Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Myllena.Silva 31/10/2023

Achei Louis um vampiro sedutor. Sempre atormentando pelos sentimentos humanos diante da eternidade. Muito questionador, em alguns momentos fraco e submisso, mas nunca desleal aos seus sentimentos e questinamentos sobre sua condição física e o mal estar que seu instinto caçador causava a ele. Louis foi um incompreendido que preferiu a solidão a dividir seus infinitos questionamentos com quem quer que fosse.

Ranya.Fernandes 31/10/2023

Uma mistura de Edward com Stefan
Uma leitura que me foi cativante, fácil e em alguns momentos bem viciantes.

Como bem o título vai trazer se trava de uma entrevista realizada com um vampiro, o Louis, e nela ele fala sobre como foi sua trajetória, até o momento, em ser um vampiro. De uma forma bem refinada, educada, um tanto melancólica e bem realista vai trazendo fatos, momentos, pessoas que lhe foram significantes e como se sentiu em cada momento. O olhar de Louis para como o humano é como de paixão e diria até de uma certa inconformidade por os outros não o verem como a sua maneira.

A escrita me foi viciante e cativante, mas para alguns possa soar um pouco cansativa já que ele fica entre em um vai e volta entre o presente (onde são feitas as perguntas e suas primeiras palavras) e o passado (onde devaneia um pouco ao retratar como foi), mas em toda a escrita é possível perceber um tom de plenitude, de ser algo que ja foi bem pensado e absorvido, mas que não deixa de ser doloroso pensar.

Bruna 31/10/2023

Eu entendo a grandiosidade do livro, que foi um marco na literatura e que a tradução de Clarice Lispector é rebuscada. Mas eu, particularmente, não me encantei pena história. O vampiro Louis divaga muito ao contar a sua trajetória, o que deixa o andamento um pouco lento. Mas cumpre com seu intuito, de passar a angústia dele em se sentir um assassino por beber sangue e ao mesmo tempo não poder ser de outra forma. Gostei bastante da personagem Cláudia, uma vampira criança, que amadureceu, mas ficou presa em um corpo infantil.

marina.siqueira 31/10/2023

Sempre gostei da temática de vampiros e já tinha vontade de ler esse livro há algum tempo, então aproveitei para entrar na leitura coletiva do skoob pela primeira vez.
É um livro, em geral, bem melancólico, por vezes arrastado e repetitivo. A história demora muito a atingir um clímax e, mesmo após, esfria rapidamente, terminando num gancho para uma sequência que não me deu a menor vontade de ler.
Foi uma boa experiência e sempre acho válido conhecer alguns clássicos, mas eu tinha uma expectativa maior para o livro.

Tati Freitas 31/10/2023

Reli depois de muitos anos e continuo amando esse livro. Sou fã dessa série da Anne Rice desde sempre, não foi exatamente meu primeiro contato com vampiros na literatura, mas é com certeza minha série de vampiros favorita.
Reler esse livro depois de ler a série toda é muito interessante, já que agora conheço as histórias de Lestat e Armand, assim como de outros vampiros, ainda tenho empatia pelo Louis, ele é uma alma sensível demais e Lestat foi realmente muito cruel com ele e Cláudia.
Aliás, Cláudia é um personagem interessantissimo, pena que não temos nada no ponto de vista dela, já que a história é contada pelo Louis.
Essa releitura me deu muita vontade de reler os outros livros, talvez eu vá fazer essa releitura muito em breve.

Wellington.Pimente 30/10/2023

Louis afirma que tem mais 200 anos de existência como vampiro e após encontrar um jornalista na rua de São Francisco resolve contar sua história, numa espécie de autobiografia, com seus desabafos, arrependimentos e sua melancolia. Mesmo duvidando da história num primeiro momento, o jornalista acaba concordando em ouvi-la e assim grava a voz do vampiro Louis em seu relato detalhado. Começando quando era um fazendeiro escravagista, nos arredores de Nova Orleans. Louis perde esposa e filho no parto e cai em depressão, perdendo completamente a vontade de viver, em uma noite de bebedeira e irresponsabilidade, acaba conhecendo o vampiro Lestat que lhe oferece a oportunidade que ele tanto queria de morrer e assim tornar um vampiro como ele. Após a transformação, eles vão morar na fazenda do Louis, tendo o Lestat como um tipo de mestre, mas vamos percebendo pelo relato, seu arrependimento da decisão tomada.

Louis, mesmo não sendo mais uma criatura humana, portanto livre de toda moralidade, ainda continua vivendo como se houvesse uma alma humana, com a vontade de se afirmar como parte integrante da sociedade, continua agindo como um ser humano, até mesmo com as mesmas objeções morais que tinha no passado.

Posteriormente, acompanhamos os acontecimentos que transformam a garota Cláudia em vampiro, que com sua presença, a relação de Louis e Lestat ganha uma nova dinâmica, principalmente pelos conflitos gerados pela Cláudia, por sua mente já adulta aprisionada num corpo infantil. Após um forte embate entre eles e não confiando mais no Lestat como um mestre, acabam viajando o mundo em busca de iguais e encontram na Europa, um grupo de vampiros, que tem como um líder, o vampiro Armand, que sente muito atraído por essa crise existencial humana que possui o Louis, assim como Lestat sempre teve. O desfecho do livro me surpreendeu pelas decisões tomadas por Louis e a narrativa de Anne Rice é apaixonante.

mluisad 30/10/2023

Meu coração está em prantos
Foi um dos melhores livros que li esse ano, eu simplesmente estou sem palavras, que livro apaixonante.
eu me apaixonei por todos os personagens e não consigo ter ódio de nenhum pq eu consegui entender todos eles. todos os plots foram incríveis. vou ficar um tempão pensando no quanto esse livro é bom e o quando ele me impactou.
não tinha prestado atenção que era uma saga mas sério, estou ansiosa para continuar. quero muito saber as histórias que vem a seguir, se todos os livros da saga for dessa mesma intensidade, haja coração.
a história me prendeu muito, é tão interessante que nem acreditei no que estava lendo.
recomendo demais ?

Ed Bortolotte 30/10/2023

Uma antiga inspiração.
Essa história me influenciou muito na juventude. Como era fascinante a melancolia de Louis, o sadismo de Lestat...
E não é atoa que minha obra atual, também é uma entrevista...

Mas hoje, relendo o livro, vejo que muito ali poderia ter sido lapidado. Tem muita repetição e devaneios que não levam a nada...

Enfim, todos deveriam conhecer a história de Lestat, Louis e Claire...

( Talvez seja polêmico falar isso, mas prefiro a resolução final que conseguiram no filme. De resto é tudo bem fiel ao livro).

sarah.bianchin. 29/10/2023

Não discuto a qualidade da obra
Mas para mim foi uma das leituras mais difíceis de terminar. Estava empolgada pra ler porque sei que se trata de um grande clássico, mas não consegui me conectar com a história, com os personagens, nada, e só não abandonei a leitura por uma questão de honra ? não sei se foi o momento errado de ler, se o estilo da Anne simplesmente não me atraiu ou o quê. Mas no futuro pretendo dar outra chance pra ele.

argni 29/10/2023

Devagar
Segunda leitura coletiva do Skoob!
Achei a narração muito lenta e com poucas pausas na leitura. A maior parte são longos blocos de texto e não tem capítulos.
A estória em si foi interessante, mas nada demais. Espera muito mais desse livro porque sempre ouvia falar dele, mas não atendeu as expectativas.
O final deixa um pequeno suspense para a continuação, mas é bem pouco provável que eu siga para os próximos livros.

Ps: nunca se baseie na experiência de outra pessoa, leia e tire suas próprias conclusões.

Thais645 28/10/2023

"Será o mal um imenso e perigoso poço onde se cai ao primeiro pecado, mergulhando até o fundo? ... Mas é esta escuridão, este vazio. E não traz nenhum consolo".

Sofia 27/10/2023

Denso, mas muito bom. Anne Rice é uma ótima escritora, traz diferentes percepções em cada um dos personagens e agora quero ler o próximo porque estou curiosa kkk

Cida Zientarski 27/10/2023

Entrevista com o vampiro (+14)
É um romance gótico publicado em 1976. A história é contada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro que relata sua vida imortal ao jornalista Daniel Malloy.

Louis narra sua transformação em vampiro no século XVIII, seu encontro com Lestat de Lioncourt, outro vampiro mais antigo, e suas experiências ao longo dos anos. A trama também aborda a relação conturbada entre os dois vampiros e a busca de Louis por um sentido em sua existência sobrenatural.

A obra é conhecida por sua abordagem mais realista e íntima do mito dos vampiros, explorando temas como a solidão, a moralidade e a busca por identidade. O estilo de escrita é descritivo e envolvente, transportando o leitor para o mundo sombrio e sedutor dos vampiros.

Em resumo, é um romance gótico que explora a vida de um vampiro imortal e suas reflexões sobre a existência. A obra é conhecida por sua abordagem realista e envolvente, conquistando tanto leitores quanto espectadores.
Dani 29/10/2023minha estante
Boa resenha!

Cida Zientarski 03/11/2023minha estante
Obrigada, fofa!

Kariny 27/10/2023

Esse foi o livro da leitura coletiva do skoob, mas sempre tive interesse de ler desde que vi o filme. O livro tem um início bem lento, então entendo perfeitamente quem largou a leitura, a escrita é meio complicada e maçante, mas do meio para o fim começa a ficar bem interessante o que ameniza a escrita. A forma de diálogo escrita pela autora é meio confusa, então várias vezes me peguei pensando em quem que estava falando. No geral é um livro ok, a história é interessante e o fim me prendeu.