Login

Mais Gostaram
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

F. Pierantoni 24/04/2012

Jogos Vorazes
Jogos Vorazes (Editora Rocco) é o meu livro predileto. Ponto. Acho que esse é um bom começo para essa resenha. Você sabe que um livro é especial quando você devora 400 páginas em menos de um dia e meio, quando meses depois você ainda pensa diariamente na história, ou quando você faz questão de relê-lo no instante em que ele é lançado no Brasil (eu já havia lido anteriormente a versão americana). Quando decidi conhecer o livro, depois de ouvir elogios dele pela internet, mal sabia o que estava prestes a encarar. E sou muito grato por isso. Assim, pouparei ao máximo os detalhes da trama nessa resenha. Você vai ter que, simplesmente, confiar em mim e descobrir sozinho o que essa obra tem para contar.

Jogos Vorazes se passa num futuro pós-apocalítico, onde os Estados Unidos já não existem mais. Em seu lugar, ergueu-se Panem, uma nação governada por uma tirânica Capital, circundada por doze paupérrimos distritos, de onde tiram seus principais recursos. Em decorrência de eventos passados, quando os distritos tentaram se rebelar e assumir o controle, a Capital governa com mão de ferro e, para mostrar que os distritos estão à sua mercê, promovem anualmente um reality show chamado Jogos Vorazes. Trata-se de uma disputa na qual uma garota e um garoto de doze a dezoito anos de cada distrito são forçados em uma enorme arena a céu aberto. Lá, são obrigados a lutar, matando uns aos outros até que somente um sobreviva. Enquanto isso, a população de todo o país acompanha cada acontecimento pela tela de suas televisões. Nos distritos, são forçados a assistir. Na Capital, o fazem por puro divertimento.

Neste terrível contexto, vive Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12, o mais miserável de todos. Ela sempre esteve acostumada com os desafios de sobreviver, especialmente após a morte de seu pai, que a forçou a assumir a responsabilidade de alimentar sua família. Ainda assim, quando sua irmã mais nova é sorteada para os Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia prepará-la para o pesadelo que se seguiria.

Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, declarou que Jogos Vorazes é o livro de ação que mais se aproxima da perfeição. Ele não podia estar mais correto. Não há nada nem sequer um detalhe que me incomodou, nada que eu faria diferente. A narrativa em primeira pessoa , o ritmo, a ação, a descrição tudo é, magistralmente, impecável.

Uma vez que se pega o livro nas mãos, não há como largá-lo. Como se a temática da obra já não fosse intrigante por si só, a história criada por Suzanne Collins é arrebatadora. Cativante, emocionante e imprevisível elogios não faltam. Quando se menos espera BOOM , todo o fluxo da história se altera. Como escritor, essa é a obra que eu gostaria de ter escrito.

É impossível negar: Jogos Vorazes é um livro violento. Afinal, são crianças sendo forçadas a matar umas às outras. Não há como inserir flores e arco-íris nesse contexto. Todavia, tudo está presente na medida certa. A brutalidade não é gratuita, nem exaltada, mas também não é censurada ou eufemizada. A autora não se rende ao sangue para chamar atenção, porém é ousada em transmitir tudo com um realismo chocante.

Engana-se, contudo, quem acha que ação é o único combustível da trama. A emoção se faz presente em igual proporção. Não podemos nos esquecer também do romance. Romance? Há espaço para o amor durante uma luta sangrenta até a morte? Pode ter certeza de que sim.

Acabo por aqui esta resenha, antes que estrague o enredo revelando mais de seus trunfos. Para você, leitor, reitero: vá agora, correndo, adquirir seu exemplar. Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo.
Yusho 14/01/2014minha estante
Simplesmente resumiste toda a perfeição criada por Suzanne em sua resenha! Só de lê-la despertou em mim aquela vontade inabalável de reler o livro pela centésima vez (risos).

Thaís Sanches 04/01/2014minha estante
Nunca gostei de ir pela modinha literária, mas pela sua resenha, acho que estou perdendo um super livro, hehe
Com certeza irei adquiri-lo.

carolrosinelli 13/12/2013minha estante
Concordo em gênero, número e grau com a sua resenha. Perfeita !! Estou ansiosíssima para ler os livros subsequentes.

Leila 23/11/2013minha estante
Uau! Nem li o fim da sua resenha, vou ler o livro espero que seja tudo isso mesmo kkk

Patricia 07/11/2013minha estante
Sua resenha foi perfeita!!! Acabei de ler Jogos Vorazes ontem, durante a madrugada pq não consegui ir para a cama sem antes terminá-lo. Estou apaixonada pela história e faço minhas as suas palavras. Não vejo a hora de começar a ler Em chamas.

Roni 05/11/2013minha estante
Cara... Sua resenha foi tão boa quanto os livros.

Silvia 31/10/2013minha estante
Não tenho palavras para agradecê-lo pela resenha. Eu estou com o livro emprestado, e não estava entendo bulufas de nada. A resenha esclareceu muita coisa. Creio que futuramente aparecerei aqui para, como todos os outros, dizer que adorei o livro e etc.

Bárbara 03/09/2013minha estante
Você simplesmente traduziu tudo o que tava na minha mente e eu não consigo transmitir em palavras. A gente não consegue largar o livro, e quando somos obrigados a largar, só pensamos nele. Eu tava lendo no ônibus, teve uma parte do livro, que eu passei mal de verdade, eu tava suando, e sentindo uma vontade de desmaiar. Qual livro capaz de trazer uma sensação dessas? Sua resenha ficou espetacular. Resumiu tudo!

Ludy Molero 20/08/2013minha estante
Sua resenha foi ótima!
Quando comecei a ler o 1º livro não sabia o que esperar, a história me fez passar noites em claro, pq mesmo após parar de ler ficava pensando e pensando nela...
Devorei os 3 livros e o final foi como eu esperava!
Recomendadíssimo!!!

Paola 12/06/2013minha estante
Resenha mais do que perfeita! Eu vi o filme e me apaixonei completamente! Já queria ler os livros, agora quero mais ainda! Mal posso esperar! Parabéns pela resenha ;)

Luckas 05/06/2013minha estante
Tenho uma Suposição sobre a História desenvolvida em THG e acredito que todos os Amantes dela gostariam !
Em meus Pensamentos, Acredito que não só nos meus mas nos de todos que leram e se apaixonaram pela História contada e vivida por Katniss Everdeen, uma história tão cativante que te prende dentro dela durante dias e noites a ponto de te fazer sonhar e imaginar entrando na Arena junto com Katniss e Peeta e vivenciar junto com eles tudo o que viveram em PANEM... Então, você deve está se perguntado aonde quero chegar com tudo isso, vamos lá, em meu Pensamento inquieto e nunca conformado e satisfeito pela História ter chegado ao Fim, Imagino toda a História desenvolvida nos 3 Livros em uma versão um pouco diferente contada a partir do ponto de Vista não da nossa Guerreira Srta. Katniss Everdeen mas sim de seu Conquistador aquele que à Ama verdadeiramente e de forma indescritível Sr. Peeta Mellark, nas diversas situações passadas em THG conhecemos todas e vivemos cada segundo com a nossa "Garota em Chamas" conhecemos seus pensamentos e suas opiniões a cerca de tudo em PANEM, suas histórias vividas desde sua infância que ela descreve ao decorrer dos Livros, Mas pense comigo e o Sr. Peeta Mellark o que ele vivenciou durante toda história contada em THG ou até antes, sua vida seus pensamentos seus ideais lembre dos momentos em que ficou preso na capital não sabemos muito ao certo tudo o que ocorreu lá, pense entre outros momentos vividos por Peeta ele não viveu a todo momento ao lado dela, não é mesmo ? Então gostaria que você dedicasse um tempo à isto e pensasse ao fundo nesses poucos minutos no que você acabou de ler e me diga sua opinião.

Obrigado gostei muito de sua Resenha sobre a História !!!

Diego 24/04/2013minha estante
Resenha excelente!
Ao ler o livro eu fiquei meio dividido entre devorá-lo ou não.
Desde o começo foi praticamente impossível parar de ler. A vontade de devorá-lo era enorme, mas eu também não queria que acabasse logo :/
Resenha muito boa mesmo!

Dudaa 02/04/2013minha estante
AMO Jogos Vorazes!! Muito boa sua resenha!

Michelly 17/02/2013minha estante
Estou apaixonada por esse livro.

Ana Alice 23/01/2013minha estante
Resenha maravilhosa!

Nicole 15/01/2013minha estante
Ótima a sua resenha.

Petsabé 15/01/2013minha estante
Concordo plenamente!!! É impossível parar de ler. É fácil devorar um livro atrás do outro. É realmente fabulosa a narrativa e impossível de ler apenas uma vez.

Natália 14/01/2013minha estante
Concordo com você, esse livro é fantástico. É um dos meus prediletos também. Adorei sua resenha. Abraços

Mônica 30/12/2012minha estante
Que resenha maravilhosa!Parabéns!!Já vou adquirir o meu!

Hads 23/12/2012minha estante
ja li toda a trilogia que por sinal é incrível,sua resenha esta excepcional, conseguiu descrever muito bem o livro com as suas simples e conhecidas características ! Esse é o meu livro favorito, já virei fã da trama,e recomendo a qualquer leitor...

Fabi 29/11/2012minha estante
Jogos vorazes já está na minha estante. Assim que entrar de férias, será o primeiro livro que lerei!! estou ansiosa!!

Bruna Baggio 25/10/2012minha estante
Essa resenha me convenceu a ler.Sem mais.

TriploBooks 24/10/2012minha estante
Muito Obrigada,
Eu comprei o livro porque ainda não vi o filme mas mesmo assim estava muito curiosa para lê-lo.
A sua resenha me motivou mais e assim que eu estiver na leitura, comentarei aqui.

Haru 18/10/2012minha estante
Não poderia descrever melhor o livro!
Compartilho de sua admiração pela narração toda. Devorei esse livro tão rápido quanto também haahaha e ainda ficou com o gostinho de quero mais!
O segundo e o terceiro também li numa velocidade anormal mesmo estando em épocas de provas na faculdade hahaha!
Parabéns pela resenha!!!

Arthur 11/10/2012minha estante
Olá, sou novo no site e estou muito em dúvida em qual livro eu compro. Pode não ter muito a ver um livro com o outro, mas eu estou em dúvida entre Jogos Vorazes ou Percy Jackson. Já vi ambos os filmes, e preferi mil vezes Jogos Vorazes, porém sei que os livros são completamente diferentes na maioria das vezes. Poderiam me ajudar para saber qual seria melhor comprar?

Marcus 29/09/2012minha estante
Genial.

Nay Schall 26/09/2012minha estante
A MELHOR resenha que eu poderia ter lido!
Transmite tudo o que Jogos Vorazes é! Perfeito!

leticiariot_ 19/08/2012minha estante
Não tem como descrever a sensação de devorar esses livros tão rapidamente... passar o tempo todo pensando na história, ficar feliz por ter acabado e ao mesmo tempo tendo uma depressão pós livro!!!

Geovana 23/07/2012minha estante
Livro ótimo ! Li os três em pouquissimo tempo e não parava de pensar na história! Quando terminei o último , fiquei feliz , mas ao mesmo tempo com uma vaga tristeza , por não poder ler mais uma história tão boa!
Meu favorito , com certeza!

Juliano 17/07/2012minha estante
Como escritor, essa é a obra que eu gostaria de ter escrito.

Meu pensamento quando terminei de ler A Esperanca

VicLessa 08/07/2012minha estante
meu favorito também!! :D

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
Resenha boa, realista. Obrigado, vou ler eu mesmo, para tirar minhas conclusões :].

Dry 21/06/2012minha estante
Uau!!! Agora sim, quero ler muito mais esse livro!!!.......

Myne Vidal 09/06/2012minha estante
Estou looouca pra ler esse livro!!!!!!!!! Sua resenha me deixou com mais agua na boca!!

Lorena 08/06/2012minha estante
Sua resenha foi realmente incrível, conseguiu nos passar o espírito do livro! É uma obra literária excelente e pretendo lê-la o mais breve possível !

Rafaella 17/05/2012minha estante
Descreveu exatamente tudo que eu queria. Perfeito!

May 17/04/2012minha estante
Você descreveu tudo que eu senti quando li esse livro de "capa estranha", porque foi isso que pensei logo que vi a capa... Mas depois de entrar na arena, hãm... quem diria que eu iria me apegar tanto a esse corvo!!!

RECOMENDADÍSSIMO, APROVADÍSSIMO!!!

Mii_Giacomini 06/04/2012minha estante
Resenha incrível. Concordo com tudo. Um dos melhores livros que já li!

Carol 03/04/2012minha estante
adorei o filme, simplesmente sensacional, sou muito fã, do livro e do filme, mal posso esperar para o filme Em chamas.
"E que a sorte esteja sempre ao seu favor."

Barbara 03/04/2012minha estante
o livro é realmente muito bom.da pra sentir cada detalhe e no fim a gente fica com aquele gosto de quero mais preso na gente.eu senti cada palavra e cada entrelinha é fascinante.

Denise 30/03/2012minha estante
Foi a primeira RESENHA de verdade que eu li aqui no Skoob.

Milla 30/03/2012minha estante
Que a sorte esteja sempre a seu favor!

Helena Urashima 30/03/2012minha estante
Com certeza, são os melhores livros que já li. Ganhou até de As Brumas de Avalon e Harry Potter, os quais considero bastante.

Li os dois últimos livros em menos de 24h, assim como você e como muitos aqui.
Não me arrependo e me identifiquei quando você falou: "Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo." Eu não sou mais a mesma.

Ontem, fui dormir mais cedo do que o normal, assim que terminei de ler o último livro. Estava debilitada emocionalmente. Chorei bastante, lendos os três. Nunca me concentrei tanto num personagem... era como se eu fosse a própria Katniss.

Recomendo os livros sempre a todos que conheço e não conheço. =)

Bruna Cury 22/03/2012minha estante
Que os jogos comecem (:

Dani 14/02/2012minha estante
O melhor livro que eu ja li !

Bárbara M. 09/02/2012minha estante
Amei o livro, estou de acordo com tudo que você disse na resenha, o livro é maravilhoso, recomendo!

Mariane 23/01/2012minha estante
li o livro e senti simplesmente TUDO isso q vc descreveu, recomendo mt.

Talita 04/01/2012minha estante
Eu ainda estava receosa sobre esse livro, porém sua resenha me deixou super ansiosa e curiosa! Não vou hesitar em comprar a trilogia!

Márcia 04/01/2012minha estante
Só hoje li sua resenha. Formidável.
Quero muito ler o livro.
Parabéns.

Denise 15/12/2011minha estante
Fiquei contente com a sua resenha. Acabo de comprar a trilogia e estou doida para ler!

pedro 12/12/2011minha estante
parabéns pela resenha, realmente muito boa!

lucianan 20/11/2011minha estante
Vi apenas uma pessoa que sigo falando sobre este livro aqui no Skoob, dizendo que era excelente. Normalmente, entro e leio boa parte (senão todas) das resenhas para ver se vale a pena a leitura. Neste caso, sua resenha bastou. Me deixou completamente apaixonada pelo livro sem nem tê-lo visto ainda. Muito bom! :)

Rebecca Germano 08/11/2011minha estante
Já li a trilogia inteira, mas mesmo assim me arrepiei com sua resenha, parabéns! May the odds be ever in you favor ;)

Sam 04/11/2011minha estante
Uma ÓTIMA resenha!!! Estou absolutamente preso às páginas de Jogos Vorazes. Um livro que te prende logo do início e certamente até o fim! Já recomendo, fato!

Carol 23/10/2011minha estante
Nossa, amei sua resenha. Sem dúvida, me deixou com mais vontade de ler o livro. Muita gente que eu sigo no Twitter fala dele, então vim pesquisar no Skoob. Já marquei como desejado.

EuSoul 06/10/2011minha estante
Cara parabens, uma ótima resenha a sua...
com relação ao livro, no começo fiquei apreensivo, não estava acostumado com o tipo de narração(1ª pessoa, é estranho), mas depois me acostumei, até que cheguei ao ponto de adorar...
O livro é realmente impressionante, não esperava tanto dele não, mas me surpreendi!!!
Magnifico!!!

Rose 16/09/2011minha estante
Parabéns Pierantoni! Vc deixou todos com vontade de ler o livro, hehe... vc deveria ganhar o troféu da resenha que tem mais gostei e comentários, 60 gostei não é para qualque um! Bom findi, agora vou ter que ler este livro na primeira oportunidade!!! :)

Letícia Souza 11/09/2011minha estante
Sua resenha só não é melhor que o livro!

Elena P. 08/09/2011minha estante
Cara, agora que li sua resenha (muito boa), eu TENHO que ler esse livro!

Matheus 21/08/2011minha estante
Cara que resenha PERFEITA.
ME DEIXOU COM MAIS VONTADE DE LER ESSE LIVRO *-*

zeldax 17/08/2011minha estante
A sua resenha ficou perfeita mesmo. Eu comecei a ler e tal, mas ai eu fui perdendo a vontade de ler.Porém, depois de ler essa resenha, vou concerteza ler muito amanhã. E parabéns.

Nathalia 24/07/2011minha estante
Eu peguei o livro na mão hoje e estava prestes a comprar quando vi que Stephenie Meyer gostou do livro e desisti imediatamente... preconceito, eu sei. Mas enfim, agora li sua resenha e outras positivas por aqui e estou muito mais confiante. Vou ler o mais rápido possível. Obrigada!

Ed 24/07/2011minha estante
Sua resenha foi perfeita, tanto que fiz questão de comentar [2]
Concordo que é extremamente viciante, começei a ler há 4h, e fui até a página 100! :o Não tem como largar, quando eu for dormir pegarei para ler mais.. porque essa sua resenha me deixou mais que ansioso e louco para chegar ao final, porque confesso que eu pensAVA que teria um final previsível! Eu estava tão nervoso enquanto eu lia, que eu pensei: "WTF, ISSO VAI SER UMA CARNIFICINA LOUCA!", mas ainda bem que ela soube fazer com classe né? rsrsrs
Enfim, parabéns pela resenha =)

Marina 20/07/2011minha estante
Você me deixou com MUITA vontade de ler este livro!Parabéns pela resenha!

Bibi 07/07/2011minha estante
Depois de ler a sua resenha eu quero ler o livro! Gostei muito, parabéns (:

Debie 23/06/2011minha estante
ADOREI a sua resenha ? especialmente a abordagem inicial. Falou com graça e objetividade, não discordo em nada. Você escreve super bem, parabéns!

NOTA: Vi elogios da Stephenie Meyer sobre esse livro e pensei: o que eu quero com a Meyer? Mas aí veio o STEPHEN KING e disse maravilhas do livro, e eu acabei um pouco com o meu preconceito. No final, o livro não poderia ser mais incrível!

Gabrieeel 22/06/2011minha estante
Sua resenha foi tão boa que ao terminar de ler eu encomendei o livro.. Acho que não vou me desapontar :)

Nane 12/06/2011minha estante
Uma resenha muito bem feita. Expressou tudo que eu senti ao ler o livro.

Alan Ventura 25/05/2011minha estante
Resenha arrebatadora, espero sinceramente que o livro também seja assim. Você passou confiança, creio que não vou me decepcionar com a obra. Parabéns!

E. B. Melo 21/05/2011minha estante
Sua resenha foi perfeita, tanto que fiz questão de comentar.

Arthur 23/05/2012

Um ótimo livro, mas não é tudo isso que dizem por aí
O que me levou a ler The Hunger Games? Sem dúvida, os comentários a cerca da série ajudaram bastante, mas foi a temática distópica, pós-apocalíptica, futurista que me fascinou. The Hunger Games foi o primeiro livro com esse tema que li e tornou o gênero num dos meus favoritos. O livro é excelente, já adianto - apesar de também adiantar que não é surpreendente e, se você tiver como base o que falam por aí, pode até se decepcionar em alguns pontos, como aconteceu comigo. O problema dele não é exatamente ele; são os fãs (parte deles, na verdade).

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Ao contrário dos mais recentes best-sellers, The Hunger Games não tem seres sobrenaturais. Não tem vampiros. Não tem lobos. Não tem anjos. Não tem zumbis. The Hunger Games tem pessoas. E esse é o ponto forte não só do livro, mas de toda a série. Suzanne Collins sabe trabalhar muito bem o lado humano e particularmente instintivo do ser humano, além de possuir uma forma de escrita muito boa.

A primeira parte do livro trata de explicar o funcionamento de Panem, mostrar as mazelas dos distritos e, claro, a história de Katniss Everdeen, uma narradora-personagem diferente das mais conhecidas por aí. Ela não é apaixonadamente burra, imbecil, manipulável e frágil. Katniss tem uma personalidade forte, sabe se impor e pensa por si própria. É uma personagem pela qual a gente torce e com a qual a gente se identifica.

As outras partes dão ênfase aos tais Jogos Vorazes. E é aqui que começa a minha decepção. Quando me falaram sobre The Hunger Games, imaginei que fosse um livro cru. Falavam que os Jogos eram sangrentos, brutais e mortais. Bom, só o que vi foi o "mortais", porque o livro não tem nada de brutal ou sangrento. Há mortes simples demais. Não que isso importe muito para a história, mas é algo que deixo aqui registrado. Entretanto, o ponto positivo dessas partes é exatamente a crítica aos reality shows das televisões de todo o mundo, que mostra como é idiota um público se divertir vendo participantes se matando (literalmente, no caso de The Hunger Games) para conseguir a fama e a vitória.

Outra questão, que eu não queria abordar, mas vou porque todo mundo fala dela, é o tal triângulo amoroso entre Katniss, Peeta Mellark e Gale Hawthorne, que ao meu ver não existe. Gale é o escanteado da história (ganha mais destaque nos livros seguintes, mas continua escanteado), o amigo para todas as horas, a base de apoio de Katniss. E Peeta é o aliado da garota nos Jogos Vorazes, com a qual - espero que isso não seja considerado um spoiler, porque eu não considero - molda um romance a fim de conseguir ajuda e conquistar o público. Se há um romance na série (e eu ainda digo que não há), eu agradeço à Suzanne Collins por não ter se focado nele, mas na luta dos distritos contra a opressão e a tirania da Capital.

No fim das contas, The Hunger Games é um ótimo livro, mas você pode não ter suas expectativas alcançadas ou superadas se se basear no que a maioria dos leitores diz, como aconteceu comigo. Não espere um livro cru, daqueles que tratam da situação da maneira mais fria possível, sem dó nem piedade. Espere um livro intrigante com uma boa história e que vale a pena ser lido - sem se exceder.
Gisella 04/04/2014minha estante
Olá Arthur! Gostei da sua resenha, porém um trecho dela me chamou muita atenção:

"As outras partes dão ênfase aos tais Jogos Vorazes. E é aqui que começa a minha decepção. Quando me falaram sobre The Hunger Games, imaginei que fosse um livro cru. Falavam que os Jogos eram sangrentos, brutais e mortais. Bom, só o que vi foi o "mortais", porque o livro não tem nada de brutal ou sangrento. Há mortes simples demais. Não que isso importe muito para a história, mas é algo que deixo aqui registrado."

Digo que o trecho chamou a minha atenção pois ao ler o livro tive essa mesma impressão. Haviam comentado que era um livro super chocante, e na hora não achei nada disso. Porém, conforme fui avançando na história e terminei de ler a saga, tive mais tempo para refletir sobre ela... e aí me ocorreu um insight: o livro nos mostra que decididamente somos um produto do ambiente em que vivemos. Dito isso, o fato de não ter me chocado em um primeiro momento com a ideia de que exista um lugar onde crianças e adolescentes são forçados a lutar até a morte em uma arena, e de ter esperado uma descrição mais brutal e voraz (desculpa o trocadilho rs) de um cenário tão sádico e devastador, me fez pensar que nossa sociedade está tão "acostumada" com a violência que entra em nossa casa dia após dia, de fatos cada vez mais aterrorizantes noticiados pelos jornais, que eu não me surpreenderei se nossa civilização caminhar para o mesmo rumo pós-apocalíptico descrito na história contada por Suzanne Collins. É algo em que se pensar...

Andressa 26/09/2013minha estante
Concordo muito com o tema da sua resenha. Eu, quando peguei o primeiro livro para ler, fiquei naquela expectativa de que todos os fãs falavam. No decorrer, percebi que não era tudo aquilo. Os livros são bons, muito bons, achei a história original, mas fiquei um pouco decepciona, pois esperava "tudo aquilo" que os fãs diziam sobre ele.

Suellen 04/06/2013minha estante
Ótima resenha! Concordo com você, nunca achei que existisse um triângulo amoroso em Jogos Vorazes.

Alex 07/10/2012minha estante
Fui lendo mas confesso que o triângulo amoroso não convence, parece que só serve pra ter o que vender. De verdade, é bom mas podia ser melhor.

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
Resenha perfeita!

Aline R. 30/03/2012minha estante
Ótima resenha!

Li, gostei e acho que o gancho final está com o foco errado. Eu não espero ler no próximo volume a continuação de um triângulo amoroso (que também acho que nem existe, ou que foi muito forçado), espero ver a Capital reagindo a um comportamento ameaçador.

Acho que a violência foi amenizada para que as mamães zelosas comprem o livro para filhos muito jovens. E não, não estou falando das mães estadounidenses, tô falando de mim :D

Agora, se essa foi sua primeira distopia, vá correndo ler Admirável Mundo Novo! Eu já coloquei na minha fila 1984 e a lenda grega do minotauro (as fontes de inspiração da suzanne)

Fernanda 23/03/2012minha estante
Sua resenha é magnifica. Há dez minutos atrás eu tinha decidido não ler, mas agora eu mudei minha opinião, quero muito ler... preciso!!

Thaís 20/11/2011minha estante
Primeira pessoa aqui que compartilha da mesma opinião que eu. Pensei que fosse a única a achar que JV não fosse láááá isso tudo que dizem, mesmo não chegando nem perto de ser ruim. Mas acho que a parte II é justamente a que põe o tempero da história. A parte I é meio morna... Também pensei o mesmo sobre a carnificina hardcore que eu esperava, principalmente depois de ler aquele pedacinho que tem na contra-capa ("Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do Distrito 9"). Hesitei por 2 segundos porque imaginei que fosse até pesado pra ler, e a coisa mais pesada que eu li até hoje foi a frieza do Voldemort em acabar com suas vítimas, hahaha. Perfeita resenha! :)

Raissa 14/11/2011minha estante
Resenha realista, tenho de dizer que isso me animou a ler o livro. Já tinha lido outras resenhas e o pessoal exagera mesmo.. Enfim, vou dar uma chance.

Andhromeda 05/03/2012

Uma resenha da re-releitura
Eu sei o que vocês estão pensando Agora, Andhromeda? Depois que todo mundo já cansou de ouvir falar disso, agora que você me aparece com uma resenha?.

Pois é, agora.

Acontece que essa não é uma resenha simples. Acontece que eu já tinha lido Hunger Games lá atrás, antes de ser lançado aqui. Acontece que ontem resolvi explicar pra minha mãe, detalhadamente, tudo o que se passa no livro. Acontece que não aguentei e li HG de novo de novo em 4 horas.

Mas de uma maneira diferente.

O bom de ler um livro outra vez é que você percebe coisas que não tinha visto antes, coisas ocultas pelo furor da narrativa e pela sua vontade de saber logo o que ia acontecer. Melhor ainda é quando você rele um livro buscando as coisas ocultas nele. Como? Vamos manter em mente que aquilo foi escrito por uma pessoa Sério mesmo?! , vai admite, às vezes você esquece isso! É normal, e geralmente é sinal de que o autor é muito bom! O outro caso é que você pode ser um leitor destreinado

Sim, a leitura é uma habilidade aprimorável. \o/

Tem até uns livros pra te ensinar a ler corretamente, o que eu sinceramente acho chatérrimo e desmotivacional. Enfim, o que quero dizer é que, com prática, você vai ser capaz de captar a obra por inteiro. O que está acontecendo, o que o autor quis com aquilo e por que.

Em Jogos Vorazes, nada é por acaso. Collins conseguiu equilibrar violência, solidariedade, desprezo e afeto num mesmo prato, de forma hipnotizante. Ela soube exatamente onde colocar cada acontecimento, fala e linha de raciocínio de forma que o texto mantivesse o leitor acordado a noite inteira lendo, sem cansar.

É frenético! É perfeito!

Ufa.

Ok, dá pra perceber tudo isso pelos pensamentos de Katniss. Hunger Games é narrado em 1ª pessoa, logo, você está na cabeça da garota. E ela é blindada.

Quero dizer, Katniss é capaz de morrer pelas pessoas que ama (prova disso foi ela se voluntariar no lugar da irmã), mas é incapaz de abrir seu coração e permitir que os outros a amem. Ela não se vê como uma pessoa, ela é simplesmente a provedora da família, aquela que mantém mãe e irmã vivas e que só se permite relaxar num ambiente hostil com uma arma letal na mão, a Floresta da Costura.

Acho incrível o quanto ela se importa com os outros e ainda assim consegue ser tão emocionalmente distante de tudo. Acho incrível como Collins conseguiu trabalhar isso, essa frieza, e nos dar uma personagem adorável.

Tenho vontade de afogar no poço da Samara as pessoas que ficam dizendo Ah, mas nem é tão brutal assim a vida dela e Arena, a Katniss exagera, pra que ficar tão traumatizada assim?

BITCH, PLEASE.

Eles estão obrigando crianças a matar outras crianças (não, você não é adulto, aborrecente). Crianças desesperadas, que não comem direito nunca e que muitas vezes são obrigadas a tomar conta da casa porque os pais morreram ganhando uma miséria da Capital. Ah sim, não vou me esquecer da Capital. Imagine saber que todo esse perrengue que você, criança faminta e desesperada, está passando é para que um punhado de almofadinhas possa esbanjar seus privilégios por ai, sem restrições. Imagine que você seja lembrado todos os dias, na escola, no trabalho, nos noticiários que você merece passar por aquilo e que é uma honra, uma fucking honra! ser sorteado como tributo. Saber que a sua morte é um show, pensado exclusivamente para entreter os tais almofadinhas e oprimir ainda mais o povo dos Distritos.

Deve ser realmente um passeio no parque caçar um garotinha de 12 anos e destripá-la porque essa é a única maneira de você poder voltar para casa. Ah, e claro, saber que está sendo caçado por outro cara, tão desesperado quanto você, porque essa é a única maneira de ele poder voltar pra casa ao menos você tem uma chance, e os que não tem?

É verdade, por que Katniss?! POR QUE VOCÊ É TRAUMATIZADA?!!
¬¬

Well, Jogos Vorazes se passa num futuro distópico sim, mas o que eu quero saber, e acredito piamente ser a grande sacada da Collins, é o quão perto estamos de nos tornar a Capital? Quanto valor damos ao que temos? Até onde os absurdos da mera estória, estão distantes dos comportamentos por ai? E sabendo disso, o que você pretende fazer?

A Arena vai mudar a todos.

Que a sorte esteja sempre a seu favor.
ivsonln 02/01/2014minha estante
Perfeita a sua resenha, e ainda quero adicionar algo aqui: por mais que simpatize com a JLaw, acho que ela não consegue expressar a complexidade que é a personagem da Katniss. Talvez seja condenado por comparar livro com filme mas sempre acho interessante um paralelo construtivo, claro.

No geral acredito que todos os protagonistas, como Daniel, Lawrence e Kristen sofrem com o peso enorme da franquia, dos fãs, do dinheiro envolvido etc. Isso acaba prejudicando as atuações.

Enfim, o quero dizer, é que Katniss é uma personagem incrível, e sobretudo humana. A autora consegue nos conectar aos sentimentos da personagem profundamente, o que é maravilhoso.

E o futuro? Ah, o futuro, ele e tão palpável que chega até a assustar. Suzanne Collins merece todos os méritos pela originalidade da proposta e por tocar no assunto "relações sociais" com uma metáfora brilhante.

Fernanda 12/11/2013minha estante

Nalí 12/12/2012

O enredo prende o leitor, mas tenho um sentimento ambivalente pelo livro: um lado órfã de séries de sucesso que vê o potencial desta e que também fica curiosa com o desenrolar da trama romântica; outro que torce o nariz para vários itens da narrativa, que vou chamar de “rabugice travestida de experiência literária”. Vou tentar fazer uma pequena análise que pode ser considerada spoiler.

É interessante a abordagem sobre a diversão tola dos cidadãos da capital, o reality show violento como forma de dominação sobre os distritos. Katniss faz uma reflexão a respeito deles terem comida fácil mas nada melhor pra fazer; enquanto ela caça comida, negocia e tenta sobreviver, os habitantes de Capitol pintam os cabelos e preparam os jogos. No entanto, o final deste livro me causou a impressão de que os jogos são apenas plano de fundo pro namorico "no começo era fingimento, mas depois eu me apaixonei de verdade!" São tantas coisas mais profundas sobre a natureza humana que poderiam ser abordadas, que fico a pensar o quanto Suzanne Collins perdeu várias oportunidades de transformar sua história em algo além de literatura somente para entretenimento e - por que não confessar? - caça-níquel.

Nem digo essas características como se fossem coisas horríveis, mas que atualmente não há muita variedade no mercado de lançamentos de YA. O triângulo amoroso que o pessoal tanto gosta é clichê neste estilo e forçado: o Gale mal aparece na história e a concorrência, até então, está apenas na cabeça de Katniss! (Não há nada que justifique, por exemplo, a presença dele no cartaz do filme senão a vontade abocanhar também o público de Crepúsculo. Não se deve comparar as duas séries quanto ao enredo e realmente a habilidade literária das duas autoras é bem diferente. Mas reparem no pôster e então me digam se estou errada...)

O Senhor das Moscas, clássico, por exemplo, me causou uma impressão muito forte; assim como o outro livro, envolve violência, fome e alheamento (além de ser considerado YA também). E ainda que ninguém esteja esperando Jogos Vorazes no prêmio Nobel, achei que havia espaço para o livro ser marcante também (sem ser só alvoroço produzido por bom marketing). Mas como?

1) A história de amor não sendo o cerne do enredo! Entendi que a encenação (que não era encenação) de romance faz parte do apontamento sobre manipulação de imagem no show business, ainda assim não há aprofundamento de vários sentimentos. A hipocrisia da adulação dos tributos pelos cidadãos de Capitol ou o estilista conivente com o jogo de quem Katniss fica amiga, por exemplo. 2) Aprofundamento dos outros personagens, especialmente dos tributos. Eles morreram, não tem como aprofundá-los no livro seguinte, passaram sem ter a chance de cativar ou causar repulsa de verdade. Katniss é uma personagem bem trabalhada, mas alguns tributos são meras caricaturas de sadismo... Lá na arena, com fome, com sede, tudo passa tão rápido que não dá tempo de sofrer junto – objetividade demais pode estragar a reflexão.

Mas a maior perda, para mim, foi não explorar a questão de Capitol no final, de como eles poderiam prejudicar os distritos por causa da protagonista, o que era crucial ao meu ver. Em vez disso, o gancho final é uma indisposição do casal (!!!) Ou seja, soou chick-lit, só que com sangue... oh wait

Apesar desses detalhes terem me deixado menos animada, posso considerar que o livro consegue ficar um pouco acima da média dos livros da moda, atinge um público amplo e ajuda a trazer mais gente para o hábito da leitura... Ponto para JV! A violência está em boa medida (de crueza já basta a vida), tem o suficiente para sensibilizar o leitor (ou empolgar, em alguns casos curiosos...) e embora eu adore literatura fantástica achei excelente que a história seja sobre gente, sem poderes, sem seres sobrenaturais.

(Abril de 2012)
Maria Fernanda 20/05/2013minha estante
Adorei sua resenha! Me identifiquei muito!

Lua 07/09/2012minha estante
Eu também senti uma vontade de conhecer mais os outros tributos e até de gostar deles.
Mas fiquei com a impressão de que essa foi a intenção da autora. Apresentá-los superficialmente. Em um reality show, os tributos só teriam o espaço que o próprio programa lhes permitisse, de forma que nem quem estivesse assistindo os conheceria direito.

Alessandra 03/09/2012minha estante
Quase não li sua resenha por preguiça, mas não me arrependi! O que você disse no número "2" foi exatamente o que pensei sobre o livro. Eu achei que a autora poderia ter cativado muito mais se fosse mais em cima disso, de nos fazer ficar mais sensibilizados com a história. Achei que algumas coisas passaram batidas, foi o que você disse, não deu tempo de sofrer junto! aushiuahs! Eu estranhamente gostei mais do filme. Devo ser um ET.

Kaique 26/08/2012minha estante
Perfeita a sua resenha!

Rafa Oliveira 02/05/2012minha estante
Perfeita a resenha! Tive exatamente as mesmas impressoes com esse livro!

Marcela 30/04/2012minha estante
Nalí, perfeita a sua resenha.

Nalí 23/04/2012minha estante
Lih, olha que curioso, eu reli o livro antes de escrever a resenha!
Será que não é você quem precisa reler? =\

um livro deve ser bom em si mesmo, ainda quando parte de uma trilogia. Não faz sentido ele se tornar bem feito só depois que se lê um outro livro.

Lilian 23/04/2012minha estante
Acho que vc precisa reler o livro. Na verdade toda a série!

JLM 07/04/2012minha estante
jogos vorazes é tudo isso: YA, chick-lit, entretenimento e caça-níquel. bebe em boas fontes do cinema e da literatura, mas intencionalmente ñ foi escrita p se aprofundar em outras questões. tenho notado q esse é o novo filão, ñ só em livros mas tb filmes, e se vc assistir o filme o preço do amanhã, vai ver q tive essa mesma sensação q vc cita.

Vincent Law 11/08/2012

Eu não entendo... Só entendo quando termino de ler apenas umas cinco páginas, e tento ajudar Katniss Everdeen encontrar alguma solução para ela, mas é tanto risco que a coloco, que deixo ela mesma fazer o seu ardiloso trabalho dentro da sua cabeça mesmo XD.

Esse livro, o que posso dizer, é fantástico!

Se alguém acha clichê, acho que eu ficaria entretido e animado por todo santo dia, sem ao menos notar essa pequena vergonha escondida dentro de mim para esse livro.

Eu recomendo este livro para quem quer encontrar prazer na solidão, na dúvida, nas variadas esperanças e para aqueles que estão na procura do significado da morte. Ou seja, na vida, um sentimento de inter-relação com o mundo, e a si mesmos.

Só isso que tinha que dizer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia