Mais de Uma Luz

Mais de Uma Luz Amós Oz


Compartilhe


Mais de Uma Luz


Fanatismo, Fé e Convivência no Século XXI




Com Mais de uma luz, o grande romancista Amós Oz se confirma também como um dos mais poderosos ensaístas da atualidade. O livro reúne três ensaios: no primeiro, Oz argumenta em defesa do debate e da diferença, retomando um dos temas que lhe são mais caros — a compreensão do que é fanatismo. Afinal, um fanático nunca entra num debate: se ele considera que algo é ruim, seu dever é liquidar imediatamente aquela abominação.
No segundo ensaio, Oz tece uma belíssima reflexão sobre o judaísmo como eterno jogo de interpretação, reinterpretação, contrainterpretação. A fé nada teria a ver com a ideia de verdades eternas ou absolutas; o judaísmo, para Oz, é justamente a cultura do questionamento — e do debate.
O texto final discute a candente questão da convivência em uma das regiões mais disputadas do mundo. Oz propõe um diálogo com a esquerda pacifista, sugerindo que se abandone o sonho de um estado binacional como solução para os conflitos entre Israel e Palestina — a saída, para ele, estaria na existência de dois estados nacionais diferentes.

Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Mais de Uma Luz

Similares

(11) ver mais
Judas
Contra o fanatismo
Entre Amigos
Cenas da vida na aldeia

Resenhas para Mais de Uma Luz (2)

ver mais
Mais uma voz discordante
on 3/12/17


Três ensaios que valem a pena serem lidos, não só porque foram escritos por Amós OZ, mas também porque tocam em questões como fanatismo, fé e convifência no século xxi pelo povo judeu. Um prisma pelo qual se vê questões históricas tratadas com muita sensibilidade e profundo conhecimento. Estes ensaios foram reunidos na obra "Mais de Uma Luz". Recomendo sua leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 30
5
ranking 40
40%
4
ranking 43
43%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Pedro
cadastrou em:
12/05/2017 10:29:05
Beatriz Soares
editou em:
27/06/2017 15:34:04
Beatriz Soares
aprovou em:
27/06/2017 15:34:45