Diário de uma paixão

Diário de uma paixão Nicholas Sparks

Resenhas - O Diário da Nossa Paixão

Luana 06/02/2020

"O melhor amor é aquele que desperta a alma e nos faz querer mais, que acende o fogo em nossos corações e traz paz às nossas mentes. Foi isso que você me deu e é o que eu espero dar a você. Eu amo você e estarei te esperando."

"Os verões do sul são indiferentes as dificuldades do amor juvenil, armados com avisos e duvidas, Noah e Helen mostraram um retrato muito convincente de um rapaz e uma moça viajando por um caminho muito longo sem ligar para as consequências..."

"...Os amores de verão terminam por varias razões, mas no fundo todos tem uma coisa em comum: são estrelas cadentes, um momento espetacular de luz nos céus, um vislumbre passageiro da eternidade e num segundo desaparecem..."

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.
Os românticos chamariam isso de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia." (Pág. 02)

"Com o tempo, uma pessoa pode se habituar a tudo." (Pág. 03)

"É a possibilidade que me faz continuar, não a certeza, uma espécie de aposta da minha parte. E embora você possa me chamar de sonhador, de tolo ou de qualquer outra coisa, acredito que tudo é possível." (Pág. 05)

"(...) A ciência não é a única e definitiva resposta; eu sei disso e aprendi ao longo da vida. E isso me faz acreditar que os milagres, por mais inexplicáveis ou inacreditáveis, são reais e podem acontecer sem levar em consideração a ordem natural das coisas. (Pág. 05)

"(...) As pessoas fazem isso por três motivos: ou são loucas, ou são estúpidas, ou estão tentando esquecer. E no seu caso eu sabia que era para tentar esquecer. Só não sabia o quê." (Pág. 15)

"O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que se tente, o sentimento nunca desaparece." (Pág. 15)

"Os poetas sabiam que o isolamento na natureza, longe das pessoas e das coisas feitas pelo homem, era bom para a alma, e ele sempre tinha se identificado com os poetas." (Pág. 23)

"Eu queria poder poder te dar aquilo que você está procurando, mas não sei o que é." (Pág. 26)

"Às vezes, o nosso futuro é definido por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos." (Pág. 57)

"E, por um momento fugaz, uma minúscula fagulha de tempo que paira no ar feito vagalumes nos céus de verão, ela perguntou a si mesma se não estaria outra vez apaixonada por ele." (Pág. 64)

"Muitas vezes os poetas descrevem o amor como uma emoção que não podemos controlar, uma emoção que esmaga a lógica e o bom-senso." (Pág. 102)

"A razão pela qual dói tanto nos separarmos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido assim e para sempre serão. Talvez, tenhamos vivido mil vidas antes desta, e em todas elas tenhamos nos encontrado. E, talvez, em cada uma delas tenhamos sido obrigados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá.

Quando olho para você, vejo a sua beleza e seu encanto e sei que ficaram mais fortes a cada vida que você viveu. E sei que passei todas as vidas, antes desta, procurando você. Não alguém como você, mas você, porque a sua alma e a minha têm de estar sempre juntas. E assim, por alguma razão que nenhum de nós dois entende, fomos forçados a dizer adeus.
Eu adoraria dizer que tudo vai dar certo para nós, e prometo fazer tudo que eu puder para que isso aconteça. Mas se mais voltarmos a nos encontrar, e se isto for verdadeiramente uma despedida, sei que nos veremos em outra vida. Nós nos encontraremos de novo, e talvez até lá as estrelas tenham mudado, e então nós nos amaremos, não só naquele momento, mas por todas as vidas que tivemos antes." (Pág. 122)

"Você é a resposta para todas as minha orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo." (Pág. 126)

" -Você não pode viver a sua vida para os outros. Você tem de fazer o que for certo para você, mesmo que isso machuque as pessoas que você ama." (Pág. 141)

"Eu não quero passar o resto da minha vida pensando em você e sonhando com o que poderia ter sido." (Pág. 142)

“Porque aprendi que todos nós temos direito a ter nossos segredos.” (Pág. 154)

“Fique tranquila - esteja a vontade comigo…
Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.
Enquanto as águas não se recusarem a brilhar para você e as folhas a sussurrar para você, as minhas palavras não se recusarão a brilhar e sussurrar para você.” (Pág. 157)

