Contos Inacabados

Resenhas - Contos Inacabados

Potterish 12/01/2014

Os contos inacabados de Tolkien
Contos inacabados, de J.R.R. Tolkien

Contos Inacabados é uma coletânea de histórias esboçadas por Tolkien e publicadas postumamente por seu filho Christopher. Essa obra complementa, corrige, explica alguns acontecimentos relatados n’ O Silmarillion, n’ O Senhor dos Anéis e n’ O Hobbit. Neste livro, é contada a jornada de Tuor até sua chegada em Gondolin, o conto dos filhos de Húrin de forma mais completa, é feita uma descrição da ilha de Númenor e a história de um de seus principais reis, Aldarion. Também conta a história de Galadriel e Celeborn, a amizade entre Gondor e Rohan e outros relatos sobre o Um Anel. Também conhecemos a história dos Istari, sobre os druédain e os palantíri, além de uma lista da linhagem de reis de Númenor desde Elros. Tudo isso com notas explicativas e observações de Christopher.

Um dos melhores livros de Tolkien justamente por causa das notas explicativas de seu filho Christopher, porque esclarece várias questões apresentadas principalmente n’ O Silmarillion. Os episódios referentes a ilha de Númenor sempre me chamaram atenção, e amei a história de Aldarion e Erendis. O livro não apresenta uma história única, são várias histórias independentes. O livro é um ótimo complemento ao cânone tolkeniano, mesmo apresentando o que chamo de pouca coerência. Aconselho a quem quiser lê-lo: não o faça, a menos que já tenha algum conhecimento sobre Tolkien.

Resenhado por Natallie Alcantara

*Título original: Unfinished tales of Númenor and Middle-earth.
592 páginas, Editora Martins Fontes, publicado em 2002.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/12/resenha-os-contos-inacabados-de-tolkien/

Teo Victor 02/12/2013

Um Livro com histórias boas, mas com uma leitura muito cansativa
Sou fã da série de livros de Tolkien, mas, sinceramente, achei esse livro com muita informação irrelevante. Mas, talvez, seja pelo fato de que ele seja apenas uma coletânea de manuscritos de JRR Tolkien.

Em vários trechos, Christopher Tolkien faz menções à outros livros e te tira completamente do foco principal da leitura.

Algumas histórias são muito boas que não têm no Silmarilion, como a de Aldarion e Erendis e a dos Contos dos Filhos de Húrin (contados em mais detalhes que no Silmarilion).

Vale a pena ter o livro para consulta, pois ele possui muitas referências e complementos que podem ajudar a entender o mundo de Arda e da Terra Média.

Rjr 04/10/2013

Pra quem é aficionado pela obra de Tolkien
Li o livro, e gosto mundo deste universo tolkiano, mas não recomendo para quem não é bastante aficionado pela obra do autor, pois se torna uma leitura chata e enfadonha, exceto pelos dois primeiros contos, que são de tirar o fôlego e deixam um "doce sabor" ao folheá-los.

Duca 20/05/2013

É uma análise e não um romance.
O livro é uma análise de vários atos que acontecem desde o primórdio de Arda até o fim da Guerra do Anel.
Não esperem contos, a partir dele.
Contudo, é ótimo para quem quer conhecer a fundo o mundo criado por Tolkien.

Gabriel Braga 08/03/2013

J.R.R.Tolkien disse em 1955:
"Aqueles que apreciam o livro apenas como 'romance heróico' e consideram os 'panoramas inexplicados' parte do efeito literário, desprezarão os Apêndices, e farão muito bem."

Contos Inacabados destina-se àqueles que, ao contrário, ainda não exploraram suficientemente a Terra-Média, suas línguas, suas lendas, sua política e seus reis.

Geovane 02/02/2013

Particularmente, acredito que Contos Inacabados é um livro organizado especialmente para fãs e admiradores de J. R. R. Tolkien.
O Livro é uma compilação de contos, como o nome diz, inacabados, onde suas histórias revelam fatos importantes para o desenvolvimento do que foi a Terra Média.
Devo dizer que o livro em muitos momentos é maçante, mas ele contem informações valiosas para leitores que, como eu, adoram se embrenhar nos bastidores de toda a trama central.

vic 26/12/2012

Esclarecendo incógnitas
O livro conta a história de vários personagens da terra média, e é complementado por vários relatos antigos que o próprio autor fez, foi editado por Christopher Tolkien, o terceiro filho do escritor J. R. R. Tolkien, este é conhecido principalmente por editar trabalhos que o pai deixou após sua morte.
Ele explica, por exemplo, de onde os magos surgiram, alguns contos do Silmarillion, fala sobre personagens que fizeram diferença na luta contra Melkor e Sauron etc.
Algumas das histórias também esclarecem incógnitas que os leitores da trilogia de O senhor dos anéis, o Hobbit e o Silmarillion deixam em seu percurso.

