Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

thalbuquerque 06/07/2023

Um refresco para os fãs
Como grande admiradora do Tolkien foi maravilhoso ler tanto conteúdo interessante, além de novas versões do que eu já conhecia. Embora tenha sido maravilhoso no geral, devo admitir que demorei um bocado pra ler por ter algumas partes bem densas que me fizeram desapegar um pouco, mas acontece, né? Devo destacar que esse livro deve ser lido após a trilogia de O Senhor dos Anéis, pelo menos na minha visão.

Mila 23/06/2023

Livro muito bom, conta vários contos do tempo antigo e da era do senhor dos anéis, sendo todos importantes para o entendimento completo de O Senhor dos Anéis

Davi 15/05/2023

Diante dos contos inacabados.
"Contos Inacabados" é uma coletânea de textos escritos por J.R.R. Tolkien e editados por seu filho, Christopher Tolkien. Lançado em 1980, o livro apresenta uma série de narrativas que expandem e complementam o legendarium da Terra-média, fornecendo um vislumbre mais profundo e abrangente do mundo criado pelo autor.

Diferentemente de suas obras mais conhecidas, como "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", que são romances completos, "Contos Inacabados" é uma coleção de fragmentos, esboços e histórias incompletas que Tolkien deixou para trás ao longo de sua vida. Esses textos, apesar de não estarem finalizados, oferecem aos leitores um olhar fascinante sobre a mitologia e a história da Terra-média.

O livro abrange um período vasto, desde os primeiros dias da criação até os eventos ocorridos durante a Terceira Era. Cada conto inacabado é apresentado com um contexto fornecido por Christopher Tolkien, que explora as origens e o desenvolvimento das histórias, além de fornecer notas e comentários para ajudar o leitor a compreender melhor o material.

Entre os contos presentes na obra, estão relatos sobre a Queda de Númenor, o despertar dos Ents, a história de Beren e Lúthien, e muito mais. Essas narrativas expandem os eventos e personagens mencionados nas obras principais de Tolkien, aprofundando a compreensão do leitor sobre o mundo e a mitologia da Terra-média.

Um dos aspectos fascinantes de "Contos Inacabados" é a oportunidade de testemunhar o processo criativo de Tolkien. Os textos revelam os diferentes estágios de desenvolvimento das histórias, bem como as mudanças e revisões que Tolkien fez ao longo do tempo. Isso permite que os leitores apreciem a profundidade de detalhes e o cuidado minucioso que o autor dedicou ao seu universo ficcional.

Embora "Contos Inacabados" possa parecer um tanto fragmentado e exigir um conhecimento prévio do legendarium da Terra-média, ele é uma leitura enriquecedora para os fãs dedicados de Tolkien. O livro oferece uma oportunidade única de se aprofundar nas histórias e nos eventos que moldaram a história desse mundo imaginário, revelando informações e contextos adicionais que ampliam a compreensão e o apreço pela obra do autor.

Cecilia Dias 08/05/2023

Livro muito bom gostei muito e recomendo. É complementar aos outros livros de Tolkien, tem explicação do filho dele Christopher pergaminhos que ele achou do pai.

Wernek 27/04/2023

Perderíamos nosso agora em troca de um fantasma inventando?
"Contos Inacabados" é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, publicada em 1980, que reúne uma série de textos que o autor escreveu ao longo de sua vida, mas que nunca chegaram a ser finalizados. Esses contos abrangem uma vasta gama de histórias, personagens e lugares que são familiares aos leitores de "O Senhor dos Anéis" e de "O Hobbit", mas que agora são explorados em maior profundidade.

O livro apresenta uma série de histórias que se passam na Terra-média, algumas mais curtas e outras mais longas, que variam em gênero e estilo. Entre elas, estão as histórias de Tuor, um homem que embarca em uma jornada para encontrar uma cidade escondida de Gondolin; de Turin Turambar, um herói trágico que busca vingança contra o dragão Glaurung; e de Galadriel e Celeborn, os senhores élficos que governam Lothlórien.

A qualidade literária desses contos é indiscutível, mostrando mais uma vez o talento de Tolkien como escritor e criador de mundos. Os personagens são bem acompanhados e as histórias são envolventes, com reviravoltas surpreendentes e momentos emocionantes. Além disso, a escrita de Tolkien é rica e poética, tornando a leitura uma experiência prazerosa e encantadora.

