O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

Luiza.Abdala 05/06/2024

De longe um dos melhores livros que já li.
Foi o meu primeiro livro sáfico, senti coisas que nunca senti antes. Chorei e ri muito, e durante muitos momentos me identifiquei com a personagem principal. Recomendo a qualquer pessoa ler, vai valer a pena, independentemente da sua sexualidade. E recomendo, principalmente, pra quem está em fase de autoconhecimento sobre sexualidade.
Elayne arrasou, e queria poder ler esse livro pela primeira vez de novo.

bella318 04/06/2024

Laranja ultra forte.
Eu encontrei. finalmente eu encontrei o livro que ativou em mim a sensação de completo êxtase, e um vazio gigantesco após termina-lo. é o livro que eu vou ter o prazer de apontar como "meu livro favorito da vida" e apenas garotas que gostam de garotas podem sentir o quanto esse livro toca, nos conforta embolando-nos nessas cobertas (ou as palavras escritas por elayne baeta) e é como se eu pudesse ouvir: "você gosta de garotas. está tudo bem. estou orgulhosa de você" voz esta com aquele sotaque baiano.
meu único arrependimento é de não ter lido esse livro antes, cara, se eu me acabei de tanto chorar agora, imagine se eu tivesse lido quando eu tinha acabado de me descobrir lésbica.
sério, o plot no final me pega de TANTAS formas, e talvez seja por isso que eu só tenha conseguido escrever uma resenha coerente sobre o livro horas depois de ter terminado ele. é meio difícil escrever em meio a lágrimas.
elayne baeta é genial, elayne baeta é a mãe da comunidade safica, elayne baeta é uma luz (laranja ultra forte) que me inspira e me guia.

beatriz 04/06/2024

O melhor romance que já li na vida. amei cada parte da história e não consegui sossegar até terminar esse livro. me apaixonei pela Édra, juntamente com a Iris. Só mudaria um pouquinho o final. Estou esperando ansiosamente pelo segundo livro no ponto de vista da minha querida Édra Noor!!! ??

Lanna R. 04/06/2024

O amor não é óbvio
Um romance divertido e engraçado de uma garota comum e meio atrapalhada chamada Íris Pêssego. Que no processo de descobrir o "porquê" a ex do seu crush Cadu Sena, se separou para ficar com uma garota... Chamada Édra Norr que tem os olhos castanhos profundo mais instigantes que você irá conhecer, Íris se envolve em uma investigação em nome supostamente da "ciência"... Oque ela não sabe é que a maior descoberta vai vir dela mesma.

sosopinhaaa 03/06/2024

Nós mulheres meio iris pêssego, amei esse livro um dos meu favoritos!! Pretendo reler algum dia desses

casytks 03/06/2024

Esse livro me fez lembrar da época que passei o mesmo que Iris , a dúvida sobre quem eu realmente sou e isso mexeu comigo de tantas formas , chorei quando terminei , pois não parecia que tinha acabado. É possível um livro ser tão viciante?

beatriz3345 03/06/2024

Eu simplesmente não sei explicar o quanto amei esse livro e o quão emocionada estou agora por tudo que li. esse é um dos livros mais lindos que já tive a oportunidade de ler.
acho que se tornou um dos meus favoritos, há todo o seu significado e se pudesse ler tudo de novo como se fosse a primeira vez, eu leria e sentiria a mesma sensação de paz que sinto desde que me entendi e aceitei que não gostava de garotos, assim com a íris.
e além disso, preciso de uma édra norr na minha vida!!!!

kapolyn 03/06/2024

Comecou meio estranho, mas assim que fui perdendo a virgindade de Íris Pêssego e adentrando sua mente, fui entendendo suas frustrações, desejos, angústias, e dúvidas de uma adolescente normal (ou alienígena)

é muito bonitinho, muito doce, muito fofo! amei as personagens, amei Édra Norr assim como Íris, e foi muito gostoso de ir conhecendo os personagens aos poucos e podendo entender suas individualidades e, mesmo que num parâmetro geral, tudo seja bem bobinho, pra mim isso faz o charme do livro e da sua história

é mais do que um livro bobo de romance, é uma novela sobre o autodescobrimento de uma garota lésbica.

Taly Tavares 02/06/2024

Laranja forte! ?
?Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em Atos. Ela assiste à todos os episódios ao lado de sua vizinha de 68 anos, Dona Símia, que se tornou sua segunda melhor amiga. É claro que Poliana, que ocupa o primeiro lugar, não pode nem sonhar com isso!
Mas isso está prestes a mudar: Cadu Sena, o menino mais gato do colégio São Patrique e sua paixão platônica, finalmente está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr.?

Achei a escrita de Elayne Baeta maravilhosa, foi o que mais me prendeu no livro. A leitura flui maravilhosamente bem e sem ao menos perceber, o livro acaba.

Gostei muito dos personagens, mais em específico, Édra e Maurício. Toda a comicidade do livro está neles dois, e por eles o livro valeu muito à pena, por quê, se deixasse para a protagonista e a melhor amiga, sem ser a idosa de 68 anos, o livro iria virar um pé no saco.
Não que a Íris seja de todo mau, mas, a ingenuidade dela irrita às vezes, prefiro a Júlia. E a Poliana no começo do livro é uma insuportável, além de péssima amiga!

O plot do final me pegou muito, não estava preparada para tanta fofura! 4 estrelas e vou sentir saudade das piadas de Maurício!

nalu.zaksst 02/06/2024

A novela de uma mentirosa, hipócrita e de meias
O Amor Não É Óbvio é definitivamente um livro nada simples de se fazer uma resenha...
O principal da obra não é um romance adolescente clichê, mas sim autodescoberta e aceitação, além de ? principalmente ? amor... da sua forma mais pura, avassaladora e genuína.
Desde o princípio você se apaixona pela escrita divertida e dinâmica da autora, é um livro denso, com certeza, mas que em nenhum momento se torna pesado ou massante. Toda a história é como uma novela, entremeada por contextos que vão se interligando e formando um cenário cada vez mais complexo, sem contar nos diversos capítulos que se iniciam com um trecho principal e depois um flashback ? bem como quando assistimos a chamada do capítulo da novela na TV.
Íris Pêssego, o que dizer de Íris Pêssego? Certamente, uma das protagonistas mais complexas e divertidas da literatura contemporânea que já tive o prazer de ler. A Íris captura seu coração e o guarda na cestinha de sua bicicleta logo nos primeiros capítulos, acredito que ela tenha em si um pouquinho de cada menina lgbt que já precisou passar por muitas descobertas em relação a sua identidade. Ao longo da narrativa, você se diverte, sofre e aprende com os erros dela e, até mesmo nas atitudes mais imprudentes, você consegue se enxergar e se conectar com a Íris, porque no fim ela é só mais uma adolescente tentando conciliar escolhas responsáveis com impulsos hormonais irracionais.
Além da Íris, cada um dos personagens conquista seu coração e trazem sentido a história. E essa jamais seria uma boa resenha de O Amor Não É Óbvio se não comentasse sobre a Dona Símia. Ana Símia é uma senhora fofa, companheira, divertida e muito inteligente, mas ela vai muito além disso, a Dona Símia representa que o amor de uma avó não precisam vir de uma... Em muitas histórias a família (ou algum membro específico) é o porto seguro do protagonista fazendo a gente acreditar que esse apoio tem que nascer conosco e infelizmente isso não acontece na maior parte das vezes, assim, o livro consegue mostrar acima de tudo que o amor é uma conquista, um resultado das suas escolhas e a sinceridade que temos para com nos mesmos que transparece em nossas relações.
Por fim, pra ser uma resenha minha, é claro que precisava fazer um apontamento, o livro todo se desenvolve muito bem mais sinto que bem no final naquele último gás da história a caneta já tá falhando e os acontecimentos se atropelam um pouco, mas nada que estrague em 1% da experiência cativante que é essa leitura

P.s.: Mais um livro adicionado à minha lista exclusiva de "Livros nacionais vibe sessão da tarde com uma vó essencial para o desenvolvimento da história", por enquanto sua única companhia é Quinze Dias. Só é engraçado que existem 2 livros tão distintos que podem ser classificados dessa forma.

P.p.s.: adoro p.s., acho que os uso em quase toda resenha

m.claraasl 02/06/2024

Amar as vezes dói.
Esse livro é impecável,me apaixonei pela édra junto com a íris,sentir tanto gosto de ler,me sentir dentro dele,com borboletas no estômago.
a historia n fica chata e nem repetitiva em nenhum momento,pelo contrário o livro te prende do inicio ao fim,sentir q o romance foi incrito já com o gancho do segundo livro, é mt bonito ver o processo da íris em relação a sua sexualidade e os seus sentimentos com édra,se tratando de uma forma leve.o final foi algo q eu n amei,fiquei sem rumo real!?

Isabela865 01/06/2024

Livro super fofo, amei!
Eu dei uma agarrada pra terminar, mas é uma gracinha a história das meninas.

lubs 31/05/2024

Elayne Baeta mãe
Acho que ler o amor não é obvio e se apaixonar pela Edra é de fato um evento canônico entre as sáficas. Como é importante e lindo ler sobre mulheres que se apaixonam por mulheres, a sensação de pertencimento e aconchego é inexplicável, obrigada por isso Elayne,me sentindo laranja ultraforte agora.

Roberta666.37 31/05/2024

Eu não tenho palavras para descrever esse livro. Eu gostei muitooo! Achei o romance muito envolvente e muito desenvolvido. Achei que o final poderia ter sido um pouco melhor, mas eu adorei. Recomendo muito!

lanelima 31/05/2024

Eu simplesmente ENGOLI esse livro. Tinha momentos que eu simplesmente largava tudo o que eu estava fazendo só pra continuar lendo. É muito bom ler historias de mulheres que amam mulheres para mulheres que amam mulheres. A Elayne conseguiu me fazer ter borboletas no estômago em diversas vezes, fez meus olhos lacrimejarem, fez com que eu tivesse vontade de viver um amor laranja ultraforte. Sou do time das marcações em livros, então meu livro está cheio de postits igualmente laranjas. (Até nos agradecimentos finais). Enfim, estou apaixonada.