A Pirâmide Vermelha Rick Riordan

Resenhas - A Pirâmide Vermelha

Matheus Luís 12/01/2021

A Pirâmide Vermelha
Mitologia egípcia sempre me fascinou e ter 3 livros escritos pelo Rick Riordan é certeza de que é bom.

O livro conta a história de 2 irmãos que relatam suas aventuras para salvar o mundo por meio de gravações.

É incrível como o escritor trás a mitologia para os dias de hoje, misturando de forma leve e divertida o mito com o mundo real.

Mateus 25/01/2012

Sem qualquer dúvida a série Percy Jackson é uma das melhores séries de aventura fantástica que eu tive o prazer de conhecer em minha vida. O escritor Rick Riordan virou uma celebridade global, e com o fim de Percy Jackson, nada mais óbvio do que o autor continuar usando seu ótimo talento para escrever outros livros. E foi exatamente isso o que ele fez em seguida, ao lançar uma nova série sobre mitologia egípcia. Mas acredito que ele se apressou demais nesse lançamento, e poderia ter esperado evoluir um pouco mais o enredo.

A Pirâmide Vermelha conta a história de Carter e Sadie Kane, dois irmãos que vivem separadas e são filhos de um famoso arqueólogo. Suas vidas eram normais na medida do possível, até o dia em que uma explosão em um importante museu os leva a uma aventura que nunca poderiam imaginar. Percebem que os deuses do antigo Egito estão vivos, e a cultura egípcia está totalmente presente em suas vidas.

À primeira vista, o livro até poderia ser mais uma revolução do gênero infanto-juvenil como foi O Ladrão de Raios, mas não é exatamente isso o que ocorre. Rick Riordan usa a mesma fórmula da série Percy Jackson para escrever A Pirâmide Vermelha, e as coisas não dão tão certo nesta série. As novidades são poucas, e as coisas novas deixam desejar. Vemos bem que não é apenas a partir de piadas, aventura e ação que se constrói um livro.

Três jovens com poderes mitológicos; personagens principais fugindo e em perigo constante; segredos que são omitidos o tempo todo; um acampamento para treinar jovens com poderes; monstros mitológicos em cada capítulo; e um pai desaparecido. Já viu isso antes? Pois bem, a fórmula, o enredo e praticamente toda a história de A Pirâmide Vermelha repete O Ladrão de Raios. E pior ainda: os deuses egípcios não são nem de longe tão carismáticos quanto os deuses gregos.

Além disso, dois pontos me incomodaram bastante durante a leitura do livro: 1) Carter e Sadie revezam contando a história, e cada um narra dois capítulos. Porém a linguagem dos dois é tão parecida que eu sempre confundia quem estava contando a história. O jeito de falar dos dois é praticamente o mesmo, e isso atrapalhou bastante a leitura. 2) O desrespeito dos garotos com os deuses é fora de sério. Como é que alguém pode mandar um deus calar a boca? Pois é exatamente isso o que Sadie e Carter fazem, e a arrogância desses dois personagens me fizeram odiá-los em certas partes.

Depois de tanto criticar o livro, vocês podem imaginar que o odiei. Mas não foi bem isso que aconteceu. Até que a leitura é agradável, com ótimas cenas de ação e comédia. Definitivamente um jacaré, uma gata e um babuíno fizeram o livro valer a pena de se ler. Mas Rick Riordan precisa melhorar seu jeito de escrever, e muito! A fórmula usada em Percy Jackson e os Olimpianos ficou ótima e deu muito certo. Mas será que usada em uma segunda série ficará boa? Até agora minha resposta é não. Se as coisas não melhorarem nos próximos livros de As Crônicas de Kane, digo com sinceridade: não pretendo acompanhá-la.
Matheus Caixeta 09/12/2010minha estante
Concordo com você. Isso porque eu ainda tô no começo do livro. Tá sendo meio que uma decepção pra mim ://////

Douglas 12/12/2010minha estante
Sim, também achei que se forçou muito em algumas partes,Sadie e Carter em alguns momentos não fizeram eu gostar deles...O livro é bem escrito mais ao ler noto que parece ser Percy em forma egipicia mudando algumas coisas mais não o enredo em si.Parece que está lendo o mesmo livro.

x Dida 12/01/2011minha estante
Do li até agora o primeiro da série Percy Jackson, e não achei lá essas coisas que todos dizem, mas vou ler toda a série pra ver se melhora, e é claro que vou ler A Pirâmide Vermelha também, Egito *O*, só espero não e decepcionar como foi com PJ.

Voorhees 13/03/2011minha estante
Me decepcionei com o livro. É muito repetitivo, os personagens não são empolgantes... Uma cópia mal feita de Percy Jackson. O final ainda é bonzinho,mas não o suficiente para salvar o livro. Eu tb não vou acompanhar essa série...

GuiCalvin 05/02/2022

Espero que a piramide esteja destruída.
O autor continua surpreendendo com a sua escrita. Ensino sobre o Egito antigo d euma forma que chama atenção. Assim como as outras series, essa vale a pena.

Nih 07/09/2022

Incrível
Eu amava esse livro quando era menor, e com as notícias de que vão fazer o filme, fiquei com muita vontade de reler. Apesar de ser um livro mais ?Ensino Fundamental?, eu ainda gostei muito e continuei achando legal.

Eu adoro mitologia egípcia, então esse sempre foi um dos pontos que eu mais gostei da história. Além disso, é um livro cheio de coisas acontecendo o tempo inteiro, então nunca fica chato.

Ele é cheio de plot twists (principalmente no final), e da trilogia é o que eu mais lembro, então to ansiosa pra ler o resto.

maria 21/04/2022

A pirâmide vermelha
os personagens são maravilhosos, é mto legal ler o carter e a sadie como dupla, adorei a história, toda hora tava acontecendo alguma coisa, mtas reviravoltas, tudo faz mto sentido, as interações trazem um toque mto legal, os deuses são mto interessantes, foi um ótimo livro pra iniciar a trilogia, demorei um pouco pra pegar o ritmo, fiquei bem perdida em algumas partes por não entender nada dessa mitologia, mas nada que prejudicasse a história em si, o final superou as expectativas ??
-o khufu merece seu reconhecimento!!

Garota.dos.livros 03/11/2022

Uau
Eu amei a história dos personagens, as aventuras, os personagens em si eu me apeguei a todos. Fiquei bem impressionada com a história porque nunca tinha lido algo parecido então foi uma experiência nova e confesso que demorei pra entender todas essas coisas dos deuses mas no final eu conseguir entender e eu achei muito bom. O livro me prendeu tanto que eu não consegui parar de ler porque quando eu ia parar de ler começava uma cena impressionante que prendia a minha atenção e eu continuava lendo. Enfim já vou começar a ler o próximo pra ver o que vai acontecer

Bárbara 02/04/2021

Perfeito
Esse é, sem dúvida, meu livro favorito do autor e fez com que eu me apaixonasse pela mitologia egípcia. Li, reli e cada vez me fascino mais pela história.

Se você gosta de aventura, mitologia, uma pitada de humor e uma história envolvente sugiro que leia esse livro.

Amyyy 26/05/2020

Maravilhoso
Faz muito tempo que nao leio um livro de fantasia tão bom.
Quando comecei a ler esse livro confesso que as expectativas eram baixas, mas depois de alguns capítulos a leitura foi se desenvolvendo e quando percebi estava completamente envolvida com a história de Carter e Sadie!
O livro te prende até o final, enquanto mais você lê, mais você quer saber o que irá acontecer com os irmãos.
Eu amei esse livro e recomendo muito!

Isabellla 06/07/2021

Todos deveriam dar uma chance!!
Para quem leu percy jackson e tá pensando se deve ou não ler as cronicas de Kane LEIA!! O livro não tem conecção nenhuma com a série, mas é incrível. Nesse livro dá para perceber o avanço das histórias do Tio Rick, a mitologia daqui é perfeita, as magias e as batalhas são muito melhores que em Percy Jackson. É impossível não se apegar aos personagens (Sadie perfeita ?) e tem aquelas migalhinhas de romance que são perfeitas (com um "bad boy" moreno que veste preto é um deus e sarcástico) é linda a relação de família no livro, principalmente de irmãos. O livro tem algumas coisas desnecessarias no meio do caminho, mas isso também acontece no Ladrão de Raios em Percy Jackson. Enfim o livro é sensacional, ja to empolgada pra ler o segundo, leiaa.

Luma 10/04/2021

A Pirâmide Vermelha
Bom,vamos lá.Não dei 5 estrelas pelo fato de que,no meio do livro a leitura começou a ficar muito arrastada.A história em si é incrível,mas infelizmente,a leitura ficou bem arrastada na metade do livro.Só começou a ser uma leitura mais fluida no final.Super recomendo,a história é MUITO boa,só não dei 5 estrelas por causa desse motivo.

Ique 16/04/2021

E o universo Riordan se expande, e a magia começa novamente.
Quem já leu Percy Jackson sabe o que esperar. Uma aventura incrível, personagens maravilhosos, uma mitologia rica, tudo isso numa história sensacional é bem amarrada. Que venham as continuações!

Hadry 09/10/2020

A surpresa
Eu não tinha grandes expectativas a respeito desse livro, mas ele me surpreendeu de uma forma inimaginável. Espero que sua experiência com essa leitura seja de descoberta e encantamento, assim como foi a minha.
Bia Lara 09/10/2020minha estante
Série mais injustiçada do Tio Rick ?

Hadry 09/10/2020minha estante
Eu fiquei realmente surpresa, e completamente encantada com TUDO que esse livro ofereceu ?? (eu era do clube que subestimava a série, não sou mais kkkk)

Bia Lara 09/10/2020minha estante
Agr vai ter o filme pela Netflix. Os humilhados serão exaltados

Hadry 09/10/2020minha estante
ameeeeemmm, mal posso esperar pela série, mds ??

menegaz 11/10/2021

Esse livro é mto bom
como sempre eu fiquei meio perdida, por que não entendendo mto de mitologia egípcia , principalmente os nomes q são bem difíceis de decorar, mas no final já estava entendendo tudo. Isso acontece cmg com todos as sagas do rick (menos toa)
Mesmo assim o livro é mto bom, e quanto mais vc lê mais você fica interessada
Não me decepcionou e me indico muito para todos que querem ler uma saga interessante mas tb curta, igual magnus chase
Tomás 11/10/2021minha estante
Eu amo mto esse livrooo?

myly 22/04/2021

Apaixonada
No começo eu demorei um pouco a entender a história e a relacionar as coisas, mas quando entendi do que se tratava eu não consegui parar de ler. É um livro muito complexo, com muito conteúdo, mas graças aos céus, Rick Riordan sabe explicar muito bem, seja qual for a mitologia.
É muito eletrizante de se ler, as cenas de batalha são incríveis, mas reconheço que o final em relação ao pai deles me irritou demais!!

Maisavila 14/07/2021

QUE LIVRO
Me ajudou a sair da ressaca literaria. Mds que perfeito!!!
É sobre mitologia egípcia
É narrado pelos irmãos Sadie e Carter Kane. Após a morte de sua mãe(eles tinham mais ou menos 6 anos), são separados. Sadie vive com os avós em Londres e Carter vive viajando o mundo com o pai(ele é um tipo de arqueólogo egipicio).
Não vou falar mais pq não quero me arriscar a dar spoilers.
É narrado em primeira pessoa. Sendo assim alguns capitulos são narrados pela Sadie e outros pelo Carter. Pelo que entendi eles narram como se fosse um podcast.
E mais uma vez a escrita do Rick me surpreendendo com o envolvimento que ele faz do narrador com o leitor.
Leiam esse livro maravilhoso