Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Juba 06/01/2023

Como tudo do Tolkien perfeito, recomendo ler com dois marca página para ir vendo as árvores genealógicas

Tiago 27/12/2022

A obra póstuma...
Tolkien sempre prezou por descrever muito bem o seu universo, isso faz com que toda a sua obra nos atraia de forma magnifica. Em Contos Inacabados nós temos uma coletânea de contos desde os primeiros dias até a Guerra do Anel. Publicado após a morte de seu autor, que não coseguiu finalizar, não deixa de nos deixar suspirando e ansiando por mais informações acerca desse universo incrível. Entendemos que a mão que escreveu cessou, mas as suas palavras continuam vivas e passando através das gerações...

Tawane 27/12/2022

Confesso que só li esse livro para completar minha meta de leitura (baixei o skoob agora e esqueci quais livros li esse ano então não estou trapaceando tanto
Mas eu gostei achei a história bem bonitinha e fofa

Alek 26/12/2022

Um estudo quase acadêmico
O processo de leitura desse livro, assim como do Silmarillion, mais parece um estudo acadêmico que uma leitura comum. A todo momento é preciso consultar notas, o glossário ou até o google. Pra mim isso só adiciona ainda mais fascínio ao Universo de Tolkien, que me atrai em toda sua vastidão e complexidade. Foi uma experiência incrível ter contato com esses Contos, as diversas possibilidades que estes permitem e com algumas elucidações históricas acerca da terra média que este livro me mostrou.

Faby 18/12/2022

Uma grande obra
Contos Inacabados é um complemento às histórias da Terra Média. Não é uma leitura fácil e as vezes a gente se perde em lugares, direções e personagens citados no livro. Mas, é uma leitura necessária para quem gosta das obras de Tolkien.

Ele contém contos da Primeira, Segunda e Terceira Era da Terra Média e como o nome do livro mesmo já diz, alguns inacabados.

É impressionante a generalidade de Tolkien aos criar toda a história da Terra Média, a riqueza dos detalhes, a criação de cada idioma, cada personagem, cada lenda. A impressão que dá é que a Terra Média realmente existiu devido a grandiosidade dos detalhes.

O livro nos ajuda a conhecer um pouco mais sobre a Terra Média e suas histórias, o único ponto negativo é que alguns contos não tem conclusão, e ficamos: "como assim?", "e agora?", "o que aconteceu depois?".

É uma pena ele não ter concluído toda a história da Terra Média, mas se paramos para analisar, acredito que ela nunca teria um fim.

Silas Jr 16/12/2022

Para fãs!
É uma ótima reunião dos escritos de Tolkien com algumas análises e explicações. Particularmente gostei mais da primeira, terceira e quarta parte. Achei a segunda chatinha?

André 07/12/2022

Aprofundando o universo Tolkien
Contos Inacabados reúne uma série de escritos de Tolkien e tem, por isso, um caráter diferente de outros escritos do autor, principalmente "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".
É um livro mais indicado para quem quer se aprofundar no conhecimento deste "Universo Tolkieniano", pois ele exige uma atenção maior na leitura e que o leitor realmente tenha gosto por este "mundo" que Tolkien criou.
Da minha parte, foi um prazer retomar a leitura destes maravilhosos contos, hoje tendo uma visão de conjunto muito melhor de toda a obra.
A leitura me fez relembrar muita coisa esquecida e também rever vários acontecimentos sob outra ótica.
Um ótimo livro, recomendado para iniciados na obra!
De Tolkien quero sempre mais!!!

Bruno 07/12/2022

Um compilado de histórias com mais versões de um mesmo fato
Este livro reúne diversas histórias desde a primeira era até a terceira era.
Podemos ver detalhes sobre alguns personagens importantes como os Istari, a raça de Gandalf, como também de diferentes como Drúedain, além de ver a história de Galadriel e Celeborn.
Aprendemos diversos nomes de um mesmo personagem.
Lemos sobre grandes guerras da primeira e segunda era, conhecemos Númeror, e podemos ler mais detalhes sobre o que se passa em O Hobbit nos momentos que Gandalf sai de perto de Bilbo, e o que estava fazendo.
Também fatos descritos na saga do Senhor dos Anéis, como a procura de Gandalf e Aragorn por Smeagol, bem antes do primeiro capítulo da Sociedade do Anel.

Como temos diversos escritos compilados, muitos inacabados, podemos ver duas ou mais versões de algumas histórias.

Dominic nic nic 07/12/2022

Tolkien é genial, como sempre, mas essa é uma leitura bem densa e mais a cara de quem quer estudar a fundo o universo da Terra-Média do que o leitor comum.

Fabricio.Campelo 30/11/2022

Uma colcha de retalhos
Mais do que qualquer outro livro editado pelo Christopher, os contos inacabados são pedaços dos escritos de seu pai, de anotações, de notas para lembrar.

Eu fiquei dividido em ler esse livro, pois amei as partes sobre Galadriel, Os Istari, Aldarien e Erendis e A Demanda de Erebor

Mesmo assim pensando nos pedaços pequenos de papel que o Christopher resolveu juntar e criar o livro.

Eu não sei se é vontade de simplesmente criar livro pra vender, ou de realmente passar pra frente a mente genial e sem precedentes do pai na criação de um universo tão gigantesco e rico.

Não está entre os meus livros preferidos, porém o terei com carinho na minha prateleira.
Thay262 04/06/2023minha estante
Tenho a mesma sensação que você, gostei das mesmas partes, enquanto outras nem tanto. Mas é um livro que tenho com carinho pelos retalhos que ele dá em relação a O Hobbit, SdA e Silmarillion. Porém, todos os livros "extras" depois desses parecem mais uma indústria "caça níquel", há esmero no Christopher em querer mostrar mais dos rascunhos do pai (porque Tolkien é genial e os rascunhos provam isso), mas a quantidade de livros "póstumos" é absurdo já, há mais livros póstumos que livros lançados pelo próprio Tolkien em vida, o EXCESSO de livros com o nome de Tolkien estampado mostra a família e herdeiros de Tolkien e indústria literária se aproveitando do nome do cara só para vender o material a fãs inconformados com um universo que não querem ver o fim.

Gabriel2709 14/11/2022

Mais um do Homem
Uma leitura excelente, porém muito cansativa. Ele aprofunda muitas histórias contadas anteriormente e apresenta diversas novas informações. A história do Tuor é excelente aliás, mesmo já tendo sido um pouco contada antes.

Fora isso, é Tolkien né. As histórias novas que são introduzidas são fantásticas, os Dúedain é um povo incrível e os Istari também. Tem também novos diálogos do Gandalf, que são muito interessantes. Mesmo eu não me interessando por algumas partes, ainda merece um 10.

Eli 11/11/2022

Indispensável para amantes de Tolkien!
Este livro é uma experiência maravilhosa para quem ama Tolkien e seu universo.
A obra é uma coletânea de contos (alguns incompletos) da primeira, segunda e terceira era da Terra-Média; com comentários e muitas notas preciosismas escritas pelo filho do Tolkien, o Christopher.

O livro conta com histórias não contadas em outros livros do autor que surpreendem muito, como "A demanda de Erebor", "Os Istari" e "O desastre dos campos de Lis", que complementam demais a leitura de "O Hobbit " e "O Senhor dos Anéis ".

A leitura é um pouco arrastada devido a quantidade de notas e intervenções do organizador, dando aquela pincelada em cima dos textos incompletos do pai. Além de algumas explicações que ajudam bastante em contos com mais de uma versão, como o "Galadriel e Celeborn", onde Tolkien nunca deixou uma versão final e definitiva. Mas vale muito a pena cada segundo de leitura deste livro.

Para quem deseja se aventurar no universo de Tolkien, recomendo demais a leitura deste livro incrível. Vai complementar e muito a sua experiência e aprofundamento do vasto mundo da Terra-Média.

DavidLSM 27/10/2022

Necessário para fechar algumas lacunas
No geral contos inacabados é um livro necessário pra quem quer saber mais sobre o universo da terra média, e fechar alguns espaços do universo que ficaram em aberto, ou só questões que não tinhamos pensado antes, é uma leitura informativa, mas pelo menos na minha opinião, não é divertida.

Josue.Sousa 20/10/2022

Christopher Tolkien deve ter sofrido para juntar os escritos do Tolkien; tanta coisa ilegível, coitado.
De praxe, Tolkien trouxe estórias regadas de detalhes e maiores conhecimentos sobre Arda.
O livro inicia-se contando a história de Tour e de sua meta, como ele mesmo perguntou a Ulmo, "Mas qual é minha meta, senhor?", e prossegue relatando a história dos filhos de Húrin que, diga-se de passagem, é muito envolvente e traz certos sentimentos por conta do ocorrido.
Ademas, como já disse acima, é um livro envolvente, no entanto, está a depender de leitor para leitor o conhecimento de cada um ao mundo de Tolkien, como irá receber algumas estórias. Eu tive mais dificuldade quando as estórias ficavam de lado e adentravam elementos mais técnicos, como uma explicação de um determinado personagem. Fora isso, não tenho muito que reclamar. Recomendo!