O que aprendi com o silêncio Monja Coen

Resenhas - O que aprendi com o silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thiago.Moretti 26/12/2021

Este livro é mais que uma autobiografia, além de ser um compilado de suas vivências, aprendizados e realizações mostrando a história de uma mulher que a frente de seu tempo mudou de vida várias vezes em busca e em favor do Zen, a todo instante lhe convida a refletir e repensar rumos da sua própria história.

"Muitas vezes, quando abrimos mão de nossas expectativas, quando entregamos os pontos, já quase sem esperança de obter algo, o milagre acontece. É preciso querer muito. É preciso esforço, prática incessante para que, num instante, tudo se realize. Minha vida tem sido toda assim. Procuro fazer acontecer, brigo, reclamo, me esforço. Quando estou praticamente desistindo, acontece."
Monja Coen

Armando.Roberto 26/12/2021

Impressionante, uma vida inspiradora, uma mulher com muita resiliência e que lutou muito para alcançar seus objetivos e metas. Foi por meio dela que descobri o Zazen e a arte da meditação. Orgulho de viver na mesma existência que você Monja Coen!

dani 20/11/2021

DIferente
Terceiro livro da Monja que eu leio.
O primeiro (O inferno somos nós) e o segundo (Zen para distraídos) foram bem diferentes deste!

Neste, são contadas histórias, fatos e narrados momentos que não imaginei que pudessem ter acontecido com a Monja. Isso por si, já me deu aquele leve tapa na cara de pensar desta forma tão generalista e de certa forma preconceituosa.
Para mim, foi uma experiência mais profunda, o livro leva quase para dentro da mente e das memórias de alguém que teve um despertar (ah as memórias escolhidas e não escolhidas - adorei esta passagem), que passou por muito (assim como todos nós) e hoje tem uma vida dedicada à comunidade.
O momento presente, o viver o agora permanece sempre nos conceitos e escritos dela, neste, no entanto, parece que me fez perceber mais, mergulhar um pouco mais neste conceito (ainda conceito para mim, ainda uma utopia em minha vida, uma busca.)

Confesso que esperava menos, o livro em surpreendeu de forma boa. Recomendo, claro!

Sabrina 23/09/2021

O que aprendi com o silêncio
Monja Coen traz de uma forma diferente e intensa sua biografia, trazendo relatos de sua vida antes do budismo e seu caminho para o encontro do seu propósito.
A monja faz relatos surpreendentes de sua adolescência, vida adulta intensa que tinha antes do budismo.
Não posso deixar de destacar que fiquei impressionada com algumas revelações dela, como o que ela abandonou para ser monja, e também a questão da discriminação e abusos dentro do budismo e que apesar de tudo ela lutou e luta até hoje pela prática e os verdadeiros ensinamentos.

Simone Pagliari 06/09/2021

Não achei que era biografia
Nossa que história, nunca poderia imaginar que foi desta, gostei de ler, mas em algumas partes a memória da autora ficou confusa.

Vinne 22/08/2021

Razoável
Não tenho experiências com autobiografias e confesso que essa foi a primeira leitura do gênero. Particularmente, não me agradou. A história da Monja é interessante mas poderia ter sido narrada de forma mais objetiva. Achei cansativo, a leitura não fluiu.

Dani Guimarães 13/08/2021

Mulher de resistência
É o segundo livro que leio dela e meu carinho aumentou um pouco mais. A cronologia do livro é um pouco confusa, então tem horas que a gente fica meio perdido, achando que está lendo a mesma coisa.

Eu não fazia ideia do quanto a trajetória dela é grande e de como ela foi/é importante pro movimento Zen Budista, a primeira mulher a conquistar muita coisa, abrindo porta para outras.

O livro é excelente pra entendermos que todos, até mesmo uma Monja, tem um passado. Que até mesmo ela pode sofrer, amar e viver. Uma mulher forte como tantas outras, como todas nós. Obrigada por tanto!

Aline ig @escape.abacharel 13/08/2021

Mais um livro da Monja Coen que tive a oportunidade de ler. Seus livros sempre são cheios de sabedoria. Dela, já li 108 contos e parábolas orientais, Aprenda a viver o agora e Zen para distraídos.