“Nada nunca está de fato perdido, nem se pode ser perdido.
Nem nascimento, identidade, forma - nenhum objeto do mundo,
Nem a vida, a força, nem qualquer coisa visível;
O corpo, preguiçoso, envelhecido, frio - as cinzas que ficaram de fogos anteriores,
hão de inflamar-se outra vez.” (Pág. 164)

"Nenhum afogado pode saber qual a gota de água que fez a sua respiração parar." (Pág. 168)

"Nas horas de luto e sofrimento eu vou abraçar e embalar você, e farei da sua tristeza a minha tristeza.Quando você chorar, eu vou chorar, e quando você sofrer, eu vou sofrer. E juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero, e juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida." (Pág. 171)

"A vida é simplesmente uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez. Aprendi que devemos viver cada dia encontrando beleza nas flores e na poesia e conversando com os bichos. Que não há nada melhor do que um dia com sonhos, pores do sol e brisas refrescantes. Mas, acima de tudo, aprendi que a vida é me sentar em bancos junto a riachos antigos com a minha mão sobre o joelho dela,e às vezes, nos dias bons, me apaixonar." (Pág. 180)

“Um toque terno que termina em beijo sem pressa há de despertar de novo o amor em meio à alegria”. (Pág. 182)

“Você é a coisa mais próxima de um anjo que já encontrei na vida.” (Pág. 204)

"Nada está perdido ou pode ser perdido. O corpo, indolente, velho, friorento...
as cinzas deixadas pelas chamas passadas... arderão de novo"

(Walt Whitman)

"Não sou ninguém importante, apenas um homem comum, com pensamentos comuns. Eu levo uma vida comum. Nenhum monumento dedicado a mim. Meu nome logo será esquecido. Mas em um aspecto, eu obtive sucesso como ninguém jamais teve. Amei alguém de coração e alma. E isso sempre foi o bastante pra mim."

Antes disso eu nunca fora arrebatado
Por amor tão súbito e doce,
Seu rosto vicejava como se uma flor fosse
E assim meu coração foi roubado".
- Estrofe inicial do poema "First Love" (Jonh Clare)

"Fique tranquila- esteja à vontade comigo...
Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.
Enquanto as águas não se recusarem a brilhar para você e as folhas a sussurrar para você, as minhas palavras não se recusarão a brilhas sussurrar para você"
- Estrofe do poema "To a Common Prostitute" (Walt Whitman)

O corpo enfraquece com dor mortal, mas minha promessa se mantém verdadeira no fim dos nossos dias,
Um toque terno que termina em beijo sem pressa há de despertar de novo o amor em meio à alegria".
***
"Nossas almas eram uma só, eu bem que sabia, e separadas elas nunca estarão;
No esplêndido crepúsculo seu rosto irradia, procuro você e encontro meu coração".

"Com o tempo, uma pessoa pode se habituar a tudo." (Pág. 03)

“Porque aprendi que todos nós temos direito a ter nossos segredos.” (Pág. 154)

“Fique tranquila - esteja a vontade comigo…
Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.

“Nada nunca está de fato perdido, nem se pode ser perdido.
Nem nascimento, identidade, forma - nenhum objeto do mundo,
Nem a vida, a força, nem qualquer coisa visível;
hão de inflamar-se outra vez.” (Pág. 164)

“Você é a coisa mais próxima de um anjo que já encontrei na vida.” (Pág. 204)

Milla 20/11/2019

O diário de uma paixão
Estava tão bom! Mas o meio e o final.....
Enfim, é a decepção do ano pra mim, esperava muito mais.
Porém a vida é assim, tem coisas que todo mundo ama e vc odeia.
Sinceramente tô bem triste por não ter gostado da história,
Mas a gente releva.

Carol 06/09/2019

Emocionante
Meu Deus... que livro é esse?? Arranca da gente suspiros, torcendo pros protagonistas ficarem juntos e tudo, absolutamente da certo. É a leitura mais leve que já tive, vc se envolve tanto!!
Noah é o tipo de homem que toda mulher deveria procurar e todo homem deveria se inspirar pra tratar e cuidar de uma mulher!
Nicholas Sparks arrebentou mais uma vez

Katita 18/08/2019

MARAVILHOSO!!!
Allie e Noah representam tudo que sonhamos em uma história de amor: paixão, desejo, cumplicidade, amizade, companheirismo... Li no começo desse ano e estou lendo de novo. Chorei nas duas ocasiões e acredito que vai acontecer o mesmo quando eu reler novamente. O segredo é que não é apenas uma história de amor, é uma história cheia de reflexões sobre a vida, sobre o que realmente vale a pena, sobre a brevidade e a fragilidade da nossa existência. A leitura do Diário de uma paixão é uma experiência imperdível! Recomendo muito assistir o filme também. Ficou muito bem feito.

Dani Sousa - @eulieulerei 12/04/2019

Simplesmente lindooo ?
Simplesmente lindo

Daniela.Dantas 20/03/2019

Emocionante
Este livro conta a história de Noah e Allie, dois adolescentes que se apaixonaram nas férias de Verão.
A paixão que eles viveram foi tão intensa, que ambos seguem as suas vidas sem nunca se esquecerem um do outro.
Agora, em adultos, eles voltam a reencontrar-se, e irão descobrir se as coisas que os proibiram de ficar juntos há anos atrás ainda fazem sentido...
O livro é maravilhoso, é muito emocionante, e o amor que existe entre os dois é de tirar o fôlego.

Drika 25/12/2017

Romântico!!! Amor de uma vida.

Polly 04/09/2017

Melancólico e ultrarromântico (#010)
Diário da Nossa Paixão conta a história de amor entre Allie e Noah, que se apaixonam ardentemente na adolescência e voltam a se reencontrar na vida adulta, depois de 14 anos, quando Allie está noiva de Lon.

Ao rever Noah, Allie volta a sentir todos os sentimentos que sentiu por ele no passado e se vê dividida entre o afeto calmo que sente por Lon e a paixão ardente que sente por Noah.

Particularmente, o Diário da Nossa Paixão não foi uma história que me agradou. Não é um livro péssimo, apenas não faz o meu estilo. Achei os personagens pouco profundos, sem muitas nuances em suas personalidades. Como disse no título, é ultrarromântico e melancólico. O amor entre Noah e a Allie não apresenta formas reais, não possui defeitos, é um amor perfeito com aparência de verossimilhança. E por isso, não me agradou. Gosto de histórias reais...

Enfim, se você gosta de contos de fadas que parecem histórias da vida real, está aí um livro ideal!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com.br/2017/09/diario-de-uma-paixao-tambem-conhecido.html

Ricardo Rocha 19/01/2017

Em breve, acabarah...
me ocorreu se faria diferenca tirar a abertura em creek-side. a resposta seria nao. alzheimer zomba de escritores. lembrando: poesia era um roteiro de lee chang dong que soh virou filme pq ele msm realizou. ao contrahrio de Diario de uma paixao, o autor passa longe de cliches e armadilhas da "mensagem" e emocao fahcio. mas por mais que eu goste de cinema, um roteiro nao eh um romance. um conto estah mais perto e "o urso atravessou a montanha", do livro "amor ohdio amizade" eh uma beleza e lida mto bem com o tema, talvez pq alice munro saiba tudo sobre a arte de nao dizer (d q nicolas spark nunca ouviu falar). o filme "a moment do remember" tem um parentesco literahrio forte, pois eh do msm autor de i have right to destroy miself, muito premiado, que achou ter direito de dourar essa pilula a ponto de fazer da sua protagonista doente jovem e linda... por mais que tenha lah sua beleza, nao pode naturalmente ser uma obra de referencia. "Iris", baseado na trilogia de irnis de john bayley sobre iris murdock, autora de o mar o mar, quase poderia, com suas cenas antologicas, das quais uma alias eh mto parecida com o lance de diario ou seja a leitura para a enferma. Mas nao eh ficcao e portanto perde por paradoxal que pareca a verossimilhanca. por fim nao li o livro que gerou o belo filme japones memories of tomorrow. nesse sentido - de arte - diario de uma paixao parece mais um livro de autoajuda

Eder Ribeiro 10/01/2017

Demasiadamente poético
Nicholas Sparks mais uma vez faz eu marejar os olhos ao ler um dos seus livros. Nunca o amor foi tão bem descrito em um livro e de uma forma poética como em O Diário da Nossa Paixão. O livro demonstra que quando amamos, somos capaz de superar qualquer obstáculo para que esse mesmo amor nunca arrefeça. Recomendadíssimo áqueles que acreditam na possibilidade de um amor duradouro e para também a quem não acredita, afinal, até os insensíveis serão tocadas.

