O Jardim das Aflições

O Jardim das Aflições Olavo de Carvalho


Compartilhe


O Jardim das Aflições


de Epicuro à ressurreição de César: ensaio sobre o materialismo e a religião civil




"A tese fundamental do livro é a de que a história do ocidente inteiro é marcada pela ideia de Império e de sucessivas tentativas de criá-lo. Os limites desse Império são indefinidos, e portanto ele poderia se expandir ilimitadamente; até tornar-se idealmente um Império global, sendo que aquilo que se entende por global em cada época é evidentemente o alcance do mundo visível.
[...] Então o que temos é uma sério de sucessores de Roma. Até a Rússia se afirma claramente como a Terceira Roma. Mas a Terceira Roma que deu certo foram os EUA. [...] Para esse sucesso, houve a coincidência de dois fatores: por um lado, um conjunto de circunstâncias materiais que impeliam à expansão, e por outro lado, a força residual desses símbolos romanos que davam aos seus sucessivos imitadores a ideia do que se poderia fazer.
Então, a história do ocidente é marcada pelas sucessivas reencarnações da ideia de Império Romana, culminando no Império Americano."

Filosofia / Política / Sociologia

Edições (4)

ver mais
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições
O Jardim das Aflições

Similares

(31) ver mais
Grandeza e Decadência de Roma
Grandeza e Decadência de Roma II - Júlio César
Monarquia
Da Monarquia / Vida Nova

Resenhas para O Jardim das Aflições (5)

ver mais
Perda de valores
on 14/8/17


"O jardim das aflições" não é um livro para ler rapidamente. O conteúdo fica mais pesado e sofisticado a cada página, em especial pela quantidade assombrosa de referências. A ideia básica do livro é a substituição de valores judaico-cristãos para os outorgados pelo Estado. Este passa a regular cada aspecto da vida dos cidadãos, que perdem a ideia de valores tradicionais milenares para aceitar tudo o que o Estado diz que é bom. Pouco importa se você é ateu ou religioso: a ideia básic... leia mais

Vídeos O Jardim das Aflições (1)

ver mais
PALESTRA DO LIVRO O JARDIM DAS AFLIÇÕES

PALESTRA DO LIVRO O JARDIM DAS AFLIÇÕES


Estatísticas

Desejam264
Trocam2
Avaliações 4.6 / 301
5
ranking 75
75%
4
ranking 15
15%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 3
3%

74%

26%

Paula Fabiana
cadastrou em:
19/12/2017 19:13:07
Geder
editou em:
17/12/2018 14:19:56