Horácio - Mãe

Horácio - Mãe




Resenhas - Horácio (Graphic MSP #19)


67 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Mônica B. Lopes 29/01/2022

Lindo!
Que graphic novel fofa!
Aqui você tem amizade sincera, solidariedade e companheirismo. Tem um quê triste e me fez derramar umas lágrimas, mas deixa um quentinho no coração.
Só leiam e vão amar também.
comentários(0)comente



ceolin 23/01/2022

Simplesmente perfeito. Horácio em sua essência. Além de que as ilustrações estão um absurdo de lindas, roteiro redondinho. Diálogos não tão profundos, mas muito longe de serem rasos. Uma das graphics que mais gostei.
comentários(0)comente



Erika.Ravanelli 26/12/2021

Maurício de Souza para de me deixar pobre.
Chorei e não foi pouco....

Horácio é um dos personagens dos quais poucas pessoas gostam ou até mesmo conhecem da Turma da Mônica. Mas desde as suas tirinhas nós anos 80/90 ele sempre trouxe enredos mais reflexivos e esse MSP não foge disso.
comentários(0)comente



Htinha 15/12/2021

Tocou meu coração <3
Como descrever essa Graphic com a mesma delicadeza, capricho e leveza que ela foi escrita???
Nada do que eu disser vai ser o suficiente para explicar o qual perfeita essa graphic mso é.
.
Edição impecável, folhas e impressão de qualidade. Paleta de cores incrível e chamativas. Nada além do prefeito.
.
A história começa no futuro, vai para o passado e volta para o presente, no meio da história fica oscilando entre a história do passado e do presente; e no final temos um futuro lindo e emocionante (CHOREI HORRORES).
.
É feita para crianças, mas fazem adultos chorar, ou seja, é para todas as idades. Esse autor pegou o Horácio e reescreveu uma história linda para ele, apesar de ser um pouco triste e solitária, foi recheada de amizade, coragem e mostrou que se você souber esperar e acreditar, você tera as respostas ??
comentários(0)comente



Paulo 02/12/2021

O Horácio é um personagem bastante curioso na Turma da Mônica. É o único personagem que por vários e vários anos tinha o dedo exclusivo do Maurício de Souza que gostava de colocar seus pensamentos e ideias nas histórias do personagem. Pelo que a gente pode ler nos extras dessa edição, era o único personagem vetado para as Graphic MSP. E a gente percebe nas historinhas do Horácio nas revistas mais antigas da Turma o quanto era um personagem diferente. Sempre com mensagens de amizade, de dedicação, de perseverança. Um tiranossauro rex vegetariano que adora alface. Tem como não gostar de um personagem desses? Sempre foi o meu personagem favorito, e esta foi a primeira Graphic MSP que eu comprei. Sim, comecei tarde. Demorei a pegar as outras, e ainda faltam várias, mas o Horácio sempre teve um apelo particular para mim. Ter escolhido o Fábio Coala depois de muita insistência do autor em desenhar o personagem foi a mais acertada possível. Ele entendeu bem a essência do Horácio e nos trouxe uma linda e encantadora história sobre família, amizade e seguir os seus princípios.

Depois de muito tempo vivendo sozinho, Horácio se pergunta onde está a sua mãe. Nunca foi capaz de encontrá-la e ele teme que tenham se perdido em algum momento. Vendo vários animais com suas famílias, Horácio decide embarcar em uma jornada para obter pistas do paradeiro dela. É aí que ele salva Napinho de um grupo de predadores que o estão cercando. No início, o pequeno animal fica com medo do nosso personagem, temendo que ele vá devorá-lo. Mas, ele ter declarado que era vegetariano espanta Napinho. Os dois acabam fazendo uma boa amizade e Napinho diz a Horácio que viu uma t-rex fêmea em uma enorme cratera. Isso anima nosso pequeno dinossauro, mas seu amigo diz a ele que é um lugar bastante perigoso com vários predadores nas florestas e os animais que caem ali não conseguem mais sair. Os dois partem em uma jornada perigosa a essa cratera. Será que eles vão encontrar a mãe de Horácio?

A história é emocionante. Temos duas narrativas acontecendo em tempos paralelos. A de Horácio e seus amigos indo em direção à cratera e a da mãe de Horácio tentando sobreviver ao ataque de predadores e protegendo um ovo. Acima de tudo essa é uma narrativa sobre família, seja aquela de sangue ou aquela que surge da amizade. A gente vê a importância dos laços que unem as pessoas. Coala nos apresenta personagens que estão preocupados com seus pais e irmãos. Por exemplo, Napinho perdeu seu irmão e ele caiu na cratera onde ficam os raptores. Ao pedir a ajuda de seus iguais, estes dizem não poder ajudar porque ele não será mais capaz de sair de lá. Napinho sabe o perigo do local e que pode não sair vivo de lá. Mas, que seria muito grave abandonar o seu irmão sem sequer tentar ajudá-lo. Ele não se sentiria bem consigo mesmo. E isso fala bastante sobre nossas relações com nossos parentes. Às vezes nos colocamos em situações perigosas porque o nosso laço com essas pessoas é forte. Algo que ultrapassa o contato; às vezes podemos ficar longe de nossos pais e irmãos, mas o amor continua o mesmo.

Horácio continua a ser um personagem inspirador. Acho que Coala conseguiu incorporar bem as ideias de Maurício de Souza, além de colocar as suas próprias em um personagem que não se deixa limitar por leis ou regras. Por todo o quadrinho, os outros dinossauros tentam chamar a atenção do protagonista quanto à lei da selva. Que ele não pode ir contra ela e que apenas os fortes são capazes de sobreviver em um mundo cruel e violento. Horácio mantém suas convicções mesmo diante de várias dificuldades. Ou seja, ele tem a coragem de se manifestar quando os outros estão errados. De assumir sua posição. De ter a ombridade de manter as suas convicções. Em um momento em que somos afogados por desinformação vindo de toda a parte, sermos sinceros com o que acreditamos e mantermos nossas opiniões mesmo diante de uma pressão social, uma história como essas é uma preciosidade.

Outro ponto legal é a discussão sobre liberdade e ver o mundo. Horácio tem uma visão ampla sobre o que ele deseja para si mesmo. Olhar diferentes lugares, respirar novos ares. Quando ele vê uma série de criaturas presas e acomodadas em uma cratera gigante, ele fica incomodado. Porque essas criaturas apenas existem, elas não se desenvolvem. Isso se combina com a defesa de suas convicções porque o personagem não se conforma com o lugar comum. Uma postura questionadora e assertiva que afeta até mesmo suas próprias decisões. A ideia de participar dessa aventura surge do fato de ele desejar mais para si. Alcançar metas que o instiguem e o levem a outros lugares. Se ele só come, dorme e caça, isso não é o suficiente para ele. Deve haver mais em sua existência. Acho bacana essa posição do personagem porque é típico de pessoas criativas. Nunca querer o mesmo, desejar o diferente. Ir para o algo mais.

A relação entre ele, Napinho e o Tecossauro é muito bacana. O Tecossauro é ajudado por Horácio quando ele estava afundando em um pântano. Para Napinho, era absurdo Horácio ajudar alguém que poderia devorá-lo. Isso pouco importou para ele, que preferiu ajudar alguém que estava precisando. Isso demonstra muito do caráter leve e desapegado do personagem. A maneira como ele lida com as situações acaba tocando os outros dois personagens que formam uma bonita amizade. Seja Napinho que se inspira em Horácio para se tornar uma pessoa mais corajosa, seja Tecossauro que compartilha da solidão do protagonista por também não conhecer sua mãe. Vemos que as ações dos dois amigos de Horácio são bastante afetadas por esse momento inicial. Não à toa mais adiante eles tomarão uma atitude corajosa para poder ajudar o amigo.

Essa é uma linda HQ e o Fabio Coala está de parabéns por ter conseguido passar mensagens tão engrandecedoras através de um dos personagens mais carismáticos do universo da Turma da Mônica. O Maurício de Souza acertou em ter autorizado o Coala a escrever uma história do personagem. Vou finalizar com o trecho inicial e final que mostra um menino interessado por dinossauros acompanhando uma arqueóloga. Podemos ver o brilho em seus olhos em ver uma criatura tão majestosa. E o menino compartilha o seu amor por essas criaturas com a pesquisadora. A cena final é linda. Não vou detalhar mais do que isso. Meu encantamento pelo personagem continua firme e forte. E desejo que todos possam aproveitar umas alfaces com o dinossauro mais fofo das HQs.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
comentários(0)comente



Jaqueline 10/11/2021

Sempre fui grande fã e incentivadora das Graphic MSP. A releitura em uma versão mais adulta de vários personagens que fizeram parte da minha infância (e de tantas outras pessoas) ganhou um lugar cativo na minha estante desde os primeiros volumes.

Confesso que não li muitos gibis do Horácio, então não tenho muitos parâmetros de comparação agora. O prefácio do Maurício de Souza, por outro lado, ajuda a entendermos melhor o significado e o que o Horário representante para ele, esclarecendo o papel desse personagem no universos criado pelo autor.

Quanto a história, temos um retrato sensível de um dinossauro com uma visão de mundo diferente do de outros da mesma espécie e que busca sua mãe. Para isso, conta com a ajuda de amigos que faz pelo caminho e que além de trazerem um pouco de humor para a história, também trazem reflexões sobre amizade e companheirismo.

A HQ é leve, não tem um ritmo apressado e nos apresenta uma narrativa agradável, porém achei o Horácio muito ingênuo e passível de ser facilmente enganado. Como não tenho parâmetros para comparar com o personagem original, não sei dizer se esse é um retrato fiel ou não. Mesmo assim, depois de tanto tempo longe das Graphic MSP, essa foi uma ótima experiência!
comentários(0)comente



Carla Carolina 29/05/2021

Amizade e coragem
Linda história de amizade e coragem de Horácio e seus amigos em busca de sua mãe.
Recomendo a leitura se tornou umas da graphic MSP favoritas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luciano 09/04/2021

eu sou apaixonado por dinossauros, pelo horácio e pelo coala. Essa graphic novel toca lá no fundo da alma!
comentários(0)comente



Júlia 05/04/2021

Nunca tive muito contato com esse personagem do Maurício, li poucos quadrinhos e não me lembro de ter visto algum desenho animado com ele.
A história não me prendeu muito como as outras MSPs que li, talvez por causa desse fator, mas me surpreendi muito. Não achei que fosse gostar tanto e até deixar umas lágrimas escaparem.
Uma grande aventura, contada com alguns flashbacks, a história mostra de uma maneira muito bonita como Horácio prova que seu tamanho não define sua coragem.
Começou diferente do que eu esperava e terminou mais diferente ainda, de uma forma boa, bonita e emocionante.
comentários(0)comente



Paula 27/02/2021

Horácio
Eu que tinha na visão que quadrinho era pra criança. Horácio traz uma história sensível, e com pequenas reflexões! Recomendo.
comentários(0)comente



Ga 19/02/2021

Fofo, belo, reflexivo
Aos infortunados de serem meus amigos, eu já cansei de falar desse projeto fabuloso que é a Graphic MSP, desde que comecei a ler o selo fico feliz em como uma produção pode te entregar histórias e propostas tão diferentes.
Sempre soube do "ciúme" que Maurício tinha do Horácio, ele sempre diz que o pequeno dinossauro vegetariano é seu alter ego e ele gosta sempre de estar escrevendo as histórias desse querido personagem. Foi então com muita surpresa que descobri que existia uma graphic dele, e então chegou a hora de ler.
A expectativa era alta, qual argumento poderia ter conquistado o Maurício para ele ter dado a benção para essa obra?
O Sidney Guzman, editor e idealizador do projeto conta que de primeira o Maurício foi contra, mas quando ele leu o roteiro e viu o final, com lágrimas nós olhos disse "manda fazer"
A história é leve, belíssima, cheia de reflexões simples, porém necessárias, e que por mais banais que pareçam, nós mesmos deixamos de fazê-las, a arte é muito bonita, alguns recursos são fantásticos e o Horácio sentado na colina é uma baita cena.
O texto de contra capa é escrito por ninguém menos que Mário Sérgio Cortella, e ele fala sobre o final nem um pouco óbvio, e com certeza, li o gibi muito feliz, na hora de encerrar já estava feliz com tudo que tinha acontecido, eu só não esperava que a última página dessa história, talvez seja uma das melhores páginas que já vi na vida, quando vi o último quadro comecei a rir e chorar, e enquanto escrevo essa breve resenha e lembro dele, ainda estou assim
Horácio se junta a Jeremias e Chico, como o panteão mais alto desse projeto fantástico que é a Graphic MSP
comentários(0)comente



Ale Giannini 31/01/2021

Coala é um dinossauro dos quadrinhos!
Com prefácio de Maurício de Sousa, dizendo que Horácio deveria permanecer intocado porque era a personagem que refletia sua visão do mundo, ao posfácio do Professor Mário Sérgio Cortella dizendo que o autor recebeu o imenso presente da autorização de desenhar o Tiranossauro Rex, meu amigo Fabio Coala passeia com maestria pela história que me encantei quando criança, um pouco por identidade, muito pela ternura.

Me recuso a classificar como quadrinhos um livro tão bem diagramado pela Editora Panini, não porque quadrinhos seja pouco - não são - mas porque a palavra não carrega o cuidado que foi desenvolver esse livro.

Se você gosta das personagens de Maurício de Sousa, convido a experimentar o diferente.

Adorei!
comentários(0)comente



jujamaia 25/12/2020

A história é legal, divertida, tem algumas lições importantes e um final bonito. Apesar disso, não me prendeu tanto quanto as outras, talvez por eu nunca ter tido uma afeição muito grande pelo personagem.
comentários(0)comente



Nick 27/11/2020

Amei
Uma história super fofa e com ilustrações perfeitas. Nunca fui muito de ler os quadrinhos do Horácio, mas com essa história me encantei, sem contar esse final lindo.
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR