Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Lua 25/11/2023

Mais uma obra prima do grande mestre, vemos contos de tempos distantes da terra média, o que nos mostra tramas emaranhadas e bem escritas.

Lucas.Ferrari 21/11/2023

Mágico!!!
Ler Tolkien é uma experiência única. O lúdico elevado a outro patamar, maravilhoso!! Obrigado Tolkien!!!

Agnis.PAmela 23/10/2023

Bom, com ressalvas
É uma obra muito interessante se você é um fã da Terra média, porém a quantidade de notas existentes fazem o leitor perder o fio da meada. Seria melhor de ler caso as notas fossem escritas de outra maneira e colocadas em anexo (e não no meio do texto). As letras das notas são de fonte muito pequena.
Mas se ignorar essa questão das notas o livro é perfeito, assim como as demais obras.

Pedro 19/10/2023

Acho que até o Tolkien se perdia nas suas escritas. Não sei ele realmente finalizou seu trabalhou, mas ainda tem alguns pequenos detalhes soltos.

Erick 13/10/2023

Uma das obras de maior perfeição de Tolkien. Entrar na terra média, explorar seus personagens, suas guerras, tramas, como tudo isso é fascinante! Um livro que traz um pouco mais de pensamento tolkiano em seus diversos contos perdidos.

Eduardo Haus de Barros 04/10/2023

Tolkien é Tolkien
Absolutamente fantástico. Quanto mais se entra no mundo que Tolkien criou mais apaixonado se fica, é uma experiência completamente imperdível

Jean 02/10/2023

Contos Inacabados reúne contos de diferentes períodos da história da Terra Média, sendo necessária a leitura de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarilion antes da leitura destes contos. Acompanhamos velhos personagens conhecidos de O Silmarilion, como Tuor, Turin (sua história é contada de forma estendida em Os Filhos de Húrin), entre outros, em diferentes momentos, que complementam as histórias já escritas.
É um importante livro para quem ama a Terra Média. Porém, como o próprio título sugere, são contos inacabados, e conforme a leitura ficamos querendo um final para determinado conto, o que não ocorre em alguns.

Otavio.Franco 25/09/2023

Viciado demais nesse universo criado pelo Tolkien.
Mal tinha terminado de reler O Silmarillion e já fui logo pegando Contos Inacabados.
E uma coisa interessante aconteceu nessa leitura: eu passei a gostar do Turin.
Isso não aconteceu em O Silmarillion. Lá, achei ele é um porre, mas aqui eu já consegui mudar um pouco minha opinião. E eu amo quando isso acontece.

laranjai 05/09/2023

Contos Inacabados de J.R.R. Tolkien oferece uma visão cativante do vasto legado do autor em relação à Terra Média. A obra reúne contos, fragmentos e histórias que enriquecem o universo criado por Tolkien. No entanto, como o título sugere, muitas narrativas permanecem incompletas, deixando os leitores ávidos por mais. A profundidade da mitologia e dos personagens é fascinante, mas pode ser densa para leitores menos familiarizados com a obra de Tolkien. Apesar das limitações inerentes às histórias inacabadas, a coletânea é uma leitura obrigatória para os amantes da fantasia, proporcionando uma visão única do processo criativo do autor. A nota reflete a qualidade das histórias e o valor que adicionam ao cânone da Terra Média, com a ressalva de que sua falta de conclusão pode frustrar alguns leitores em busca de narrativas mais plenas.

Alan Santana 31/08/2023

Perfeito
?Contos Inacabados? é de longe o livro que mais me entristece, justamente por ser inacabado. Os contos se projetam como épicos absolutos do legendário de Tolkien e quando você vira a página... PAH! Acabou. Tolkien não teve tempo de dar-lhes um desfecho.

O livro é dividido em quatro partes, cada uma contendo escritos de contos sobre as quatro Eras de Arda: A queda de Gondolin, Os filhos de Húrin, Númenor, As batalhas dos Vaus do Isen (WHERE WAS GONDOR WHEN THE WESTFOLD FELL?!), dentre muitos outros escritos que auxiliam na leitura de O Silmarillion e O Senhor dos Anéis.

Não é uma obra para leitores que estão iniciando a leitura de Tolkien (muito menos para quem não é fã do autor), pois contém muita informação, detalhes geográficos (que ganham vida com auxílio d'O Atlas da Terra Média, de K. Wynn-Fonstad) e uma abundância nomes.

Mesmo sendo a segunda vez que leio, sinto que ainda não absorvi tudo o que deveria.
Sem dúvida é um dos meu livros preferidos de Tolkien e é uma obra que deve ser lida e relida muitas vezes, visto a genialidade e complexidade do legendário!

Shiro 26/08/2023

Contos ótimos e inacabados
Nesse livro podemos ver com mais amplitude alguns contos que infelizmente ao longo do tempo foram inacabados, ele ajuda e detalha mais alguns contos que já vimos em O Silmarillion e ajuda a aumentar mais ainda esse universo imenso de Tolkien.

rafamassagardi 14/08/2023

Para virar uma Wikipédia ambulante do Tolkien
Contos Inacabados é uma leitura ideal para os verdadeiros fãs do Tolkien!
O livro traz múltiplas narrativas novas sobre a Eä; detalha e acrescenta novos detalhes a respeito daquelas que já conhecíamos de seus outros livros; nos informa sobre aspectos interessantíssimos que não foram tão explicados anteriormente; e nos traz de volta ao seu tão querido universo!?????
Não foi um livro rápido nem leve, mas vale muuito a pena! Recomendo a leitura deste após às de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
brenda1 14/08/2023minha estante
não vejo a hora de ler esse ???? ele segue mais ou menos a mesma vibe de Silmarillion?

rafamassagardi 14/08/2023minha estante
Tem sim, especialmente as histórias da Primeira Era ;)

gi 03/08/2023

Demorei muito mais que o esperado pra terminar esse livro por motivos pessoais, mas pra pessoas como eu que possuem um apego enorme à Terra Média, esse livro é muito gostoso pra retomar histórias e entender um pouco mais sobre esse lugar. como tudo do tolkien, tem MUITA informação, até demais, mas amo ver como um universo literário ganha tanta vida com essa riqueza de detalhes. parece que a Terra Média realmente existiu.

Lobinha Sincera 16/07/2023

Assim como Silmarillion, os contos inacabados será mais de interesse dos que realmente são fãs do universo do autor ...achei muito interessante e gratificante

Wandrovski 16/07/2023

Que presentão!
Esse livro é apenas para quem é alucinado pelo universo de tolkien e já está por dentro dos acontecimentos da terra média, pura nostalgia