Meninas que Leem 20/12/2016

Blog As meninas que leem livros
"uando a adolescente Allie Hamilton vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece o garoto Noah Calhoun, que mora na cidade. Noah sente que é amor à primeira vista. Embora a menina seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade.Eles são separados pelas circunstâncias - e pela súbita eclosão da Segunda Guerrra Mundial -, mas ambos permanecem assombrados pelas lembranças um do outro."
[...]

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2009/08/razao-por-que-despedida-nos-doi-tanto-e.html

Lavinea.Ribeiro 22/06/2016

O diário da nossa paixão
Simplesmente apaixonante, fez-me acreditar no quanto o amor pode ser verdadeiro, e quantas barreira ele é capaz de transpor.

monica 03/04/2016

diario da nossa paixao
quero

Arca Literária 21/06/2015

NÃO DEIXE DE COMENTAR A RESENHA EM NOSSO SITE
Esta foi a primeira obra de Nicholas Sparks traduzida para o português. Lançada em 1996 e já alcançou mais de 75 milhões de cópias vendidas. Como é comum entre os romances escritos por Sparks, este também foi adaptado para o cinema.

O livro trata de uma linda história de amor vivida por Noah e Allie.
O rapaz, um admirador da poesia e que provinha de família humilde do Sul dos EUA se apaixonou por ela desde a primeira vez que a viu, quando Allie juntamente com seus pais precisou passar o verão de 1932 na pequena cidade de Nova Berna. Logo que se conheceram Noah com 17 anos e Allie com 15, descobriram o verdadeiro significado da explosão que é o amor. Naquele verão eles tornaram-se inseparáveis, se viam todos os dias (exceto domingo - dia de igreja).
A primeira barreira a ser enfrentada para que eles conseguissem viver a plenitude desse amor era justamente a diferença de classes sociais. Os pais de Allie não aceitavam que sua filha se envolvesse com alguém que não fosse "digno" dela.
Logo após o verão, a moça voltou para sua cidade e deixou para trás este grande amor. Por circunstâncias do destino, eles acabaram passando 14 anos separados. Durante este período desencadeou-se a Segunda Guerra mundial, Noah viajou por diversas cidades em busca de trabalho e até alistou-se para o exército e foi para frente de batalha. Entrementes, Allie conheceu outros rapazes e acabou namorando com Lon, um notável advogado e descendente de uma das famílias mais fluentes na época. Acreditando amar Lon e para alegria da sua família e amigos, Allie aceitou casar-se com ele. Mas a apenas algumas semanas do casamento, ela deparou-se com um artigo no jornal narrando um trabalhoso processo de reforma de um casarão antigo realizado por Noah.
Com tantas dúvidas rondando sua cabeça, Allie decidiu que precisava viajar até aquela pequena cidade para pensar e ponderar o que deveria fazer da sua vida. Assim, ela acaba indo à casa de Noah fazer-lhe uma visita e analisar o que exatamente ela deseja para o seu futuro.

A história de amor é muito bonita. Como sempre Sparks escreve de forma sutil todos os momentos que permeiam um romance.

Mas o que mais me emocionou neste livro foi a maneira como o autor trouxe à tona os temas velhice e a Doença de Alzheimer. Sou romântica e acredito piamente no amor verdadeiro. Fiquei extasiada com a paciência, perseverança e felicidade nos pequenos detalhes que o amor proporciona.
Difícil ler este romance e não ficar desejando que no dia em que a velhice bater em nossa porta, tenhamos alguém que nos ame de verdade para cuidar e proteger, algumas vezes até de nós mesmos.

O amor verdadeiro derruba as barreiras do tempo, distância, envelhecimento e até esquecimento.
Se você curte um bom romance "mamão com açúcar" pode investir na leitura deste, porém ele não é de todo suave. Com certeza em alguns momentos você se surpreenderá ao notar seus olhos marejados, pois esta história tem um "Q" de realidade. Definitivamente, não é um conto de fadas. Rsrs

“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." - Noah Calhoun

Boa leitura!
Resenha de Daiane Menezes

site: WWW.ARCALITERARIA.COM.BR

Lariss 04/03/2015

Clichê
"Porque em cada pedaço de mim sempre haverá um pedaço de você."
Uma história típica de Nicholas Sparks, mas que dá uma vontade de encontrar um Noah e viver um romance típico de Nicholas Sparks.