The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab
V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

ffmendes 06/11/2023

Ideias são mais fortes que memórias
Uma, duas... Algumas histórias de amor que se sobrepõem no tempo, no espaço, na memória, no campo das idéias.

O livro começa devagar, vai pegando ritmo até ser impossível parar de ler.

Sempre fantasio finais, algumas vezes me decepciono porque meus finais são sempre melhores. O final desse livro foi bem próximo do que imaginei, entrelaçou com minhas ideias. Não me decepcionou.

Blackthorne 17/10/2023

Em "The Invisible Life of Addie LaRue" a V. E. Schwab nos apresenta a sua própria versão de pacto fáustico, num livro denso, mas muito bonito e sensível.

Adeline era uma garota que nasceu no fim do século XVII, e que aprende sobre os deuses antigos com uma senhora que morava na vila dela. Ela sempre se deu bem com as artes, e na medida que foi crescendo, ela cada vez mais almejava ter liberdade e não ter que prestar contas sobre como viver a propria vida. Nisso, ela fazia oferendas pros deuses pra fugir do que esperava dela a sociedade, e nada da certo.

Aí no dia do casamento dela, ela foge e pede pros deuses pra se livrar disso, e quem responde é a escuridao. Ela oferece a alma dela pra ser dona de seu destino e consegue, mas ela não estava preparada pra as consequencias disso.

Addie não consegue criar nada, nem destruir nada. Ela não consegue deixar marcas no mundo, nem na memoria das pessoas à longo prazo. Numa virada de cabeça, as pessoas se esquecem dela, e ela tem que lidar com isso, passando por diersos problemas. Ela está condenada a ter um eterno presente, e assim se passam 300 anos. E alguém se lembra dela.

A partir daí, a gente acompanha a vida dela ate o momento em que ela encontra o Henry, as passagens da vida dela com o Luc - a escridão, e como a Addie conseguiu se virar durante todo esse tempo.

É um livro que eu não queria que acabasse, e quando acabou eu estava devastada pq o final é muito triste. mas ele me ensinou a importancia dos pontos finais na nossa vida, o quanto que resoluções são necessarias, por mais que a gente não queira.

Também é um livro permeado de arte. literatura, musica, pintura, escultura, fotografia. A autora usa esses elementos pra desenvolver memoria e ideia como coisas distintas, mas que andam juntas. Sei la, não consigo desenvolver direito, mas eu só amei esse livro.

Essa história é tão completa, e eu so consigo pensar que vou sentir saudades.

ines 03/10/2023

Que livro perfeitoooo, simplesmente adorei, tudo me cativou desde a escrita até à própria história não tenho defeitos para este livro, o final foi qualquer coisa de especial
li super rápido muito fácil super recomendo

Isabelle21 05/09/2023

Melhor releitura
O tanto de emoções q eu sinto ao ler esse livro todas as vezes q eu releio não muda.

Acompanhar a Addie é uma jornada q eu faço sempre q me encontro em um momento difícil pois me lembra da beleza de viver e do poder de ser lembrado.

Sakurazuka 02/09/2023

Uma história interessante e cativante sobre o que se deseja e as consequências disso. O final é bom, mas eu queria saber mais. O que me irritou um pouco foi a personagem principal que às vezes não parece ter a idade que tem, mas isso não segue a história toda.

alvezzxl 29/08/2023

But isn?t wonderful to be an idea?
Não sei como colocar em palavras o que eu senti, na verdade não sei como vou escrever isso já que não consigo parar de chorar.

Nunca me senti tão vista, tão acolhida, tão amada por uma história. Esse livro coloco em palavras coisas e sentimentos que eu sempre tive mas nunca souber verbalizar, com certeza o livro mais importante da minha vida e li ele no momento mais específico da minha vida, não poderia ter escolhido momento melhor.

já tenho ?but isn?t wonderful to be an idea? tatuada no corpo e vou levar a Addie comigo para toda a minha vida

Juliana 24/08/2023

The invisible life of addie la rue
Releitura do meu fav da vic schwab, esse livro vai pra sempre ter meu coração
(te amo henry ????

Bella Cassetti 04/08/2023

Demorei muito pra ler?
A escrita é linda, mas não funcionou pra mim. Costumo gostar de escritas poéticas, mas nesse livro achei tudo parado demais, entendi alguns pontos, me apeguei a Addie, mas mesmo assim eu cortaria boa parte da história, tem situações que ao meu ver não fazem muita falta num todo. Me esforcei pra terminar pelo hype, mas não leria de novo e não virou um favorito. O final foi bom, mas não valeu a demora toda ?

Maris27 16/07/2023

Addie LaRue é simplesmente um dos melhores livros e que todos deveriam ler e apreciar demais ele. Tudo nele é maravilhoso e bem desenvolvido

yasmimrxcha 13/07/2023

Eu me lembro de você.
Na primeira vez que li esse livro não consegui descrever com palavras o sentimento que esse livro em passou e o quanto ele me marcou, e hoje depois de dois anos reli e sigo não sabendo como descrever com exatidão oque é esse livro. Addie Larue é mais do que um livro pra mim, são tantos sentimentos, ensinamentos e reflexões durante a leitura que eu poderia passar dias e dias falando sobre a história da Addie. Esse foi o livro que fez com que eu me apaixonasse cada vez mais pela arte, em todos os sentidos, e me ensinou a dar mais valor a minha própria vida. Esse livro é uma experiência incrível, te faz rir, te faz chorar, te faz se identificar, e é isso que faz com que ele seja perfeito.
É uma história ironicamente inesquecível.

