O Jardim das Aflições

O Jardim das Aflições Olavo de Carvalho


Compartilhe


O Jardim das Aflições


De Epicuro à Ressurreição de César: Ensaio Sobre o Materialismo e a Religião Civil




A tese fundamental deste ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo - ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível.

Um livro original e perturbador que, partindo da análise de um evento aparentemente menor é tomando-o como ocasião para mostrar os elos entre o pequeno e o grande, vai se alargando em giros concêntricos até abarcar, numa complexa filosofia da história, o horizonte inteiro da cultura ocidental. Se é necessário rever essa tese, avaliar em que pontos ela se articula com o cenário político e social do mundo atual, é uma das questões que o próprio autor responde no posfácio inédito.

Filosofia / História / Sociologia

Edições (5)

ver mais
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições

Similares

(28) ver mais
Grandeza e Decadência de Roma
Grandeza e Decadência de Roma II - Júlio César
Monarquia
Da Monarquia / Vida Nova

Resenhas para O Jardim das Aflições (8)

ver mais
Perda de valores
on 14/8/17


"O jardim das aflições" não é um livro para ler rapidamente. O conteúdo fica mais pesado e sofisticado a cada página, em especial pela quantidade assombrosa de referências. A ideia básica do livro é a substituição de valores judaico-cristãos para os outorgados pelo Estado. Este passa a regular cada aspecto da vida dos cidadãos, que perdem a ideia de valores tradicionais milenares para aceitar tudo o que o Estado diz que é bom. Pouco importa se você é ateu ou religioso: a ideia básic... leia mais

Estatísticas

Desejam292
Trocam2
Avaliações 4.5 / 374
5
ranking 73
73%
4
ranking 17
17%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

73%

27%

Aquino
cadastrou em:
31/12/2014 12:12:38
Allysson Falcon
editou em:
07/06/2020 21:56:06