Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Camila 12/02/2016

Um ótimo livro, mas não para iniciantes
[Resenha publicada primeiro no site Indique um Livro]

Tolkien é meu escritor favorito e foi com grande prazer que aceitei resenhar o livro "Contos Inacabados" da editora WMF Martins Fontes para o Indique um Livro - mas essa não é uma tarefa tão fácil assim. Antes de qualquer coisa, já aviso: não leia este livro se tu não leste no mínimo "O Senhor dos Anéis", embora eu aconselhe fortemente a leitura de "O Silmarillion" também.

Este não é um livro com uma história linear; é uma linda colcha de retalhos montada por Christopher Tolkien com o que seu pai deixou para trás. J. R. R. Tolkien escreveu muito sobre o seu mundo e nem tudo é consistente, completo ou até coerente, uma vez que a mesma história pode ter versões contrastantes. O material mais organizado (ou, talvez, “organizável”) foi transformado em "O Silmarillion", que conta uma história interna e externamente coesa. Posterior ao lançamento deste, Christopher decidiu juntar sob o título de "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média" vários pedaços de narrativa (ou esboços de narrativa) que, apesar de incompletos, poderiam agradar a pessoas que, como eu e ele, se interessariam em saber coisas como o local do túmulo de Elendil ou mais detalhes sobre os gatos da Rainha Berúthiel (lembra dela sendo citada em "O Senhor dos Anéis"?).

Para unir pedaços de narrativa incompletos, divergentes ou de alguma forma “inacabados”, Christopher Tolkien se valeu de incontáveis comentários no corpo do texto e notas como apêndice ao final do livro; a consulta constante a essas notas pode ser um pouco cansativa, mas as informações contidas nas mais de 60 páginas valem o esforço. Por falar em apêndice, nas últimas páginas do livro podemos encontrar um mapa da Terra-média no final da Terceira Era (época durante a qual se passa O Senhor dos Anéis) e um glossário que, assim como o que encontramos em "O Silmarillion", reúne nomes de personagens, locais e outros itens relevantes – o que é muito útil, considerando o número de personagens e diferentes nomes para um mesmo lugar.

Sobre o conteúdo do livro, este é dividido em quatro partes: a Primeira Parte conta com os textos “De Tuor e sua chegada a Gondolin” e “O Conto dos Filhos de Húrin”, ambos com versões em "O Silmarillion"; a Segunda Parte é quase toda dedicada à Númenor, inciando com um mapa da ilha e “Uma descrição da ilha de Númenor“, seguindo com “Aldarion e Erendis” e “A Linhagem de Elros: Reis de Númenor“, mas encerra com o texto mais incompleto (e interessante) do livro – “A história de Galadriel e Celeborn” – e apêndices tratando principalmente dos Elfos Silvestres e Lórien; na Terceira Parte, contamos com “O desastre dos Campos de Lis” (e um apêndice sobre “medidas lineares númenorianas”), “Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan”, “A busca de Erebor” (contado na voz de Gandalf), “A Caçada do Anel” e “As Batalhas dos Vaus do Isen”; e a Quarta Parte é chamada de “apêndice” por Christopher em sua Introdução e traz, segundo ele, “ensaios generalizados e discursivos com poucos elementos de ‘história’ ou nenhum” sobre “Os Drúedain“, “Os Istari” e “Os Palantíri”.

Como eu disse no começo, esse não é um livro para iniciantes no mundo de Tolkien nem, tampouco, uma leitura de passatempo. Se tu leste "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion" e ficou sedento por mais informações e detalhes, aí, sim, tu estás pronto para encarar e aproveitar ao máximo de sua jornada com "Contos Inacabados".

site: http://indiqueumlivro.literatortura.com/2015/11/15/contos-inacabados-j-r-r-tolkien/
Asenhoritadoslivros 12/02/2016minha estante
Ótima resenha! É bom saber que esse livro precisa de um suporte prévio, ainda não li os outros de Tolkien, mas estão na minha lista.

Camila 14/02/2016minha estante
Obrigada!! Na resenha original (no Indique um Livro), tem um "roteiro" para os iniciantes tirarem algum proveito de Contos Inacabados, mas tem muito mais graça se já tiveres lido os outros livros da Terra-média!

Thais 02/07/2016minha estante
Bacana sua resenha. Mas, sei lá, eu achei a história da Galadriel e Celeborn tão zzzzzzz (exceto as partes que falam sobre Sauron e tal). Tolkien mexeu tanto na história que eu acabei o capitulo sem entender nada... :(

João Vitor Gallo 27/01/2016

Este não é um livro para os iniciantes neste fantástico mundo criado por J. R. R. Tolkien, e isso é algo que deve ser dito antes de qualquer outra coisa, se você não já tiver lido O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion antes de começar Contos Inacabados é provável que se decepcionará com ele, afinal a proposta deste livro é justamente explicar e complementar alguns pontos vistos nestas obras.

É basicamente composto por histórias incompletas, faltando um pedaço ou outro, afinal de contas não é à toa que a obra se chama Contos Inacabados. Tolkien, como já é bem conhecido, gostava de escrever e reescrever as suas histórias corrigindo constantemente pequenos detalhes, então existem vários esboços de uma mesma narrativa que apresentam algumas diferenças entre si, tentando dessa forma tornar o mundo totalmente coerente e bem amarrado ajustando todas as pontas soltas que tanto o preocupavam. De fato, por amar tanto a sua obra e por valorizar tanto esse mundo, ele arduamente tentava fazer tudo beirar a perfeição, corrigindo e modificando todo e qualquer elemento que julgava estar um pouco fora do que ele desejava, e raramente ficava satisfeito com o resultado, por isso tantas e tantas versões dessas histórias. Isso mostra não apenas o perfeccionismo do Tolkien, mas também dá essa absurda vivacidade toda ao mundo que ele criou, o tornando o mais crível possível dentro desse contexto fantástico e mitológico, fazendo como que cada lugar descrito tenha, além dos cuidadosos detalhes geográficos, uma história por trás, assim como os nomes de personagens, e até da própria História da Terra-média ao longo das Eras.

Nesta obra fica ainda mais claro o trabalho do Christopher Tolkien em deixar o trabalho do seu pai publicável, reunindo e editando as diversas versões que ele escreveu através dos anos de algumas histórias, contos e poemas, ajustando, por exemplo, alguns nomes que foram mudados. Como essas histórias eram apenas esboços, portanto não foram finalizadas, ele teve de juntar algumas versões dessas histórias, dando foco obviamente as mais recentes dentre elas, dando a máxima coesão possível nessas histórias para que pudessem ser publicadas, sem ele algumas das melhores obras do pai talvez jamais pudessem ser lidas pelo público. As inúmeras notas explicativas que são dadas são mais claras do que tudo aquilo que eu possa dizer a respeito, e certamente desmentem a aqueles que por um motivo ou outro insistem em desmerecer o hercúleo trabalho do Christopher Tolkien em manter vivo o legado do pai.

Quanto ao livro em si, ele se divide em quatro partes, sendo a Primeira Parte voltada para os acontecimentos ocorridos durante a Primeira Era, com as histórias de “Tuor e sua chegada a Gondolin” e também com uma versão de “O Conto dos filhos de Hurin”. A Segunda Parte corresponde a Segunda Era, e destaco aqui os capítulos com a descrição de Númenor, bem como “Aldarion e Erendis- a esposa do marinheiro”, que é uma excelente história que envolve alguns dos governantes da ilha de Númenor. E há também um dos pontos altos desse livro, o “Acerca de Galadriel e Celeborn”, onde se fala mais sobre a história de como Sauron criou os Anéis de Poder usando os elfos de Eregion, principalmente o Celebrimbor. A Terceira Parte do livro é um pouco mais dinâmica que as anteriores e é focada nos acontecimentos ocorridos durante a Terceira Era, descrevendo com maiores detalhes sobre a morte de Isildur e como ele perdeu o Um Anel que tirou da mão de Sauron, que, aliás, é outro ponto alto da obra. Também somos presenteados com o capítulo “Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan”, onde dá-se a explicação do nascimento da amizade entre essas duas nações, bem como os Senhores dos Cavalos foram habitar aquelas terras. Já “A Busca de Erebor” é um relato contado por Gandalf a Frodo, Merry, Pippin e Gimli em Minas Tirith após a coroação de Aragorn como rei, e fala principalmente do motivo que levou Gandalf a escolher Bilbo para fazer parte da companhia de Thorin, escudo de carvalho, e em “A caçada ao anel” conta-se sobre a busca dos Nazgûl pelo Um Anel, mas também fala de Saruman e do começo de seu desejo por possuí-lo.

A Quarta Parte é a que talvez mais agrade aos fãs, já que se propõe a dar ainda mais informações novas, com um capítulo voltado aos Druédain, que contém inclusive com uma pequena, mas excelente história chamada “A pedra fiel”; um excelente capítulo sobre os Istari, os Maiar que foram enviados pelos Valar para aconselhar os elfos e homens contra Sauron, sendo estes: Gandalf, Saruman, Radagast, Pallando e Alatar. E para finalizar há também um capítulo focado nos palantíri.

Contos Inacabados é um livro para quem quer mergulhar mais fundo nesse universo, que de tão detalhado torna-se vivo e extremamente crível, apesar dos seus contornos fantásticos, e que chega ser difícil de acreditar que toda essa mitologia complexa foi criada pela mente de uma só pessoa. A brilhante narrativa de J. R. R. Tolkien aliada a esse universo fantástico que ele criou torna fácil para o leitor se deixar levar pelas detalhadas descrições e perder a noção do tempo ao querer saber mais e mais da História da Terra-Média, mas ao mesmo tempo esta é uma leitura lenta, com idas e vindas nas notas, o que pode deixar os leitores perdidos se não deixarem um marcador na página em que estão lendo e outros dois nas notas e no glossário, mas também podem ficar por não conseguirem assimilar tanta informação, ou mesmo ficarem perdidos apenas por viajarem nas páginas, mergulhando mais fundo nas curiosidades e na própria construção do universo do Tolkien, vivendo a Terra-Média.

Então, novamente dizendo, se você não leu O Senhor dos Anéis, O Hobbit e o Silmarillion, não vá começar por esse livro, leia estes antes, mas se você já os leu, gostou e quer saber mais desse universo fantástico, Contos Inacabados pode dar o que você procura. É um excelente livro, porém ele exige do leitor e não é uma leitura leve, é bem complicado na verdade, porém, para quem gosta, ela certamente também é recompensadora.

site: https://focoderesistencia.wordpress.com/2016/01/25/contos-inacabados-j-r-r-tolkien/

Honesto 15/10/2015

Contos inacabados honestos
Um livro ótimo para complementar a leitura de Silmarillion e a trilogia do Anel, com contos quase completos que explicam certas coisas não ditas em outros li vros e outros menos acabados, e explicações extensas de Christopher Tolkien dentre as narrativas inacabadas do pai, assim como possiveis mudanças que se fosse vivo o suficiente teria colocado em pratica em relação a certas historias já escritas e etc.

Tauan 23/09/2015

Coletânea de histórias nunca terminadas quando o autor estava vivo, mas foram compiladas por seu filho, Christopher Tolkien e publicados em 1980 no Reino Unido. Ao contrário de O Silmarillion, também uma obra póstuma, em que Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência, Contos Inacabados é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien pai antes de morrer. Por causa disto, o livro vem acompanhado de inúmeras notas que explicam certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos.
Pode-se ver no livro explicações mais detalhadas, muitas vezes novas, sobre coisas faladas no Silmarillion, no Senhor dos Anéis e em O Hobbit (o que é um grande atrativo), como a história dos magos, os Istari, do qual Gandalf faz parte, a história de Tuor após seu encontro com o deus Ulmo das Águas, as Palantíri e outros personagens meno importantes.
O livro é dividido em quatro partes que são divididas em capítulos. A primeira parte narra fatos ocorridos na Primeira Era.A segunda parte narra fatos da Segunda Era. A terceira parte conta os fatos ocorridos na Terceira Era e narra resumidamente os fatos ocorridos na trilogia O Senhor dos Anéis. A quarta parte narra os fatos ocorridos após a Caçada ao Anel e contém mapas da terra média.
Há também, para os fãs mais interessados uma lista de notas explicativas e um glossário.

Rodolfo 18/07/2015

"Momentos de grandeza mítica." - Sunday Times
Contos Inacabados de J. R. R. Tolkien é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion - os Dias Antigos da Terra-média - até o fim da Guerra do Anel, em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.

Este livro contém a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth.

prof.vinic 02/05/2015

Mesmo sendo inacabados traz explicações completas ... outras vezes não!
Sempre fiquei na dúvida se lia ou não este livro, afinal são contos inacabados e imaginei que seria muito ruim não saber o final dos contos! Confesso que é mesmo, e algumas vezes me arrependi de ter começado a lê-los. Porém em outras ... muitas informações novas são apresentadas, muitas histórias desconhecidas por mim foram explicadas. As partes que se passam após a coroação de Elendil (Aragorn - o retorno do rei) são especialmente interessantes! Foi incrível saber um pouco mais da história deste mundo completamente diferente de tudo (será?) que Tolkien criou ... e, como acabei de ler, nem sempre terminou.

Larissa.Herbsthofe 29/01/2015

Gostaria que Tolkien tivesse vivido mais para que houvesse mais pra ler.

marcelgianni 08/12/2014

Mais da Terra-Média.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Grande obra voltada para os fãs de Tolkien e da Terra-Média. Editado e lançado por seu filho, o livro traz relatos inacabados escritos por Tolkien e que não entraram em seus livros, ou que foram descartados e substituídos por outros. Traz relatos do tempo de ‘O Silmarillion’ até o fim da Guerra do Anel. Recomendado para quem curte o mundo de Tolkien e fica com o gosto de quero mais após ler seus livros, já que esta obra brinda os fãs com mais detalhes da Terra-Média, que não haviam sido publicados.

Luciano Luíz 11/08/2014

Mais uma obra póstuma de TOLKIEN.
Contém fragmentos de OS FILHOS DE HÚRIN (assim como em O SILMARILLION), mais um monte de textos obviamente inacabados.

Porém, o que realmente compensa neste livro, são as informações acerca de GANDALF e os PALANTIR.

De resto, é para coleção mesmo.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Leiliane R. Falcão 29/06/2014

Um livro para fãs e curiosos
Contos inacabados trás uma série de fatos interessantes sobre a Terra Média.
Pelo caráter enciclopédico da obra, o livro acaba se tornando um pouco maçante em algumas partes, porém isso não tira o brilho do trabalho majestoso de Tolkien.
Leitura obrigatória para quem é MUITO FÃ da Terra Média.

Edu4rd0 02/04/2014

Contos Inacabados
catalisecritica.wordpress.com

Contos Inacabados é meu quinto livro de Tolkien. Antes dele li O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion e Mestre Gil de Ham. Não é segredo nenhum que meu estilo literário preferido é a literatura fantástica, e dentro desse conjunto, Tolkien impera como meu preferido por vários motivos.

Tolkien é conhecido por ser super descritivo. E é esse “excesso” de descrição que torna sua obra tão atraente. E quando falo em excesso de detalhes, não me refiro à descrição física do mundo, que sim, é rica e impecável, mas principalmente à construção do universo. A cada página que viramos, sentimos todo o feeling da Terra Média, como se realmente estivéssemos a viajar em um mundo possível, palpável. Nos sentimos em casa no condado. E morremos de vontade de poder passar uma temporada de férias em Imlandris (Rivendell/ Valfenda). Mas por quê?

Tolkien criou idiomas, culturas, se preocupava com cada personagem, com árvores genealógicas, com a mudança que o nome dos rios/regiões/florestas sofriam ao longo do tempo, levando em conta os povos que viveram na região nas diferentes eras do mundo. Se, por exemplo, Legolas cita uma fato da primeira era do mundo, sobre um elfo lendário, essa história não é ilustrativa. Ela é real. Tolkien escrevia incessantemente, construindo uma cronologia de quatro grandes eras (a terceira era encerra com os fatos ocorridos no livro O Senhor dos Anéis).

Tendo isso em mente, podemos falar sobre Contos Inacabados. A maior parte da obra de Tolkien foi publicada postumamente. Perfeccionista como era, Tolkien escrevia vários e vários esboços da mesma história, alterava constantemente fatos para uma forma que enquadrasse melhor cada elemento que criava. A partir desses textos, Christopher, seu filho, publicou O Silmarillion, livro preferido pelos fãs, que narra histórias da primeira era do mundo, e depois Contos Inacabados, que como o próprio nome diz, Tolkien não havia entregado uma versão pronta dessas histórias. Em algumas delas, seu filho teve que se utilizar de 2 ou mais versões da mesma história, discutindo, no livro, qual texto deveria ser adotado como oficial para a cronológica da Terra Média.

Dentre os vários contos do livro, destaque para a história de Tuor, avô de Elrond meio elfo, na qual ele encontra Ulmo, vala da água (capa do livro); Uma descrição da ilha de Númenor, e alguns de seus mais virtuosos reis (Númenor era uma ilha povoada por uma raça de homens, os dúnedain, que fundaram o reino de Gondor na Terra Média, antepassados de Aragorn); É contada a história de Galadriel, rainha de Lothlorien, uma das elfas mais poderosas em todas as eras (interpretada por Cate Blanchett na trilogia de filmes); Há um belo relato sobre a formação militar de Rohan, e como os dois reinos tornaram-se aliados; Conta-se como Gandalf encontrou Thorin Escudo de Carvalho, e por que resolveu escolher um Hobbit para participar da difícil missão em Erebor; A origem dos Istari, os magos (Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando), e as Palantiri, as sete pedras videntes.

Contos Inacabados é uma leitura lenta. Algumas vezes é como ler um livro de história. Mas é recompensador. Para quem gosta da Terra Média, o livro é indispensável. Mas se nunca houve um contato com a obra Tolkeniana, não é uma boa ideia começar por ele.

3 estrelas em 5.

site: catalisecritica.wordpress.com

Felipe 30/03/2014

Conhecimento nunca é demais!
É um ÓTIMO livro! O que para mim pecou um pouco foi devido ao livro não ser algo corrido em toda sua extensão e muitas partes serem trechos quebrados. Mas nada que tire o mérito do mesmo! É ótimo saber mais sobre a Terra Média!!! Recomendo para qualquer fã dos livros do Tolkien!!!

Yuri 17/02/2014

Um mergulho profundo! Pegue seu escafandro, seu harpão, e se permita afundar na mitologia do professor Tolkien. De Tuor à Gandalf, dos reis marinheiros de Númenor aos cavaleiros de Rohan, esse livro é o complemento perfeito para quem já leu toda a sequência mitológica. Formado por um apanhado de contos não concluídos, e anotações soltas, ele amplia imensamente o insight e o escopo do panorama e do trabalho de Tolkien em sua obra. A maior de todas as sagas se torna ainda mais grandiosa, ao se virar a última folha.