Ainda quero ler outros da Monja, como A sabedoria da transformação. E nesse livro que acabei de ler, vi ela citando sobre um livro que ela escreveu com o Leandro Karnal: O Inferno Somos Nós e é claro que já quero ler também! haha

O que aprendi com o silêncio é uma autobiografia, mas é uma biografia diferente das outras. Não tem uma linha temporal certinha que é seguida ao longo das páginas, não é bem linear... Tudo vai e volta no tempo várias vezes...

A falta de ordem cronológica talvez tornou a leitura um pouco difícil no começo. Quando ela fala de seus casamentos, aí acabei confundindo um casamento com um outro. Mas depois fica mais fácil de entender, porque ela vai nos contando mais detalhes.

E a memória não é assim? Um borrão? Às vezes sinto isso em minha vida... mas é o que eu gosto nos livros da Monja, dos seus ensinamentos sobre o budismo, sobre a importância do momento presente, do agora.

Gostei muito de conhecer mais sobre a Monja nesse livro. Não imaginava que ela tinha passado por tantas dificuldades, sobretudo em sua vida monástica. É uma grande luta por várias questões, até mesmo uma luta pelo feminismo, quando paramos para pensar que as monjas não tinham as mesmas liberdades que os monges. Foi uma vida que a Monja Coen lutou com grande coragem. Acompanhar essa história através das páginas foi incrível!

Quote: Estudar, ler, praticar, meditar e manter a plena atenção é manifestação de Prajnaparamita – a Sabedoria Perfeita. É a penetração no sentido mais amplo e profundo da Natureza Buda, do vazio – nada-tudo.

Victor 13/08/2021

O que aprendi com o silêncio
Livro descoberto por acaso, em meio a algumas procuras na lista de ebook do Kindle.

Desde do início da leitura é possível observar que as histórias contadas são incríveis, detalhes impressionantes, uma leitura enriquecedora.

Ao término da leitura admiro mais a Monja Coen, pode conhecer ainda mais o lado humano desde ser evoluído !

Indico a leitura, muitas histórias que não imaginamos são compartilhadas com os leitores neste livro de leitura fácil e agradável.

GraAa18 09/08/2021

Coragem
Biografia curta, linguagem simples. Relata a vida da monja de forma muito intensa e corajosa antes, durante e após sua ordenação.

Lucas.Dias 07/08/2021

Uma passagem pela vida da Monja
Uma bela passagem pela vida da Monja dos seus primeiros momentos de vida há sua vida com os ensinamentos Budista

Ana 06/08/2021

Foi a primeira autobiografia que eu li. Achei muito interessante como o livro não tem uma linearidade cronológica, ele segue reflexões que aconteceram em momentos diferentes.
Talvez por isso eu tenha lido tão rápido. Foi como se eu entrasse em pleno pensamento.

Mariana 05/08/2021

Que pessoa incrível!
O livro conta a história da monja e é cheio de pequenas lições. Me emocionei durante vários relatos.
Não fazia ideia de tudo o que ela tinha vivido antes de se tornar monja e mesmo durante esse processo, todas as dores que viveu.
Amei conhecê-la assim e já quero ler seus outros livros.

Josi 05/08/2021

Uma vida impressionante
Interessante livro de memórias da Monja Coen, que teve uma vida bastante diversa, passou por muitos lugares e viveu situações bastante pitorescas, pra dizer o mínimo. Junto com suas lembranças, de leve, nos apresenta princípios do budismo. Um livro de leitura rápida, agradável e empolgante.

Lety Tate 02/08/2021

O silêncio e o momento ZEN
Esse livro foi uma autobibliografia que não seguiu exatamente uma ordem cronológica, mas não vi como um problema porque eu senti como se fosse uma conversa. Monja Coen ia falando conforme ia se lembrando. Uma mistura de prosa com poesia, felicidade e sofrimento, orgulho e humildade. Como em todas as vidas, ela não é diferente. Ao compartilhar a sua jornada, seus erros e aprendizados, vida conturbada apesar da aparente família estruturada, Monja Coen conta sua vida antes, durante e após se encontrar no zen budismo. Não é um livro para te converter, não é um livro para você começar seus estudos e entender melhor o zen budismo. Nada disso. É um livro para você compreender melhor a vida, que apesar de tudo parecer desmoronar, você consegue passar por cima. É um livro para te inspirar a se encontrar, independente como seja.
Recomendo sim a leitura, foi uma leitura fluida e muito boa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6