Louças de família

Louças de família Eliane Marques


Compartilhe


Louças de família





O que resta depois da morte de alguém? E se esse alguém for uma mulher negra?

Forjando-se no terreno avermelhado pelo sangue das vacas, na fronteira entre Brasil e Uruguai, onde num armário de louças se confundem tiranos e subalternizados, negros e brancos, esta história começa com a morte de tia Eluma, empregada doméstica na cidade com nome de Ana.

Quem responde por essa morte? Quem pagará o velório dessa mulher que se cria no batuque e morre na igreja universal do reino de deus? O que a narradora herda da tia e o que abandona?

Tendo a vida (e a morte) de tia Eluma como ponto de partida, a narradora puxa o fio que se estende à sua primeira ancestral conhecida da linha materna, passando por outras parentes suas que, para chegarem até aqui, limparam os pés nas pedras dos arroios lavando a roupa suja dos brancos.

Entre os pontos altos deste Louças de família está a própria linguagem, que amalgama português, espanhol, iorubá e uma dicção literária surpreendente.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Louças de família

Similares

(4) ver mais
Um defeito de cor
Ponciá Vicêncio
Água de barrela
Solitária

Resenhas para Louças de família (11)

ver mais
Precisamos conversar sobre este livro
on 15/6/23


Infelizmente nosso país está cada vez mais polarizado, mas foi a primeira vez que me senti lendo um discurso de ódio. Peço que leia esta resenha até o fim. Estamos acostumados a textões exalando ódio nas redes sociais. Twitter só comporta 140 caracteres. No facebook cabia mais. Mas aqui temos 280 páginas de ódio, onde eu me senti diversas vezes sendo metralhado. Preciso dizer que encontrei centenas de características ruins neste livro, mas acho que exatamente por isso ele é um l... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 3.9 / 51
5
ranking 27
27%
4
ranking 47
47%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
03/03/2023 23:19:17
Jenifer
editou em:
03/03/2023 23:19:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR