Vinho & Guerra

Vinho & Guerra Don e Petie Kladstrup


Compartilhe


Vinho & Guerra


Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França




Em 1940, logo depois da ocupação da França pelos nazistas, o exército alemão iniciou uma campanha para pilhar um dos símbolos franceses mais tradicionais e prestigiados: seu vinho. A exemplo de outros membros da Resistência, os vinicultores se mobilizaram para reagir aos ocupantes, mas a saga de suas proezas heróicas permaneceu em grande parte desconhecida - até agora.

Numa narrativa de tirar o fôlego, "Vinho & Guerra" acompanha as incríveis aventuras de proeminentes famílias das cinco grandes regiões viníferas francesas: Borgonha, Bordeaux, Champagne, Alsácia e Vale do Loire. Homens, mulheres e até crianças arriscaram suas vidas por uma causa que significava não só proteger a economia da França, como preservar um de seus prazeres mais autênticos. A contra-ofensiva francesa, como nos contam os jornalistas Don e Petie Kladstrup, exigiu a formação de uma eclética parceria, envolvendo desde os proprietários do famoso restaurante parisiense La Tour d'Argent - que ergueu uma parede para ocultar suas vinte mil garrafas mais preciosas - até soldados anônimos que, finda a guerra, recuperaram o vinho roubado que ia diretamente para o bunker de Hitler.

Ao mesmo tempo, "Vinho & Guerra" revela a astúcia dos produtores de vinho, que chegaram a usar teias de aranha para "envelhecer" as paredes falsas que camuflavam suas melhores garrafas, além de "empurrar" as piores safras para os alemães, enviar encomendas para a destinação errada (trocando Hamburgo por Homburg) e sabotar trens carregados de vinho para a Alemanha. Sobressai igualmente neste livro a coragem dos vinicultores que abrigaram judeus e transportaram membros da Resistência dentro de barris, bem como a atitude impatriótica de alguns colaboracionistas, que trabalharam junto aos ocupantes em proveito próprio.

Baseado em três anos de pesquisa e entrevistas com testemunhas que sobreviveram a esses fatos, "Vinho & Guerra" lança luz sobre um capítulo comovente e pouco conhecido da história, prestando tributo a pessoas extraordinárias que, num sentido muito real, salvaram o espírito da França.

História Geral / Culinária e Gastronomia / História

Edições (1)

ver mais
Vinho & Guerra

Similares

(38) ver mais
La Bodega
A Viúva Clicquot
Nem Só de Caviar Vive o Homem
Dormindo com o Inimigo

Resenhas para Vinho & Guerra (29)

ver mais
Delicioso
on 3/12/10


"Vinho & Guerra" é um retrato da ocupação nazista na França vista pela ótica dos produtores de vinho das maiores regiões viníferas da França, Bordeaux, Champagne, Borgonha, Vale do Loire e Alsácia. A história é desenvolvida a partir dos relatos recolhidos pelos autores nas inúmeras entrevistas que fizeram com sobreviventes da Guerra e seus descendentes. É permeado de histórias deliciosas, como por exemplo a forma que os franceses esconderam seus melhores vinhos dos alemães. É um retra... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam4
Avaliações 4.1 / 355
5
ranking 40
40%
4
ranking 38
38%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Bidoia
cadastrou em:
11/01/2009 14:21:44
Marco
editou em:
13/06/2015 17:52:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR