Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4314 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Gabys 14/02/2022

Amei esse livro cada pedacinho que li ele.
Já conhecia a história, ainda mais pelo filme.
Consegui me apaixonar de novo por todos os personagens.
Sentir o ódio de Sem-pernas, a sacristia de Pirulito, o amor de Gato, a Inteligência de Professor, a simplicidade de Dora e a liderança de Pedro Bala.
Amei todos como se os conhecesse pessoalmente e chorei com todos eles.
Uma leitura leve, divertida e achei a escrita mais fácil que muitos clássicos brasileiros
Apenas leiam. As vezes é preciso se sentir como um Capitão de Areia pra entender sua profundidade.
comentários(0)comente



Lalalala 19/05/2023

Capitães de areia
Lindo e triste!
Acredito que seja um livro importante para a construção de um posicionamento crítico referente às diferenças sociais e econômicas que existem há tempos no Brasil.

A vida dos Capitães de Areia ilustra a vida de muitos brasileiros, e revela sua realidade. No livro, Jorge Amado consegue questionar o pensamento daqueles que condenam as crianças que, como evidencia-se no trama, fazem o que podem para sobreviver em uma sociedade desigual.
Zanteo 19/05/2023minha estante
eu sou mto grato à minha prof de literatura e à bibliotecária da minha escola por terem me incentivado a ler esse livro...ele foi um divisor de águas na minha vida




Alyne 12/08/2021

Uma temática sensível e infelizmente tão atual...
Me surpreendi com a escrita. Apesar de tantas cenas tristes e cruéis, a narração de Jorge Amado é incrível. Tão detalhada, sensível. Tão perto. Me sentia dentro das cenas, nos momentos terríveis e também naqueles pequenos momentos de alegria.
Esse é um daqueles livros que me faz amar ser leitora, sabe?
Que linda obra.
comentários(0)comente



Suzana 18/07/2022

?Nem o ódio, nem a bondade, só a luta?
Sabe aquele livro que você se arrepende de não ter lido antes? Então, eu me arrependo muito de não ter terminado esse livro antes, porque assim eu teria mais tempo para refletir sobre ele, já que ele merece ser digerido.

No começo temos a apresentação da ?opinião?, em forma de reportagem, de alguns certos personagens sobre os capitães da Areia, o que foi muito interessante, pois só aumentou a minha indignação com a continuação da história. Logo depois, a narrativa foca nos Capitães da Areia, cada capítulo foca em um dos mais importantes dentre eles e nisso vamos conhecendo os meninos. E é impossível não se importar com eles, o que é uma droga, pois a história é literalmente sobre o sofrimento de meninos órfãos e abandonados da sociedade, agora imagine o tanto que sofri!

Com esse livro eu sorri, chorei, fiquei indignada, me senti impotente, quis estrangular certas pessoas, quis abraçar e nunca mais soltar outras... E é incrível como o Jorge Amado conseguiu me fazer ter afeição pelos personagens em um único capítulo de seis páginas!

Eu realmente não sei como posso explicar a experiência de ler esse livro, o bom é que o Jorge Amado já deu a explicação nesses trechos:

?Aqui tudo é lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível. Mas estes homens são tão fortes que conseguem criar beleza dentro desta miséria.?

? Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade. Nunca eles tiveram pai e mãe na vida da rua. E tiveram sempre que cuidar de si mesmos, foram responsáveis por si.?
comentários(0)comente



tetezinha 07/08/2022

?mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom?
Jorge Amado foi completamente perspicaz quando escreveu esse livro, retrata uma realidade cruel e realista, sem ter medo nem dó de detalhar tudo. Cenas como a do carrossel faziam um contraste perfeito pra mostrar que todos eles eram somente crianças que precisavam de um amor e carinho familiar. A complexidade do personagem do Sem-Pernas é sem comparação. Existe um motivo pro Jorge ser Amado.
Ramilson.Nasciment 07/08/2022minha estante
??????




Cami 07/07/2021

Uma crítica social belíssima
Engraçado que quando esse livro nos é apresentado (geralmente na fase escolar) achamos que é apenas uma história de garotos de rua. A maturidade chega, lemos novamente e vemos que é muito mais que isso.
Jorge Amado e sua crítica fortíssima sobre crianças que vivem à margem da sociedade. Já ouviu aquela história de torcer pra os ?vilões?? Pois é. Neste livro ficamos ao lado da minoria, ao lado dos ?trombadinhas? das ruas da Bahia e aprendemos muito com eles ? recomendo muito a leitura !
Nanda 07/07/2021minha estante
Esse livro é incrível.


Min 07/07/2021minha estante
Ele é minha próxima leitura!


Isabella 07/07/2021minha estante
Quero ler!!! Li ?a morte de quincas berro d?água ? recentemente e amei!!!




Carol 24/02/2022

visceral
Aborda com sensibilidade muitos temas intensos mas é tao rico em detalhes, informações e críticas que precisei ficar parando de tempos em tempos para digerir tudo.
É simplesmente incrível e acho que >literalmente< todo mundo deveria ler esse livro, e conseguir verdadeiramente tomar consciência do que acontece com pessoas de realidades diferentes da nossa e os motivos que levam (obrigam) elas a fazer tais coisas.
É necessário para que parem de condenar aqueles que agem da mesma forma que os capitães de areia porque, se tivermos o mínimo de empatia, já somos capazes de enxergar que é só uma consequência do que a sociedade e o estado impõem sobre eles.
Luan 24/02/2022minha estante
Amiga, seja sincera. Achou a capa feia?


Carol 24/02/2022minha estante
KKKKKKKK achei!
esperava mt mais de um livro tao bom e reconhecido q nem esse
a capa merecia mais, sim!!


Maria Rosa 24/02/2022minha estante
O que mais amo é que é dos poucos livros que se passam em Salvador, e, apesar da distância temporal, a parte histórica continua essencialmente a mesma.. com a vantagem de ser descrita por Jorge Amado.


Maria Rosa 24/02/2022minha estante
.... é tão atual q vc acaba depois quando ando na rua vendo vários capitães da areia. Claro que não dá pra romantizar a rua... Mas te faz olhar de uma forma diferente, mais empáticos como vc disse




Dani.Felicio 23/08/2023

Apesar de que, durante uma parte desse livro, a leitura ficou arrastada, eu gostei bastante da história de Pedro Bala e seus companheiros - os capitães da areia. A história te faz refletir sobre a pobreza e as dificuldades que as crianças de rua passam todos os dias. Apesar de serem apenas crianças, vivem como adultos, infelizmente. Por causa das dificuldades da rua, precisam de amadurecer, deixar a infância de lado
comentários(0)comente



Fran Kotipelto 07/11/2011

" ... ao morrer, vira uma estrela no céu."

Eu tinha e tenho muita coisa pra falar sobre esse livro, ou pelo menos tinha planejado dizer algumas palavras, mas ao clicar em "Clique aqui e faça a sua resenha", as palavras parecem que fugiram (ou não queriam ser ditas, acredite, isso também é possível). E aqui estou eu, escrevendo com os sinônimos do que quero dizer,e vocês estão lendo. Então acho que não foi de todo ruim essa minha "amnésia"...

Capitães da Areia é o tipo de clássico romance brasileiro que eu provavelmente nunca leria (afinal, passamos muito tempo achando que vampiros,lobisomens,bruxos,E.T's, e quaisquer outros tipos de monstros são bem mais divertidos do que histórias "reais") Mas apesar de ser uma boa distração, não nos fazem refletir sobre questões sociais,políticas,e diversos outros assuntos extremamente necessários como os abordados na obra de Jorge Amado.

O livro conta a história meninos com idade entre nove e dezesseis anos, habitantes das ruínas de um velho armazém no cais do porto e que sobrevivem realizando assaltos pela cidade de Salvador. Ao longo das páginas Jorge Amado nos apresenta seus personagens:Pedro Bala, um menino de quinze anos líder do grupo, responsável pela proteção dos garotos e sem dúvida muito esperto em planejar os assaltos; um professor chamado João José que lê para os garotos analfabetos e muito amigo de Pedro Bala, sendo muitas vezes um conselheiro sábio para Pedro Bala; Gato,um garoto malandro que consegue realizar suas proezas (acredite, ele conseguiu UMA proeza muito curiosa); Sem-pernas, o garoto manco que usa sua deficiência e aparente problema para encontrar suas "soluções" servindo-se de espião e se fingindo órfão desamparado ; João Grande, conhecido por todos como o 'forte e corajoso'; Querido-de-Deus,Pirulito e alguns outros que não têm tanta importância na obra.

Acho que as palavras que eu queria dizer no começo da resenha, começaram a voltar e circular em minha mente,jogarei-as aqui para impedir que tentem fugir novamente:

Não tentemos fugir dos nossos problemas, não tentemos achar que tudo é belo, e que os assuntos abordados nessa obra não passam de mera ficção, porque acredite, todos sabemos que isso é real. Há menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", não só na Salvador dos anos 30 da obra de Jorge Amado, mas em todos os lugares. E não podemos fechar os olhos, é preciso discutir assuntos como esse, buscar soluções, mas primeiro é preciso tentar entendê-los, e Capitães da Areia é um ótimo começo.
Alan Ventura 07/11/2011minha estante
[(afinal, passamos muito tempo achando que vampiros,lobisomens,bruxos,E.T's, e quaisquer outros tipos de monstros são bem mais divertidos do que histórias "reais") Mas apesar de ser uma boa distração, não nos fazem refletir sobre questões sociais,políticas,e diversos outros assuntos extremamente necessários] Grande constatação, e como sempre uma resenha maravilhosa. Parabéns.


Jow 08/11/2011minha estante
Um livro que influenciou um grande momento da minha vida, e que ainda hoje significa muito.
Fico feliz que tenha gostado da obra! E sua resenha como sempre, muito feliz naquilo que tenta abordar.


Edilson 29/04/2012minha estante
Bela obra!
Resenha maravilhosa,Fran.
"Po-rre-ta"..., parabéns.


Nando 04/01/2014minha estante
Suas resenhas são muito boas, Fran!




spoiler visualizar
sabmn 02/11/2021minha estante
aaaa tô louca pra ler esse livro




Rabrisa 20/07/2021

Sou uma pessoa totalmente diferente depois de ler esse livro. Você chora, grita e sorri junto com os personagens.
Mari.Vasconcelos 20/07/2021minha estante
Maravilhoso!




Luisa Reis 29/10/2021

Dor apenas dor
?Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.?

Esse livro é um soco no estômago, é de deixar qualquer um completamente destruído.

Capitães da Areia é uma das aclamadas obras de Jorge Amado e seu livro conta sobre a vida de um grupo de crianças abandonadas e miseráveis que vivem tocando o terror pelas ruas da Bahia.
As condições que essas crianças enfrentam são completamente inumanas, e é humanamente impossível não se revoltar ou se emocionar com as passagens.

Na minha opinião esse é o tipo de livro que deixa um grito entalado na garganta, um monte de sentimentos dolorosos se remoendo no peito e eu, que devo assumir ser uma chorona profissional, chorei tanto, muito mesmo de soluçar, que meus parentes perguntaram se estava lendo um livro ou me torturando. Eu queria pegar Pedro Bala, Dora, Professor, Sem pernas e muitos outros e abraçar, proteger do mundo, dar o amor e os ensinamentos que eles mereciam? mas é impossível. Talvez o que doa mais é saber que o livro é puro suco da realidade, milhares de crianças brasileiras sofrem quase que do mesmo jeito que as crianças fictícias de 1937.

Por fim, preciso dizer que Capitães da Areia é um livro indispensável, que vai fazer qualquer um pensar sobre diversas problemáticas, se revoltar, se emocionar e acima de tudo, se incomodar.
comentários(0)comente



Leonhard 21/04/2024

Triste realidade que sustenta tanta esperança
Vários finais emocionantes e uma conclusão que não passou um minuto pela minha cabeça, mas que, como toda a costura na história, fez muito sentido.
comentários(0)comente



Beatriz 02/07/2022

garoto abandonado na bahia é capitão de areia
professor e dorinha supremacy aqui
muito bom o livro só achei q ficou faltando um dos meninos virar agiota e outro entrar na lavagem de dinheiro pq de resto temos representatividade de todos os jeitos

e vamos ignorar q eu fiquei com inveja q até eles arranjaram uma "profissão" que gostassem e eu ainda não consegui isso

só não dei 5 estrelas pq a parte de sexualizar crianças me pega muito bjss
João 02/07/2022minha estante
a sexualização das crianças é uma das problemáticas do livro justamente pq era assim que elas viviam, bem foda




Joel.Martins 27/09/2020

Sensação de impotência me define
Que livro real e atual. Isso foi o que mais me impactou.
Passamos diariamente por Dora, Pedro Bala, Professor e João Grande. E ainda somos obrigados a ouvir falar de meritocracia e coisa e tal; que política social é um atraso...
Para mim restou a sensação de impotência por entender que essa realidade está longe de acabar. Não posso nem dizer que vou contribuir fazendo minha parte, porque isso é muito pouco.

Então vou de Ouro de Tolo do Raul Seixas ):
comentários(0)comente



4314 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |