Poemas escolhidos

Poemas escolhidos Gregório de Matos

Resenhas - Poemas escolhidos de Gregório de Matos

Giovana Braga 01/07/2022

definitivamente, boca do inferno
de verdade que homem CHATO, soberbo, reclamão e insuportável kk todas as vezes que lia algo ? (e não foram poucas) eu tentava levar em consideração de que se trata de um livro de época - importante pra literatura brasileira, que é uma poesia barroca e ter essa linguagem preconceituosa e mt inadequada naquela época era "comum", mas assim.. teria passado reto se não fosse pela fuvest, passei nervoso

Vit 10/06/2022

Não sei quem o que dizer, apresenta alguns poemas do livro original, explicações e questões no final

Henrique0 10/06/2022

Cidade da Bahia
A Bahia de outrora aparece com um tom nostálgico, e o poeta critica a degradação moral e econômico no qual a cidade se encontra no momento.

Daubian 09/06/2022

Do céu ao inferno
Gregório é complexo, religioso, sacana e esperto. Ou seja, a cara do Brasil. Acho as críticas sociais afiadas e muito bem construídas. O Juízo da República que abre o livro é genial. É excelente para entender a época. Hoje em dia seria execrado se não fuzilado. Digno de nota o excelente poema da definição de amor que entre imagens como "amor é uma uniao de barrigas" consegue emular bem as antíteses mais camonianas (é uma liberdade, mas que presa e uma prisão, mas que livre). A boca do Inferno é também ironicamente religioso. Não só no desejo de deflorar freiras (!) mas em poemas sobre santos, confissões e igrejas. Como o mesmo poeta que fala que os padres se interessam mais pelas putas que as disputas faz um verso dizendo que vê o Cristo crucificado com braços de perdão e não condenação....
Tão contrário e intenso, só mesmo o mais Barroco dos brasileiros. Assim como sua obra, a variação assusta. Na época deveria ser demais as respostas a críticas da época. Faria muito sucesso no Twitter ou um story de resposta, mas que hoje perde a força. E claro, frutos e sua época, não dá pra engolir o evidente racismo. Entretanto, ali entre o céu e o inferno, dá pra se situar na terra.

Nati Gimenez 09/05/2022

Um livro que eu nunca teria lido se não fosse pela Fuvest. A leitura não foi tão complicada, pois acompanhei ouvindo um audiobook. Eu até que gostei, mas realmente não é para qualquer um.

Teté 02/05/2022

Acho os poemas de Gregório de Matos muito interessantes e variados: tem desde poemas falando sobre religião até críticas sociais.

Sara 10/04/2022

é um clássico né?
DEFINITIVAMENTE NÃO É PARA MIM

que o cara não era um gênio, isso é obvio, mas para você entender as coisas é necessário um contexto histórico, um dicionário e ser racista, já que em suas obras ele era abertamente preconceituoso.

Bruna 02/04/2022

É...
Leitura pro vestibular. Tem o seu valor histórico-literário, bom pra conhecermos o início da literatura brasileira, e apesar de não ser o meu tipo preferido de leitura, foi interessante lê-lo.

misy 01/03/2022

boca do inferno não pelas sátiras e sim pela linguagem chata
pensa em um homem bipolar: reclama da bahia, depois elogia; reclama dos governadores, depois elogia alguns (ou foi meio obrigado a elogiar MAS MESMO ASSIM); ele reclama de tudo!!
o vestibular me fazendo sair da minha zona de conforto, já que não leio muitos poemas, muito menos livros com essa escrita extremamente culta e que coloca assuntos simples de forma muito complicada.
odeio esse autor branco e racista rico que não gosta de outras pessoas ficando ricas. de qualquer forma, pude entender melhor o contexto em que ele vivia e as críticas feitas, graças as anotações do início.
foi uma leitura total obrigatória.
MauroEdu 14/12/2023minha estante
Absurdo o seu comentário. Deve dá cinco estrelas pra autor gringo. Entrei nessa rede e já me decepcionei com o nível dos leitores daqui. O que fazem com os escritores brasileiros (exceto os da moda), é simplesmente incabível.

Bela 25/02/2022

Apesar da linguagem bem antiquada, é um ótimo livro, as poesias são muito boas, de todos os gêneros. As críticas são absurdas de bem feitas, a poesia erótica é muito engraçada e divertida. Além de um ótimo panorama histórico da Bahia do século XVII.

GiihZagatto 05/02/2022

complicado, mas bom
Os poemas de Gregório são célebres, porém não é uma leitura que eu consideraria fácil ou simples. Há necessidade de saber o mínimo do contexto histórico em que foram escritos, além de vontade para ler várias vezes um mesmo parágrafo, pois a linguagem difere da atual, além de rebuscada.
Apesar de ter lido por conta do vestibular, é uma leitura que pode ser feita por prazer, desde que não haja pressa em terminar.

a n a 11/01/2022

tem que ter paciência (e eu não tenho)
é a pior coletânea de poemas que eu já li. teve zero propósito na minha vida além do vestibular.
comecei e abandonei mil vezes porque tenho um desgosto forte por poesia barroca e pelo racista que escreveu isso aqui. não vou entrar no mérito que é um livro de época e que teve uma grande importância na literatura brasileira, eu senti asco lendo e ponto.
depois de meses finalmente consegui terminar (sentindo todo o ódio do mundo) e só posso torcer para que a fuvest coloque livros melhores na lista futuramente.

Lariely 31/12/2021

Vou precisar ler várias vezes.
Além de poema não ser de gosto popular, o texto é dificílimo (eu tava com dois dicionários do lado e mesmo assim faltava palavra nos dois). Então tem que ir com a cabeça preparada para ler esse livro. (Ah e também tem muito preconceito, condizente com a época)
Fui ler o livro com um conhecimento básico sobre Gregório de Matos e a época em que viveu, mas definitivamente vou ter que ler mais de uma vez e pesquisar muito até entender tudo.

leitorah estranha 29/12/2021

Li átoa?
Li esse livro por causa de um Vestibular que naquela época(começo do ano)eu achei que iria fazer,e não fim não fiz?.
Porém a leitura do mesmo foi válida,poesia não é uma zona de conforto pra mim,e de forma indireta o livro me ajudou a compreender melhor uma parte da matéria de literatura kkkk

Geo 16/12/2021

Boca do inferno real, li alguns poemas não todos por causa da Fuvest. O cara era meio revoltado né ok