O eterno marido

O eterno marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

Leo Mariuzzo 06/01/2013

Com este livro, Dostoiévski tornou-se o meu preferido escritor. A narrativa flui fácil e os personagens são fascinantes. Ainda mais fascinante é o modo como os personagens conduzem os diálogos e te levam a pensar ora que o marido sabe da traição, ora que não desconfia de nada. Vielhtchaninóv, o protagonista, nutre uma relação de amor e ódio para com o Páviel Pávlovitch. Enquanto este leva Vieltchaninóv à loucura com o seu jogo macabro de consciência e culpa.

O desfecho, ou o "ajuste de contas" é incrível e surpreendente. Desde o encontro entre o protagonista e o marido traído, o escritor leva o leitor a imaginar o desfecho da antiga perfídia.

Recomendo este livro, e creio que este ficará marcado como uma das obras mais genias que tive o prazer de ler.

Larissa 16/10/2022

Foi minha primeira experiência lendo Dostoyevsky, e foi satisfatória. O começo é meio lento, tive vontade de abandonar em alguns momentos, mas no decorrer ele te faz rir com as situações cotidianas dos personagens e vale muito a pena.

Apolo 17/11/2020minha estante
Hahaha

Alana.Leitao 14/03/2022

Favoritado?
??Essa obra pra mim, aconteceu de forma bem mais fluída e olha vou dizer, o livro me prendeu do começo ao fim de tão bem construído que é. Dostoiévski cria os personagens com uma carga psicológica enorme, ficamos pasmos com o pensamento e ação deles, eu consegui ver uma leve semelhança com Memórias do Subsolo, mas não chega a ser tão complexo quanto. Só tenho uma coisa a dizer, LEIAM!

?? No começo vemos Veltchaninov como um homem sofredor é fechado que sofre com seu eu do passado, sofre de remorso por suas ações na juventude. Então de repente o passado vai aparecer na sua frente de forma súbita e vai ser intenso.

Deia 18/04/2022

Primeiro contato
Confesso que fiquei confusa sobre esse livro, em alguns momentos achava que entendia o que estava acontecendo, mas no fim entendi bem pouco. Acho que foi estranho para um primeiro contato com o autor, vou dar chance para outras obras
Preffaciando 18/04/2022minha estante
Também foi a primeira obra dele que li e me senti meio confusa. Mas vale a pena dar outra chance ao autor em uma outra obra.

Amanda2480 16/01/2024

Babado, confusão e gritaria ??
Isso aqui é entretenimento de qualidade!
Basicamente uma novela com trisal, confusão, muito drama e humor na medida certa ( me diverti demais kkkk)
Terminei a leitura antes es do progamado pois não conseguia largar.

Leitura de Janeiro do Clube Litterae ?

Mariana Rodrigues 02/12/2023

O Eterno Marido
No meio da noite, um homem atende a uma batida na porta. O marido de uma antiga amante o espera na soleira, mas ele ainda não sabe se o romance foi descoberto. A partir dessa premissa, se estabelece um intenso debate intelectual, que levará os dois homens a conclusões devastadoras.
Em O eterno marido, Dostoiévski destila toda a sua capacidade de construir enredos arrebatadores e ao mesmo tempo filosoficamente profundos. Ao revisitar temas caros ao autor, esta narrativa madura se revela um de seus romances curtos mais bem-acabados e uma das mais sensatas reflexões sobre a dualidade do amor.

Lucianalg 28/05/2021

O eterno marido
Primeiro livro que leio do autor. Tem um lado cômico mas traz personagens tristes com uma realidade que vai se repetindo ao longo de suas vidas.

Marcus.Vinicius 05/08/2021

Ótimo livro para iniciar em Dostoiévski
Terceira obra do grande escritor russo que leio, e, junto com Noites Brancas, creio ser uma boa "porta de entrada" no universo de Dostoiévski.

O enredo da história é aparentemente simples: o protagonista, Vieltchâninov, homem solteiro e de meia idade, o qual está passando por uma fase difícil da vida, estando solitário e melancólico, além contar com uma crise financeira, em dado momento começa a topar em diversas situações e locais com um outro homem que, tem a impressão que já viu, e em dado momento tem a certeza de que está sendo perseguido por ele.

Com o desenrolar da história, nos é revelado que esse "stalker" é Paviel Pavlôvitch, e confirmando as impressões iniciais de Vieltchâninov, nos é mostrado que os dois já se conheciam, mas que não se encontravam a 9 anos.

Paviel usa um chapéu com uma faixa preta, o que denota o luto pelo falecimento de sua esposa. E o que liga os personagens, é o fato de que Vieltchâninov ter sido amante da esposa de Paviel, ficando o clima da tensão no primeiro encontro entre os homens.

Outro fato importante, é que Vieltchâninov descobre que Paviel trouxe à cidade uma pequena menina que seria sua filha, o que gera a desconfiança que na verdade, a menina seria fruto do relacionamento adúltero.

No mais, a obra explora por meio de diversos diálogos muito bem construídos todo o conflito humano com relação a sentimentos como a culpa, o ciúme, o medo, a inveja, o remorso, dentre outros, além de abordar e criticar aspectos da sociedade russa da segunda metade do século XIX.

Ana Luísa 27/04/2020

2007/2020

Emily977 31/01/2023

Nos primeiros capítulos da obra nós somos apresentados a um narrador de personalidade perversa, tendo em vista que, quando jovem, ofendia livremente outras pessoas e tinha o hábito de relacionar-se com mulheres casadas e de manter convívio com os respectivos maridos, intitulados por ele mesmo como ?eternos maridos? - isto é, homens que vivem unicamente a prol de suas esposas, sendo mandados por elas e deixando suas obrigações e vontades de lado. A seguir, em uma situação extremamente estranha - e levemente assustadora - conhecemos um dos homens que recebeu tal título, e a pergunta que perdura por vários capítulos é: ele sabe que Veltchanínov foi amante de sua esposa?

Existe um ditado que diz que leitores que preferem Tolstói a Dostoiévski acham o último estranho, considerando que a frase que exclamei após o término da leitura foi "mas que bizarrice!" acredito fielmente neste ditado.

Este é o segundo livro que li de Dostoiévski e, infelizmente, ainda não entendi o motivo de ele ser um autor consagrado e um dos maiores autores russos. Quero ler outros livros do mesmo, mas tenho medo que seja demais para mim - já tentei ler outra obra e acabei por a abandonar. Minha experiência de leitura com ?O Eterno Marido? foi agridoce: monótona em alguns momentos, proveitosa em outros e finalizada com um final abrupto.

Julio.Argibay 20/04/2021

Algo no ar

O eterno marido é um romance do mestre Dostoievisk. Sem mais delongas vamos a ele. Veltchanínov é um fidalgo pertencente a alta sociedade, mas no momento não está tão bem financeiramente, porém está num litígio que se for favorável a ele a sua situação melhorará muito. O cara é um sujeito hipocondríaco, que sofre de uma certa tristeza, de insônias, etc e tal. Além dessas características ele, atualmente, ainda vê na rua, ocasionalmente, um homem com uma fita de luto no chapéu, mas não sabe quem ele eh. Este fato o incomoda muito, pois é como se este senhor, através de seu olhar, deixa transparecer que o conhecesse, já há muito tempo. Atualmente, Veltchanínov tem vontade de passar as férias no sul da Rússia, porém o dito litígio marcado para breve o impede. Numa noite qualquer, ele percebe a presença do dito homem de luto em frente à sua casa. Ele o observa atravessar a rua na intenção de invadir a casa dele. Assim, acho que encerramos o primeiro ato. Depois do encontro entre os dois, já posso esclarecer que o dito senhor é uma antigo amigo de 10 anos atrás de nome Pävel Pavlovitch Trussóísk. Os dois têm uma conversa esclarecedora. Algumas resenhas foram relembradas. O homem conta sobre a morte da esposa dele de nome Natália Vassílievna. Essa senhora também foi amante de Veltchaninov na época. Depois do rompimento do romance ele foi para Petersburgo e nunca mais voltou a vê-la. Naquela época, chegou na cidade um jovem alferes que chamou a atenção da senhora. Então, ela providenciou em seguida a partida de nosso protagonista da cidade. Após o encontro dos amigos ou inimigos, Veltchanínov vai à casa de Pävel e é apresentado a Lisa, filha do amigo (será?) A menina nasceu logo após a saída dele da cidade. Bom, aqui temos um climasso, né. Devido à falta de condições de Pavel criar a menina e das suspeitas do protagonista, Lisa foi levada a casa dos Pogoréltsev a contra - gosto da menina. Ele conta a Klávdia Petrovna, dona da casa e amiga, sobre sua filha. Parte da estória ela já sabia. Ele volta para casa para conversar com Pavel e leva-lo até Lisa. Já na casa conversaram, discutiram, mas nada foi esclarecido sobre a relação entre eles do passado e ele acaba indo só para visitar Lisa. Algo muito ruim acontece e a relação entre eles piora muito. Depois de algum tempo Pavel faz um convite a Veltchanínov. Ele aceita meio desconfiado. Aquele clima entre eles ainda persiste, há algo no ar. Então, os dois seguiram para a casa dos Zakhlebínin. Lá, ele conheceu os pais e as irmãs da pretendente de Pavel. Foram momentos divertidos, em seguida voltaram já num clima não amistoso. Ao chegarem na casa de Veltchaninov eles recebem a visita de outro pretendente de Nadejda, o jovem Lobov. Depois da reunião e das discussões o menino vai embora. Logo depois, Veltchaninov se sente mal e é medicado. À noite, Pavel mostra suas intenções. Dois anos depois, os dois se encontram numa estação, em mais um momento insólito. Neste último encontro o romance se encerra. Esta eh mais uma grande estória do mestre Dostoievisk. Nesta obra ele explora as relações amorosas, o ciúme, as feridas que o tempo não cicatriza, a bebida, a fraqueza do carácter, os personagens que passam em nossas vidas e depois perdem o significado. Então, eh isto. Mais uma grande estória do autor.