elementares e eram obrigadas a trabalhar para os nobres durante a maior parte do dia.

Essa tema não é diretamente abordado na obra, mas vale a pena atentar para o paralelo sutil - porém, brilhante - criado pelo autor.

De um lado, temos a servidão óbvia, aquela mencionada acima, em que os camponeses russos eram subjugados pelo sistema.

De outro, temos os personagens da obra aprisionados por seus próprios sentimentos e convenções sociais, carentes da liberdade e autenticidade que deveriam possuir.

Veja bem: os personagens principais, Vladimir e Zinaida, estão presos em diferentes formas de servidão emocional. Vladimir está subjugado por sua paixão por Zinaida, que o deixa vulnerável e incapaz de agir livremente. Ele se torna um servo de seus próprios sentimentos, sacrificando sua independência e racionalidade em nome do amor.

Zinaida, por sua vez, embora pareça ter controle sobre Vladimir e outros admiradores, está presa às expectativas sociais e às convenções da época. Ela não pode ser verdadeiramente livre em suas escolhas, pois está limitada pelas normas que moldam seu comportamento e suas relações. Está ainda tolhida pelas marcas causadas pelo seu relacionamento com a mãe.

Ler ?Primeiro amor? apenas sob a ótica do amor é, portanto, perder uma camada importante da obra. É perder a chance de se questionar até que ponto você mesma não é aprisionada por aquilo que sente e por aqueles que te cercam.