O falecido Mattia Pascal

O falecido Mattia Pascal Luigi Pirandello


Compartilhe


O falecido Mattia Pascal





“Maldito seja Copérnico!”. Assim o personagem Mattia Pascal resume e define o sentimento de irremediável solidão do ser humano quando toma consciência de si mesmo e da sua pequenez diante do universo. Obra-prima de humor peculiar, O falecido Mattia Pascal (1904) é o mais célebre romance de Luigi Pirandello (1867-1936), no qual o autor, ao abandonar definitivamente os esquemas narrativos tradicionais, denuncia a miséria das relações humanas e a angústia existencial que acompanha o início do século XX.
Mattia Pascal é um homem que, por uma maquinação do acaso, vê a possibilidade de assumir uma nova vida, fugindo de uma existência medíocre e humilhante. Nessa nova vida, ele é outra vez envolvido pelas convenções e regras das quais tentou escapar. No retorno à sua cidade natal, descobre-se enredado em uma situação paradoxal da qual é possível sair somente com a autoexclusão da vida. Autor do igualmente consagrado texto teatral Seis personagens em busca de um autor e Prêmio Nobel de Literatura em 1934, Luigi Pirandello criou uma das obras mais originais do início do século passado, marcada por buscar uma reflexão sobre a fragilidade da condição humana diante da espiral sem saída que é a vida. No momento mais crítico de sua vida – desprezado pela família, acossado por credores, com um trabalho medíocre –, um golpe do acaso muda a vida do jovem Pascal, que ganha uma pequena fortuna num cassino e, ao mesmo tempo, é dado como morto, pois o confundem com um cadáver achado em sua cidade natal. Decide, então, assumir uma nova identidade e parte em viagem pela Europa, de modo aventureiro, envolvendo-se em contínuos contratempos.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (10)

ver mais
O Falecido Mattia Pascal
Il fu Mattia Pascal
O Falecido Mattia Pascal
O falecido Mattia Pascal

Similares

(7) ver mais
Se um viajante numa noite de inverno
Final do Jogo
40 novelas
Moll Flanders

Resenhas para O falecido Mattia Pascal (17)

ver mais
Extraordináro
on 29/7/10


Um livro que transporta o leitor para dentro da inusitada situação e tem reflexões interessantíssimas em todas as páginas. Uma história que me ajudou muito num momento de dúvidas e que é capaz de nos mostrar o conflito liberdade X vida em sociedade com maestria. Além disso, o próprio Mattia Pascal é um personagem fantástico! Totalmente recomendado.... leia mais

Estatísticas

Desejam89
Trocam7
Avaliações 4.2 / 473
5
ranking 46
46%
4
ranking 35
35%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Helena
cadastrou em:
23/08/2019 11:47:40