Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

SamaraF 18/03/2024

Faltou emoção
Piranesi conta a trajetória misteriosa de uma pessoa que mora numa casa isolada de tudo e que é semelhante a um museu e ao mesmo tempo a um labirinto. No início do livro fiquei muito empolgada com a história, o clima de mistério era perfeito, fiquei criando teorias. O que ocorre é que antes da metade do livro, tudo se torna muito repetitivo. É sempre o personagem andando pelos salões, descobrindo uma ave nova ou vendo uma mensagem escrita em algum lugar e depois sendo convencido por outro personagem que tá tudo bem e que as coisas devem permanecer como são. Nesse momento já dá pra ter ideia do que tá acontecendo e no final do livro é exatamente o que você teoriza que era. Sem emoção, sem surpresa, é simplesmente aquilo. Na minha opinião o livro tem uma boa proposta, mas essa história da maneira que é, poderia ser contada facilmente em não mais que cinquenta páginas.

mai 15/03/2024

Eu vinha de uma rara mas fortíssima ressaca literária. esse livro já tem um começo lento e confuso por si só, mas confiei no processo e fiquei muito feliz de ter feito isso.

não adianta se preocupar muito com as descrições, tem que seguir o baile. em determinado ponto as coisas começam a se encaixar.

acabei ficando tao imersa que comecei a devorar o livro. a escrita é fantástica, envolvente, consegue abordar uma enormidade de coisas em 200 e poucas páginas como só os melhores autores conseguem.

o piranesi tem uma bondade muito peculiar, e é muito interessante como o livro consegue trazer ao mesmo tempo sensações de conforto, beleza, suspense e nervosismo. uma obra de arte!

Rodrigo.Nogueira 15/03/2024

Piranesi é um livro cativante!
Piranesi vive em uma casa bem estranha como um labirinto, com inúmeras salas, mas o que é mais estranho é que nessas salas tem mares, estátuas, seres vivos, como uma espécie de ecossistema. Piranesi não se lembra muito do seu passado mas conhece como ninguém boa parte das salas dessa casa e ele não está sozinho, tem mais um habitante que ele chama de o "Outro". Acho que tudo isso já desperta o interesse de ler o livro para responder a várias perguntas e mistérios que a autora trás para nós no início da leitura. Piranesi é um livro que te prende e que te faz ter muita curiosidade para saber o desfecho da história. Livro curto de leitura rápida e agradável. Recomendo a leitura.

hel! 15/03/2024

Mágicoo
Livro fantástico, escrito com extrema beleza e que me surpreendeu muito positivamente. me deixou demasiadamente interessada, só tinha vontade de devorar a história inteira, uma narrativa muito intrigante e incitante. recomendo demais ler ele sem saber absolutamente nada sobre, o que fez a minha experiência com ele ser ainda mais extraordinária.

Alex.Mendonca 13/03/2024

Uma construção incrível de ambiente
Eu ficaria tranquilamente várias horas lendo as descrições dos salões, mares e rotinas do Piranesi nesse livro, o começo é um pouco nublado, mas as coisas vão acontecendo num ritmo bem interessante, embora eu tenha achado o plot bem previsível, foi muito interessante de acompanhar a historia acontecendo.

Izabel.Cristina 10/03/2024

Arte
Piranesi é uma obra de arte filosófica, o livro é incrível e nos faz mergulhar junto com nosso protagonista em uma auto descoberta involuntária e filosófica. O livro mobiliza o nosso sentimento com bastante profundidade e nos leva junto nessa aventura dolorosa e difícil a qual o protagonista é submetido. Experiência maravilhosa, quase um renascer, um desconhecer e reconhecer ?

MarAlia.Bianchini 10/03/2024

Isso não é uma resenha
Minhas considerações a respeito dessa leitura:
- poderia facilmente ser adaptado para um filme,
- minha primeira impressão foi de que Piranesi era paciente em um hospital psiquiátrico e que o Outro seria um outro residente ou médico, com acesso a um celular/ tablet (?dispositivo luminoso?),
- não ficou claro pra mim se o Profeta está vivo no mundo real ou se foi preso,
- talvez tenha me empolgado e devorado algumas páginas sem atenção devida, mas ficou no ar a importância do ?pobre Ritter? e como ele saiu da Casa.
- fiquei na expectativa de que Raphael fosse esposa/ familiar de Piranesi pois as atitudes dela durante a enchente não condizem com as de um policial (teoricamente treinado). Minha fic foi que ela inventou ser policial na hora, pois achei o diálogo nesse momento um pouco estranho, como se ela tentasse encobrir sua identidade,
- achei muito sagaz e perturbador o fato de Piranesi escolher sair da Casa mas a Casa não sair dele, e dessa forma construir uma personalidade dupla/ fundida com Matthew,
- a estátua da capa não é descrita em NENHUMA parte do livro e isso me perturbou um pouco,
- esse é um livro que vou reler e tê-lo com muito carinho,
- distopias são sem sombra de dúvida meu gênero literário favorito, alugam um triplex na cabeça mas eu amo. Me senti imersa na história, nos salões.
mai 15/03/2024minha estante
O curioso é que eu pensei ?mas a estatua da capa aparece sim?, lembro de ter lido em algum trecho e associado, ?Ah esse é o motivo da capa, do título e tudo mais?. voltei nas minhas marcações agora pra procurar e indicar a pagina aqui, é simplesmente nao achei. talvez 16 tenha me enlouquecido mesmo

mai 15/03/2024minha estante
Achei! é na pagina 26, no título Estátuas, ele menciona uma de um fauno, imaginei que fosse a da capa

Jean297 06/03/2024

O livro, embora em diversos momentos simples, apresenta diversas reflexões sobre nossa identidade. Quem sou eu quando nem eu mesmo lembro quem sou? Continuo sendo eu ou surge um outro, uma persona que assume o lugar do eu morto? O fato é que a memória aliada às experiências nos tornam quem somos. Somos as memórias, assim como elas são estilhaços de nossa vida espalhadas e semeadas por todos os lados.

nicolerbs 05/03/2024

Nao consigo pensar em um motivo pra nao dar 5 estrelas. surpreendente do melhor jeito possível. bom começar sem saber nada. um pouco arrastado no começo, mas quando as coisas começam a fazer menos sentido fica mais interessante. muito legal.

Joyce575 28/02/2024

Loucura e razão andam lado a lado
Neste livro eu fui conhecendo o universo e o próprio Piranesi junto com ele mesmo. Fui entendendo toda sua admiração pela Casa, como buscava sobreviver ali, como se sentia solitário até as aparições do Outro.

Estive, por muitas vezes, desconfiada do Outro. Sempre achei estranho o jeito dele e como soltava informações aleatórias para que Piranesi pensasse, o que acabava não dando frutos. No final, era só porque ele não queria que Piranesi se lembrasse.

Ir descobrindo que existiam mais pessoas na Casa e, depois, que ninguém além do Piranesi realmente morava ali me deixou aflita. Ele estava sozinho esse tempo todo, sendo usado, mesmo com toda sua devoção a Casa e ao seu amigo, O outro.

Todo o embate que Piranesi teve sobre estar ficando louco, sobre questionar ou não a realidade em que vivia, quem era ele de verdade ou não, tudo isso me fez gostar mais desse livro.

Foi difícil entender a dinâmica no início, mas tudo foi fluindo conforme as partes. Me encantou muito e o fato de ele começar a ver beleza e o retrato da Casa no Outro mundo só reforçou o quanto ele se tornou alguém diferente.

Morango.Azedo 26/02/2024

A Casa.
Que livro diferente. A ambientação é única, a situação é avassaladora, a teoria (ou talvez verdade) é intrigante. Eu não sabia que amava TANTO filosofia + ficção científica. Não tenho palavras pra descrever. Começar esse livro sem saber nada foi a minha melhor decisão.
Queria tanto mais livros com o Piranese, já estou com saudades da inocência e inteligência dele.
????