Vinho e Guerra

Vinho e Guerra Don e Petie Kladstrup


Compartilhe


Vinho e Guerra


Os Franceses, os Nazistas e a Batalha pelo Maior Tesouro da França




Em 1940, logo depois da ocupação da França pelos nazistas, o exército alemão iniciou uma campanha para pilhar um dos símbolos franceses mais tradicionais e prestigiados: seu vinho. A exemplo de outros membros da Resistência, os vinicultores se mobilizaram para reagir aos ocupantes, mas a saga de suas proezas heróicas permaneceu em grande parte desconhecida - até agora.

Numa narrativa de tirar o fôlego, "Vinho & Guerra" acompanha as incríveis aventuras de proeminentes famílias das cinco grandes regiões viníferas francesas: Borgonha, Bordeaux, Champagne, Alsácia e Vale do Loire. Homens, mulheres e até crianças arriscaram suas vidas por uma causa que significava não só proteger a economia da França, como preservar um de seus prazeres mais autênticos. A contra-ofensiva francesa, como nos contam os jornalistas Don e Petie Kladstrup, exigiu a formação de uma eclética parceria, envolvendo desde os proprietários do famoso restaurante parisiense La Tour d'Argent - que ergueu uma parede para ocultar suas vinte mil garrafas mais preciosas - até soldados anônimos que, finda a guerra, recuperaram o vinho roubado que ia diretamente para o bunker de Hitler.

Ao mesmo tempo, "Vinho & Guerra" revela a astúcia dos produtores de vinho, que chegaram a usar teias de aranha para "envelhecer" as paredes falsas que camuflavam suas melhores garrafas, além de "empurrar" as piores safras para os alemães, enviar encomendas para a destinação errada (trocando Hamburgo por Homburg) e sabotar trens carregados de vinho para a Alemanha. Sobressai igualmente neste livro a coragem dos vinicultores que abrigaram judeus e transportaram membros da Resistência dentro de barris, bem como a atitude impatriótica de alguns colaboracionistas, que trabalharam junto aos ocupantes em proveito próprio.

Baseado em três anos de pesquisa e entrevistas com testemunhas que sobreviveram a esses fatos, "Vinho & Guerra" lança luz sobre um capítulo comovente e pouco conhecido da história, prestando tributo a pessoas extraordinárias que, num sentido muito real, salvaram o espírito da França.

Culinária e Gastronomia / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Vinho e Guerra

Similares

(45) ver mais
La Bodega
A Viúva Clicquot
Nem Só de Caviar Vive o Homem
Dormindo com o Inimigo

Resenhas para Vinho e Guerra (39)

ver mais
Ótima leitura
on 25/12/21


Livro recheado de história que aborda uma questão que eu não fazia ideia, como os alemães roubaram milhões de garrafas de vinho da França durante a 2ª GM. Além de vários relatos, o principal é entender como o vinho é realmente tratado como um tesouro nacional.... leia mais

Estatísticas

Desejam70
Trocam7
Avaliações 4.1 / 407
5
ranking 41
41%
4
ranking 39
39%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Bidoia
cadastrou em:
11/01/2009 14:21:44
Allysson Falcon
editou em:
25/12/2022 17:32:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR