Moby Dick ou A baleia

Moby Dick ou A baleia Herman Melville


Compartilhe


Moby Dick ou A baleia (Clássicos Zahar)


Edição comentada




Este fabuloso romance de aventura, a obra-prima de Herman Melville, é também uma impressionante metáfora da condição humana.

Um dos maiores feitos literários da língua inglesa, Moby Dick tornou-se um emblema dos abismos da vingança e da loucura ao descrever a perseguição obsessiva do capitão Ahab pela baleia branca que o aleijou.

Ao embarcarmos no baleeiro Pequod, conduzidos por Ismael, o marujo narrador, somos lançados numa espiral narrativa que atravessa o globo. Começando na costa Leste dos Estados Unidos, a viagem percorre o Atlântico e o Índico num caminho tortuoso até o Pacífico, onde, por fim, os marinheiros encontram o poderoso e temido cachalote. O ambiente apartado e masculino do navio funciona como miniatura do mundo para Melville. Explorando com maestria gêneros como os sermões bíblicos, o teatro shakespeariano, a poesia, a filosofia e, claro, a narrativa de viagem e aventura, ele mergulha em questões centrais da época – a importância econômica dos cachalotes, a relação hierarquizada dos embarcados, a questão racial refletida na tripulação multiétnica e o nascente imperialismo norte-americano.

Publicado em 1851, Moby Dick chega aos Clássicos Zahar em tradução inédita de Bruno Gambarotto, notório estudioso da obra, também responsável pela apresentação e as mais de quinhentas notas do livro. Esta edição traz ainda posfácio da professora de literatura Ligia Gonçalves Diniz e seção náutica ilustrada por Rafael Nobre, além de cronologia de vida e obra do autor.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (71)

ver mais
Moby Dick
Moby Dick
Moby Dick ou A baleia
Moby Dick (eBook)

Similares

(63) ver mais
O Velho e o Mar
Jaqueta Branca
Os náufragos do Wager
Tio Patinhas Nº 580 (Moby Dick)

Resenhas para Moby Dick ou A baleia (828)

ver mais
Resenha
on 27/3/21


Percebo que leitor tem que ter certa força de vontade para chegar ao final deste livro. Os capítulos são relativamente curtos, mas são bastantes (135), e boa parte deles são de descrições e detalhes que, confesso, me foram alguns muito entediantes. Digo com sinceridade que certos capítulos podem ser pulados sem peso na consciência, e isso não afetaria em nada o entendimento completo da história. Talvez um fã da oba discorde de mim e diga que estou depreciando um clássico, enfim. A h... leia mais

Vídeos Moby Dick ou A baleia (20)

ver mais
12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner

12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner

Unboxing de Livros Black Friday 2023

Unboxing de Livros Black Friday 2023

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Carolina Wagner

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Caro

Por que Moby Dick é meu livro preferido? Ou uma reflexão sobre literatura e imediatismo

Por que Moby Dick é meu livro preferido? Ou u


Estatísticas

Desejam2.784
Trocam163
Avaliações 3.8 / 9.879
5
ranking 33
33%
4
ranking 34
34%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
24/06/2022 22:33:33
Blendon Moreira
editou em:
23/12/2023 21:26:58
Jeanine
aprovou em:
02/01/2023 15:32:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR