Amar, desamar, amar de novo

Amar, desamar, amar de novo Marcos Lacerda

Resenhas - Amar, desamar, amar de novo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carla.Parreira 03/02/2024

Amar, desamar, amar de novo (Marcos Lacerda). Melhores trechos: "...A etapa da harmonia traz a compreensão de que '1+1=3', ou seja: você, eu e nossa relação. A relação passa a ser um terceiro elemento que permite que você seja você mesmo (ou você mesma), sem necessariamente se perder da outra pessoa nem na outra pessoa. E esse terceiro elemento (a relação) vai ser mantido com os projetos e os sonhos em comum que darão ao amor de vocês uma boa dinâmica para fazê-lo durar e prosperar. É a etapa em que o amor fica mais tranquilo, mais sereno, e em que vocês vão conviver bem com as diferenças do casal, além de estarem mais fortes para suportar os problemas que aparecerem, procurando caminhos para ultrapassá-los... Quando sentimos tesão por alguém, o que está em jogo é a fantasia que a gente coloca sobre o outro. Na verdade, a pessoa sexualmente desejada é, em grande parte, uma projeção feita por mim. Na hora H, meu inconsciente coloca tudo que eu quero que a pessoa seja, e isso é o suficiente para agitar os hormônios e provocar o desejo. O problema é que, quando estamos em um relacionamento, nada destrói mais a fantasia que a realidade. Quando você se envolve amorosa e/ou sexualmente com alguém durante muito tempo, a rotina cria uma grande convivência, a capacidade de fantasiar enfraquece e os desejos sexuais vão se transformando nos dois. Sexo com certeza deixa de ser a coisa mais importante para o casal. E, aí, você começa a perceber que a pessoa que alucinava você de tesão também ronca, peida, tem chulé, arrota, tem espinhas, ou seja, ela deixa de ser aquela figura com base na qual você conseguia fantasiar para se tornar uma criatura de carne e osso, sobretudo se os dois começam a morar juntos... Numa relação, tudo pode dar certo — menos o que não é combinado. Outro ponto importante a ser conversado é a ilusão de que na traição só existem consequências para o traidor se o outro descobrir. Isso definitivamente não é verdade. Mesmo que o outro nunca venha a saber da sua mentira, você saberá que traiu e, por isso, pagará um preço bem alto dentro da relação. E o preço será jamais conseguir confiar em quem você ama... Um dos critérios-chave que deve nortear suas escolhas dentro do relacionamento é sempre se perguntar: 'Eu estou feliz na relação com essa pessoa?', 'Essa pessoa faz de mim uma versão melhor de mim mesmo?', 'Essa pessoa com quem eu estou na cama dá certo comigo?'. Se a resposta for sim, então escute seu coração e priorize o que é dito entre vocês na relação, e não a língua dos outros... Nunca puxe uma arma se você não for capaz de atirar, porque é você que acaba morrendo. Preste atenção nisso, porque, se você sentir que ainda não vai ter forças para fazer nada com as informações que conseguir a respeito do seu relacionamento, é uma atitude psicologicamente protetora optar por viver na ignorância — pelo menos até você se sentir forte o suficiente para encarar os fatos. Então, cuidado para não tentar levantar um peso que pode esmagar você... O conhecimento sobre si mesmo (ou sobre si mesma) e sobre o que você vive é a chave do poder e da cura..."

LuaG. 09/01/2024

Tive uma dificuldade para levar a leitura adiante no início do livro, acredito que seja por tratar de assuntos que pra mim já eram óbvios, mas que certamente pra muitos não seja. Porém, quando assuntos que realmente faziam sentido na minha vivência em relacionamentos amorosos vieram a tona, eu passei a me interessar muito pela leitura!
É um bom livro, dá dicas muito boas sobre ciúmes, a maneira certa de enxergar uma relação, término, superação, amor próprio, no fim das contas gostei de ter dado uma chance a ele!

Gi 09/11/2023

Como garantir uma mente saudável e feliz.
Livro maravilhoso em quesito de: olhar para fora da caixinha!? Marcos Lacerda pontuou neste livro, tópicos muito importantes para olharmos e aprendermos a enxergar além do que vemos dentro de um relacionamento amoroso. ?

JAlia 29/10/2023

Amei
Amei demais esse livro me deixou pesando em todos os capítulos. Gostoso de ler, leitura me prendeu bastante quando tem história dos pacientes. Esse psicólogo é maravilhoso.

Lara.Esparta 28/10/2023

Leitura necessária para os dias de hoje
Me identifiquei muito com as orientações e formas de pensar do autor. Tomei muito cuidado para não rotular o meu último relacionamento e muitas das dicas e situações compartilhadas pelo autor foram aplicadas por nós durante a relação. Muito bom

Gui.py 23/09/2023

Maravilhoso
O livro demonstra em diversos exemplos o quanto amor é lindo e quase sempre jogamos nossas frustrações no nosso parceiro. Amar é entender, explicar e compartilhar.

Aline.Herculano 11/09/2023

É muito bom, mas
Mas deixa a gente com a sensação de que um relacionamento sério vem a ser até burocrático, o que desmotiva bastante de ter um.

whluiza 27/08/2023

"Amar, desamar e amar de novo [...]"
Eu não consigo expressar em palavras o quão esse livro é e foi importante pra pessoa que eu me tornei.
Desde a primeira vez que eu vi esse livro na vitrine da livraria, eu quis lê-lo, mas naquela época não tinha direito pra comprar, mas alguns meses depois eu recebi ele como presente de aniversário de alguém muito importante pra mim.
Confesso que demorei muito pra lê-lo, por preguiça mesmo, e outros afazeres "mais importantes".
O detalhe que mais me chamou atenção foi os trechos de música e poemas no início de cada capítulo.
O primeiro capítulo fala sobre como hoje em dia as pessoas idealizam os relacionamentos, como existe uma forma das pessoas buscarem por algo perfeito.
O segundo capítulo nos conta sobre a simplicidade e coerência que há na paixão e mostra que logo ela tem fim, apesar de tudo.
O terceiro capítulo fala sobre casamento e confesso que o capítulo é ótimo, mas sou muito inexperiente, porque não penso em casamento muito menos em me casar.
O quarto capítulo fala sobre a revolução s*xual e como até falando sobre s*xo nós buscamos de alguma forma um jeito de nos "adequar" aos padrões da sociedade.
O quinto capítulo fala sobre ciúme, um baque pra mim porque depois de 2 envolvimentos amorosos com homens ciumentos, eu perdi totalmente minha autoestima e autoconfiança por causa deles, então esse capítulo foi de muito aprendizado.
O sexto capítulo fala sobre traição, e confesso que eu fiquei muda com algumas coisas que ele disse, mas tentei ter um certo nível de maturidade pra compreender que o objetivo era evitar conflitos.
O sétimo capítulo fala sobre a opinião das pessoas, sinceramente, o que mais me causou raiva, mas tentei tirar aprendizado apesar de tudo.
O oitavo fala sobre relacionamentos ab*sivos e honestamente, algumas coisas pareciam tão normais pra mim, eu fiquei chocada ao decorrer da leitura.
O nono fala sobre as etapas da superação de um relacionamento que acabou e também sobre como, conhecer cada vez mais a pessoa do seu lado e ter uma separação constante com ela para dar espaço ao seu novo eu.
Eu amei tanto, a forma como se concluiu e cada detalhe, com certeza um dos meus favoritos.

Leticia.Baldini 11/08/2023

Uma leitura boa, com bastante pontos para refletir. Só achei muito chato ele ficar chiando os leitores de bebê

Elenthya 31/07/2023

Tão bom quanto os videos no Youtube
Mais uma vez Marcos traz através de sua esceita lições valiosas e práticas para a vida e relacionamentos. Como sempre, ajuda a gente a refletir e a pensar fora da caixa sobre diversas situações que normalizamos e sobre atitudes que tomamos.

ThaynA258 11/07/2023

Abrangente
Assim como os vídeos do YouTube, o livro, apesar de ser algo que nos encaminha para uma expectativa, os temas abordados ou o caminho que o autor faz, surpreende! Me fez refletir sobre coisas que nunca tinha pensado antes

brunamotta 08/07/2023

Recomendo e estou querendo ler os outros livros.
Muito bom, levanta várias questões, traz muitas situações reais de pacientes dele, claro que com nomes falsos para preservar o sigilo, mas é interessante ouvir histórias de outras pessoas porquê nos faz sentir que não estamos loucos ou sozinhos nas nossas questões internas. O livro é uma leitura fluida que vc piscou e já leu várias páginas sem perceber.

Chris 11/06/2023

Livro profundo sem ser chato ou difícil
Comprei esse livro após assistir vários vídeos do canal do Youtube "Nós da Questão", do autor e psicólogo Marcos Lacerda. Tanto que, enquanto eu lia, eu conseguia ouvir a voz e o sotaque dele. O livro é muito interessante para quem está procurando melhorar nos relacionamentos, o autor expõe exemplos de casos de seu consultório, o que ajuda a nos identificar com as histórias. Ele aborda temas como relações familiares, paixão, ciúme, traição, acordos do casal, etc. Recomendo muito a leitura para reflexões e auto conhecimento.

Alessandra 05/06/2023

Linguagem leve, conteúdo necessário
Com uma linguagem extremamente leve e alegre, Marcos traz esse livro extremamente necessário e completo sobre o assunto dos relacionamentos, esmiuçando desde a posição inicial até possíveis conflitos, términos e o tão temido relacionamento tóxico vivenciado por muitos. Recomendado a todos que querem viver um relacionamento saudável ??

Davijonatan 11/04/2023

Ele sabe como um relacionamento funciona
Se fosse para escolher eu um manual para relacionamento/camento/namoro com certeza seria esse livro. O Marcos Lacerda é muito lúcido em tudo que ele diz aí, o livro é escrito em uma linguagem simples e versátil. Eu li ele muito rápido (e reli as partes que precisava). A obra é super respeitosa com todos os tipos de identidades e maneiras de ser relacionar, é um livro pra todos :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6