O Amor Não é Obvio

O Amor Não é Obvio Elayne Baeta

Resenhas - O Amor Não é Obvio

Rhayssa 19/04/2024

É um livro gostoso de ler
Ele até que é bom, eu li ele até mais da metade super rápido, mas chegou uma hora que senti que ficou muito arrastado, podiam ter terminado o livro mais rapidamente.

silva70 15/01/2024

UAU
Que livro, bem pra mim o livro já tinha me ganhado quando apareceu uma música da gal costa, com certeza agora é um dos meus livros favoritos é simplesmente LINDOOOO cada acontecimento eu tava entretida como uma novela msm( não a de amor em atos Íris)
Olhe que eu não tava colocando fé nenhuma no livro por conta da capa

Me identifiquei MTTT com a Íris, Deus a mana respira ansiedade, fiquei triste mas feliz mas triste ao mesmo tempo com o final porém de coração quentinho e Obrigado Elayne Baeta por escrever esse livro MARAVILHOSO???
mluisad 21/01/2024minha estante
minha meta desse ano ansiosa pra ler

silva70 22/01/2024minha estante
É MT bom só vai!!!!!

Clara.clacl4ra 28/04/2023

QUE LIVRO
?O amor não é óbvio? é um romance muito gostoso de se ler. Um livro de descobertas, que me fez parar pra refletir sobre várias coisas. Personagens bem desenvolvidos, além da história fazer com que você se envolva muito com eles. Eu queria MUITO ter lido esse livro quando eu estava me descobrindo lésbica. Queria q alguém falasse pra mim ?tá tudo bem você não gostar de meninos? e é exatamente o que esse livro faz.
Gosto muito de romance clichê, e tem umas partes q faz vc sentir até inveja de Íris.
Simplesmente no meu top 3!
jeyreadss 28/04/2023minha estante
Adicionando mais um pra wishlist?

ana 28/04/2023minha estante
simplesmente o melhor livro ja escrito lésbico

gio ð 14/05/2022

SIMPLESMENTE PERFEITO
um dos livros que mais mostraram a realidade que eu já li até hoje, tem representatividade além de mostrar muitas coisas ?normais? que acontecem muito mas não dão atenção, além de ser engraçado e dá pra entrar na cabeça de todos os personagens.

maa 30/07/2021

resenha oaneo
MEU LIVRO FAVORITO DA VIDA
amo a autora, amo o livro
personagens divertidos e com muita representatividade
um romance lésbico adolescente para rir, chorar e surtar muito
definitivamente marcou minha vida
Duda 30/07/2021minha estante
a iris e edra são tudo pra mim aaaa

_dri.anne 30/07/2021minha estante
Descobri esse livro ano passado e sou apaixonada nele

sirena.alonzonavas 13/12/2023minha estante
Tem como não amar a Elayne Baeta??? Eu sou completamente apaixonada por aquela mulher!!!

archivesziiza 12/12/2023

O amor não é óbvio - elayne baeta
Nossa esse livro mudou completamente a minha perspectiva sobre a minha vida, amei acompanhar a história das personagens principais, principalmente a da íris que foi a que eu mais me identifiquei e percebi mais ainda que amo ser lésbica e tenho muito orgulho, e que foi algo mágico pode ver isso na personagem. só queria dizer que é um ótimo livro e com certeza é o meu favorito/preferido da vida, com certeza irei ler mais vezes, e queria dizer também que a autora a elay é uma escritora brilhante e que ela merece todo o reconhecimento e sucesso que ela está tendo nessa fase da vida! e que ela continue acreditando nos sonhos dela porque ela vai longe!! eu me sinto muito acolhida pois ela se importa com as leitoras. nossa eu amo ela demaissss ??. como eu queria ter conhecido ela muito antes, mas assim tudo no seu tempo.

espero que um dia eu me sinta laranja ultraforte ?
Gabriela Gobe 13/12/2023minha estante

Gabriela Gobe 13/12/2023minha estante
Recomendo o livro: "Astrid parker nunca falha."

Geh~ 27/01/2023

O MELHOR LIVRO DA MINHA VIDA
MUITO BOM RECOMENDO CHOREI HORRORES TIVE 142 INFARTOS,UMA VERDADEIRA OBRAR PRIMA, ELAYNE VC MERECE O MUNDO INTEIRO .

Adriele 28/08/2022

O amor não é óbvio
Eu amei todo o livro e como a história é contada. Amei cada personagem e suas felicidades, brigas e descobertas.
Que livro incrível que mais pessoas possam ler e se aventurar na vida dessas duas
Ana Julia sem toba 28/08/2022minha estante
estou desesperadamente desesperada para ler

yasleal 14/09/2020

Apenas descobrindo o significado do amor...
O livro me prendeu, todas as vezes que terminava um capítulo tinha que me segurar para não ler mais outro, queria aproveitar cada momento da história.
A loucura de Íris me fez sentir muitas coisas, surpresa, tristeza e até mesmo raiva.
Sabe aquele livro que você tem vontade de ler outra vez só por ele ter uma certa leveza? Eu tenho essa vontade com esse.
Amei ler, amei os personagens e amei o final do livro.

Natália Tomazeli 31/10/2021

Queria que as pessoas notassem que esse livro é problemático
**ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS**

Eu não tenho nenhuma frase pra colocar aqui no início, nenhum trecho. Porque na verdade esse foi um livro que eu já desapeguei (e boa sorte pra quem ficou com ele) e que foi com certeza umas das maiores decepções literária de 2021.

Meu intuito com esse texto/resenha é ser a pessoa que irá finalmente falar tudo o que incomoda nesse livro, porque pelo visto ninguém ao menos notou (na verdade algumas poucas pessoas aqui na resenha do skoob notaram, mas enfim) o que é super preocupante e assustador, mas vamos lá...

Pra vocês entenderem o quão surreal foi, é o seguinte: comprei esse livro em pré-venda em 2019 e até hoje nunca tinha lido. Apesar do bonito projeto gráfico e da proposta (falsa, lendo eu descobri) de ser um romacinho fofo, aconchegante e leve, depois que chegou aqui em casa tive pouco interesse em ler (parece que a minha intuição já previa a bomba).

Não tenho como dizer que o início do livro não parecesse promissor, achei mesmo que ele fosse seguir essa proposta citada no parágrafo anterior. Mas tudo o que eu ganhei dessa leitura foi desespero, decepção e principalmente DESCONFORTO!

Que livro mais desconfortável de ler! E ao contrário do desconforto que geralmente acompanha livros LGBTs, que é aquele associado à homofobia, aqui temos um outro tipo de desconforto...

Vou direto ao ponto de dizer que o desconforto que senti foi sobre o relacionamento abusivo entre Edra e Iris sendo colocado como o ápice de um romance entre duas mulheres.
Mais especificamente de Iris com Edra.
Eu juro que em diversos trechos do livro CHOREI com as situações pelas quais a Edra passava por causa da Iris. Gente, se namorar é aquilo ali que as duas viviam, eu não quero namorar nunca, sério. A Iris (além de por si só ser uma pessoa insuportável em diversos âmbitos da vida) é completamente tóxica com a Edra, pondo a culpa dos problemas dela na Edra, forçando Edra a fazer coisas sem consentimento, desrespeitando ela de diversos modos e tendo aquele comportamento "stalker" assustador. E não é fofo, sabe porque? Se fosse (e quando é) um homem fazendo tudo isso que Iris faz com Edra, todo mundo problematizaria, acharia anormal. Mas porque quando é a Iris é considerado fofinho? A autora não se preocupou em problematizar essas situações, ela romantizou tudo isso. Eu achei um absurdo, principalmente por ser um livro redirecionado ao público jovem.

Além disso, o livro traz esteriótipos muito esquisitos. O menino bissexual tá lá só pra ser o menino bi. O menino gay tá lá só pra ser o menino gay. A menina trans tá lá só pra ser a menina trans. É tudo meio que "por cota". Nenhum deles tem um desenvolvimento ou intuito de existir, um aprofundamento.