Leal 04/07/2023

Recomendo muito, a história é sobre a vida de este ser lindo que é a Addie LaRue. Apenas achei que ficou um pouco aborrecido quando vemos a perspetiva do Henry mas overall foi uma leitura muito boa e senti que me retirou no mundo real o mais que lia

Juliana 04/07/2023

Tem o seu charme, mas...
Em 1714, na França, Addie LaRue toma uma decisão desesperada para não viver a mesma vida dos seus pais, um pacto. Ela aceita ter uma vida eterna porém as pessoas não se lembrarão dela.
300 anos depois ela conhece Henry e, depois de tanto tempo vivendo como um fantasma, algo novo acontece: ele se recorda dela.

Deste ponto em diante a história se desenvolve entre as experiências de vida de Addie no passado com as experiências do presente.

Eu queria muito ter gostado mais do livro, ele tem descrições minuciosas de lugares, coisas e sentimentos dos personagens, e diversos trechos com reflexões profundas sobre a relação humana sobre a vida e o tempo que valem a pena serem lidos mas, no geral, é extremamente arrastado.

Tantos detalhes são mencionados o tempo todo que a história em si fica em segundo plano, parece estar parada ali, o desenvolvimento acontece somente no final e isso me desmotivou muito, tudo bem que você tem 300 anos de vida Addie, mas eu não, agiliza um pouco!

Eu entendo o hype por trás dele e eu mesma queria ter me envolvido mais com o enredo, porém o tempo todo eu só conseguia pensar em dormir toda vez que eu pegava ele para ler.

O livro trás reflexões ótimas para quem está se sentindo um tanto quanto perdido no mundo, independente da idade, e também nos incentiva a olharmos a vida com outros olhos, então acho uma leitura válida.

Gostaria de ler novamente no futuro porque sinto que agora não era o momento certo então foi inevitável a experiência negativa, no mais, recomendo para cada um tirar suas próprias conclusões.

gabi 01/07/2023

Marcante e lindo demais <3
Sinceramente, esperei muito tempo pra escrever essa resenha. Não sou muito de fazer esse tipo de análise para os livros que eu leio, mas senti que esse livro específico merecia esse momento de atenção. “A vida invisível de Addie LaRue” foi um livro que me marcou pra vida inteira. Eu já imaginava que essa obra ia ser incrível e foi muito mais que isso. Addie é uma mulher que é incapaz de deixar qualquer tipo de rastro no mundo, nas pessoas e em qualquer outra coisa exceto a arte. Como ela sempre diz, as ideias são muito mais poderosas que as memórias, ela vai deixando sua marca nos artistas que a tomaram como musa de inspiração para a construção de sua arte. Ao longo do livro, acompanhamos a vida da Addie desde dois pontos de vista, desde quando foi amaldiçoada em 1714(não podendo ser lembrada por ninguém) e em 2014(onde a história toma outro rumo graças a um personagem específico). Acho que realmente não tenho palavras suficientes pra descrever a experiência de ler a perspectiva de uma personagem que foi completamente esquecida por todas pessoas que ama e incapaz de criar laços com outras pessoas. A solidão da vida de Addie é muito bem representada nesse livro e acho que sempre vou admirar a grande escritora que a V.E.Schwab é, por ser capaz de transformar sentimentos que às vezes nós mesmos não podemos entender em palavras tão lindas e poéticas. Por outro lado, a solidão que vive a Addie é totalmente contraposta pela beleza de viver, viajar, conhecer novos idiomas, culturas, presenciar o passo da história e os grandes feitos da sociedade,e também das mudanças nela. Eu podia passar horas e horas falando sobre cada detalhe desse livro e como essa obra me marcou e me ensinou tanta coisa, mas a única coisa que posso falar é que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

svrrichard 30/06/2023

Com certeza esse foi o livro que eu mais estava ansioso em ler nos últimos meses. Vi muitas pessoas falando sobre nas redes de leitores que acompanho. Felizmente, foi uma leitura que atendeu minhas expectativas. Eu gosto de ler histórias sem saber suas premissas, acabo seguindo indicações de maneira cega e deixo me levar pelo texto a saber se estou gostando ou não.

Desde o início me surpreendi por se tratar de uma história cheia de magia, maldições e seres mitológicos. Não é meu tipo de leitura, mas, como citei, me deixei levar e fui gostando cada vez mais.

É uma história de ficção e narra a vida de Addie ao longo de seus mais de 300 anos de vida. Addie é amaldiçoada aos seus 23 anos a nunca envelhecer. Contudo, ninguém será capaz de se lembrar dela. É um presente e uma maldição. Ela poderá viver muitas histórias, conhecer pessoas incríveis, mas jamais será lembrada.

Até que em 2014, Addie conhece alguem que, diferente de todos que já conheceu, lembra dela. E a partir desse momento, a protagonista tenta entender como esse estranho pode lembrar dela depois de mais de 300 anos sem que ninguém pudesse.

Me apeguei muito a personagem e me envolvi bastante com o livro. Fiquei muito feliz a cada capítulo e com o final agridoce.