O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Bruna 10/09/2020

Segunda vez que leio este livro. Como descrever esse nó na garganta? Como traduzir em palavras a angústia transmitida por essa história?
A ingenuidade de Bruno e Shmuel, duas crianças que pertencem a lados distintos da cerca da vida, misturada com a escrita simples do autor, fazem esse livro se tornar arrebatador.

psraissafreire 17/08/2021

Sabe o que é necessário? Esse livro
Ainda é difícil de acreditar que histórias como essa realmente podem ter acontecido (e a crueldade com um dos personagens principais não foi nada fictícia, mesmo que seja cruel demais pra acreditar). A obra é curtíssima, mas traz um impacto pra vida toda. Nunca esquecerei o que a história de Bruno e seu amigo Shmuel me ensinaram. O autor tem uma escrita minuciosa ao traçar a inocência das crianças e mostrar como a história deve ser analisada para não repertirmos o mesmo erro. A humanidade é horrível. Fato.

yasð 06/11/2021

Vazio, sem nenhuma base
Logo de início queria pontuar que minha crítica não é em relação a escrita ou desenvolvimento. É uma escrita de fácil entendimento e a história é bem explicada.
O que me incomoda é o fato do livro ser usado em escolas para promover debates e o desenvolvento de Shmuel e Pavel, que são mais rasos que qualquer outro personagem.
1° fato: o livro só nos apresenta qualquer personagem judeu depois de MUITOS capítulos. O menino do pijama listrado é tratado como uma obra sobre o holocausto mas não mostra judeus????
2° fato: a obra aprofunda mais os aspectos de Bruno, assim criando mais apelo emocional para a persona. O livro nos faz criar mais empatia pela situação de um garoto nazista do que pela de um garoto em um campo de extermínio.
3° fato: "mas Bruno não era nazista, não sabia nem que uma guerra estava acontecendo" nos tempos de guerra, as crianças filhas do alto escalão eram doutrinadas desde bem novas a terem orgulho da guerra e do regime, sendo assim seria impossível Bruno não saber da existência da guerra. "Mas isso é só um livro, uma obra sem compromisso com a realidade" mas em nenhum momento isso é avisado, muitas pessoas leigas no assunto podem levar aquilo como absoluta verdade.
gabriela 06/11/2021minha estante
falou ta leve

Gustavo.leão.3D2Y 06/11/2021minha estante
Em nenhum momento o livro fala pra levarem a palavras dos nazistas como absoluta verdade, mas sim, falar sobre um garoto que vítima de uma guerra cruel e o tanto que os nazistas eram cruéis, a amizade das crianças principais foi um artifício utilizado pra comparar os judeus com pessoas inocentes que foram vítimas da guerra, e é um ponto positivo do livro desenvolver o protagonista nos fazendo criar empatia por ele por ser uma pessoa completamente diferente do garoto chato do início

Spooky 07/11/2021minha estante
só minha opinião

estela.lavinia 29/08/2023

Mais um caso de filmes que vi antes do livro. o filme já tinha me causado uma angústia e uma tristeza gigantesca, que foi o que também aconteceu com o livro.

foi uma leitura bem rápida, porque não conseguia fazer nada sem querer parar para ler.

Patrick.Ramos 21/12/2023

Impactante
Não esperava esse final, fiquei bem surpreendido. Livro legal para passar um tempo, nada demais. Muito bem escrito, foi uma leitura no geral agradável.
Natalia Oliveira 23/12/2023minha estante
Que edição linda ??

Davini's 20/04/2023

A narrativa apresenta uma história que muitos preferem "esquecer" em suas memórias, em função da violência e destruição resultantes de um sistema totalitário e repressivo. Mas por meio de inocentes crianças, o autor expressa o acontecimento violento sobre os judeus.
Necessário dizer que por mais que cenário seja pesado, levando em consideração o seu contexto histórico, o enredo é escrito de forma clara e, de certo modo, leve pela inesquecível e improvável amizade formada em tal.

Matheus732 28/05/2023

Exagero de detalhes
Gostei do livro, o final então chocante... não gostei dos detalhes exagerados dos comodos das casas tipo nem precisava disso. Isso fez eu odiar essas cenas por achar cansativo

Fabiano133 06/07/2020

"Bruno"
Triste, triste e real. O que mais me incomodou e atingiu foi ver-me como um "Bruno", embora sem a ingenuidade que a idade permite. Pensei em quantas vezes acabamos por virar as costas a quem precisa com apenas um "Deus o abençoe" ou "vai melhorar" e "acabamos comendo" aquilo que deveríamos partilhar. Leitura necessária.

Arthur 19/08/2021

-"Uma coisa é certa: ficar sentado infeliz não muda nada"
Esse livro é uma verdadeira obra prima!!

Peguei para ler com altas expectativas, tanto pela hipe do próprio, quanto pela pela hipe do filme. E todas as minha expectativas foram sanadas.

No começo fiquei um pouco relutante por ter uma narrativa calma demais para os acontecimentos dali, porém ao prosseguir com a leitura me dei conta que era para ser assim mesmo. Como é narrado pelo garoto e ele não está por dentro de tudo ao seu redor, tinha que ser assim de forma calma e inocente.

Amei os personagens, bem desenvolvidos em poucas páginas. A história é belíssima e de emocionar e a inocência do Bruno é algo que causa muita aflição.

O final é de partir o coração de tão triste e agoniante que é. Amei um livro, um favorito com certeza.

Monithex 28/02/2022

O menino do pijama listrado
Assisti primeiro o filme e achar mais pesado no filme. Mas não deixa de ser bem triste. Uma fatalidade cruel.

Larissa2765 12/09/2021

"E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la."

Há muito tempo eu venho enrolando essa leitura, ainda não sei por qual motivo exatamente, já que foi uma leitura muito gostosa de se fazer.
Eu não chorei como eu pensei que fosse acontecer, mas fiquei meio em choque e reflexiva.
Espero ler muitos livros sobre esse tema, e acho que todos deveriam ler também.

Alycia 29/06/2020

LEIAM A MINHA RESENHA KKKK
Primeiramente gostaria de contar algo. Esse foi o primeiro livro que li na minha adolescência. Eu ODIAVA ler livros, sério mesmo. Mas por causa de um trabalho da escola, tinha que escolher algum livro para ler. Nessa época eu estava aprendendo sobre o Holocausto e estava amando aprender sobre. Então escolhi esse livro. A parti daí... nunca mais parei de ler. Então Eu agradeço o autor ou a autora (não me lembro se foi um homem ou uma mulher que escreveu o livro kkkk) por ter me dado o gatilho de me apaixonar por leitura.
Enfim... vou dizer os pontos positivos, porque nesse livro NÃO EXISTE NENHUM PONTO NEGATIVO kkk

.O que eu mais gostei do livro, é porque explica a vida diferente e da perspectiva de dois meninos. De um menino judeu e filho de pai rico e que tem privilégios

.É interessante como o livro mostra que muitas pessoas, principalmente judeus eram enganados. E mesmo que pessoas privilegiadas soubessem disso, literalmente cagava e andava pra isso

.Também um ponto interessante, no livro mostra que pessoas sofriam uma "lavagem celebral" das propagandas do Hitler.

Enfim... LEIAM esse livro. Principalmente para aqueles que estão começando a ler livros. Primeiro, o livro tem poucas páginas. E o autor ou autora (kkkkk, realmente não me lembro de qual gênero pertencem) escreve de um modo tão fluído que você lê muito rápido. Então é isso. Veri tenkiyu kkkk
Tatta 29/06/2020minha estante
vi que você se interessa por livros da segunda guerra e do holocausto. indico a você uma história em quadrinhos chamada Maus. É um vencedor do prêmio Pulitzer!

Alycia 29/06/2020minha estante
Muito obrigada! Na realidade eu tinha desencanado por esse tipo de gênero... Mas depois de li o livro da Eva Schloss (acho que é assim) eu comecei a gostar e ter uma perspetiva diferente. Então muito obrigada pela recomendação. Vou dar uma olhada!

Gabriel 11/08/2021

Triste e belo à beça
Eu já havia assistido o filme e alguma coisa tinha me feito não gostar tanto assim da adaptação, o livro é com certeza bem melhor.

O desenvolvimento dos personagens é superior, a ambientação é ótima e as coisas que ficam subentendidas são aterrorizantes.

Não achei os personagens clichês (igual ao filme). A amizade do Bruno e do Shmuel é mais natural.

Gostei muito da narrativa sob a visão de mundo do menino.

O final é obviamente muito triste e impactante. Uma obra curta mas cheia de críticas sociais (principalmente aos regime nazista, obviamente) e certamente inesquecível.