O Dilema do Porco-Espinho

O Dilema do Porco-Espinho Leandro Karnal


Compartilhe


O Dilema do Porco-Espinho


Como Encarar a Solidão




O poeta Vinicius de Moraes cantava 'que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho”. Será? O historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais brasileiros que, através de seus livros, palestras e vídeos, nos ajuda a pensar o mundo contemporâneo, discute uma questão presente na vida de todos: a solidão.

A partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, ele faz uma reflexão sobre a natureza de viver só - por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado. Apresenta como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes. Mostra que ela pode ser iluminadora e como Deus se revela aos solitários. O mesmo Deus que, segundo Gêneses, teria dito: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e corresponda.” E expõe como se desenvolveu a tradição judaico-cristã da solidão.

Em O dilema do porco-espinho, Karnal viaja pela modernidade líquida e analisa a solidão no mundo virtual e o isolamento. Discute dos amigos imaginários criados pelas crianças aos pensamentos de alguns filósofos, como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas. Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem crescido na maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal. Ao dividir suas meditações, o autor convida o leitor, durante o ato da leitura, a deixar a solidão de lado e compartilhar seus pensamentos também.

Autoajuda / Ensaios / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O Dilema do Porco-Espinho

Similares

(5) ver mais
Nossa Cultura... Ou o Que Restou Dela
Amor para Corajosos
Espiritualidade para corajosos
A Era do Ressentimento

Resenhas para O Dilema do Porco-Espinho (6)

ver mais
Somos todos porquinhos espinhosos
on 15/11/18


Ainda não está disponível em papiro, apenas no formato digital. A obra vai muito além do que o título sugere -- NÃO é autoajuda --, e aponta reflexões sobre o tema proposto, à luz da Filosofia e ,principalmente, através da Literatura. Não dá soluções, remédios ou respostas prontas e clichês; muito pelo contrário, problematiza a angústia e a necessidade conflitante que todos nós temos entre a paz da solitude; e o calor da companhia do grupo, por vezes tão necessária; da qual lo... leia mais

Estatísticas

Desejam137
Trocam1
Avaliações 4.0 / 74
5
ranking 41
41%
4
ranking 38
38%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Cioran E.
cadastrou em:
25/09/2018 12:10:20
Pri Paiva
editou em:
19/10/2018 18:18:34
Pri Paiva
aprovou em:
19/10/2018 18:19:42