Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Renatav 31/12/2023

Primeiro livro que li do autor. Livro pequenininho, leitura rápida, mas dá pra sentir a emoção do protagonista. Gostei e recomendo.

Liss 29/12/2023

The other woman....august.....
amor e decepção!!
estar apaixonada pode ser lindo, mas é agoniante tb
eu sou emocionada igual o vladimir
AMO ambientação bucólica
o plot era meio previsível, ainda sim me pegou, gostei

"ah, os sentimentos meigos, as melodias suaves, a bondade e a serenidade de uma alma comovida, o contentamento que se dissolve em contato com as primeiras ternunas do amor...
onde estão? onde estão?"

"sou coquete, não tenho coração, minha natureza é teatral" ???

"é isso que a poesia tem de belo: nos fala daquilo que não existe e não só acaba sendo melhor do que aquilo que existe como também se parece até mais com a verdade... não amar é impossível... e mesmo se quisesse, seria impossível!"

Pedro.Antonello 27/12/2023

Bem bom até, história interessante e um plot até que bem surpreendente no meio mas achei mt curto, queria mais

alisson 26/12/2023

Muito legal a forma que a juventude e a paixão são comentados e representados nessa história, legal demais acompanhar esse jovem protagonista nesse primeiro amor

Maria12173 24/12/2023

A representação de livros como forma de arte
O autor pinta a história como um quadro: a escrita é visual e estimulante. É pura arte e te envolve do início ao fim.
Um jogo de impactos, clichês e reflexões que circundam da juventude a maturidade do personagem principal. Os personagens brincam com o querer e o entendimento do leitor. Esse, acaba se vendo na posição do narrador: nada sabe ou entende.
Fiquei incomodada e, ao mesmo tempo, satisfeita com o desenrolar da história. Um misto de emoções, sem dúvida.
Foi o meu primeiro contato com a literatura russa e eu estou entusiasmada com as minhas próximas leituras nesse mundo.

Fabio 22/12/2023

"O trágico, dramático e desastroso, Primeiro Amor"
Romance de formação de Ivan Turguêniev, o qual mostra as aflições de um jovem inquieto e sonhador, que vive as desesperanças de uma paixão não correspondida. "O Primeiro Amor", em síntese é o perfeito retrato dos conflitos internos, da rendição e do encanto, concernente ao avassalador ardor e suas alucinações.

Narrado em forma de relato, e ambientando na Rússia do século XIX, o protagonista, Vladimir Petróvitch, filho único de uma família tradicional, descreve de forma envolvente, sua juventude no interior do pais, quando conhece a linda e jovem, Zinaida, filha de uma princesa russa, quase falida, por quem se apaixona loucamente e passa a maior parte da história a tentar conquista-la, entretanto, ao conhece-la, se depara com um grupo de jovens galanteadores, que disputam atenção Zinaida, que mais velha, não enxerga Petróvitch propriamente como um homem, mas uma criança, criando assim vários entraves entre os dois.

Publicado originalmente em 1860, "O Primeiro Amor" é considerada uma novela de raiz autobiográfica, em que, Turguêniev, abstrai a história presente, as discussões sociais políticas e históricas, sempre presentes em seus romances anteriores, para concentrar suas energias no terreno dos afetos, reproduzindo situações vividas em sua juventude, dando ao texto, um teor ainda mais intimista.

Em "O Primeiro Amor", Turguêniev adota a perspectiva de um jovem abastado e, desse ângulo, evidencia a idealização das relações afetivas, e depreende o romantismo, importado da Europa, que conflita, com outras correntes literárias russas daquele período, evidenciando ainda mais a chamada "ocidentalização" do autor, mas, acabou rendendo frutos, pois Ivan Tuguêniev, foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa.

Em uma narrativa insinuante, extremamente garbosa, carregada de metáforas, Turguêniev, nos envolve em uma história repleta de dramas familiares, intricados jogos de sedução e diálogos de caráter ambíguo, tudo sempre envolto em uma cortina silenciosa, velada pela descrição aristocrática, e no fim, uma tragédia digna das maiores composições gregas.

Em síntese, "O Primeiro Amor", é uma obra valorosa, recheada de melancolia, intensa paixão e reminiscências da juventude, que imprime a obra um tom nostálgico e lírico, peculiar aos escritos russos contemporâneos a Tolstoi.

Ivan Turguêniev, transpôs sua época, e traduziu os sentimentos intrínsecos e os pensamentos filosóficos de uma maneira a tocar o coração e alma, e com seu belíssimo texto, remete o leitor a juventude, a recordar as paixões de outrora, e imprime em nosso interior aquela necessidade de suscitar o passado, e a revisitar, mesmo que forma intima e impetuosa, as doces ou talvez amargas lembranças do Primeiro Amor.
CPF1964 22/12/2023minha estante
Comprei esta edição mas ainda não li.

