Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Debs @DeboraMaryn 17/10/2022

Um pouco mais de Terra Média
É uma leitura para quem quer um pouco mais de informação sobre as histórias da terra média, complementando O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion. É cansativo, mas vale o esforço.

Lívia 13/10/2022

Muita informação
Um livro com muitas informações adicionais que te localizam em toda a história da Terra Média, mas achei a leitura bem cansativa e pesada.

Muita informação misturada, pra se localizar na história achei meio complicado, mas depois deu pra compreender muita coisa.

13marcioricardo 13/10/2022

Para fãs.
Livro recomendo para fãs. Aqui encontramos trabalhos incompletos e um maior conhecimento sobre personagens, objetos, lugares e eventos da Terra Média. O livro é comentado pelo filho do autor que fala sobre as ideias do pai, seus rascunhos, o quanto prezava pela obra, os seus dilemas e a perfeição que buscava.
steesz 15/10/2022minha estante
vou ler kingo

Jefferson Nóbrega 12/10/2022

Deu sono às vezes? Deu. Mas, no fim valeu a pena
"Contos Inacabados", como o nome já diz, é uma coletânea de contos de Tolkien sobre a Terra-Média e seus personagens que não haviam sidos publicados até então em suas obras. Foi organizada por seu filho Cristopher Tolkien.

Já adianto, obra é para quem é fã. Quem não conhece o universo tolkiano e resolva ler esse livro pode ficar completamente perdido e confuso. Isso devido à obra ser uma espécie de enciclopédia que complementa outras histórias já publicadas.

Porém se você já conhece o universo vale muito a pena, pois se aprofundará não apenas na história da Terra-Média como de personagens fascinantes, como Tuór, Galadriel, a terra de Númeror e os Istaris (os magos).

Claro que em certo momento da obra você se questionará por qual motivo está lendo a etimologia do nome de um rio, entretanto não é nada que não seja comum na obra tolkiana.

Particularmente foi muito bom mergulhar novamente nesse universo, tive que pesquisar em outros livros para entender algumas referências que eu tinha esquecido, o que tornou toda a experiência ainda mais proveitosa. Dá sono às vezes? Sim. Mas, compensa.

Ana 29/09/2022

O obra mais maçante relacionada a Tolkien
Finalmente terminei de ler as obras de Tolkien: O Hobbit (muito gostoso de se ler), O senhor dos Anéis (A trilogia e o meu favorito dele), O Silmarillion (que livro emocionante!) e agora Contos inacabados. Foi o livro mais difícil de todos, provavelmente por que fica muito claro as não finalizações do mestre Tolkien. Devido as pausas e explicações, ficou tão maçante a ponto que demorei mais pra ler este do que o Senhor dos Anéis.
Mas enfim, de qualquer forma é sempre bom ler sobre o lindo universo Tolkieniano.

Rafael.Silveira 23/09/2022

Contos Inacabados
Livro que relata alguns contos, da primeira, segunda e terceira era.
Contos que não foram acabados pelo autor, mas foram "concluidos" da melhor forma possivel pelo filho, e publicados. Contem contos da terra média e também de Numenor. Livro fantástico.

Larissa Verena 23/09/2022

Contos Inacabados é uma coletânea de textos sobre a Terra Média dividos entre Primeira, Segunda e Terceira Era.
Organizados pelo filho do Tolkien, esses textos expandem esse universo explicando a origem e o destino de alguns personagens, detalhes de alguns acontecimentos e até versões alternativas.
Alguns contos são um pouco repetitivos, são versões mais longas de textos já apresentados em outros livros do autor.
É um livro para quem já leu, pelo menos, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e deseja conhecer mais sobre esse universo rico e complexo que é a Terra Média.

Rodrigo.Cabanne 16/09/2022

Uma pena Tolkien não ter vivido 300 anos...
O livro mostra os planos que Tolkien tinha para sua obra, através de contos inacabados. Leitura obrigatória para todos amantes da fantasia.

Chana.Deon 11/09/2022

Incrível
O Tolkien criou um mundo gigantesco e cheio de histórias e detalhes, gosto bastante das histórias, mas quando começa a contar histórias do tempo do senhor dos anéis ganha todo o meu coração.

Denny Messoliver 09/09/2022

Contos (realmente) inacabados
Uma coletânea de anotações, pequenos trechos soltos e explicações não concluídas, sobre toda terra média, desde seus primórdios.
Uma leitura carregada de informações, mas que tende a ser um pouco lenta, devido a inumeras referências, assim como variações de nomes de um mesmo personagem.
Mas vale muito, como leitura de apoio das obras desse grande autor.

Maria 08/09/2022

Contos de Númenor e da Terra Média
Enquanto eu lia os contos me peguei pensando diversas vezes sobre a escrita de Tolkien, sobre o quão boa ela é. Mesmo com todas as minuciosas descrições de uma folha ou sobre o relevo de uma ilha a escrita te carrega.

O livro em questão é dividido entre contos das primeiras eras e episódios que aconteceram durante O Senhor dos Anéis, com minuciosas descrições de povos e acontecimentos. É muito bem editado por Christopher Tolkien e possui trechos de cartas de J.R.R Tolkien.

Marlon.Abel 06/09/2022

Obrigatório para os fãs da obra de Tolkien, e um pequeno conforto para quem busca coisas a mais sobre a Terra-Média, principalmente para quem quer um pouco mais do que Silmarillion nos presenteou.

Giuriatti 04/09/2022

Uma nova perspectiva sobre as histórias de Tolkien
Contos Inacabados retrata diversas histórias escritas por Tolkien, e editadas e comentadas por Christopher, sobre os personagens de suas outras histórias (O Silmarillion, O senhor dos Anéis, etc).
É um livro muito extenso, repleto de conteúdo e informações minuciosas sobre personagens, locais e acontecimentos, recomendo ser uma das últimas leituras.
É um excelente livro para ter como pesquisa do universo de Tolkien, e a edição de Christopher agrega e muito para as histórias.

EsterCristina 27/08/2022

Nada como uma releitura
Lembro q na primeira vez que li esse livro fiquei quase completamente perdida kkkk mas agora consegui entender bem mais, mesmo ainda tendo que voltar páginas ainda foi bom, espero q daqui uns anos uma nova releitura seja ainda mais proveitosa

hibernarrd 15/08/2022

Quero morar na Terra-Média
Nunca sei como fazer uma resenha dos livros de Tolkien, são sentimentos tão específicos e particulares que não consigo descrevê-los em palavras. Contos Inacabados, diferente de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, não possui uma trama para ser acompanhada, mas sim várias, que não necessariamente possuem um compromisso com o cânone do legendário. É uma coletânea de vários contos do autor, que como o título já diz, não foram concluídos.

Ainda assim, é de uma riqueza enorme ler tudo isso, saber ainda mais detalhes desse universo. A expansão da história de Turin é incrível, uma das três melhores que Tolkien já escreveu; saber mais sobre a vida de Galadriel e da história de Númenor é valioso demais, me deixando ainda mais empolgado para Anéis de Poder.

Uma leitura indispensável para quem é fã de Tolkien.