O Caminho da Servidão

O Caminho da Servidão Friedrich Hayek


Compartilhe


O Caminho da Servidão





Provavelmente, O Caminho da Servidão seja o trabalho mais conhecido do professor Hayek. Foi publicado pela primeira vez em 1944, traduzido em doze idiomas, tornando o seu autor mundialmente famoso. Esta encantadora obra é um clássico na história das ideias liberais. Foi essencial para iniciar o importante debate sobre as relações entre a política e a liberdade econômica. Tornou seu autor um intelectual mundialmente famoso. Alertou sobre uma nova forma de despotismo executada em nome da liberalização. E embora tenha sido publicada em 1944, permanece sendo extremamente impactante. Ninguém pode se considerar conhecedor das ideias políticas modernas sem antes ter absorvido as lições expostas neste livro.

Aquilo que F.A. Hayek percebeu — e aquilo que quase todos os seus contemporâneos não perceberam — foi que cada passo dado se afastando do livre mercado e se aproximando do planejamento estatal representa uma contemporização da liberdade humana geral e um passo em direção a uma forma de ditadura — e isto é válido para todas as épocas e lugares. Ele demonstrou isso contrariando todas as alegações de que o controle governamental era na verdade apenas um meio para se aumentar o bem estar social. Hayek declarou que o planejamento estatal tornaria a sociedade menos agradável, mais brutal, mais despótica. O socialismo, em todas as suas formas, é contrário à liberdade.
A beleza deste livro não está presente apenas em suas análises, mas também em seu estilo — implacável e apaixonado. Até os dias atuais, a obra continua sendo motivo de controvérsias. Os socialistas que pensam ser contra ditaduras não toleram seu argumento, e eles nunca pararam de tentar refutá-lo.

Economia, Finanças / Filosofia / História Geral

Edições (6)

ver mais
O Caminho da Servidão
O caminho da servidão
O caminho da servidão
O Caminho para a Servidão

Similares

(40) ver mais
Ação Humana
O Essencial von Mises
A Mentalidade Anticapitalista
As Seis Lições

Resenhas para O Caminho da Servidão (7)

ver mais
Dinamite
on 6/8/15


Apenas os prefácios das várias edições, especialmente o prefácio da primeira edição e da edição norte americana, já são o suficiente para minar toda a ideologia socialista comunista. Com uma argumentação forte, concisa, prática e simples, Hayek destrói a falácia socialista. Qualquer pessoa que se queira dizer socialista/comunista deve, antes de tudo ler este livro. se ainda assim perseverar na esquerda, é porque lá é realmente o seu lugar. Junto com aqueles que não podem compreender... leia mais

Estatísticas

Desejam235
Trocam1
Avaliações 4.4 / 325
5
ranking 57
57%
4
ranking 31
31%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

76%

24%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
25/06/2013 16:16:40
Allysson Falcon
editou em:
03/12/2017 11:46:37