Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Mandy 27/05/2020

Simples e fantástico.
Amei a indicação. Livro espírita que mostra a verdadeira face do espiritismo. Objetivo e fascinante, o livro te faz repensar sobre tudo que já sabe e sobre o plano espiritual. Indico para quem deseja aumentar seu conhecimento espírita ou até mesmo entender melhor sobre a religião. No livro também é revelado sobre religiões espirituais como a umbanda, candomblé e outros do segmento, mostrando a diferença entre elas e desfazendo mitos e tabus sobre o assunto. Não é possível terminar de ler este livro e ser o mesmo. Indico lerem com atenção o prefácio, sobre a história do autor, que trás muita relevância para o restante do livro.?
Cristiane.Araujo 20/06/2021minha estante
Kkkkkkkk como le esse livro

Allan.Silva 09/05/2020

Vivemos tanto tempo na ignorância, somos tão senhores da razão!
Muitas das vezes, fazemos julgamentos de pessoas, religiões e sua religiosidade (fui um deles) sem ao menos conhecer, vivemos cegos acreditando que estamos certos, mas no fim sempre caímos em um buraco, ou até mesmo em um precipício, isso qdo não somos empurrado por alguém!!!
Às vezes passamos por caminhos escuros,pq somos teimosos,e sabemos que iremos sofrer no final.
Não foi diferente para o personagem principal desse enredo, Erasmino,que sofreu uma avalanche de obsessão "tipo mtos" era uma equipe de espíritos infelizes, querendo vingança a todo custo, Até chegar em uma Tenda de Umbanda, onde teve guarita e socorro, através de um espírito Preta Velha, que foi minuciosamente, até pq mexer com espíritos ignorantes requer mta oração, paciência e cuidados... Erasmino optou por praticar sua mediunidade em centro espírita kardecista,querendo fugir da suas reais intenções, onde foi explicar para o dirigente da casa,seus sentimentos mais íntimos, sobre suas visões, como um dirigente expõem seus preconceitos, falando que tem que tomar cuidado de uma coisa que desconhece, nem ao menos se interessou pelo caso de Erasmino?
E ainda o pós como exemplo aos outros, trabalhadores da casa para tomar cuidado?
Assim a necessidade de Erasmino, de voltar pra Tenda da umbanda, onde verdadeiramente, onde foi socorrido e amparado no momento mais importante da vida dele, pq quase chegou a loucura, pelos espíritos inferiores, reconhecendo que ali era seu lugar, ao lado da preta velha vovó Catarina, que foi a luz no momento de necessidade... Assim começava naquele momento mais uma etapa na vida de Erasmino.
PS... Esse livro tem continuações :
*Antes que os tambores toquem
* Arruanda
* Corpo fechado

Não darei continuidade no momento na leitura para não se tornar cansativa nem maçante, vou primeiro absorver o que aprendi em
#TamboresDeAngola"

Isabella C. 12/05/2020

Mais decepcionante impossível
O texto promete elucidar sobre a umbanda assim diminuindo estigmas e preconceito. Pois bem, faz exatamente ao contrário as custas de informações infundadas e retrógradas sobre o candomblé e a exaltação do espiritismo kardecista. Além de ser forçado com a repetição de termos como "espírito bondoso".
O enredo mais parece um filme doutrinário e místico com sua batalha de espíritos e com seus jargões científicos de Kardec.
Além de abordar o termo racista ''magia negra''.
Não representa a umbanda nem o candomblé!

Lorrainy.Michalski 11/08/2022

Um pouco preconceituoso.
Deixarei apenas um trecho do artigo de Deise Maria Albuquerque de Lima Saraiva
Emanuela Sousa Ribeiro, entitulado "O negro no romance espírita: possibilidades de escrita na história". Creio que bastará. "Qual o papel da literatura espírita de autoria de Robson Pinheiro? Eis outra questão. Autor de dezenas de livros espíritas, sendo uma parte de sua produção escrita, produzida no final da década de 1990, questiona alguns aspectos mais ortodoxos do espiritismo de viés kardecista, sugerindo a incorporação de pretos-velhos e caboclos – que geralmente manifestam-se na umbanda – aos trabalhos mediúnicos nos centros espíritas. Defende que essas entidades seriam mais preparadas para lidar com energias baixas (do mal), responsáveis por muitos casos de obsessão. Essa visão aparentemente positiva da inclusão de uma ancestralidade africana e indígena ao trabalho realizado pelos espíritas, não escamoteia uma diferenciação negativa dessa ancestralidade na medida em que relega ao espiritismo um papel de instrução moral, de doutrinação, enquanto aos exus, pretos-velhos e caboclos caberia uma tarefa mais imediatista de 'expurgo das forças do mal'?"

Emmanuelle8 20/07/2022

Livro com conteúdo muito interessante, que fala não só sobre a umbanda, como relata até sobre o espiritismo, e cita até Alan Kardec. Relata sobre preconceitos e julgamentos dos indivíduos com a religião. O livro nos transmite tanta coisa, que acabam abrindo os nossos olhos para a verdade sobre esses assuntos da religião como a umbanda .

Marlende 17/01/2013

Primeiro livro da Série
Esse foi o primeiro da série que li do Robson Pinheiro, cada vez mais sua fã...Maaravilhoso, explicativo, envolvente, cheio de esclarecimentos, informações importantes relacionados com Umbanda, sobre uma outra ótica...Adorei, recomento todos da séria, Tambores de Angola, Legião, Senhores da Escuridão, A Marca da Besta e por ai vai...

Rickalencar 26/12/2021

Indicado para Kardecistas interessados na Umbanda
Este livro descortina um pouco do véu a respeito da Umbanda. Acredito que ele é indicado para aqueles que são Kardecistas e tem a intenção de conhecer um pouco mais sobre a Umbanda.

Jujuba 29/12/2020

Ensinamentos importantes sobre a espiritualidade
O livro nos traz ensinamentos sobre a espiritualidade possibilitando a quebra de preconceitos a respeito das religiões espiritualistas e de matrizes africanas. Também mostra como funciona a espiritualidade (interação do mundo físico e espiritual). A escrita do autor me prendeu e a riqueza de detalhes me fez sentir dentro da história. Recomendo a todos que leiam de coração aberto e dispostos a se despir de seus preconceitos e julgamentos para entender a mensagem.

Anne 17/06/2021

É bom, mas será mesmo que o Candomblé é isso que eles dizem? Tem ótimas explicações sobre a Umbanda.

jdelisiario 04/08/2021

Conhecendo a Umbanda
Um livro que chegou por "acaso" na minha vida, uma conhecida falou sobre ele e me despertou o interesse.

A história de Erasmino em si, senti como um plano de fundo menor para trazer a temática da Umbanda, como o principal.

O livro traz um pouco da história, como surgiu e a filosofia maior por trás desta religião: amor e caridade.

Realmente um livro para remover os preconceitos que trazemos de outras religiões.

Gostei bastante!

#leituraTerapia

Moitta 22/02/2011

Umbanda para Aruanda
A primeira obra espírita a mostrar a orígem histórica e a diferença básica entre umbanda e espiritisimo, com profundo respeito.

Acompanhamos Erasmino, que está sendo alvo de atividades obsessoras devido a ações do seu passado. O livro conta com simplicidade e riquesa um visita a um "Q.G das sombras", um prédio muito desenvolvido tecnologicamente voltado para auxiliar vinganças baseados no ódio e no desprezo. Vemos como trabalham gênios e cientistas voltada às sombras, pensando serem possuidores de poderes maiores que de fato são.
Acompanhamos um ataque a essa instalação, com diversos recursos magnéticos e uma operação complexa e bem executada, com a ajuda de muitos caboclos e pretos velhos. Esses guardiões, tidos como exus, são apresentados como a policia do mundo espiritual.

A história da Umbanda se torna clara, seu objetivo é e sempre foi o bem maior, a caridade, o amor e o auxílio. Na época em que os escravos muito sofriam e voltavam suas energia à vingança por meio de seus contatos com os espíritos, mos planos etéreos da vida, reuniram-se então entidades de alta hierarquia com o objetivo de encontrar uma solução para desfazer a egrégora negativa que se formava na psicoesfera do Brasil. Havia necessiadade de combater a magia negra, e assim foram se apresentando aquelas entidades iluminadas (caboclos, pretos velhos etc) que levaria a mensagem de caridade através da Umbanda. A Umbanda seria o elo com o Alto.

As lições de humildade para lidar com o preconceito ainda vigente em muitas casas espíritas é forte e condizente com o próprio Kardec, que dizia ser importante conhecer profundamente uma coisa, aprofundar, comprartilhar informações para poder saber dos prós e contras.

Um livro rico e esclarecedor, além das mensagens de bondade e de informações do plano espiritual características de diversos livros espíritas, Tambores de Angola conta e muito bem como funcionam e as diferenças da Umbanda, dos terreiros e etc. Os banhos, as ervas, as defumações e os rituais tem seu lugar e sua importância, pois a Providência se faz de infinitas formas, e nos cabe conhecer antes de julgá-las.

Mah Correia 27/07/2010

Aprovado
Apesar de ter lido já faz um tempo, adorei o livro. Tem uma leitura fácil, e serve de estudo para quem é espirita (digo pela 7 linhas do espiritismo) ou é simpatizante.
Para alguns pode ser difícil por ter termos que normalmente espiritas usam, mas é encantador.

É um livro que tenho que reler, pois, além de não me lembrar muito bem da história, acredito que o livro, quando relido, te ensina coisas que da primeira vez você não percebeu que ali estava.

Gabimamoreh 10/08/2022

Muito explicativo
É um livro muito bom ? ele é meio lento mas explica sobre várias coisas que eu tinha curiosidade.

Denise Coelho 17/03/2010

FANTÁSTICO
Leitura fantástica que prende a atenção do leitor. Acontecimentos fantásticos, porém de muito aprendizado.