O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

leleeeeee 31/05/2024

Melhor livro que ja li!!
Releio e releio esse livro sem me cansar. tenho um amor imenso por ele, pois foi muito importante para a aceitação da minha sexualidade.
Me identifiquei demais com a protagonista e seu processo se descobrindo lésbica foi muito natural e bonito, gostei muito que édra norr não pressionou iris a se descobrir e se assumir em nenhum momento e isso me confortou muito (é o mínimo mas que muitas meninas não fazem).
Li esse livro no momento certo, me senti extremamente conectada com a autora e foi como se ela me abraçasse e dissesse ?vai ficar tudo bem?. consegui aprender que tudo bem gostar de meninas, não sou diferente por isso, o amor sáfico é lindo.
O romance é incrivel e muito fofo, íris e édra são uns amores e o desenvolvimento das protagonistas é muito bom. a leitura me prendeu do inicio ao fim, é super fluida e eu recomendo esse livro a qualquer um. é realmente muito gostoso de ler e tenho muita dificuldade para achar livros que me façam sentir tudo isso de novo. vale a pena ler

Lara 31/05/2024

O livro que eu gostaria de ter lido na adolescência
Desde que me entendo por gente eu gosto de livros, e conforme eu crescia, eu percebia que não conseguia me enxergar em nenhum dos tantos livros que eu lia.
Na fase da adolescência, comecei a ter acesso a livros com casais lgbt, mas sempre gays, nunca lésbicas. Então, mesmo que a representatividade começasse a surgir no meu mundinho, eu continuei sem me enxergar. E isso durou muito.
Queria ter lido esse livro no auge dos meus 16 anos, teria sido uma experiência maravilhosa (mais do que foi ler agora).
Obrigada, Elayne!

laurec0 31/05/2024

Que livro gostoso de ler, que delícia a narração da Íris. Ir se aprofundando e se aproximando dessa personagem e de seus conflitos, se sentir uma amiga querendo puxar a orelha dela quando ela não percebe algo óbvio ou tem seus dilemas de adolescente que faz com que você se veja nela. Que sensação boa que esse livro deixa, no final eu só queria ter uma dona Símia pra ser minha amiga também.

tereco teco 30/05/2024

Um dos melhores romances sáficos que já li.
Sinceramente? Perfeito. O jeito da Édra me cativou (e eu consegui me identificar com a personalidade dela) enquanto o jeito da Íris me deixou muito curioso. Um livro leve, que prende facilmente e a leitura é fluida.

Nathalia184 30/05/2024

Fui feliz e me questionei
Vibe de livro tranquilo para distrair a cabeça mas, como adolescente, me fez repensar muitas questões minhas. Também meio que me fez viciar na Elayne Baeta.
Recomendo para todo mundo da comunidade lgbt e também pra todo mundo que ama um romance fofo!
(Confesso que tenho uma raivinha da Íris, mas isso também pode ser entendido como muita paixão pela Édra) Amo as duas juntas, torço por elas no segundo livro também.

bibi.soca 30/05/2024

O Amor não é Óbvio
Gente
que
livro
bom.
EU AMEIIII
esperava outra coisa quando comecei a ler, mas me surpreendeu em muitos aspectos
acho que nao errou em nenhum casal, em nenhuma situação, em NADINHA
terminou do jeito perfeito, os ensinamentos do livro são perfeitos
que coisa deliciosa
amei

Sunny12 30/05/2024

Laranja.
Simplesmente perfeito.
Toda sáfica devia ler esse livro só para se sentir abraçada do jeito que me senti..
Tenho nem palavras para descrever

mitisqui 29/05/2024

AMO A ELAY
Meu deus esse livro é incrível!! foi o primeiro livro safico que eu li, não era acostumada, por assim dizer, mass foi muito importante para mim, já que ele me ajudou a ter a resposta para a perguntinha "será que sou lésbica ou é coisa da minha cabeça?"
Sao personagens incríveis, apaixonantes!! A escrita é incrível, só tenho a agradecer a Elayne por nos proporcionar esse livro tão especial.
Não vejo a hora de ler o próximo

zuki 29/05/2024

Não tive muitas leituras esse ano, mas essa com certeza se superou!
meu querido livro de conforto que me foi apresentado no melhor momento possível

livia 29/05/2024

Nada como um romance sáfico!! comecei a ler achando que seria um clichê e acabou que nunca foi um. muito lindo, intrigante e leve. foi uma leitura bem rápida e tranquila. elayne baeta conseguiu transformar toda a minha vida em laranja ultra forte com essa leitura.

Vitoria 29/05/2024

Que livro bom!!
A escrita da Elayne é impecável, a história não fica chata e repetitiva em nenhum momento, pelo contrário, o livro te prende do início ao fim nem que seja pelas implicâncias da Édra KAKAKAKKA.
É bonito ver o processo da Íris e como é tratado de forma leve.
Recomendo demais essa leitura.

zhasmin 28/05/2024

Eu nunca tive o costume de ler livros - ou, pelo menos, de terminá-los - mas esse... Elayne já morava no meu coração antes mesmo de ter lido Oxe, Baby, quando eu apenas ouvia seus podcasts. Agora, ela tem um lugarzinho só dela assim como esse livro, que me fez sair da ressaca literária de romances na qual eu sempre estive. A história é maravilhosa e não teve absolutamente nada que eu não gostasse, do início ao fim, principalmente no final. Que final...

Xofanna 28/05/2024

Talvez com 15 anos
Eu fugi dessa leitura por muito tempo, por saber o que me aguardava nas páginas, então não foi surpreendente para mim quando me deparei com uma escrita voltada para um público adolescente, que está descobrindo o seu individual no mundo e explorando sua sexualidade.

Acontece, que eu já passei por essa fase tem quase 10 anos. O livro tem muitos furos de roteiro, a protagonista consegue ser chata em um nível que eu queria que ela acabasse sozinha, as personagens secundárias não tem relevância e nem profundidade (por exemplo, a personalidade da Camila Dourado é ser loira e vaca). Isso sem falar como em alguns momentos aconteciam cinco coisas diferentes em menos de quatro páginas e muitos capítulos tem "cortes" como o capítulo "Eucalipto". O QUE A ÍRIS RESPONDEU PRA ÉDRA NO TELEFONE? EU NÃO SEI!

Ao mesmo tempo, nas últimas 150 páginas do livro, eu engoli tudo. A impressão que dá é que a personagem principal (Íris) evolui muito e a escrita (que seria a narração dos pensamentos dela) evolui também. Ela continua sendo insuportável, mas de um jeito razoável.

O romance é muito gostosinho, eu senti ansiedade por elas em algum momento. Amei a carta no final do livro, senti que o romance foi escrito já com o gancho do segundo livro que no momento dessa resenha está em produção, e sim, laranja ultraforte é um novo sentimento que precisa entrar para o dicionário.

O livro não é ruim, ele entregou exatamente o que prometeu: uma escrita descontraída, engraçada, com romance sáfico e momentos de identificação. Se eu tivesse tido a chance de ter lido quando era mais nova, teria amado.

Dandzm03 28/05/2024

Sentindo "laranja ultraforte"???
Não tenho o que dizer dessa leitura! Estou completamente apaixonada por essa história, fui atingida por tamanha representatividade que nem sei como seguir sem Íris e Édra!

Tá bom, eu sei que sou exagerada, mas é só o meu jeitinho de perceber o quanto uma obra impactou de alguma forma minha pessoa. Confesso que não estava esperando muito dessa leitura, iniciei justamente para entender o fenômeno que é Elay Baeta, achando que não seria tudo isso, mas gata, COM CERTEZA É TUDO ISSO. Elay foi simplesmente impecável em todos os aspectos desse livro, o que me pegou de primeira foi a surpresa de uma escritora branca, com vivências brancas, descrever tão bem personagens pretos, que por mais que não tenha tido tantas passagens, por conta da narrativa, o que é compreensível, foi uma surpresa muito legal, senti que teve essa preocupação e logo de cara fui surpreendida. Nos primeiros capítulos não estava esperando absolutamente nada, mas de repente a narrativa teve uma reviravolta surpreendente, o que me prendeu demais. Mas o que achei mais lindo foi acompanhar, junto à personagem principal, sua alta descoberta e o mais fascinante sua curiosidade e vontade de "não, eu quero saber se sim ou se não, é se eu realmente gostar, por que não? Então vamos testar", isso foi completamente surreal, gostaria muito de ter tido essa leitura com os meus 13 anos para que pudesse ter tido a oportunidade de viver essas descobertas de maneira tão pura e genuína como a de Íris! E o que falar de Édra Norr? UM ACONTECIMENTO! Ok, acho que se tivesse tido uma Édra lá com meus 13 anos, teria sido um acontecimento também hahahaha. Mas amei todos os plots dessa história, porque simplesmente é plot atrás de plot, NO FINAL, literalmente nas últimas páginas teve um plot, bem fofo por sinal. O final foi algo que não amei, mas não achei ruim, para falar a verdade, acho que fiquei sem rumo kkkkkry.

Bom, definitivamente posso escrever por horas todas as minhas reações dessa leitura, mas acho que em síntese tenho o desejo de agradecer por toda representatividade, abraço e colo que Elay Baeta proporcionou nessa leitura. Sou completamente outra menina após essa leitura. Dandara de 13 anos está finalmente sorrindo por dizer que eu me sinto "laranja ultraforte".???