Futebol ao Sol e à Sombra

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

nanahxis 15/03/2023

Futebol é paixão nacional
Eu gostei do livro de uma forma que não imaginava. Me surpreendeu!
Foi muito bom descobrir coisas que envolvem a história do futebol de uma época que eu não era nascida e, relembrar de coisas que aconteceram nos mundiais que assisti.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano
“O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol é cada vez menos frequente na vida moderna.”
“Uma jornalista perguntou à teóloga alemã Dorothee Solle:
- Como a senhora explicaria a um menino o que é a felicidade?
- Não explicaria – respondeu. – Daria uma bola para que jogasse.”
“Obediência, velocidade, força – e nada de firulas: este é o molde que a globalização impõe. Fabrica-se, em série, um futebol mais frio que uma geladeira. E mais implacável que uma centrífuga. Um futebol de robôs. Supõe-se que esta chateação é o progresso, mas o historiador Arnold Toynbee tinha passado por muitos passados quando comprovou: “A característica mais consistente das civilizações em decadência é a tendência à estandardização e à uniformidade”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/04/futebol-ao-sol-e-sombra-eduardo-galeano.html

Arthur 13/03/2021

Futebol: política, identidade, indústria e arte.
Terminei a leitura e, para entrar no clima da resenha, fui assistir ao clássico da minha cidade: o BaVi. E fiquei tão envolvido com as emoções do jogo e com a vitória do meu querido Vitória que, só agora, horas depois, consegui parar para escrever. E por que relatar tudo isso? Porque "Futebol ao sol e à sombra" é sobre isso. Como o futebol, cheio de contradições, mexe com as pessoas.
Desde a beleza do futebol nos tempos do amadorismo, até a forte influência da globalização no enrijecimento do jogo e na sua mercantilização, em algo o futebol não mudou: "na devoção que desperta em muitos crentes e na desconfiança que desperta em muitos intelectuais".
Galeano alerta para o uso político do esporte e dos seus personagens, bem como para a beleza de apreciar o jogo bem jogado, mesmo quando parta do adversário. Saber ganhar e perder, mas sobretudo desfrutar.
Como em outras obras do autor, o livro é composto por crônicas e de leitura leve, mas não menos rica por isso.
Não canso de dizer que Eduardo Galeano é dos meus autores preferidos.

AleixoItalo 13/11/2021

Fiel ao seu estilo, Galeano usa sua paixão pelo futebol, para falar sobre curiosidades e tentar contar um pouco da história do esporte mesclada à história do século XX.

'Futebol ao Sol e à Sombra' é escrito em prosa, mas composto de pequenos textos muito poéticos, que narram gols, jogadores e outros momentos marcantes do esporte. Sem uma narrativa linear, como 'Nas Veias Abertas da América Latina', soa mais como o compilado de curiosidades 'Os Filhos dos Dias'.

O livro tem um quê de matéria jornalística, história e ensaio. Acompanhamos o futebol desde seu nascimento na high society inglesa, vemos sua chegada aos guetos latino-americanos, suas mudanças e como o futebol se popularizou e espalhou pelo mundo. A prosa de Galeano não é pragmática, ela tem uma certa musicalidade, e vamos percorrendo momentos mágicos do esporte, através de mocinhos e vilões, num ar etéreo que mostra toda paixão do narrador pelo esporte.

Mas como não podia deixar de ser, Galeano não deixa essa paixão mundial passar isenta de críticas, e não abre mão de exercer sua militância. Críticas aos impérios, ao sistema, a opressão e a desilgualdade, disputam espaço com dribles e tirambaços. É evidente uma certa desilusão do autor com o esporte, principalmente após o crescimento meteórico da FIFA e da transformação do futebol em comércio, aqui fica uma certa tristeza, pois as palavras que podiam ser destinadas à "Zidanes e Ronaldos", guardam um rancor (justificável) por "Nikes e Coca Colas"!

Arilson 24/03/2009

Para entender o futebol
Não, o livro não é sobre regras, táticas ou coisas do tipo. É para entender o espírito do futebol, a paixão, o torcedor, a passionalidade, enfim, para aprender a gostar. E o texto...bom o texto é do Eduardo Galeano.

thami 22/12/2022

futebol: história, ídolos, publicidade, entre outros
"Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogaf só pelo prazer."

Sou muito fã do galeano e talvez seja cúmplice pra falar o quanto eu gosto dos livros dele, cada vez que leio me sinto completamente submersa nas palavras, é incrível.

Esse livro em especial, foi uma experiência maravilhosa, ainda mais num momento pós copa do mundo. Livro muito bom pra quem gosta e quem quer entender mais de futebol porque o galeano vai do surgimento até o mundial de 2006. (entre outros)

ps: a repetição de "fontes bem informadas de miami anunciavam a queda iminente de fidel castro que ia despencar em questão de horas" a cada capítulo dele narrando os acontecimentos daquele ano nos mundiais, me tirou uns risinhos (pq todos nós sabemos que a CIA n conseguiu derrubar fidel)

Filipe_mott 30/05/2022

Bom pra quem gosta de futebol igual a mim
"O gol é o orgasmo do futebol, e como o orgasmo, o gol é cada vez menos frequente na vida moderna."
Fazendo um passeio pela história do futebol e das copas do mundo, Galeano oferece um prato cheio pra quem gosta de futebol.

Patresio.Camilo 03/10/2020

Um livro para quem ama o futebol lúdico.
Se você quer um livro referente a dados históricos, números sobre o futebol. Então este não é o livro para ler.
Agora se você gosta de contar histórias sobre futebol, tentar ser clubista, que sofre pelo seu time do coração, então sim, leia este livro.
O livro reúne grandes textos do magistral Eduardo Galeano.
Mas são textos de um torcedor, de um amante do futebol.
Textos que ele conta histórias que talvez não esteja na história, deixa sua opinião e por ai vai.
A escrita é muito requintada, nem é preciso dizer, afinal é o Eduardo Galeano.
A edição, apesar de ser pocket, muito bem acabada, com um capricho ímpar.
Enfim, para os amantes de um bom texto, de um bom futebol, este é o livro.
Espero que leiam.

Mateus 15/01/2021

Muito mais que futebol.
Com uma narrativa histórica surpreendentemente bem construída e um tato especial, Galeano consegue transfigurar a essência do futebol e o significado que esse esporte tem para os seus bilhões de apreciadores ao redor do mundo.

seufuviu 14/12/2009

O sábio
Ler um livro do Eduardo, digo Galeano, Eduardo Galeano - um dos melhores narradores da história da América oprimida, que nos direcione pelos destinos "de sol & sombra" do futebol, este esporte que desde à antiguidade trabalha o imaginário da humanidade, ora como guerra ora como entretenimento, mas, sempre como algo que se destacou pela força de seus praticantes & admiradores.
O livro encanta pelas didáticas intervenções históricas desse esporte feita pelo autor. Não deixa de ser um compêndio futebolístico, uma mine enciclopédia de tudo que se passou aqui ali & acolá com a prática da pelota jogada com os pés; suas alegrias, suas tritezas, seus personagens protagonistas, assim como, seus protagonistas oportunistas y velhacos. Vale a pena ler esse livro da L&PM, escrito pelo sábio da nossa história. EDUARDO GALEANO.

Gabi 18/03/2021

Futebol ao sol e à sombra do capital
Galeano desvelando as várias facetas do capitalismo na história do futebol. Eu já sabia que ao consumir o futebol a gente estava consumindo um produto do capitalismo, o que eu não fazia ideia é que o futebol como a gente conhece hoje foi totalmente modelado APENAS para servir ao capital, alijando a faceta do mesmo que reinvindicava diversão, autonomia e beleza.
Recomendo muito a leitura. Além dela ser bastante fluida e prazerosa, possibilita uma reflexão interessante sobre a sombra do sistema capitalista em absolutamente todos os âmbitos e dimensões de nossas vidas.

Tiago Ceccon 15/02/2009

Simplesmente o melhor livro sobre a história do futebol. Retrata os momentos históricos do esporte preferido dos brasileiros e vai narrando, de forma mais ou menos cronológica, o começo, as primeiras dificuldades, as primeiras glórias, os anos de ouro, a decadência e como o esporte mais lindo de todos se transformou em um grande celeiro para os empresários fazerem dinheiro. Um épico!

Adriano.Mota 01/01/2021

Show de bola!
Um livro gostoso de ler, que traça paralelos entre o futebol e a política mundial, além de trazer várias reflexões sobre o mercado da bola e as injustiças impostas aos principais atores do espetáculo: os jogadores.
Vários gols são tão bem descritos que fui obrigado a vê-los na Internet, comprovando a boa descrição do autor a respeito da pintura do jogador.
Recomendo!

alicemxdo 09/01/2022

Sensacional!
Livro repleto de curiosidades, críticas, política e claro muito amor ao futebol.

?Não passo de um mendigo do futebol, ando pelo mundo de chapéu na mão, e nos estádios suplico: - Uma linda jogada pelo amor de Deus! E quando acontece o bom futebol, agradeço o milagre - sem me importar com o clube ou o país que o oferece.?

Atrolhado 21/04/2018

Se gosto de futebol é por culpa do Galeano
Nunca gostei de futebol, mas esse livro conseguiu mudar tudo.

É com amor a arte futebolista que Galeano escreve, e fica difícil não gostar também.

Muito legal a associação das copas com a situação internacional, coisa que só o Galeano consegue.

Um livro para os que adoram boas histórias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5