Moby Dick

Moby Dick Herman Melville


Compartilhe


Moby Dick


Moby Dick




Você já deve ter ouvido falar este nome: Moby Dick. É assim que foi batizada a baleia mais famosa da literatura. E o título que Herman Melville escolheu para o seu grandioso romance — o clássico deste mês do Clube de Literatura Clássica.

Publicado em 1891, Moby Dick conta a história de um navio que parte em uma longa viagem para fazer dinheiro com a pesca de baleias. O navio é comandado por Ahab, um homem que perdeu uma perna atacado por uma gigantesca cachalote branca — a baleia Moby Dick.

Ahab tem uma única ambição: vingar-se de Moby Dick. E ele é capaz de tudo para satisfazer seu desejo de vingança. Isso é o que nos conta Ismael, um jovem tripulante da embarcação de Ahab e que narra as aventuras a bordo desse navio.

Conforme a história se desenrola, somos apresentados a um romance muito mais profundo do que o simples relato de uma aventura em alto-mar. Moby Dick é impregnado de simbolismo: desde a escolha dos nomes (em geral, de origem bíblica) até os números e cores presentes na obra, tudo comunica uma realidade que vai muito além da mera viagem marítima.

O narrador oferece descrições precisas sobre a pesca às baleias, apresentando ao leitor essa realidade tão inusitada e pouco conhecida atualmente. Além disso, Ismael é um observador atento e reflexivo, que carrega a sua narrativa com instigantes reflexões sobre a natureza humana.

Suas reflexões dão densidade à obra, que ultrapassa o mero conflito físico entre Ahab e a baleia: trata-se de um conflito existencial entre o homem e seu destino. Não é à toa que Moby Dick se popularizou com o seu reconhecimento por filósofos e psicólogos do início do século XX — como Albert Camus, o autor existencialista de O estrangeiro.

Muito mais que uma aventura pelo oceano em busca de uma enorme baleia, Moby Dick é um mergulho nas profundezas da natureza humana.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (72)

ver mais
Moby Dick
Moby Dick
Moby Dick
Moby Dick ou A baleia

Similares

(63) ver mais
O Velho e o Mar
Jaqueta Branca
Os náufragos do Wager
Tio Patinhas Nº 580 (Moby Dick)

Resenhas para Moby Dick (851)

ver mais
Resenha
on 27/3/21


Percebo que leitor tem que ter certa força de vontade para chegar ao final deste livro. Os capítulos são relativamente curtos, mas são bastantes (135), e boa parte deles são de descrições e detalhes que, confesso, me foram alguns muito entediantes. Digo com sinceridade que certos capítulos podem ser pulados sem peso na consciência, e isso não afetaria em nada o entendimento completo da história. Talvez um fã da oba discorde de mim e diga que estou depreciando um clássico, enfim. A h... leia mais

Vídeos Moby Dick (20)

ver mais
12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner

12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner

Unboxing de Livros Black Friday 2023

Unboxing de Livros Black Friday 2023

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Carolina Wagner

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Caro

Por que Moby Dick é meu livro preferido? Ou uma reflexão sobre literatura e imediatismo

Por que Moby Dick é meu livro preferido? Ou u


Estatísticas

Desejam2.804
Trocam162
Avaliações 3.8 / 10.076
5
ranking 33
33%
4
ranking 35
35%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

35%

65%

LucasOlif
cadastrou em:
24/05/2024 21:06:29
LucasOlif
editou em:
24/05/2024 21:08:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR