Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

ArthurAlves 03/09/2022

Um livro incrível!
Um personagem odioso em um livro maravilhoso. Enquanto a leitura eu pesquisei algumas resenhas sobre o livro e a maioria destacava o Malvado Odioso (seria favorito?), Então agora é a minha vez de o fazer.

A leitura do livro é perfeitamente fluída, mas não se engane, isso se dá devido ao domínio da escrita exercida pelo autor John Boyne, e não por se tratar de assuntos pacatos.

Desventuras em série de todos aqueles que se trata envolvem com MAURICE. Um novo título para uma próxima edição kkk.

Temos aqui três estágios diferentes da vida de Maurice, e cada um deles é nos contado por uma pessoa diferente. Maurice é um jovem que almeja se tornar um escritor de sucesso, mas só tem um probleminha, ele não consegue ter ideia para tal, sua escrita é chata e ele precisa de ajuda.

Bom, é necessário ler, caso tenha medo de abandonar a leitura lhe garanto que não será por ser chato ou prolixo, mas sim de raiva mesmo.

Aos que querem sentir o gosto, boa leitura ?

Bia 22/08/2022

O livro conta a história do ambicioso, porém ordinário, Maurice. Mesmo sem talento, ele está determinado a se tornar o romancista mais importante de sua geração, e ele não tem escrúpulos: fará de tudo, fará qualquer coisa para alcançar o seu objetivo. Charmoso, jovem e muito bonito, ele está disposto a seduzir e enganar, se atrelar a escritores mais talentosos e influentes e usá-los (e depois descartá-los) para chegar aonde deseja.

O problema é que Maurice e sua história não despertam simpatia alguma. Pelo contrário. Tanto o personagem quanto sua história são enfadonhos, e dão vontade de revirar os olhos eternamente. Ele não é um charmoso anti-herói, daqueles por quem é impossível não torcer: ele é apenas chato pra caramba, e eu desejei que ele se ferrasse do início ao fim.

A obra não é ruim, mas também não é boa, e eu não perderia meu tempo com uma releitura (e talvez nem com uma primeira leitura, se já não a tivesse feito). A verdade é que eu teria abandonado no meio se não estivesse tão a fim de saber o que aconteceria, e torcendo tão avidamente pela desgraça de Maurice. Mas confesso que não valeu a pena. Eu esperava mais de John Boyne: se não qualquer outra coisa, personagens marcantes que provocassem alguém encantamento, alguma empatia. Definitivamente não é o caso de Maurice Swift.

mdudalivros 30/07/2022

Maurice Swift foi um personagem que eu amei odiar. Aqui temos uma história fluída com todo tipo de mau caratismo possível, cujo foco é a ambição. Uma verdadeira escada para o céu. Esse livro me trouxe sentimentos muito intensos, desde raiva até pena, o que me fez ficar totalmente imersa na leitura, acredito que devido ao fato de os personagens serem escritos de uma forma tão vívida que se torna impossível não compreendê-los,mesmo nos seus atos mais inescrupulosos. ?Foi o segundo livro do John Boyne que li e apesar de ser muito bom, ainda tenho O Pacifista como o meu preferido do autor. Espero ler mais dele em breve.

Tamiris Durigan 23/07/2022

Melhor do que a subida só mesmo assistir à queda.
O livro certamente consegue atingir seu objetivo aqui mas ainda assim o final me deixa REVOLTADA. Queria muito que Maurice se FERRASSE PROFUNDAMENTE mas entendo completamente que na vida real isso nem sempre acontece do jeito satisfatório que eu gostaria de ver. E essa é uma história com personagens muito reais.

Fiquei curiosa do início ao fim para saber onde as atitudes do protagonista iam levar ele e isso me tirou duma ressaca, engoli o livro. A escrita do John Boyne é muito fluida.

No entanto, a segunda parte perde um pouco o tempo de narrativa. Não entendi muito de que plano a narradora estava falando, eu achei no início dela que fossem cartas, mas ficou claro que não era. O fim para essa parte foi de uma frustração, a personagem realmente foi muito burra para não enxergar o barraco que ela devia ter feito ANTES de uma ameaça. Isso fica tão óbvio que para mim não encaixou, minha avaliação diminuiu por isso.

O final, como o paralelo entre o filho e o estudante me deixou gargalhando com o uso de frases iguais ao do começo, o que mostra a reviravolta de caso. Fiquei alegre demais quando percebi o que ia acontecer e aplaudi.

Dani 13/07/2022

Se tem uma coisa que a leitura desse livro NÃO É: "leve". A história aborda assuntos pesados, que podem facilmente acionar gatilhos.

Marta 10/06/2022

"A ambição é colocar uma escada para o céu.?
Muitos devem conhecer John Boyne por causa de seu livro mais famoso, O menino do pijama listrado, que inclusive virou filme, fora esse livro eu nunca tinha lido nenhum outro do autor até me deparar com Uma escada para o céu. O livro traz o personagem central que é Maurice Swift, com belos olhos e uma facilidade para circular em meio aos influentes e talentosos, o que ele mais ambiciona é uma carreira na literatura, porém lhe falta algo muito importante para isso, talento. Utilizando-se da sua beleza e total falta de escrúpulos, Maurice vai roubar, enganar e magoar quem precisar em busca do seu sonho. Maurice Swift é um ser humano sem empatia, manipulador, calculista, cheio de racionalização para os terríveis atos que comete contra as pessoas com quem lida ao longo da narrativa. Esse romance aborda três fases da vida de Maurice: sua juventude, trabalhando como garçom em um restaurante em Berlim, depois já casado com Edith (uma escritora em plena ascensão) e por último, já idoso, viúvo e solitário. Em cada fase, mais e mais da personalidade cruel de Maurice vai sendo deflagrada, até que Theo aparece em sua vida, trazendo consigo a possibilidade real da cessação de suas maldades. Esse é um livro cujo tema principal traz à discussão a ambição humana por sucesso e reconhecimento público dentro do mundo literário e, além disso, como o plágio e a antiética podem destruir a carreira daqueles que são realmente talentosos. Um livro que me prendeu do começo ao fim da narrativa. Com certeza recomendo a leitura.

Edson Lima 03/06/2022

Se o objetivo do autor é que o leitor odeie seu protagonista, ele conseguiu.

Maurice, ex-garçom e que quer se tornar um escritor e fará de tudo para conseguir alcançar seus sonhos e, principalmente, a fama.

Ao mesmo tempo em que você se afasta do Maurice, o seu comportamento me fez querer saber mais sobre ele, compreendê-lo.

Livro com forte violência psicológica. Curiosas inserções de autores famosos da época.

Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, tem três pontos de vista principais: A primeira parte do livro é sob a perspectiva do Erich, amigo de Maurice.
A segunda de Edith. A terceira é narrada pelo próprio Maurice.

Histórias sobre egoísmo humano.Não é exatamente o meu tipo de leitura, mas elogio a capacidade do autor.

Andreia.Kohut 22/05/2022

A vida por trás de um nome famoso. Tudo o que uma pessoa pode fazer para se tornar um escritor conhecido. Forte e assustador.

Larissa Verena 29/03/2022

Contém assuntos que podem ser gatilhos para alguns, como estupro e abusos psicológicos.

Não é um livro leve, mas gostei muito!!
Maurice é um personagem horrível, sem escrúpulos e com uma ambição exacerbada que o faz passar por cima de QUALQUER pessoa, sem nenhum remorso, para alcançar o sucesso que deseja como escritor.
Bem escrito e envolvente, fiquei cada vez mais curiosa pelo final. A parte 1 foi a minha favorita.

José Carlos 26/03/2022

Personagem marcante!
Maurice Swift entrou para minha lista de personagens que serão difíceis de esquecer! Inescrupuloso ao extremo! Com certeza existem muitos Maurices por aí! Me surpreende este livro não ser tão comentado!

Gabs.bomfin 27/02/2022

Esse livro me ensinou que as vezes o preço do sucesso é pago com o sangue dos que se opõem à pessoas ambiciosas. Este livro é incrível, e poxa, nunca odiei tanto um personagem ao mesmo tempo que amo o Livro. Simplesmente perfeito