Poemas escolhidos

Poemas escolhidos Gregório de Matos

Resenhas - Poemas escolhidos de Gregório de Matos

Soph 29/12/2022

Poemas escolhidos
É, não é bom, mas n é horrível, é Mt diferente do livro q costumo ler e gostar então deve ser por isso.
Mt longo pra nada mds.

Não recomendo
JoAo.Pedro 30/12/2022minha estante
ai como eu odeio esse cara

Soph 31/12/2022minha estante
Eu tbm

robcait 28/12/2022

Leitura complexa e massante, pode tentar muitos leitores a desistir da obra. É recomendável fazer uso de um dicionário e não apressar o entendimento de cada poema. Paciência é a palavra chave e, se bem utilizada, poderá levar a descoberta de uma leitura muito interessante.

Luana Maciel 26/12/2022

Sei lá, não
Não gostei muito não, não curto muito da forma que ele usa a sátira e os poemas amorosos menos ainda...

Raquel334 28/11/2022

Definitivamente uma obra para poucos
Não vou mentir: pensei muito em dar apenas 1 estrela. Entretanto, acredito que existam poemas dessa obra que são muito bons, como os de escárnio e eróticos (acredito que muitos vão concordar comigo nessa), por isso 2 estrelas.
Sinceramente, é um livro bem chato. Por diversas partes a leitura foi muito arrastada e apenas vi um homem reclamando de como a "Bahia está perdida", sendo extremamente racista (um típico "homem de seu tempo") e usufruindo até a última gota de todos os seus privilégios. Não vou mentir, muitas de suas críticas em alguns poemas achei extremamente importantes e interessantes, mas, definitivamente, não é uma obra que leria se não fosse o vestibular e, muito menos, é um conteúdo que lerei novamente.
Então, se você não está pensando em ler devido ao vestibular, recomendo que nem perca seu precioso tempo com essa obra, há outras MUITO mais interessantes, até mesmo de vestibular (Mayombe é uma delas).

Ma Passos 04/11/2022

Por isso é considerado símbolo do Barroco
Tenho que dizer que essa leitura não foi nem um pouco fácil, não só por ser poemas que precisam de mais atenção que o normal, mas porque ele é muito "metafórico".

Se não fosse cobrança de vestibular eu provavelmente não leria, até porque eu acredito que poemas são apreciados de verdade quando estão sozinhos e não quando estão juntos, acaba sendo cansativo.

Eu gostei do seu tom satírico, principalmente a controvérsia dele criticar absolutamente tudo e no final ser um homem em busca de perdão.

Certos poemas tem um tom preconceituoso, o que era comum no século XVII, mas isso me incomodou de qualquer jeito.

Me identifiquei com vários trechos, atemporal.

É cansativo, mas vale a pena ler.

laurencfav 03/11/2022

Acaba pelo amor de Deus
1 estrela só pq o cara é foda e as críticas são legais, mas mds que livro chatooo. Sendo sincera nem terminei a leitura (li até pouco mais de 60%), mas não marquei como abandonado pq é uma coletânea de poemas (fez sentido na minha cabeça).
Enfim, eu já sabia que não iria gostar pq detesto poemas então é isto
MauroEdu 14/12/2023minha estante
Chata é você que não compreendeu o poeta, nem o seu contexto. 1 estrela para Gregório é uma estrela para o seu cérebro. Triste.

Paulo 28/10/2022

Bom dia, Fuvest (Pt. 8)
Por ser um livro de poesia do século XVII, eu não tava esperando algo muito interessante, mas acabei achando legal.
Gregório ataca a sociedade graciosamente, usando várias palavras tidas como de baixo calão, quebrando expectativas.
Não negarei que algumas poesias foram maçantes. Algumas eram gigantescas e com muitas palavras que eu nunca vi na vida.
Mas outras eram muito legais e agradáveis de ler.
No geral, foi conceitual.

belovend 16/10/2022

meu Deus que negócio chato, só a FUVEST pra me fazer ler isso, mas que o cara tinha umas frases geniais eu não posso negar

julia_zilio 27/09/2022

Vou precisar estudar mais pro vestibular esse livro, mas fiz trabalho pra escola com o poema "Infância"

Lia 18/09/2022

Gregório de Matos não respondia de qualquer jeito seus inimigos poéticos ou políticos, respondia com sonetos, rimas e sílabas poéticas. Quem dera as pessoas atuais pensassem tanto assim ao responderem na internet ou na vida real! E que coragem também usar tantos palavrões e descrever tantas coisas em uma época tão conservadora?!
Recomendo a aventura, mesmo com dificuldades têm algumas partes muito engraçadas e irônicas.

Daniel Hideki 04/09/2022

Uma enorme variedade de poemas e tipos ótimos, se tiver disposto
A linguagem de século XVII não ajuda o leitor novato a embarcar na jornada, na realidade, impede aqueles que não tiverem saco. Porém, se você tiver disposto a passar por isso e aproveitar, terá uma vasta quantidade de poemas para rir, lembrar de romances (que não aconteceram, caso não tenha vivido um ainda), para refletir sobre política, para se sentir "horny" ou adorar à Deus (sim, tudo no mesmo livro). Excelente no meu ponto de vista

Sueli94 21/08/2022

Leitura obrigatória enche o saco
eu sou fã de livros de poemas e tudo mais, mas esse livro chega a ser cansativo. Tem partes e partes, alguns poemas até achei legal, agora outros quis tacar o livro de uma ponte e torcer por um caminhão passar por cima

liaramoss 16/08/2022

maneirinho, não me agrada muito
Livro importante para entender o início da literatura no Brasil, ou melhor, o Barroco Brasileiro. Baseado na Bahia do século XVII, Gregorio de Matos segue sua fama de Boca do Inferno tecendo críticas satíricas em seus poemas relacionadas à colônia, aristocracia do comércio (a família dele era da aristocracia rural), enaltece a elite branca brasileira e narra com muito pessimismo o estado em que viveu. Dividido em Poesias Satíricas, Amorosas e Religiosas.

É inovador e revolucionário? Na época, provavelmente, sim. Hoje em dia é só mais um clássico com linguagem rebuscada que a gente lê 3 vezes e continua perdido, o importante é entender o contexto geral. Leitura enrolada, mas ainda bem que tem uma garota no Spotify que fez um audiobook desse livro e ela salva vidas. Sem muito mais o que acrescentar, a história do autor é mais interessante do que os poemas dele.

Joaopdotta 25/07/2022

Meh?
Eh muito bem feito, mas ao mesmo tempo muito complicado de entender o que o autor quer transmitir, tanto pelo contexto histórico, tanto pela linguagem rebuscada.