É o ápice do desconforto também o jeito como a sexualidade da Iris é explorada. Ela vive por anos gostando de um único menino da escola, aparece a Edra e ela surta por ter se apaixonado por ela (até aí ok) mas depois pra meio que descobrir que ela não gosta de homem, ela vai lá e transa com um. Bem, cada um tem sua trajetória nisso, mas eu achei UM NOJO essa situação, porque só reforça o estereótipo ridículo de que lésbica tem que fazer sexo com um homem pra descobrir que é lésbica e que não gosta de homem, quando NÃO FUNCIONA ASSIM, não funciona!
Sexualidade é sobre o que a gente sente, não sobre o que a gente faz! VOCÊ PRECISA ENTENDER SEUS SENTIMENTOS ANTES, para depois realizar essas ações (sexo). Isso é com qualquer sexualidade na minha opinião, qualquer mesmo. E não necessariamente realizar a ação (fazer sexo) vai te fazer entender teus sentimentos, tem outros caminhos para se auto-conhecer. Eu queria deixar isso bem claro aqui, porque é unânime pessoas homossexuais serem coagidas a terem que "experimentar" coisas que não são compatíveis com seus sentimentos e desejos. Queria que a autora tivesse passado a mensagem "respeite o que seu corpo e sua mente sente antes de tudo" porque isso o SAUDÁVEL.

Sabe porque? Porque esse livro é redirecionado ao público adolescente, justamente o público que não sabe isso. Porque esse tipo de coisa que eu falei agora, muito pouco é ensinado, e nas obras no geral é justamente reforçado o contrário. Que você precisa "provar de tudo" e "fazer de tudo" E NÃO! A vida já é desconfortável por mil motivos, você não precisa que ela seja desconfortável além da conta pra ter experiências satisfatórias e que te ensinem. Liberdade muitas vezes é muito mais sobre poder dizer "não" para as coisas do que ficar dizendo "sim" para tudo.

Poderia reclamar também da escrita do livro e da questão dele se passar no Brasil com um molde completamente estadunidense, mas isso é questão de gosto pessoal. Do que é problemático eu já falei. Sinto muito por todo mundo que romantiza relacionamento tóxico e desrespeito no geral, mas eu nunca vou fazer isso, seja qual sexo for! Espero que com esse texto alguém fique mais atento a essas questões.
Cristian 01/11/2021minha estante
Perfeito! Não li (e nem quero depois de sua resenha), mas concordo totalmente com seu posicionamento. Amei essa frase "Liberdade muitas vezes é muito mais sobre poder dizer 'não' para as coisas do que ficar dizendo 'sim' para tudo". Importante resenhas como essa.

Natália Tomazeli 01/11/2021minha estante
É, também achei importante postar essa resenha porque todo mundo glorifica esse livro

Amanda 16/11/2021minha estante
Natália, que resenha necessária! Você foi cirúrgica.

Natália Tomazeli 16/11/2021minha estante
Que bom, queria que mais pessoas enxergassem isso e parassem de romantizar esse livro

thais252 13/03/2022minha estante
Terminei hoje e fiquei perplexa com esse livro ter tanta classificação positiva de tanta gente -aparentemente- jovem, inclusive tive que rolar muitas avaliações 4/5 estrelas pra achar a sua. Além das coisas que você pontuou, uma outra coisa que também me deixou mega incomodada foi a pressão que a melhor amiga da Íris fica fazendo nela pra que ela perca a virgindade logo, e na pressão que a própria garota bota em si. Não que isso não exista na vida real, mas essa garota só fala disso o tempo todo, a autora fez disso a personalidade dela. Tudo bem que a própria Íris dá uma cortada nessa amiga, mas continuou sendo extremamente desconfortável de se ler e desnecessário, faltou mais tato da autora e talvez uma abordagem diferente á esse tema.

Natália Tomazeli 13/03/2022minha estante
Sim, é horrível a alienação das pessoas sobre esse livro, é show de horrores atrás de show de horrores e as pessoas nem reconhecendo as problemáticas, não sei como não teve ninguém pra fazer uma leitura sensível ou revisar esse livro porque é gritante pra mim (vai ver dentro da editora as pessoas também achem isso tudo mundo normal). Me questiono sobre a qualidade dos relacionamentos pelos quais as pessoas estão se enfiando, para tudo isso ter se tornado o normal... Se for assim, prefiro ser anormal mesmo

Fernanda 10/09/2020

O clichê que precisávamos
Quando adolescente só boa nas estantes livros de romance estilo Nicholas Sparks ou mais do mesmo: mocinha conhece mocinho, se apaixonam, enfrentam dificuldades, ficam juntos e feliz para sempre. Principalmente, em histórias adolescentes.

O amor não é óbvio traz questões que todo adolescente passa ou já passou, sobre insegurança, descoberta de si e amor.

Elayne consegue nos transportar para a história e nos identificar com Íris, a personagem principal. Óbvio, nem todos percorreram por todos os processos e angústias que ela vivenciou, mas não há uma pessoa que não se perca em memórias sobre sua adolescência lendo o livro.

Essa é a história que gostaria de ter lido aos 15 anos, e essa é a história que fico feliz de ter lido agora, pois muitos adolescentes estão tendo a oportunidade literária que não tive quando mais jovem.

carol.8 25/12/2021

Ameii muito! as personagens saoo bem fofas, a escrita é leve, vc realmente está lá conhecendo elas duas e o livro prende muito

ellen s 28/02/2022

o amor ele é tudo,tudo menos óbvio.
Vamos começar pelo fato de que,cara eu preciso muito dar um cheiro na Édra e finalmente descobrir como é o perfume dela.
As coisas não são óbvias,as pessoas não são óbvias,o amor muito menos,as coisas são confusas e são do jeito que são (ou não,bota um cropped mulher e reage logo),mas se tem uma coisa que é óbvia e fácil de se descobrir é que você meu caro leitor ou leitora que está prestando atenção nesse humilde emaranhado de palavras que eu chamo de resenha,você precisa ler O Amor Não é Óbvio urgentemente.
A escrita é incrivelmente fluída e cheia de pequenas reviravoltas,uma escrita tão fácil e divertida que te transporta para São Patrique,para as noites vendo novela com a Dona Símia no sofá da sua sala juntamente com a companhia de Loriel e Lanterna,para as voltas de bicicleta com direito aos zigues-zagues por aí,te transporta até mesmo para as coisas mais banais como idas a escola ou esperar o ônibus chegar.
Aqui temos personagens devolvidos,personagens com histórias pra serem contadas.Temos um desenvolvimento incrível da parte da nossa protagonista (meio burrinha às vezes mas mesmo assim linda e incrível) é noveleira,amiga assumida da Dona Símia,namorada da Édra Norr e mais umas paradas,ela é a Íris Pêssego.Até mesmo os personagens secundários tem história (ninguém foi esquecido no churrasco),todos com um timing perfeito,nem de mais nem de menos.
Não é sobre Íris ou personagens secundários,na verdade,o meu foco é sobre Édra Norr.Que mulher incrível,que beleza e estilo único,que Édra.Não sei como descreveria Édra Norr mas gostaria de dizer que depois de Íris Pêssego,a Édra é minha.
Um livro cheio de representividade e descoberta que te acolhe e te passa sensação de casa.
Enfim,meu primeiro contato com uma obra da Elayne Baeta,meu primeiro contato com a escrita impecável da Elayne,mas já tirei uma grande conclusão...mulher pode me mandar a sua lista de compras que eu irei ler na maior felicidade.
Na verdade todos somos um pouco ou totalmente aliens,somos seres confusos e desconhecidos,somos cheios de virgindade de diversas coisas,e é por isso que agora é a sua vez de tirar a sua virgindade de O Amor Não é Óbvio e embarcar nessa aventura.

garotacoeelho 14/09/2023

Comprei o livro depois de alguns dias do meu aniversário de 18 anos (nesse dia deu uma boa história de um surto lésbico meu durante a compra). Já sabia da autora faz bastante tempo, desde a época do podcast que eu ouvia na época da pandemia, não li o livro na época por pura falta de prazer e agora eu me arrependo muito de não ter lido antes. Gostaria que a eu de 2020 tivesse lido o livro, com ele me trouxe mais a visão pra ver que é necessário ter livros com representatividade. Me identifiquei muito com a Íris, me descobrir depois de tempos também foi um choque, aquela empolgação no peito q ela sente depois de dizer "eu sou lésbica!" na frente de todos, é a mesma empolgação que eu sinto depois de dizer o mesmo. Recomendo muito o livro!!!! leiam!!!
bianicolinif 14/09/2023minha estante
Ele é incrível, né? É a primeira vez que entro no Skoob e vejo alguém falando sobre ele e o quanto é necessário. A Elayne fez um trabalho belíssimo!

Lorrainy 14/09/2023minha estante
Esse livro realmente é muito bom, ainda não li quero ler, porém já ouvi muito spoiler dele que me deixa mais ansiosa para comprar.