Gabii 19/12/2012

Mais difícil que o Silmarillion...
“Contos Inacabados” consiste em um apanhado de histórias de diversas eras (isto é 1° 2° e 3° eras). Como o nome já diz, muitos desses contos estão realmente sem uma conclusão certa, muitos foram completos com notas deixadas por Tolkien ou não foram concluídos, por causa disso o livro possui notas imensas, muitas vezes desnecessárias e um glossário desanimador.
O livro em si possui uma qualidade alta, mas se você assim como eu já leu os livros “O Silmarillion” e “Os Filhos de Húrin”, você com certeza já conhece muito da história dos contos (se você já leu os três significa que você conhece a história dos filhos de Húrim de trás para frente), isso acaba tornando o glossário, por exemplo, desnecessário uma vez que ele é quase igual ao do Silmarillion.
A vantagem desse livro consiste em mostrar algumas coisas que não foram bem esmiuçadas em outros livros, como a história da Galadriel, e dos Drúedain, entre outros; e por revelar alguns detalhes sobre a guerra do anel, e sobre o período em que se passa “O Hobbit”.

Visitem:
Curtam também:

Hiago 27/11/2012

Vale a pena ter.
Para quem não se satisfez lendo apenas as obras de J.R.R Tolkien como, O Hobbit, A Trilogia do Anel e o Silmarillion, querendo saber mais sobre a história da Terra Média um pouco antes da Queda de Morgoth (Melkor), passando pela história dos filhos de Húrin, pelo casamento de Huor com Idril (avós de Elrond)e de seu encontro com o Valar Ulmo, pela queda de Gondolin, pelo rei Elros e a construção e queda de Númenor e por acontecimentos mais específicos em relação a Isildur e o Anel.
Na Terceira Era o livro conta detalhes que não aparecem no Hobbit e explica melhor a história da trilogia do Anel.
O livro não foi escrito para se ler de "cabo a rabo", mas sim como livro de consulta, porém a suam leitura é bastante rica e prazerosa dentro do Universo de Tolkien. É necessário ter lido O Senhor dos Anéis (Os 3 livros) O Hobbit e o Silmarillion para entender o livro.

Mateus 07/11/2012

Poucas vezes passei por tanta dificuldade para acabar de ler um livro. Essa obra é, sem dúvida, magnífica: ver como Tolkien trabalhou e criou um universo tão vasto, e ter a oportunidade de ver como funcionava a mente do mestre, é impagável; mas o livro é cheio de referências e notas que o torna uma leitura ainda mais cansativa que os romances de Tolkien. Entretanto, descobri mais sobre a Terra-Média do que pensara ser possível, e, ao fim, fiquei plenamente satisfeito. Recomendo para os fãs mais hardcore do grande lord dos épicos de ficção.

Ewerton Ricardo 27/08/2012

Tive que fazer uma mínima crítica mesmo...
O livro começa bem contando histórias de Tuor e os elfos da terra-média. Essa história fala sobre a missão dada por humo, Deus das águas,onde ele o dever de levar uma importantíssima mensagem ao mundo oculto. Mas depois o livro é separado por muitas histórias, algumas de difíceis entendimento. Fala sobre Turin, um grande aventureiro das terras de Númenor e de todos os seus reis. Encontrei muitos capítulos, ambos distintos e com historias difundidas, poderia ser organizado de forma continua. Ele deveria falar mais sobre as aventuras de Tar-Aldarion, um reis de Númenor etc. O livro possui muitos apêndice e o glossário e as notas parecem infinitos.
Enfim, o livro possui algumas histórias excelentes,mas não chegou a me agradar perfeitamente.
Eder 08/10/2012minha estante
É por isso que contém no nome "Contos inacabados..." =)

Gabriel 20/06/2012

Um complemento essêncial!
Esse livro é uma obra singular, muito bom, ele fala sobre a primeira até a quarta Era, mas ele aborda esse período de tempo de uma forma diferente... Eu diria: mais complexa. Para chegar essa conclusão é simples, basta olharmos o nome dessa obra: Contos Inacabados. Uma série de textos deixados por Tolkien, muitos sem terminar, ou como é muito comum: com mais de uma versão; outros que não estavam em estado legível... Enfim, o seu filho Cristopher compilou esses textos e tentou dar à eles algum sentido, ordenando de acordo com a data que foram escritos e dos títulos, assim esse livro foi criado. Todos aqueles fãs do Tolkien, que assim como eu, leram O Senhor dos Anéis, O Hobbit e principalmente, O Silmarillion, devem ler Os Contos Inacabados, pois esse livro proporciona ao leitor uma formação fantástica, vários fatos ficam mais claros, em alguns casos mais obscurecidos, já que alguns não tem resposta. O próprio autor ao criar esse enorme universo não chegava a qualquer conlusão em alguns assuntos - isso é mostrado em algumas cartas que estão no livro. Uma grande pena é que Tolkien faleceu antes de concluir alguns fatos da Terra Média, a resposta pronta ele levou consigo para seu túmulo, contudo através dessas obras cabe a cada um de nós, em nossa imaginação, tentar desvendar esses mistérios. Boa Leitura

Cervethion 16/04/2012

O livro cativa o leitor através de narrativas que abordam o universo criado por Tolkien nas três Eras.

Apresenta muitos comentários explicativos de Cristopher Tolkien e não pode ser lido à parte de "O Silmarillion" e "O Senhor dos Anéis". No entanto, é um livro importantíssimo por enriquecer trechos tratados nas obras citadas!

alysson metalbr 10/01/2012

muito bom , excelente
um livro muito legal, recomendo pra quem e fan de senhor dos aneis igual a min, pode ler que não se arenpende