No entanto, por serem contos inacabados, muitos deles terminam abruptamente ou deixam perguntas sem resposta. Isso pode ser frustrante para alguns leitores, que esperavam um resultado mais completo e conclusivo. Além disso, o livro é mais adequado para aqueles que já estão familiarizados com o universo de Tolkien, já que muitas das histórias aceitam um conhecimento prévio do mundo da Terra-média.

Em resumo, "Contos Inacabados" é uma obra fascinante e emocionante que oferece aos fãs de Tolkien uma visão mais ampla e profunda do mundo que ele criou. Embora alguns contos possam parecer incompletos ou deixar algumas perguntas em aberto, a qualidade literária e a riqueza do universo criado por Tolkien tornam esta leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia épica.

Pedro Spears 26/03/2023

Um livro na visão do Gandalf seria incrível!
O livro de Tolkien que li mais rápido até o momento, e achei uma leitura maravilhosa, amei todos os contos apesar de alguns serem melhores que outros. As notas são repletas de curiosidades maravilhosas e foi muito bom ler esse livro e me aprofundar mais nesse universo incrível. Grato ao Christopher Tolkien por nos proporcionar e resgatar essa obra incrível feita pelo pai dele.

alberto.jorge.9 24/03/2023

Massante
É um livro feito para estudiosos ou uma pessoa que é extremamente fã da obra de Tolkien, por serem textos inacabados a leitura se torna cansativa pois é repleta de notas do editor Christopher Tolkien. Se for ler tenha em mente que não é um livro para qualquer um e é extremamente necessário a leitura de O hobbit, O senhor dos Anéis e O silmarillion anteriormente.

Dayane.Montes 11/03/2023

Um livro de contos, alguns mais interessantes que outros. Muito bom para quem quer mais de Tolkien, com muitos detalhes e comentários do autor. Um tanto cansativo para mim, quanto às longas explicações detalhadas, mas ainda assim valeu a leitura graças às histórias a mais da Terra Média.

Gabriel 25/02/2023

Este é um livro que exige que você conheça os textos fundamentais de Tolkien: O hobbit, Senhor dos anéis e O silmarillion. Sem eles, acho que nada fará sentido. Aqui temos contos verdadeiramente inacabos comentados pelo filho de Tolkien. É um mergulho interessante nas possibilidades que estavam em aberto, nas decisões por fazer na escrita, nos processos de redação. Há muita informação adicional para quem quer ir além das histórias anteriores.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 10/02/2023

Depois de ler o Silmarillion e o Hobbit, achei que o universo de Tolkien estava terminado. Foi então que descobri Contos Inacabados e percebi que a imaginação de Tolkien ainda tinha reservado muito para seus leitores famintos por conhecimento da Terra Média!

As diferentes versões das histórias já conhecidas por nós mostram o zelo que Tolkien tomou para manter a coesão interna de sua história, sempre buscando evitar contradições na cronologia do seu mundo. Além disso, seus textos mostram a riqueza de detalhes que Tolkien revestiu seu universo, seja em matéria da construção de mundo seja em matéria da construção dos personagens.

Lendocomfernanda 27/01/2023

Muitas coisas novas
Adorei o livro, pois vi muitas coisas sobre os personagens do Tolkien que ainda não conhecia, mas dos livros dele, esse foi o que menos gostei

Henrique653 22/01/2023

Épico
Tolkien traz neste livro, editado pelo seu filho, histórias épicas dos principais personagens de cada era, além de alguns eventos ausentes em outras obras. É uma leitura complementar aos livros principais, porém julgo que vale muito a pena para compreender mais do seu legendário.

Kamila.Rodrigues 21/01/2023

Coleção de contos
Ótimo livro para conhecer diversas versões das histórias já escritas por Tolkien. Recomendo ler O Senhor dos Anéis e O Silmarillion antes, pois pode se perder, apesar de ter muitas notas explicativas e apêndices. No mais, é uma leitura espetacular!

Gustavo.Martins 16/01/2023

Contos quase acabados
Meu sexto livro da coleção Tolkien, sempre impressionado com sua capacidade extraordinária de criar um sólido mundo com sua vasta geografia, seus povos, suas línguas, e o decorrer de 3 eras a partir do mito de sua fundação. Contos Inacabados preenchem boa parte da Terra Média, trazendo aqui como novidade, principalmente, o percurso de Tuor com a malha de Gondolim, não apresentado no Silmarilion; e os Drúedain, ou Homens-Púkel. As narrativas aqui, em alguns textos, estão tão completas que só é possível lembrar que não foram finalizadas a partir dos comentários do Christopher Tolkien, ou quando acabam bruscamente.