Poemas de Alvaro de Campos

Poemas de Alvaro de Campos Fernando Pessoa


Compartilhe


Poemas de Alvaro de Campos


Obra poetica IV




"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim
todos os sonhos do mundo."



Álvaro de Campos foi o heterônimo mais produtivo da obra conhecida de Pessoa. Ao que parece, o poeta muitas vezes o utilizou como um alter ego, além de mero heterônimo. Disto resultou uma obra muito extensa em que se entrecruzam temas e estilos de escrita por vezes dissonantes entre si, próprios da mente de um poeta que se dividiu em muitas personalidades distintas.



Esta edição não trará **todos** os poemas de Álvaro de Campos, dentre outras razões pelo fato de que há muitos que simplesmente são dissonantes demais dos outros para que coubessem numa mesma linha poética. O que tentei fazer aqui, então, foi uma seleção dos melhores poemas de Álvaro. Para tal, procurei privilegiar sua fase final, onde se aproximou quase que definitivamente do próprio Pessoa, enquanto ignorei boa parte de sua fase inicial, principalmente os poemas demasiadamente longos.



Aos que se preocupam se alguns poemas clássicos foram deixados de fora, quero lembrar que "Tabacaria", "A partida", "Poema em linha reta", "Lisbon revisited" e todos os demais que seguem este mesmo estilo se encontram todos aqui.



Na medida do possível, procurei ordenar os poemas selecionados por ordem cronológica. No entanto, sabemos que o próprio Pessoa costumava assinar alguns poemas com datas fictícias, então não há como se ter certeza absoluta de que todos foram efetivamente escritos nesta ordem.



Espero que minha seleção lhe agrade...



O editor.



[eBook disponível para Kindle e Kobo]

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (10)

ver mais
Poemas de Álvaro de Campos
Poemas de Alvaro de Campos
Poemas de Álvaro de Campos
Poemas de Álvaro de Campos

Similares

(14) ver mais
Navegar é preciso
A poesia completa de Álvaro de Campos
Poemas completos de Alberto Caeiro
Livro do Desassossego

Resenhas para Poemas de Alvaro de Campos (52)

ver mais
Schooner! Abram alas para o modernista!
on 15/2/23


Heterônimo furacão do senscionismo. Rei das onomatopéias, dos versos longos e da melancolia. Campos quer ser tudo e todos, pra sentir a tudo e a todos. Além do novo e moderno: é multisensorial.... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam49
Avaliações 4.3 / 958
5
ranking 57
57%
4
ranking 27
27%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

30%

70%

raph
cadastrou em:
26/10/2013 23:12:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR