Horácio - Mãe

Horácio - Mãe




Resenhas - Horácio (Graphic MSP #19)


67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Na Literatura Selvagem 15/12/2018

a HQ mais emocionante lida esse ano...
Produzida por Fábio Coala, Horácio - mãe é uma graphic Novel publicada pela Panini Comics, e faz parte de uma série de histórias que reinventam os personagens de Maurício de Sousa em roupagens que em nada desmerecem a criação do quadrinista.
Horácio é um pequeno filhote de tiranossauro-rex, que é vegetariano contrariando as leis normais da natureza. Ele parte em uma viagem em busca de sua mãe, a quem ele não chegou a conhecer. Ao longo do caminho, ele se depara com situações que ele enfrenta tendo a ajuda de pequenos amigos, indo contra os princípios da natureza animal e mostrando o quanto a solidariedade e pensamento no coletivo podem operar verdadeiros milagres.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/08/horacio-mae.html
comentários(0)comente



Suellen 12/11/2018

Quem não gosta do Horácio?! Um T-Rex vegetariano, amigável e tímido! Características completamente diferente do que é esperado para um T-Rex.
Nessa história, feita pelo Fabio Coala (Mentirinhas do Coala), mostra que Horácio quer tentar descobrir o que aconteceu com a sua mãe.
Durante a jornada, ele conhece novos amigos e passa por alguns apuros. E como acontece nas histórias que o Coala já escreve, ele conseguiu colocar uma emoção tão grande e tão bonita nessa história, que não tem como não se emocionar.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_
comentários(0)comente



Isa Nascimento 09/11/2018

A soma de tudo
Horácio como um personagem da TdM, cresceu no meu coração a medida que fui conhecendo e entendendo o personagem, e isso levou muitas revisitinhas. Quando descobri que eram as únicas histórias que o Maurício fazia questão de roteirizar, me senti mais próximo do autor. O Coala, que ja acompanhava no Mentirinhas, me deixou com uma expectativa gigantesca, porque já conheço suas histórias, e todas as sextas ele consegue me emocionar com algo novo. Dai veio essa Graphic veio pra somar duas paixões, Maurício e Coala, e o resultado pra mim foi inexplicável, já que a história resume tudo que eu mais amo no Horácio, a persistência, o amor aos amigos, às buscas pela família, a lealdade, e ainda mais a audácia de ser diferente no meio de tantos grupos que riem de você quando você ousa, se aventura e questiona as leis que lhe foram impostas por ninguém. Um t-rex vegetariano e amigável, que conquistou meu coração, veio entrar no meu top 5 das Graphic MSP com a graça e a história bem contada do Coala, bem amarrada e emocionante.
Que surpresa linda. Agradeço ao Maurício por emprestar pelo menos um pouquinho esse personagem tão maravilhoso para esse autor tão sutil e interessante!
comentários(0)comente



Fabio.Madeira 10/10/2018

Nostalgia e Emoção
O Horácio é um dos meus personagens favoritos do mestre Maurício de Sousa. Eu sempre admirei a sua feição delicada, os seus olhos, que conseguem expressar tantos sentimentos em pequenos detalhes e, especialmente, a sua personalidade reflexiva, em que busca entender a sua existência e tudo o que lhe rodeia, gerando momentos filosóficos belíssimos. A imagem icônica do personagem em minha mente é dele, sentado à beira de um penhasco, olhando para o céu, para o infinito.

No texto introdutório dessa HQ, Maurício de Sousa revela que, desde o lançamento do selo Graphic MSP, em outubro de 2012, fez um pedido ao editor Sidney Gusman, responsável pelo selo, para que não usasse o personagem. Horácio havia se tornado uma extensão de seu criador, um meio de expressar seus pensamentos e a sua compreensão da vida, e ele queria protegê-lo ao máximo.

Eu só posso agradecer que ele tenha mudado de ideia, pois a obra Horácio: Mãe, escrita e desenhada por Fabio Coala, é emocionante e nostálgica, trazendo a essência do personagem em uma jornada de busca pela sua mãe, que se torna uma experiência de encontro de um sentido para a vida, de construção de laços de amizade e do amadurecimento em momentos difíceis.

Em seus primeiros momentos na história, vemos Horácio buscando se aproximar de outros dinossauros. Entretanto, ele não é um simples dinossauro, é um filhote de Tiranossauro Rex. Nem desconfiam de que é vegetariano, bondoso e que deseja um amigo, mas a sua condição de predador o afasta de todos. Uma das leis nesse ambiente é que os maiores comem os menores, mas Horácio se sente diferente dos demais de sua espécie e não quer se tornar mais um.

É tocante como o autor nos mostra a tristeza nos olhos do personagem, a sua solidão e a angústia em se sentir deslocado no mundo, por não saber se a sua mãe está viva e o que ocorreu para que esteja abandonado. Em uma página em especial, o autor nos presenteia com quadros recortados e unidos em uma espiral, para demonstrar como os dias se repetem para Horácio, em sua busca por alimento, a fuga de predadores, a tentativa de contato com outros seres e, por fim, o descanso solitário e melancólico em uma árvore ou em uma caverna. Uma representação maravilhosa da prisão em que o personagem se encontra.

Cansado de esperar por respostas, Horácio decide então procurar por sua mãe. E, a partir disso, seu caminho se cruzará com dois personagens, Napinho e Tecodonte, que também se encontram perdidos em meio a um ambiente hostil, formando um grupo que acompanhará Horácio em sua caminhada.

A aproximação entre os três personagens é recheada inicialmente de desconfianças e medo, porém, à medida que cada um demonstra quem realmente é, as barreiras vão sendo quebradas e o olhar muda, permitindo a Horácio descobrir pela primeira vez o que é uma amizade.

Ele amadurece e, principalmente, ensina aos seus novos companheiros que eles são capazes de muito mais do que possam imaginar, independentemente de seu tamanho ou força. Como nosso querido dinossauro afirma: “O medo faz as coisas parecerem piores do que são. ”. Sem que percebam, os seus amigos passam a agir de formas diferentes, substituindo os receios pela confiança. Um momento muito especial é quando um desses personagens fala, com irritação, de todos os riscos que Horácio está passando em tentar salvar alguém da morte e como isso é inútil enquanto, ao mesmo tempo, o próprio colega inconformado se põe ao salvamento que tanto criticou, uma feliz contradição.

O autor é muito hábil em nos mostrar esse crescimento do grupo e como isso os levará a uma mudança, transformando a indiferença e o temor em coragem para arriscar as suas próprias vidas em defesa dos mais fracos.

E, nesse processo, as qualidades de Horácio ficam ainda mais evidentes. Ele é destemido, sábio, sensível. Ele tem medo, mas segue e mostra o caminho aos amigos, não os deixando desamparados. Enfrenta inimigos mais fortes e não recua. Não se conforma com quem lhe diz que não vale a pena se importar com os outros, que a busca pela mãe é sem sentido. Quantos ensinamentos gigantescos esse pequeno dinossauro nos oferece...

O autor Fabio Coala merece elogios. Construiu uma história com uma estrutura simples, investindo em diálogos inspirados e na força dos personagens, todos cativantes. Seus traços são bem definidos e as expressões de cada dinossauro explodem sensações no leitor. Sentimos a alegria, a tristeza, a dor, o esforço, o medo, a esperança. A lágrima que se forma nos olhos de Horácio, e que nos captura completamente. Há momentos de humor, especialmente com Napinho e seu medo de ser comido a todo momento. É impossível não se apaixonar pelos personagens.

Ao longo da história, a jornada do personagem é intercalada com a jornada de sua mãe, em que cada trecho contado deixa um ponto em aberto, aumentando o suspense quanto aos próximos acontecimentos. Mais um ponto positivo para o autor.

O desfecho da HQ é comovente, trazendo uma revelação simples, porém sublime, permanecendo em nossa mente por muito tempo. Se há algo a criticar nessa HQ, é somente a falta de mais páginas e o desejo de continuar na história.

A edição que tenho é de capa dura, de excelente acabamento. Os extras são bem interessantes, mostrando a evolução do desenho de cada personagem e os testes de capas, além de nos apresentar a primeira tira em que o Horácio apareceu, na Folha de São Paulo, em 1961.

O que torna Horácio mais que um dinossauro é o seu desejo de construir um sentido para a sua existência, a sua capacidade de amar e de estender as mãos (no caso, as patinhas) ao próximo, e a esperança inabalável. Tudo o que nós, humanos, devemos buscar em nossas breves passagens por esse planeta.

"Hum...será que a vida é só isso? Andar, comer, fugir, dormir...Todos os dias, todos fazem as mesmas coisas, sem nunca nem pensar no porquê. Sinto que falta algo. É como se eu não me encaixasse no mundo.
Daqui de cima, as coisas parecem fazer mais sentido. Tudo é tão harmonioso.
Talvez esse seja o sentido. Fazer parte...do seu jeito."

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/
comentários(0)comente



Marieliton M. B. 02/10/2018

Uma fofura de personagem numa história cativante
Horácio, o simpático dinossaurozinho, sempre viveu sua jovem vida se sentindo sozinho. Mesmo encontrando amigos por suas andanças, ele buscava sentido para a sua existência e para o mundo ao seu redor. E uma das suas maiores dúvidas é: onde está a sua mãe?

Fabio Coala recebeu um presente e um desafio enorme quando aceitou produzir essa Graphic MSP. Primeiro que Horário é um dos personagens mais carismáticos e querido pelos fãs do universo do Mauricio de Sousa, e segundo, que o próprio Mauricio havia evitado que nenhum outro autor poderia usar o personagem numa Graphic MSP pelo apego que ele tem pelo pequeno dinossauro. Ou seja, as expectativas pra que esse gibi não fosse uma decepção eram muito grandes.

Mas Fabio Coala conseguiu cumprir bem o desafio. Qualquer um que já tenha lido alguma história do Horácio, vai enxergar que esse quadrinho soube retratar muito bem o espírito do personagem e de suas histórias. O traço do quadrinista combinou bem com a temática do personagem. Aliás, achei bem fofo o Horácio dele.

Durante a leitura, enxerguei várias referências às animações Em Busca do Vale Encantado e Dinossauro (da Disney). Sempre gosto de identificar essas coisas e perceber como isso ajuda na identificação com a história e os personagens.
comentários(0)comente



Raphaela Rezende 06/08/2018

A busca pela mãe
Para quem já conhecia o personagem Horácio o tom de melancolia e solidão não é novidade.
Horácio é um dinossauro sozinho num mundo em que cada um vive por si. Apesar desse contexto, sua forma de enxergar a vida é diferente: ele acredita na cooperação, em ajudar a quem precisa, não pre julgar ninguém, a não usar sua força contra os outros (ele inclusive é vegetariano).
Sua solidão e sofrimento vem do fato de não saber quem é sua mãe e qual o motivo para não estarem juntos. Ele sente que foi amado e por isso mantém a esperança de encontrá-la e saber o que aconteceu para não estarem juntos, pois se se é amado, o abandono não deveria ocorrer.
Ao longo da história ele faz vários amigos e enfrentam juntos vários desafios (os diálogos são engraçado, os dinossauros implicam uns com os outros como um bando de crianças).
Não darei spoilers, mas nós leitores saberemos o que aconteceu.
É um livro ótimo, bonito e emocionante.
comentários(0)comente



Rittes 15/07/2018

Mais uma da MSP
Fabio Coala é um vencedor. Autoditada talentoso, abriu na raça e na persistência - com uma ajudazinha dos amigos - seu brilhante caminho nas HQs nacionais. Assinar o mais novo álbum da MSP e com o personagem que o próprio Mauricio de Sousa não queria deixar ninguém fazer não é tarefa para qualquer um. Por tudo isso, está de parabéns. Apesar de tanto capricho, a insistência editorial de fazer os leitores chorarem com personagens que nos ensinaram a rir ainda me incomoda e, por isso, só dou 4 estrelas. Mas esse é o trabalho menos meloso e mais bem resolvido da série, enfim...
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR