Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Patrick 03/10/2011

Contos Inacabados - Um Livro Para Fãs
Este é um livro que, definitivamente, não é indicado para todos. Em primeiro lugar, se você não leu O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, não deve passar nem perto do Contos. Se você leu, mesmo assim, ainda são necessários alguns pré-requisitos básicos para poder apreciar esta obra: ser muito fã de Tolkien e todo o uiniverso criado por ele; e ser muito curioso.
O livro, basicamente, tem dois tipos de conteúdo: ficcional e enciclopédico. Isso mesmo. Boa parte dele é como se fosse um apanhado de informações sobre a Terra-média (ou Númenor) e seus povos, costumes, línguas e afins. Como se você, de fato, estivessde lendo uma enciclopédia. É aqui que entra a questão de ser curioso.
Outra constante são as duas (ou até mais) versões para uma mesma história. O que é preciso entender é que o Professor planejava escrever muita, mas muita coisa mesmo sobre seu 'universo'. Acontece que ele era um ser-humano e, como tal, foi vítima do inevitável destino da espécie: a morte. Sendo assim, apesar de desejar, não pôde terminar sua obra e deixou muita coisa incompleta, em rascunhos, textos sem revisão, com mais de uma versão, sem que tivesse tido tempo de escolher por uma como a definitiva. Então seu filho, Christopher - a quem devemos agradecer pela honra de podermos ter este livro em mãos - juntou as melhores histórias deixadas por seu pai (não só as melhores, mas também as que estavam num estágio mais avançado de finalização) e nos presenteou com estes Contos Inacabados.
Em vários momentos, então, após ler uma história, somos apresentados a outra versão dela mesma, muitas vezes com informações importantes diferentes. E é aqui que entra o pré-requisito vital para se apreciar a obra: ser (muito) fã de Tolkien. Afinal, não é todo mundo que deseja saber em que ano o Professor começou a escrever um conto, depois de quanto tempo ele o modificou, o que foi modificado e por aí vai.

Mas apesar de tudo isso, o livro também apresenta boas histórias, que acrescentarão bastante para quem deseja conhecer mais sobre a Terra-média e sobre Númenor. O melhor conto, aliás, na minha opinião é o que trata sobre Aldarion, o marinheiro númenoriano que depois se tornou Rei e Erendis, sua esposa. Dá uma boa idéia de como eram os costumes da ilha de Númenor, e de fatos acontecidos na Segunda Era - informações que não foram satisfatoriamente apresentadas n'O Silmarillion.
Outro conto muito interessante, é o que trata da formação do povo de Rohan e de como eles vieram habitar as terras ao norte de Gondor.
No mais, temos complementos de histórias já conhecidas, como as de Túrin e Tuor, dos anões que levaram Bilbo à Montanha Solitária, de Saruman e como este se tornou um traidor, entre outras.

Portanto, se você leu os três livros já citados no começo deste texto, é uma pessoa curiosa e um grande fã do Mestre Tolkien, não pode perder estes Contos Inacabados.

Victor Vale 09/09/2011

O magnânimo mundo que apenas Tolkien consegue criar se torna ainda mais amplo e as histórias anda mais intrincadas. É fantástico como as Eras passam, mas que grandes personagens surgem para fazerem sua oposição ou aliança a Morgoth e Sauron, além das raças e sua organização e como isso influência a história da Terra Média.
Fantástico, fascinante, imenso em referências e rico e personagens, sem dúvida mais uma obra prima.

Garcia 07/07/2011

Removedor de brechas
Esse livro, publicado pelo filho do Tolkien, é um livro post mortem, mas rico no sentido de conter histórias que não chegaram a ser terminadas, mas que esclarecem várias lacunas das histórias completas dos outros livros de Tolkien. Além disso, é um dos livros ( o outro é "Os Filhos de Húrin", que desisti de ler...) que contém histórias da Terceira Era (a última Era - Terra-Velha), com aventuras ocorridas depois de "O Senhor dos Anéis". Assim, ele tem o seu valor na literatura tolkiana e deve ser lido por último em relação aos demais livros de sua obra.

Becks 24/02/2011

Contos Inacabados
Há muitos contos nesse livro, alguns bem complexos e longos, como o principal deles : Os Filhos de Húrin. Conta-se mais sobre os Palantír e o povo de Numenor e Amroth. Alguns contos estão mais detalhados do que no Silmarillion, mas ler os dois livros é bem interessante.

Giane B 13/02/2011

Tolkien para quem realmente gosta
Embora goste de Tolkien, contos inacabados não me agradou em especial.
Achei a leitura um tanto enfadonha, talvez por se tratar de "rascunhos" para algo mais substancial, não tenha me interessado.
Só recomendo a leitura para quem, de fato, é fã do mestre e mais ainda, bom entendedor de toda a mitologia que cerca o criador do Senhor dos Anéis.

CLEUSA 10/01/2011

Como se construir um mundo novo?
Em contos inacabados é possível deslumbrar um mundo novo visto apenas para o autor. Seus livros são como portais com uma cortina que pode ser afastada, mas não totalmente aberta.

Fran Kotipelto 03/01/2011

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média - Ler e Saber

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média,é sem dúvida nenhuma uma coletânea fantástica e de grande valia para os admiradores e principalmente para os fissurados pelo universo magnífico criado por esse gênio da escrita chamado John Ronald Reuel Tolkien.

Foi com muita felicidade que tive a oportunidade de comprar "Contos Inacabados" ler e saber que o mesmo é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien antes de morrer. Em O Silmarillion,Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência à obra,mas em Contos Inacabados isso não foi necessário,embora inúmeras notas venham acompanhando o livro e explicando certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos,e isso é um ponto e tanto para a obra que se torna mais clara,e bastante elaborada.

Realmente ler Contos Inacabados é ter um banquete de conhecimento sobre O Mundo-Médio,a sensação de ler e ao terminar saber que o dever foi cumprido e que valeu a pena cada página,conhecer a história dos Istari,também do magnífico Tuor Eladar (avô de Elrond e grande herói dos homens da Primeira Era),além de informações preciosas sobre Ulmo,o Vala das águas e tantas outras histórias excepcionais,não só por serem ótimas,mas sim,por serem escritas com maestria,pelo escritor mais fantástico que conheço!
Malu 25/01/2011minha estante
Ooi, amei sua resenha, esse livro entrou pra minha lista de compras :D

nerdiculo 28/01/2011minha estante
Caralho, tenho nem o que falar. Onde eu assino?

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Sou fã de Tolkien e sempre tive vontade de ler esse livro e agora que li sua resenha tenho muito mais vontade!

Shuichi 06/02/2011minha estante
então, muitas pessoas não gostaram desse livro, porem sempre tive vontade de ler esse lvro mas fiquei na duvida, lendo sua resenha e alguns comentarios vou add na minha estante ^^

Davi 09/02/2011minha estante
Muito boa resenha. Já li o CI e é realmente excelente, aconselho.

Ronildo 14/04/2012minha estante
Tolkien conseguiu algo único descrevendo a terra media, é impossível não ser impactado com isso.

Valentina19 22/07/2023minha estante
Odiei e abandonei

MasQueTau 06/11/2010

Passei da metade do livro, mas chegou a um ponto que eu pensei: "Ta, e ai?" xD

George Diniz 25/08/2010

Este, como vários outros livros publicados de Tolkien, são sem nenhuma dúvida direcionados apenas aos fãs, já que foi feito a partir da junção de rascunhos de Tolkien, eu amei o livro, nele há vários fatos das 3 Eras, é muito bom pra quem ama a ficção tolkieniana, tipo eu xD

Cris 24/01/2010

Recomendado para quem tiver a curisidade de ver como era o processo de criação de Tolkien, por ser, como o próprio nome diz, um livro de contos inacabados.

Por mais que a qualidade e o detalhismo usuais estejam presentes, abandonei, possivelmente por não ter eu essa curiosidade por modo de trabalho ou preenchimento de possíveis lacunas - mesmo vivendo com a sensação de "poderia passar mais tempo na Terra Média".

Michael 23/01/2010

Editado pelo filho de Tolkien, Contos Inacabados é uma coleção de contos escritos pelo autor desde os primórdios da Terra-Média até o final da Terceira Era.
Uma leitura às vezes em forma de documentário, às vezes em forma de romance, mas que leva o leitor fundo nas histórias da Terra-Média.
Recomendado para todos so amantes da obra de Tolkien, uma ótima maneira de descobrir outras excelentes histórias da Terra-Média!

Carol 11/01/2010

Motivo do abandono
Sempre me perco nas histórias. Memorizar as árvores genealógicas dos elfos e humanos no início dos tempos é difícil. Vou volta a lê-lo um dia, quando atacar em mim a "febre Tolkien" de novo. Para falar a verdade acho que até já li esse livro todo, mas como sempre a leitura fica muito fragmentada na minha memória não considero assim

Carol 20/12/2009

Um presente para os fãs de Tolkien.
Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média é uma coletânea de narrativas, porém, como o próprio título revela - inacabadas, aliás, sendo este o detalhe mais interessante desta obra, cabendo a imaginação de seus leitores uma possível continuação ou um final para cada uma delas.
Com descrições minuciosas, Tolkien criou cenários ainda mais mágicos e enigmáticos com histórias ainda mais encantadoras, cheias de aventuras e ação, como podemos encontrar nos contos de Tuor e de Túrin Turambar na Primeira Era. Na Segunda Era o conto mais emocionante é sem dúvida o de Galadriel e Celeborn. Já na Terceira Era, há muitas revelações em torno da guerra do anel, além de dados complementares e notas comparativas de suas obras como O Silmarillion e também de O Senhor dos Anéis. Para todos os fãs/leitores de Tolkien.

Willy 18/12/2009

Como todos os resenhista já escreveram: são contos INACABADOS. Mesmo. Você está bem de boa lendo e de repente: puft. Acaba.
Vale muito a pena se você já tiver lido O SILMARILION e O SENHOR DOS ANEIS... por que são muitos nomes, muitos lugares, muitas referências cruzadas. Facim, facim de se perder.
Uma boa dica é o recém-lançado OS FILHOS DE HURIM. Uma das maiores histórias do CONTOS INACABADOS, e que Christopher (o filho de Tolkien) fez o favor de arrumar em um livro só - mas com um final certinho ;)!
Apesar de tudo essa obra é indubitavelmente magnífica - E RECOMENDÁVEL!

Patrícia 05/10/2009

Contos Inacabados pelo próprio título já diz: a maioria das histórias são inacabadas mesmo, é um livro confuso mas serve de referência para obras como O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.