CPF1964 22/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio. Fenomenal. Serei sucinto desta vez. Elogiar suas resenhas é chover no molhado. ???

Fabio 22/12/2023minha estante
Muito obrigado, meu amigo, Cassius!??
Sempre feliz em ter suas opiniões sobre as resenhas!
Esse livro, vale muito uma leitura mais cuidadosa, para captar as nuances do próprio retrato biográfico de Tuguêniev... triste, porém necessário, Cassius!!!

Fabio 22/12/2023minha estante
Eu também comprei essa edição recentemente, porém a da Antofagica, tem a melhor tradução, na minha opinião

CPF1964 22/12/2023minha estante
Entendi, amigo. Anotei. Vou procurar no Bezos. Obrigado.

-Rachel 22/12/2023minha estante
Que belíssima resenha, Fabio!!! ??
Um texto instigante e muito bem escrito, como sempre. ??

Fabio 22/12/2023minha estante
Muito obrigado, Rachel, minha querida! ??????
É sempre um prazer enorme, tê-la aqui lendo as resenhas, e cometendo!
Fico muito lisonjeado com suas palavras!?

Carolina.Gomes 22/12/2023minha estante
Eu gostei ?

Duda.bae 22/12/2023minha estante
Ótima resenha, Fabio!????
Como sempre muito bem escrita, e o livro parece interessante ?

Mel 22/12/2023minha estante
Como sempre, espetacular sua resenha. Parabéns meu querido! ?

Carol, livraço né?
Só não foi uma nota maior, por conta de certa prolixidade no inicio da novela, mas do mais, impecavél!

Fabio 22/12/2023minha estante
Dudinha, muto obrigado pelo carinho!?
Agradeço imensamente, querida!?
Sobre o livro, vale a pena demais, principalmente pelas reflexões que nos remete. Se for ler, me avisa, que eu quero, saber as suas impressões!

Fabio 22/12/2023minha estante
Mel, minha querida, muito obrigado!??????
Fico feliz com sua presença por aqui? , e por tirar um tempo para ler esse textão! kkkk
Obrigado!???

Mariana 22/12/2023minha estante
Fábio ??????????. Excelente resenha, sua descrição é cativante, e lógico que me deixa com muita vontade de lê -lo! Amei a resenha!!!!!!???

Fabio.Nunes 22/12/2023minha estante
Espero ler esse aí ano que vem Fabão. Curti demais Pais e filhos.

Fabio 23/12/2023minha estante
Mari, querida, muito obrigado pelo carinho e pela presença e pela amizade!??Lisonjeado com suas palavras!

Fabão, leia sim!
É um livro sem pretensões politicas ou partidárias do revolucionário, porém tem uma carga dramática muito grande e vale a pena porque tem um tematica reflexiva muito grande.

Alessandro117 23/12/2023minha estante
Esse livro é uma fofura

Fabio 23/12/2023minha estante
Alessandro, pensa numa leitura bem proveitosa!?

Roberta 23/12/2023minha estante
Eita, deve ser bom!

Fabio 23/12/2023minha estante
E bom demais, Roberta, só não leva nota máxima, por conta do início que achei, meio que prolixo

AndrAa58 24/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Fabio. Me deu vontade de sair correndo para comprar e começar a ler agora ?. Ler as suas resenhas dá nisso, aumento na listinha dos para ler hoje ?

Fabio 24/12/2023minha estante
Andrea, minha querida, muito obrigado pelas belíssimas palavras!
Lisonjeado com suas palavras!???
E as listas não param de aumentar, que bom! Kkk

ju676 06/01/2024minha estante
que belas palavras, tão boas quanto a da história! e por falar em história, que livro hein, tem envolvente e gracioso de se ler.
só uma observação: o nome da moça é zinaida* hahaha

Fabio 06/01/2024minha estante
Ju, muito obrigado por me corrigir kkkk eu não sei porque fiquei na cabeça Zinailda kkkk ... Isso que dá fazer a resenha muito tempo depois da leitura kkkkk...

luisa 20/12/2023

Fui iludida
A história começa com um homem mais velho que nunca se casou contando a história de seu primeiro amor, nisso, somos apresentados a sua adolescência e a mulher que ele amava.

o livro tem alguns momentos bonitinhos, você acompanha o garoto jovem que está descobrindo o mundo e como amar alguém, você percebe a inocência dele e acaba pensando como ele, mesmo que seja um livrinho bem curto o autor consegue descrever perfeitamente essa parte do amadurecimento do personagem, o que me fez ficar bem apegada a ele.

o livro foi realmente muito bom, achei a escrita ótima e as reflexões incríveis, o plot também me deixou bem chocada ksksksks, recomendo demais!

Ana Oliveira 20/12/2023

NÃO GOSTEI!
O livro não é ruim mas também não é bom, eu estava na página 40 ainda não tinha acontecido NADA, eu acho que é porque eu criei muita expectativa nele e acabei me decepcionando o livro é muito parado, o final até que é "legal" mas PARTICULARMENTE não gostei.

ca ;) 20/12/2023

Acho que não vou conseguir me recuperar tão cedo desse livro? Caramba. É muita informação pra minha cabeça haha
mas vamos lá! O livro começa como um encontro entre amigos em que um deles sugere que cada um conte a história empolgante do seu primeiro amor, ninguém tinha, exceto Vladímir Petróvitch. Ele nem consegue explicar com palavras de imediato e diz que irá escrever tudo em seu caderno e voltaria para ler aos amigos quando terminasse. Eu achei muito engraçado isso pq eu mataria ele se fosse um dos amigos da conversa. Imagina o quanto tempo que ele gastou pra ler 90 páginas de seu caderno? Eu não teria paciência pra ouvir tudo isso não!!! Brincadeiras à parte, o livro mostra toda a trajetória da paixão de Vladimir por Zanaida, uma jovem de 21 anos que vira sua vizinha no começo da história. Ele, com apenas 16, fica encantado logo de primeira por ela e mantém essa paixão perdidamente obsessiva por toda a história. A vida dele é ela. Tudo que ele fazia pensava nela. Tenho certeza que ele morreria por ela. Porém, ela tem muitos admiradores, não dando muita bola pra ele, ainda mais que ele era muito mais novo. Em determinado momento da história, Vladimir percebe que Zanaida está apaixonada, e ele sabe que não é por ele. Então fica muito tempo pensando e tentando adivinhar quem seria. Quando estava certeiro com seu palpite, pronto até para matá-lo, descobre que Zanaida estava na realidade envolvida com ?..!!??? Confesso que até dei uma parada de ler depois dessa informação, pq era muita coisa para se digerir. Enfim, no fim do livro Vladimir reflete sobre como desperdiçou inconscientemente toda sua juventude por uma paixão que era visivelmente impossível e se arrepende levemente disso. Cheio de mensagens e lições para levarmos para a vida, este livro é uma ótima leitura para quem quer começar com a literatura russa na minha visão, é encantador.

derkr13g 13/12/2023

Sem palavras!!!
Estou completamente sem palavras pra descrever o quanto isso que acabei de ler é incrível, uma obra de arte que está muito além do normal. Eu tive tantos sentimentos lendo este livro... O narrador destinou suas palavras para almas perdidas como a minha, senti tanta simplicidade e ao mesmo tempo profundidade, isso é o que eu quero ler sempre! Já estou a procura de mais livros do Ivan, me sinto boba por não ter lido antes. "E talvez todo segredo do seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo."

Jão 12/12/2023

Maravilhoso
Simplesmente sem palavras para descrever esse livro. INCRÍVEL! O final é bastante triste, me fez chorar horrores... Com certeza lerei outras obras do autor.

> Os versos soaram em minha alma. Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!?.

Valentine.Amaral 09/12/2023

Encantador
Ele era apenas um rapaz que estava apaixonado, ela uma mulher linda e encantadora que todos os homens a desejavam. Acho que todos deveriam ler este livro em algum momento, é lindo a forma em que foi escrito e contado.

mmarialleite 09/12/2023

O homem nunca se esquece de seu primeiro amor
Há tempos sofria com uma ressaca literária implacável e que foi sanada pelas leituras de Antes que o café esfrie e Primeiro Amor.

Devorei a obra em 2h30 e não descansei enquanto não cheguei ao final.

O autor dispõe de uma linearidade e organização do desenvolvimento da história que proporciona prazer em ler.

Recomendo muitíssimo.

buritix 07/12/2023

Primeiro livro que marquei quase todas as páginas. enfim, esse livro é incrível, li ele no momento em que eu mais estava precisando.

lana rel rey mentiu quando disse que ser jovem e apaixonado era suficiente.

Priscilla 07/12/2023

Uma boa leitura rápida
A forma que o autor descreve os sentimentos e emoções acerca do primeiro amor é bem divertida, quase me transportou para a meninice. É um livro curto, mas é bem interessante ver o amadurecimento do personagem e, de certa forma, observar a perda de sua ingenuidade e inocência enquanto ele descobre que nem tudo a sua volta é o que parece.