Poemas escolhidos

Poemas escolhidos Gregório de Matos

Resenhas - Poemas escolhidos de Gregório de Matos

nick 10/07/2021

Gostei até, não achei tão "assustador" como dizem. Li em formato de ebook/epub, então ficou mais fácil ver as notas de rodapé e o significado de algumas palavras desconhecidas. Inclusive, uma dica aos vestibulandos: vejam uma aula sobre o livro antes de ler. Facilitou muito a minha leitura e pode ser que facilite pra você também, além de mostrar em que devemos prestar atenção no decorrer da leitura

Svinicius 09/07/2021

Leitura pesada e muito cansativa
Textos muito antigos, de um escritor da era barroca, de um vocabulário muito diferente do nosso, tem tudo para ser uma leitura muito arrastada para os leitores. Não entendo o porque desse livro ter caído escolhido para ser aplicado em vestibulares sendo que temos obras mais atemporais na literatura brasileira, principalmente com questão a vocabulário. Não desmerecendo o excelente trabalho de Gregório de Matos e todo a sua genialidade para sátiras, ironias e outros textos do gênero, mas essa leitura não me foi tão produtiva com imaginei.

julia3518 04/07/2021

mais um racista e machista pra eu estudar, mas muito corajoso por exprimir suas opiniões nas poesias satíricas. boca do inferno real. não gostei mas tenho que fingir pro meu cérebro q gostei pra eu analisar as obras, as quais metade da leitura n entendi nada e a outra metade fiquei inventando teorias p interpretar te odeio gregorio vc acabou com meus neuronios

Lari 01/07/2021

Um livro bem complexo
Uma leitura difícil, apesar de relativamente fluída. Muitos dos poemas contêm críticas e reflexões que são bem atuais e nos permitem criar inúmeros paralelos entre a Bahia do século XVIII e a nossa sociedade atual, além de diversos textos líricos expressando emoções e pensamentos fáceis de absorver e passíveis a se identificar. Entretanto, grande parte dos poemas são complexos o bastante para precisarem ser relidos, sendo, muitas vezes, quase impossível decifrar qual o objetivo do autor em cada texto e, apesar da organização da obra ajudar bastante a identificar com que tipo de poesia estamos lidando, a linguagem complicada e a dificuldade em compreender as ideias que estão sendo transmitidas torna a leitura enfadonha. Um livro lido, mas que, por mim, não foi muito apreciado.

Rosiane.Jesus 18/06/2021

Boca do Inferno
Uma leitura um tanto complicada, pelas muitas palavras antigas e de criação de Gregório de Matos.

Alguns poemas quase que impossíveis de ler.

Porém, um livro muito rico que eu não imaginei que gostaria de ler poemas, até começar a ler.

Adorei o autor e não dou 5 estrelas porque da dificuldade.

booksdalaus 17/06/2021

resenha poemas escolhidos
Clássica coletânea de poemas de Gregório de Matos elaborada nos anos 1970 por José Miguel Wisnik, considerado nosso primeiro grande poeta e o maior nome da poesia barroca nas Américas portuguesa e espanhola, ganha nova edição revista pelo organizador. Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.
Gregório de Matos é, historicamente, o primeiro grande poeta do Brasil. Sua obra, talvez a mais importante produzida pelo Barroco poético nas Américas portuguesa e espanhola, conserva ainda hoje grande parte de seu interesse, por força, sobretudo, da agudeza e do vigor com que o poeta soube fixar satiricamente, numa linguagem vivaz que já deixa transparecer o gênio local na exploração de sonoridades africanas e tupis e que, na sua mordacidade feroz, não recua nem diante da pornografia, a dissolução de costumes da Bahia do século XVIII. Nesta já clássica coletânea preparada por José Miguel Wisnik nos anos 1970, e agora revista pelo organizador, o leitor encontrará uma seleção dos melhores poemas de Gregório de Matos nas diversas modalidades que cultivou - a satírica, a encomiástica, a lírica amorosa e a religiosa -, de par com numerosas notas de esclarecimento do texto, um pequeno perfil biográfico do poeta e uma análise crítica de sua obra.

Sofia 04/06/2021

Poemas escolhidos de Gregório de Matos
Depois de sofrer um pouquinho, consegui terminar.
Gregório de Matos, conhecido como boca do inferno, escreveu poesias satíricas, religiosas, eróticas.
Algumas são mais fáceis de se relacionar com o momento atual, o que foi muito bom. Outras confesso que não entendi muito.

É um livro que não faz parte do meu tipo preferido de leitura, mas foi uma experiência boa.

maamasiero 29/05/2021

Chatinho
Nunca leria se não fosse pelo vestibular, me arrastei o livro inteiro mas pelo menos não é difícil de ler

Karina.Loureiro 27/05/2021

Boca do inferno...
O livro tem difícil leitura devido ao vocabulário e contexto da época, mas retrata muito bem os principais aspectos do barroco, principalmente os contrastes e a dúvida de viver uma vida religiosa ou se render aos prazeres da carne. Isso é mostrado através da diferença entre os textos eróticos e religiosos do autor, sendo que no último nota-se um arrependimento e um suplício pelo perdão de Deus, motivado pela forte mentalidade religiosa do momento histórico. O apelido dado ao autor (Boca do inferno) se justifica durante a leitura, Gregório não tinha receio de fazer críticas (principalmente à Bahia) e sátiras com pessoas de diferentes meios. A leitura vale a pena e se torna mais fácil quando se sabe previamente sobre o barroco.

Nicole Gonsales 15/05/2021

Os poemas são interessantes, alguns raros são legais de ler já outros bem chatos.

Lu Lobo 21/04/2021

não sei?
li por conta da fuvest e achei alguns poemas muito legais, mas como não entendo muito a linguagem não consegui avaliar direito

Vitoria.Kratel 20/04/2021

O satírico que se aplica nos dias atuais
Um livro, apesar das palavras lusas desconhecidas, muito bom, principalmente a parte satírica, que se aplica muito bem na realidade econômica em que vivemos.
Mostra que a literatura brasileira não deve ficar restrita apenas a estética do mundo/coisas mas sim criticar, como forma de expressão, a realidade ao nosso redor.

Eduarda.Silva 10/04/2021

Um livro difícil...
Além de ler o livro, precisei fazer muitas anotações e pesquisas sobre o significado de diversas palavras desconhecidas no meu vocabulário.

Não seria um livro que eu compraria por livre e espontânea vontade, eu prefiro outros gêneros, mas por ser uma obra obrigatória da FUVEST, precisei ler mesmo assim.
No começo, é difícil de "engolir" a leitura, precisa-se de muitas pausas para pesquisas etc. Porém, ao decorrer do livro, ficou muito mais fácil de ler e entender.
O livro é bom e o Gregório de Mattos era um escritor inteligentíssimo.

anraku 31/03/2021

GREGÓRIO DE MATOS
Sinceramente, eu li esse livro para o vestibular haha
Ele tem um linguagem difícil e complicada, tem alguns poemas confusos e outros muito verdadeiros... Gosto mais quando ele escreve falando sobre Deus e religião.