O que aprendi com o silêncio

O que aprendi com o silêncio Monja Coen

Resenhas - O que aprendi com o silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@melolivsantos 06/07/2020

Interessante
Nunca tinha lido uma autobiografia e não estava esperando grandes coisas.
Da vida dela, fui pega de surpresa por me identificar em tantos pontos com uma monja antes de ser monja. Que vida louca essa sua, Monja Coen!
Do livro, achei a leitura difícil por não seguir uma cronologia. Me perdi um pouco.

O que ficou:

"Acredito firmemente que a meditação será um dos elementos de transformação social e política de toda a humanidade."

Vanessa.Issa 08/06/2020

Livro bom a gente termina 2h da manhã, porque não quer dormir sem terminar, né?

Por conta do momento que estamos vivendo atualmente, senti necessidade de buscar livros que não fossem só entretenimento, mas que também colaborassem com a minha saúde mental de forma consciente. Já há algum tempo venho aprendendo a meditar, mas ainda não tinha tido contato com o trabalho da Monja Coen. Após assistir uma live dela no canal da Fernanda Souza, pensei: "Que maravilhosa! Quero assistir todos os vídeos dela! Quero ler todos os livros!".

E comecei por esse, que me surpreendeu de muitas maneiras...
Nele, podemos conhecer mais sobre a vida e as origens da monja, que através de suas palavras nos permite saber como foi a trajetória de sua vida, desde sua infância e adolescência até os dias atuais.

Fiquei realmente surpresa com muita coisa. Ela nos transmite tanta simplicidade, tanta tranquilidade... Pra mim, é incrível como se mantém sendo um ser de luz, mesmo com todos os problemas que enfrentou, pessoas queridas de perdeu, abusos (muitos!) sofridos em seus relacionamentos... A vida dela foi bem difícil, mas ela nunca desistiu de seguir os seus ideais e buscar o que lhe faz bem. Aprendeu a encarar as coisas de outra forma, sem acreditar que nada fosse permanente.

É uma leitura muito inspiradora. Eu não sou budista, mas tenho meu coração aberto para aprender um pouquinho com a fé de cada um. E estou aprendendo muito com a monja. Recomendo pra todos que também se sintam assim. :)

Minha única queixa em relação a esse livro é que algumas partes se tornam um pouco repetitivas. Por exemplo, tem uma pessoa que ela fala várias vezes que "casou, teve uma filha e morreu". Não sei se foi proposital, mas achei meio desnecessário. De resto, é maravilhoso!

joazevedom 23/05/2020

Uma viagem pelas memórias memoráveis da Monja
Olhar para o passado parece fazer a monja nos mostrar que ela é tão humana quanto cada um de nós e a escolha pelo caminho do equilíbrio é diária.

Recomendo demais.

Alan.Schecter 18/05/2020

Gratidão!
Que pessoa iluminada ! Em Buda me refugio. Em Buda me encontro.

Caroline.Sobierajski 07/05/2020

Uma bela história de vida e crescimento!
Muito impressionada com a história de vida e caminhada da Monja Coen...
Já tive o privilégio de ir em um evento dela no Rio de Janeiro em 2008 mas naquela época não conhecia a Monja, fui acompanhando a família do meu ex namorado.
Ela viveu muito, desde cedo, desde pequena... viveu uma vida inteira e fez de tudo um pouco antes de entrar em seu novo ciclo/ nova vida que foi no budismo... e não parou por aí, pois ainda era nova quando iniciou seu caminho no budismo, aprendeu muito, viveu muito, se reinventou.
Impressionada com a vocação para ser monja que chamou ela e foi forte demais, impressionada com a determinação, com as abdicações e o crescimento dela.
Chama atenção o fato de que não importa quantos anos você tenha ou quem você seja ou o que tenha feito! Você pode recomeçar hoje, se encontrar hoje, se reinventar hoje!
Adorei a leitura e recomendo para quem tenha interesse em conhecer a trajetória bonita da Monja!

Rafa 01/04/2020

Um passado revertido para o presente, através das memórias. Uma autobiografia.

Marcio 30/03/2020

Nada fixo, nada permanente.
A autobiografia da #monjacoen é muito dinâmica. Um casa-separa-casa que repentinamente é sempre a casa da mãe o seu porto seguro. Muito se é vivido e muito se é "morrido". Conhecer um pouco da monja através de suas palavras é algo que nos faz crescer como humano na busca do autoconhecimento. Nesses dias de outono em que há dúvidas entre viver ou comer... ler.

Livro de n°05 de 2020
????? #editoraacademia #zazen #budismo #oqueaprendicomosilencio #autobiografia #instalivros #instabook #livros #books

Tatiana 29/02/2020

Diferente das expectativas
O livro me surpreendeu, pois ao decidir ler a biografia de uma monja pensamos que a pessoa teve uma vida "sacra" por toda a vida. Saber detalhes da vida pregressa da Monja Coen foi diferente de tudo que eu esperava. Muito interessante saber sobre seu despertar no zen budismo, sua trajetória e dificuldades que passou por ser mulher e não japonesa. Vale a leitura.

Giu Ventura 13/02/2020

Monja Coen
Sinceramente esperava algo diferente, mas me surpreendi de uma boa maneira. A história da monja só nos mostra que não precisa ser "santa" e zen a vida inteira para se buscar um propósito para a vida e ensinar outras pessoas a buscar paz interior.

Pedro Ivo 07/01/2020

Infelizmente, não deu
A monja Coen parece bem simpática e serena. Escolhi sua autobiografia para ser o segundo livro do ano.
Acho que esperava uma trajetória complexa e inspiradora.
Entre repetições e uma narrativa entrecortada, em um dado momento, a monja afirma que não houve ditadura no Brasil porque recebeu uma corrente do WhatsApp explicando isso. Ao mesmo tempo, ela visitou Lula na prisão. Talvez resuma a profundidade da jornada.
Desejo o melhor para ela e seus seguidores, só que não funcionou para mim.
Mas a capa é bem bonita.
edu basílio 07/01/2020minha estante
é... parece que existe uma região tênue entre ser zen, burro e sofrer de algum subtipo qualquer de psicose.

edu basílio 07/01/2020minha estante
PS: parabéns por ter terminado a leitura. estou dando o 'like' só por isso.

edu basílio 07/01/2020minha estante
PS: parabéns por ter conseguido terminar a leitura. estou dando o 'like' só por isso.

Pedro Ivo 07/01/2020minha estante
Edu, na verdade ela não parece ser ruim de forma alguma, até muito bem intencionada. Só muito alienada e vinda dos privilégios da classe alta paulistana, que permitiram essa jornada e busca espiritual a despeito da vida.
Me incomodou bastante. Mas li até o final esperando a melhora.

edu basílio 07/01/2020minha estante
eu entendo, Pedro. eu também acredito que não existe má intencionalidade nos propósitos dela. por isso a dificuldade até em "categorizar" a postura e minha alusão à tal "zona tênue". resta desejar que os seguidores absorvam apenas o que ela propaga de bom e tenham o discernimento (que você mesmo teve!) para barrar mentalmente os absurdos.

Gus 07/01/2020minha estante
Eu fiquei com um pé atrás para ler este livro agora. Acho que o que a monja tenta passar, as coisas boas, são muito válidas, porém ela parece extremamente alienada de situações que fogem do quadrado em que ela se colocou (baseando-se na sua resenha), eu fiquei bem dividido entre ler o livro pra tirar minhas conclusões e tentar enxergar o que ela pensa, e deixar ele de lado pra que eu não fique incomodado pelas visões limitadas de alguém que acreditou em uma corrente de whatsapp...

Pedro Ivo 08/01/2020minha estante
Gustavo, vale a pena você tirar as suas próprias conclusões. De qualquer maneira, é uma leitura rápida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6