Respiração Artificial

Respiração Artificial Ricardo Piglia


Compartilhe


Respiração Artificial





"Dá uma história?", pergunta-se o narrador ao abrir o texto de Respiração artificial . "Se dá, começa há três anos." Em 1976. Não por acaso, o ano em que os militares tomaram o poder na Argentina e instauraram uma ditadura que duraria sete anos, com entre 9 e 30 mil pessoas mortas ou desaparecidas. Com sua ficção, Piglia busca mais do que a verdade: está determinado a dizê-la. Para isso constrói uma trama em que várias histórias e tempos se cruzam, cumprindo a função de camuflar o que o livro realiza: a exposição do arbítrio e da violência em todo o seu horror.

Respiração artificial gira em torno dos "papéis de Ossorio": um conjunto de antigas cartas guardadas entre os segredos de uma família poderosa. Regidos pela figura central do narrador Emilio Renzi - o desvendador da verdadeira história do país -, os personagens desse livro polifônico conversam uns com os outros, inclusive em diferentes tempos de ação, utilizando pontes como cartas, jornais, literatura e filosofia.

Apontado por cinquenta escritores argentinos como um dos dez melhores romances da história da literatura do país, Respiração artificial recebeu o prêmio Boris Vian de romance em 1981. No Brasil, foi publicado originalmente pela Iluminuras em 1987.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Respiração Artificial
Respiração Artificial
Respiração Artificial

Similares

(8) ver mais
Danúbio
Monsieur Pain
Um episódio distante
O Caminho de Ida

Resenhas para Respiração Artificial (6)

ver mais
on 15/3/10


É um livro feito de digressões, de grandes parênteses. Discursos que se engolem, se misturam, se confundem. Pequenas narrativas que parecem não chegar a lugar nenhum. E talvez não cheguem mesmo. Simplesmente porque não precisam chegar. O interesse dos pequenos relatos, dos fragmentos de cartas, está totalmente dissociado do conceito de utilidade narrativa, de construção de uma história convencional, onde os fatos se entrelaçam e constroem um quadro maior. Piglia exerce com maestria a p... leia mais

Estatísticas

Desejam99
Trocam2
Avaliações 4.1 / 173
5
ranking 40
40%
4
ranking 38
38%
3
ranking 14
14%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

46%

54%

iza
cadastrou em:
15/03/2010 18:39:59
Silvio
editou em:
20/01/2021 02:58:34